View Full Version : Diplegia Espástica - Ajuda
alexandra rodrigues
16-01-09, 15:24
Boa tarde!
Tenho um trabalho para entregar a pediatria, e estou um bocado atrapalhada pois não me surgem muitas ideias para os procedimentos e estratégias se algum de vcs me conseguir ajudar, ficaria muito grata. :razz:
O meu trabalho é o seguinte:
Criança com 4 anos com diplegia espástica de termo, tem uma alteração do alinhamento da coxo-femural esquerda no sentido supra-lateral e faz marcha em equino bilateral. O membro superior esquerdo tem um ligeiro aumento do tónus a nível priximal.
Obrigado pela ajuda
Alexandra
Olá Alexandra
Em termos do procedimento, a 1ª coisa que se faz é avaliar a qualidade do desempenho motor voluntário na sequência do desenvolvimento motor, ou seja desde o rolar ao andar. Avaliar a persistência de respostas de massa, que tipo de reflexos/reacções primárias é que estão presentes, de forma é que as usa (ou como é que se manifestam) durante a actividade; reações de defesa/ fuga, .... A qualidade tónica no repouso e em actividade assim como alguns desvios no neuro-eixo e membros, vão ajudá-la a perceber de que forma é que essa criança planeia a sua motricidade. Apartir daqui, as estratégias de intervenção serão delineadas de acordo com aquilo que encontrou. Por exemplo, se essa criança apresentar um RTCS muito marcado, naturalmente em pé desenvolverá uma marcha com predominío tónico extensor ao nível do neuro-eixo e membros inferiores, deverá ter dificuldade na manipulação de objectos nessa postura, a fala será mais dificultada devido á extensão da cervical,...etc. Portanto a estratégia principal será estimular a integração deste reflexo, usando-se estratégias/actividades em que este padrão motor seja naturalmente inibido.
Não se deve esquecer que uma lesão neurológica afecta um todo e não apenas uma parte. A avaliação desse todo é fundamental.
Apenas lhe referi a avaliação do comportamento motor, mas não se deve esquecer de avaliar as capacidades perceptivo-cognitivas, de linguagem, interacção social.
Espero que a tenha ajudado com umas luzes.
alexandra rodrigues
17-01-09, 11:50
Muito obrigado mesmo!
Acho que já sei por onde começar o planeamento da minha intervenção!
Obrigado
Alexandra
vBulletin v4.1.9, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.