View Full Version : Cursos 2 em 1???
Francisco Neto
24-05-07, 22:07
Alguém me explica isto??? Fiquei um pouco confuso, confesso...:confused:
Fiquei surpreendido com este curriculum recebido na clínica (já são vários do mesmo género)... Alguém faz ideia do que se passa???
CURSO 1
Datas 2006 - 2007
Designação do certificado ou diploma atribuído Bacharelato em Fisioterapia ( por equivalência)
Principais disciplinas/competências profissionais
Anatomia I e II; Psicologia Geral; Fisiologia Humana; Biologia Médica; Biofísica; Patologia I e II; Química Fisiológica; Psicomotricidade; Farmacologia e Terapêutica Geral; Semiologia Aplicada à Reabilitação; Imagiologia I e II; Psicologia do Desenvolvimento; Fisioterapia Preventiva; Fitoterapia; Motricidade Humana; Neurologia Aplicada; Cinesioterapia e Mecanoterapia; Massoterapia e Manipulação; Técnicas Orientais de Reabilitação; Termoterapia; Electroterapia; Fototerapia; Hidroterapia;….
Nome e tipo da organização de ensino ou formação
(APAGUEI PARA NÃO FERIR SUSCEPTIBILIDADES)
Classificação obtida a nível nacional ou internacional
16 valores
CURSO 2
Datas 2001- 2007
Designação do certificado ou diploma atribuído Licenciatura em Motricidade Humana
Principais disciplinas/competências profissionais
Morfologia I e II; Patologia I e II; Fisioterapia e Motricidade I e II; Fundamentos da Reabilitação I e II; Electroterapia; Termoterapia e Fototerapia; Ginástica Postural e Saúde; Hidroterapia; Nutrição; Métodos e Técnicas de Expressão Corporal Medidas e Técnicas de Avaliação Postural; Terapia da Fala; Técnicas Orientais de Reabilitação; Integração Social e Reabilitação; Analise dos Sistemas de Reabilitação; Dançoterapia; Psicomotricidade; Neurologia; Metodologia do Treino; Primeiros Socorros e Higiene; Psicologia Aplicada, Psicologia da Aprendizagem; Gestão do Desporto; Pedagogia Terapêutica; Propedêutica das Actividades Desportivas; Sistemática das Actividades Desportivas I e II; Pedagogia da Educação Física e do Desporto; Educação Física Escolar; Recreação e Lazer…
Nome e tipo da organização de ensino ou formação
(APAGUEI PARA NÃO FERIR SUSCEPTIBILIDADES)
Classificação obtida a nível nacional ou internacional
13 valores
Do segundo curso, sei que há faculdades que leccionam motricidade humana, com uma suposta especialização em fisioterapia. Quanto ao primeiro não faço ideia, mas parece-me interessante tirar assim um curso que dê esse tipo de equivalências...:neutral:
Segundo o que tenho conhecimento e dando nome à faculdade acontece o seguinte (sublinho, foi o que me contaram)... A faculdade Fernado Pessoa, em Ponte de Lima, lecciona o curso de Motricidade Humana (leccionava porque agora ja tem outro nome) propoe aos alunos que no final da licenciatura, no dito curso, façam mais um semestre de aulas para ter equivalencia ao Bacharelato em Fisioterapia...E ha muita a gente a faze-lo, paga durante um semestre 480€/mes + inscriçoes e voilá, são FISIOTERAPEUTAS...Isto acontece mesmo, não é anedota...
Tomei conhecimento dessa situação a pouco tempo e fiquei tambem surpreendido. Pelo o que me foi dito, e deixo claro que haverá concerteza pessoas melhor informadas sobre isso, os alunos que terminavam a licenciatura em motricidade humana teriam a hipotese de, dentro da mesma instituição, fazendo apenas algumas cadeiras, ter a equivalencia ao bacharelato em Fisioterapia.Penso que esssa licenciatura está neste momento extinta. Como disse anteriormente...fiquei no minimo surpreendido!
