![]() |
| | #1 (permalink) |
| Moderador Registo: Oct 2004 Localização: Póvoa de Varzim
| Alguém me explica isto??? Fiquei um pouco confuso, confesso... Fiquei surpreendido com este curriculum recebido na clínica (já são vários do mesmo género)... Alguém faz ideia do que se passa??? CURSO 1 Datas 2006 - 2007 Designação do certificado ou diploma atribuído Bacharelato em Fisioterapia ( por equivalência) Principais disciplinas/competências profissionais Anatomia I e II; Psicologia Geral; Fisiologia Humana; Biologia Médica; Biofísica; Patologia I e II; Química Fisiológica; Psicomotricidade; Farmacologia e Terapêutica Geral; Semiologia Aplicada à Reabilitação; Imagiologia I e II; Psicologia do Desenvolvimento; Fisioterapia Preventiva; Fitoterapia; Motricidade Humana; Neurologia Aplicada; Cinesioterapia e Mecanoterapia; Massoterapia e Manipulação; Técnicas Orientais de Reabilitação; Termoterapia; Electroterapia; Fototerapia; Hidroterapia;…. Nome e tipo da organização de ensino ou formação (APAGUEI PARA NÃO FERIR SUSCEPTIBILIDADES) Classificação obtida a nível nacional ou internacional 16 valores CURSO 2 Datas 2001- 2007 Designação do certificado ou diploma atribuído Licenciatura em Motricidade Humana Principais disciplinas/competências profissionais Morfologia I e II; Patologia I e II; Fisioterapia e Motricidade I e II; Fundamentos da Reabilitação I e II; Electroterapia; Termoterapia e Fototerapia; Ginástica Postural e Saúde; Hidroterapia; Nutrição; Métodos e Técnicas de Expressão Corporal Medidas e Técnicas de Avaliação Postural; Terapia da Fala; Técnicas Orientais de Reabilitação; Integração Social e Reabilitação; Analise dos Sistemas de Reabilitação; Dançoterapia; Psicomotricidade; Neurologia; Metodologia do Treino; Primeiros Socorros e Higiene; Psicologia Aplicada, Psicologia da Aprendizagem; Gestão do Desporto; Pedagogia Terapêutica; Propedêutica das Actividades Desportivas; Sistemática das Actividades Desportivas I e II; Pedagogia da Educação Física e do Desporto; Educação Física Escolar; Recreação e Lazer… Nome e tipo da organização de ensino ou formação (APAGUEI PARA NÃO FERIR SUSCEPTIBILIDADES) Classificação obtida a nível nacional ou internacional 13 valores Última edição de Francisco Neto : 24-05-07 às 22:27. |
| | |
| | #2 (permalink) |
| Moderador Registo: Nov 2004 Localização: Sao Joao da Madeira
| Do segundo curso, sei que há faculdades que leccionam motricidade humana, com uma suposta especialização em fisioterapia. Quanto ao primeiro não faço ideia, mas parece-me interessante tirar assim um curso que dê esse tipo de equivalências... ![]()
__________________ "O meu corpo é um jardim, A minha vontade o seu jardineiro." WwW.InGeNiU.CoM - Prendas alucinantes, Jogos e Gadgets !! |
| | |
| | #3 (permalink) |
| Moderador | Segundo o que tenho conhecimento e dando nome à faculdade acontece o seguinte (sublinho, foi o que me contaram)... A faculdade Fernado Pessoa, em Ponte de Lima, lecciona o curso de Motricidade Humana (leccionava porque agora ja tem outro nome) propoe aos alunos que no final da licenciatura, no dito curso, façam mais um semestre de aulas para ter equivalencia ao Bacharelato em Fisioterapia...E ha muita a gente a faze-lo, paga durante um semestre 480€/mes + inscriçoes e voilá, são FISIOTERAPEUTAS...Isto acontece mesmo, não é anedota...
__________________ Bibiana |
| | |
| | #4 (permalink) |
| Fisioterapeuta Registo: Apr 2006 Localização: Vila Nova Famalicao
| Tomei conhecimento dessa situação a pouco tempo e fiquei tambem surpreendido. Pelo o que me foi dito, e deixo claro que haverá concerteza pessoas melhor informadas sobre isso, os alunos que terminavam a licenciatura em motricidade humana teriam a hipotese de, dentro da mesma instituição, fazendo apenas algumas cadeiras, ter a equivalencia ao bacharelato em Fisioterapia.Penso que esssa licenciatura está neste momento extinta. Como disse anteriormente...fiquei no minimo surpreendido! |
| | |
| | #8 (permalink) |
| Membro FisioZone ![]() Registo: Sep 2007 Localização: Ponte da Barca
| Olá vejo que ha muitas opiniões e pouco conhecimento, o que torna muitas opiniões infundadas, então para esclarecimento de muitos passo a explicar o que se passa. A universidade leccionava um curso de motricidade humana que teve de ser fechado quando a universidade entrou no tratado de bolonha, assim os alunos que concluiram o curso tiveram formação de áreas como psicomotricidade e fisioterapia não tendo no entanto a competência absoluta em nenhuma das áreas tiveram que optar por uma delas para fazer cadeiras que lhes desse maior competência e ficaram assim com o barcharelato. Os alunos que estavam ainda a frequentar o curso de motricidade tiveram de optar por transitar para um dos cursos (reabilitação psicomotora ou fisioterapia) acabando o curso com o grau de licenciado. É facto a ter em conta que o curso e motricidade humana tinha 5 anos e os alunos que transitaram de curso acabam com licenciatura fazem 5 anos (tendo transitado de curso no 3º ano). Ainda assim os alunos ficam com cadeiras "a mais" tendo a possibilidade de as aproveitarem para outra formação. Disponham sempre! |
| | |
| | #10 (permalink) |
| Fisioterapeuta Registo: Sep 2004 Localização: Vila Nova Caparica
| É "impossivel" que tal seja legal...por isso porque nao denuciar a situação á DECO? Alguma coisa poderá defender, não? E, já agora, informar a APF e o SFP...da situação no minimo caricata! |
| | |