PDA

View Full Version : Método de Mézières

Anabela
13-01-09, 14:33
Olá a todos!

Andei a pesquisar métodos de reeducação postural, e deparei-me com o método de Mézières.
Alguém tem conhecimento deste método? Tem bons resultados? Vale a pena tirar o curso? Será tão benéfico como a RPG?
Desculpem tantas perguntas, mas realmente agradecia qualquer opinião e conhecimentos que possam partilhar! :wink:

Saudações,

Anabela

joaofisio
13-01-09, 23:12
meziéres, é a criadora dos metodos globais, "a mãe", souchard, busquet, therese bertherat são seus discipulos

carlosguerreiro@sapo.pt
14-01-09, 23:07
Essas formações são todas de grande qualidade. Sou formado em RPG e em Cadeias Musculares, eles deram continuidade ao método mézières, mas como o respeito da anatomia e da fisiologia para decantar e desenvolver as bases que ela propôs.
Busquet e Souchard, respeitaram os fundamentos do método Mézières e a pessoa pela contribuição que ela fez pela nossa profissão (que deve muito a ela na área da reeducação postural), no entanto eles pesquisaram e evoluiram.

Anabela
17-01-09, 00:04
Mas qual dos cursos valerá mais a pena: Mézières ou RPG?
Serão as metodologias de Souchard mais actualizadas?

Estou mesmo na dúvida se devo apostar no curso de Mézières ou não... se me pudessem ajudar era excelente! :smile:

Obrigada!

Anabela

carlosguerreiro@sapo.pt
17-01-09, 01:54
Aconselho o RPG!

coelholewis
17-01-09, 21:55
Olá Anabela. As diferenças entre os diversos métodos de índole mézièrista estão bem expressas no meu livro "O Anti-fitness ou o manifesto anti-desportivo. Introdução ao conceito de Reeducação Postural" (vê post 'Notícias').
A ordem natural dos cursos seria: Mézières, RPG e Cadeias Musculares.
No livro destrinço bem as diferenças entre os vários métodos, explicando que o grau de pureza de Mézières é superior ao de Souchard. A questão das metodologias e filosofias é muito redundante, visto que Souchard é inventarioso nas Posturas, mas não nas bases teoréticas do método. Proponho-te também a visita ao meu blog www.reeducacaopostural.blogspot.com (http://www.reeducacaopostural.blogspot.com), o qual trata estes assuntos, e foi feito para tirar dúvidas como as tuas.
Beijos
Luís Coelho

fisiohelder
20-01-09, 14:09
Caros colegas antes demais é de louvar a coragem e iniciativa do colega Luis Coelho. Nos tempos actuais, cada vez mais dificeis e exigentes, não é facil assumir a publicação de algo que a todos nos interessa. Ja estou em posse de livro e tambem ja o li, admito que estou deveras contente pela qualidade da escrita e dos conteudos, assim como pela abordagem efectuada. Aconselho a sua leitura vivamente. Parabens ao Luis e ao seu espirito empreendedor.