Ana Margarida
25-05-07, 17:50
Isto acontece mesmo, não é anedota...[/quote]
Não é anedota,mas mais parece...olhem que isto...sinceramente..:shock:
Saudações
Como e que e possivel? Isso e legal?
Olá
vejo que ha muitas opiniões e pouco conhecimento, o que torna muitas opiniões infundadas, então para esclarecimento de muitos passo a explicar o que se passa.
A universidade leccionava um curso de motricidade humana que teve de ser fechado quando a universidade entrou no tratado de bolonha, assim os alunos que concluiram o curso tiveram formação de áreas como psicomotricidade e fisioterapia não tendo no entanto a competência absoluta em nenhuma das áreas tiveram que optar por uma delas para fazer cadeiras que lhes desse maior competência e ficaram assim com o barcharelato.
Os alunos que estavam ainda a frequentar o curso de motricidade tiveram de optar por transitar para um dos cursos (reabilitação psicomotora ou fisioterapia) acabando o curso com o grau de licenciado.
É facto a ter em conta que o curso e motricidade humana tinha 5 anos e os alunos que transitaram de curso acabam com licenciatura fazem 5 anos (tendo transitado de curso no 3º ano).
Ainda assim os alunos ficam com cadeiras "a mais" tendo a possibilidade de as aproveitarem para outra formação.
Disponham sempre!
E dessas cadeiras "a mais" quantas é que são especificamente da fisioterapia?
AnaFrancisco
28-09-07, 11:18
É "impossivel" que tal seja legal...por isso porque nao denuciar a situação á DECO? Alguma coisa poderá defender, não? E, já agora, informar a APF e o SFP...da situação no minimo caricata!
Ana concordo contigo. Se não denunciarmos esta situação é o nosso futuro que fica em risco. Já bastam, os pseudo-fisios que andam ai a manchar o nome da fisioterapia. Meus senhores, desculpem a frase, mas cada macaco no seu galho. Se querem tiurar o curso de motricidade humana, força, mas se querem tirar fisioterapia, façam como todos nós, começem do zero e formem uma carreira com 4 anos de muito esforço. Para isso existem licenciaturas diferentes.
Conheço alunos da faculdade fernando de pessoa em ponte de lima que acabaram o curso de motricidade humana (5anos) e com apenas mais um semestre de disciplinas, pouco ou nada relevantes, tiveram equivalencia ao bacharelato de fisioterapia...E mais! Ainda este ano isso se está a passar...No final, são fisioterapeutas que me deixam muitas duvidas no que diz respeito a conhecimento da area...Falo e tenho conhecimento do que falo e nada tem a ver com a passagem para o tratado de bolonha.
Conto isto porque conheço alunos de lá com quem tive varias "discussoes" sobre o assunto...Os alunos tb estao descontentes e pensam que o melhor é fazer o semestre para terem o curso de fisioterapia do que ficarem apenas com o de motricidade humana...
parece que ha aqui um grande mal entendido.
Os alunos que frequentaram motricidade humana tem cadeiras dos cursos de fisioterapia e cadeiras de reabilitação psicomotora. Por isso quem transita de curso optando por fisioterapia fica com cadeiras "a mais" porque tem as tais cadeiras de reabilitação psicomotora de quando frequentaram o curso de motricidade.
Não percebo como é tão dificil de entender que a anatomia é igual para todos e a electroterapia também e outras cadeiras mais. Não acham que se o curso fechou os alunos podem aproveitar o que ja aprenderam de util para outra formação?
voces estão a transmitir que um aluno que frequentou um curso que fechou deve recomeçar tudo do zero?
acham mesmo?
ponham-se no lugar deles e pensem quantos anos e o dinheiro de investimento.
quanto a conhecimento têm conhecimentos superiores aos que só fizeram as cadeiras de fisioterpia.
Têm todas as cadeiras de fisioterapeuta e mais algumas.
Com os melhores cumprimentos.
Disponham sempre!
Mas afinal quais são as "mais algumas"?? Será que nos poderá elucidar??
Não gosto de entrar em discussões e esta é sem dúvida a última vez que vou escrever algo sobre o assunto.
A Fisioterapia não consiste apenas em ANATOMIA E ELECTROTERAPIA!!!
A Fisioterapia que eu aprendi enquanto estudante do curso de fisioterapia na Escola Superior de Saude do Vale de Sousa, curso esse que consiste em:
1) Bacharelato de 3 anos em Fisioterapia
+
2) Licenciatura de 1 ano em FIsioterapia
=
4 ANOS A ESTUDAR PARA SER FISIOTERAPEUTA!!!
E no meu curso eu estudei:
Anatomia Humana
Fisiologia Humana
Biomecanica
Biopatologia
Bioquimica
Estudos do Movimento Humano
Psicologia
entre outros.
Aprendi a intervir em areas tao diversas como por exemplo:
Neurologia
Ortopedia
Respiratorio
Pediatria
Saude na Mulher
Queimados
Reumatologia
entre outros.
E só dentro dos metodos e tecnicas de fisioterapia eu aprendi:
mobilizaçao
tecnicas de avaliaçao
ligaduras funcionais
PNF
conceito Bobath
teste muscular
tecnicas respiratorias
tracçao vertebral mecanica
drenagem manual linfatica
conceito de Maitland
avaliaçao segundo metodo de Cyriax
proprioceptividade
tensao neural adversa
mecanoterapia
e isto sao alguns dos exemplos!
E eu duvido que nos 5 anos de Motricidade se aprendam alguns destes conceitos e mais duvido que num semestre haja tempo para aprender um bocadinho que seja.
E sem duvida aprendi MASSAGEM e ELECTROTERAPIA
E tambem aprendi a pensar... a fazer algo chamado "racioccinio clinico" e espero sinceramente que hajam mais fisioterapeutas assim, porque so com massagem e electroterapia nao somos nada... isso qualquer um aprende.
Os meus cumprimentos a todos.
Saudaçoes a quem luta por uma Fisioterapia melhor.
Espero honestamente nao ferir os sentimentos de ninguem e como ja escrevi noutros temas... eu so posso falar por mim e pelo que aprendi na escola onde estudei. E sem duvida nao faço a menor ideia do que se aprende ou o que se aprendia em Motricidade... agora duvido que num semestre de "Fisioterapia" ou de "equivalencia ao curso de fisioterapia" se aprenda o que eu aprendi so nos 3 anos de bacharelato... mas isto e so a minha opiniao e volto a frisar a minha intençao nao e ofender ninguem.
E ja agora e nao vem nada ao caso...
Eu nao entendo como e que nos dias de hoje se vai para um curso sem saida... eu tive a sorte de ir para a profissao que queria e infelizmente quando eu entrei para o curso ainda nao se falava de falta de emprego como e agora... mas mesmo assim nao entendo como e que ha gente que vai para professor, engenharias esquesitas e motricidade? Porque se agora os da motricidade querem passar a ser fisioterapeutas é porque afinal o curso nao tinha saida.
Antes de quererem ser fisioterapeutas para que e que o curso de motricidade servia?
Mais uma vez nao quero insultar ninguem... so queria saber...
A unica questao que eu coloco as pessoas que frequentaram esse curso é:se o curso era assim tao bom e completo porque é que acabou?
E nao me venham com essa do processo de Bolonha como resposta porque nao é uma resposta viavel para esta questao.
Digo isto porque conheço vàrias pessoas com esse tipo de curriculum,algumas mesmo sendo proprietarias de clinicas de medicina fisica de reabilitaçao hà varios anos e garanto que nao foram inseridas em processo de Bolonha algum..........
Em Portugal é a fisioterapia que temos
Nunca me passou pela cabeça que fosse tão difícil explicar uma coisa tão simples. Sinceramente quando decidi responder a estas questões não tencionava fazer disto uma discussão "interminável"!!E por isso esta sera provavelmente a minha ultima resposta.
Antes de mais acho que devo esclarecer que eu não pertenço ao leque de alunos que concluiu o curso de motricidade humana mas compreendo a situação deles.
A motricidade humana tal como o nome indica é a ciência que estuda o movimento do corpo humano, assim sendo, é um curso com as mesmas bases da fisioterapia posterior a isso vem a reabilitação que se diversifica pouco de uma para a outra...
Têm toda a razão quando dizem que eles não têm, as mesmas competências de um licenciado em fisioterapia, já por isso foram obrigados a fazer um semestre com as cadeiras que faltavam para o bacharelato. No meu entender eles têm a formação completa de bacharelato. E não sou só eu que digo isto muitos fisiatras reconhecem que como em todas as universidade e em todos os cursos há pessoas mais competentes e menos competentes. E tenho conhecimento que a maioria dos alunos não queria tirar o bacharelato.
E uma coisa é certa, o curso de motricidade já não existe, mas para alguma coisa servem os conhecimentos que esses alunos adquiriram…
Dizem que isto não tem nada a ver com o tratado de Bolonha. No meu entender tem devido ao facto de em Portugal terem de existir formações com os mesmos planos curriculares e com a mesma forma de avaliação, daí que não faz sentido em Portugal existir um curso que nos outros países se desconhece o curso de reabilitação psicomotora foi criado não para substituir o de motricidade mas porque nos outros países existe. E como vocês sabem as licenciaturas foram encurtadas para 3 anos e meio o curso de motricidade era muito extenso e abrangente e o tratado de Bolonha pretende que os cursos sejam mais específicos. Como as licenciaturas são mais curtas o tratado extingue os bacharelatos...
Nas transições são dadas equivalências (agora também ja não se chama assim devido a tratado, mas também não sei me recordo bem do nome que lhe dão) às disciplinas cujo programa curricular do curso transacto coincide com as exigências curriculares do curso de transição. Tal como nas outras universidades há transição de curso (e no fundo foi isso que aconteceu). Não vejo nenhuma ilegalidade nisso mas se alguém vê...
Sinceramente a minha opinião é que a incompetência existe espalhada por todo o mundo, nunca a poderemos erradicar o mundo não é um mar de rosas nem aquilo com que sonhamos!
E quem pertence à área de fisioterapia sabe que há pessoas com menos formação que esses bacharéis (que tinham tirado a licenciatura de motricidade humana) a exercer a profissão de fisioterapia…
Não me quero alongar mais nem quero mudar a opinião de ninguém. Quando as pessoas se preocupam demasiado com a incompetência dos outros esquecem-se de lutar por serem competentes, eu quero esquecer que no mundo há muitos incompetentes a tirar o emprego aos competentes (alguns com cunha outros de outras formas) porque me preocupo mais com a minha competência…
Quanto às cadeiras que eles tiveram não vou enumera-las, porque a pessoa que lançou este debate já o fez.
Com os melhores cumprimentos me despeço!
Embora não tenha nada a ver com este tópico... gostaria de deixar aqui a minha opinião em relação ao tratado de Bolonha.
Continuo a achar que não passa de uma teoria bonita porque na practica ainda não faz muito sentido... pelo menos para mim.
Segundo o que eu entendi, a ideia do tratado é promover a mobilidade dos estudantes/profissionais dentro dos paises aderentes, evitando assim o demorado processo de reconhecimento das habilitações, certo? Se estiver errado, por favor corrijam.
Agora na pratica o que eu tenho visto é:
- cada escola esta a adaptar o curso existente de forma independente;
- so se preocupam em reduzir os anos;
- deixam de haver bacharelatos para haver mais mestrados.
E é isto que eu não entendo, se a ideia é uniformizar o ensino de forma a promover a mobilidade como é que a escola A, B ou C podem facilitar a mobilidade quando uma ensina X a outra ensina Y e a outra ensina Z?
Para mim bolonha fazia muito mais sentido se independentemente de eu escolher a escola A,B ou C eu fosse aprender exactamente a mesma coisa de norte a sul do país, em Portugal ou em qualquer outro pais aderente. Só assim é que faz sentido.
Se alguém quiser explicar ao certo em que consiste todo este processo eu agradecia :)
Ja agora deixo aqui o meu profundo lamento pela fisioterapia ser reduzida a 3 anos... eu quando tirei o curso achei extremamente desumano a quantidade de informação que tinhamos de aprender em tão curto espaço de tempo (uma vez que no final do bacharelato tinhamos de estar aptos ao mercado de trabalho já com estágios incluidos) e sem dúvida achei que fazia muito mais sentido repartir tudo aquilo pelos 4 anos. Ficava muito animada sempre que se falava na luta a favor de uma licenciatura de raiz de 4 anos... para mim já não interessava mas sim aos colegas que posteriormente viriam a ingressar no curso e nao teriam de passar por todo aquele sufoco.
Que desilusão tão grande quando vi as primeiras noticias sobre a diminuição de anos nos varios cursos. Não compreendo como é possivel apostar numa educação de alto nível quando cortam nos anos dos cursos.
AnaFrancisco
29-09-07, 14:42
Não me quero alongar..mas nao queria deixar de comentar.
1º vou a responder á questão "Não acham que se o curso fechou os alunos podem aproveitar o que ja aprenderam de util para outra formação?"
Sim..se querem ser Fisioterapeutas porque não aproveitarem esses conhecimentos para tirar o curso de Fisioterapia, e na respectiva escola onde se lecciona o curso atribuirem as equivalencias ás disciplinas que tiverem os mesmos conteudos programaticos e número de horas.
É verdade que cada escola tem o seu plano de estudos..mas todos devem ter sido aceites e são legais..senão também teriam encerrado!
Vamos chamar os profissionais pelo seu nome e nao assumir competencias que nao se tem só porque se aprendeu umas bases...Num semestre nao se aprende a ser Fisioterapeuta mas sim Massagista de recuperação que equivale ao Assistente de Fisioterapia.
Eu também posso ter tido cadeiras de Fisiologia do Exercício, Biomecanica e afins e não sou Fisiologista...
Os alunos nao tem culpa...podiam estar melhor informados mas também nao tem essa obrigação! Mas também nao se devem fazer passar por Fisioterapeutas mas sim por profissionais em Motricidade Humana.
Muito criticam os Profissionais de Motricidade Humana!!! Por acaso voces sabem o que é a Motricidade Humana?? Sabem o que é que esses alunos tiveram de passar para se assumirem num país como este? Pois, nao sabem...
Mas digo-vos, eu fui aluna de Motricidade Humana e tive de tirar o bacharel de fisioterapia para poder trabalhar com os conhecimentos que adquiri em Motricidade Humana. O bacharel em fisioterapia é só uma questão de legalidade, porque com o estado e o governo que temos, os verdadeiros profissionais não podem exercer as suas competencias em seres humanos, mas sim em doenças e doentes. Eu aprendi em Motricidade Humana a cuidar e a reabilitar pessoas e com fisioterapia só se aprende a tratar doentes e doenças.
Aos fisioterapeutas, não tenham medo que os profissionais de motricidade Humana não querem tirar o vosso lugar, simplesmente querem mostrar o que é a reabilitação e tornar as clinicas e hospitais num local em que se reabilitem pessoas e não num local de fazer dinheiro, porque grande maioria dos fisioterapuetas que muito se gabam da sua profissão, a unica coisa que fazem durante todo o dia é massagem, por calor e ligar as correntes. E o com isto passam-lhes dezenas de pessoas por dia que nem 5 minutos de atençao tiveram. E digo-vos, que 5 minutos de atenção reabilita muito mais do que todos esses tratamentos feitos em serie...
Cumps!
Mas afinal de contas o que é motricidade humana?? Fiquei na mesma!!! E será que a Cristal sabe o que é fisioterapia???
Bruno_lobo
30-09-07, 17:57
Boa tarde! Sem querer entrar em confrontos tal como referido no inicio de forum o plano curricular da licenciatura de motricidade Humana consiste nas seguintes cadeiras:
Morfologia I e II; Patologia I e II; Fisioterapia e Motricidade I e II; Fundamentos da Reabilitação I e II; Electroterapia; Termoterapia e Fototerapia; Ginástica Postural e Saúde; Hidroterapia; Nutrição; Métodos e Técnicas de Expressão Corporal Medidas e Técnicas de Avaliação Postural; Terapia da Fala; Técnicas Orientais de Reabilitação; Integração Social e Reabilitação; Analise dos Sistemas de Reabilitação; Dançoterapia; Psicomotricidade; Neurologia; Metodologia do Treino; Primeiros Socorros e Higiene; Psicologia Aplicada, Psicologia da Aprendizagem; Gestão do Desporto; Pedagogia Terapêutica; Propedêutica das Actividades Desportivas; Sistemática das Actividades Desportivas I e II; Pedagogia da Educação Física e do Desporto; Educação Física Escolar
Muito bem, de facto podem faltar algumas cadeiras que para um fisioterapeuta podem ser muito uteis, mas também é verdade que a estes alunos apenas lhes foi atribuido um grau de bacharel.
Apartir deste momento cabe a estes alunos apostar na sua formação em fisioterapia ou então especializarem-se numa área que não esta mas para aquela que passaram a maior parte do seu tempo a estudar.
Agora se n lhes for dada essa oportunidade axo que estamos a ser incorrectos.
Os meus cumps
Estava para nem entrar nesta "discussão" mas li aqui algumas coisas que me tiraram do sério.
1º - a Fisioterapia está legislada dentro da Medicina Física e REABILITAÇÃO, com muita pena nossa porque realmente não nos limitamos a REABILITAR;
2º - se soubesse o que é a Fisioterapia saberia que não tratamos doenças e muito menos doentes, porque a nomenclatura agora aceite é UTENTE;
3º - realmente a maioria dos locais só pensa em rendimento, mas a verdade é que neste país só assim é que se sobrevive e são esses ditos locais que vos dão emprego tb
4º - continuo a não perceber porque raio tem de existir 2 cursos que abordam muitas coisas em comum: 1 literalmente muito mais generalista do que o outro mas que no entanto parecem poder fazer muitas das mesmas coisas; será para confundir ainda mais as pessoas?;
5º - se afinal têm de chegar ao fim do curso e tirar na mesma Fisioterapia, porque continuam a ir para motricidade? Parece-me que esses directores andam a enganar as pessoas que para lá vão;
6º - e para terminar: quando nos aparece uma pessoa com um problema, certamente não é só o físico que está afectado; agora por muita atenção que se dê e muita conversa que se tenha, se não for um bom profissional com boas técnicas o problema não ficará resolvido de certeza...
Joana pais
01-10-07, 15:31
Olá, Muito boa tarde
Muito rapidinho::wink:
Quando entrei em fisioterpia ja tinha estado 3 anos num outro curso (com poucas ou nenhumas semelhanças!) numa outra universidade numa outra cidade! Curso esse, que me deu quase um semestre de equivalência em algumas cadeiras! Não comecei do 0...E se algum de voces decidir tirar outro curso universitário, é assim memso que as coisas funcionam! Cadeiras semelhantes, dá a possibilidade de equivalência, caso o aluno queira!. Quantas pessoas não têm mais do que uma licenciatura??? quantos fisioterapeutas nao tiram outro curso que se complete com a fisio??e quantos desses fisios nao pedem equivalência às cadeiras semelhantes???Não é de todo descabido...desde que se tornem bons profissionais. Acho que é isso que interessa aqui...Bons profissionais...
beijinhos para todos!!
Pedro Sousa
01-10-07, 17:20
Bacharelato em Fisioterapia:
Cadeiras no Domínio das Ciências Básicas: Anatomia Humana, Fisiologia Humana, Bioquímica Geral, Biomecânica, Biopatologia, Princípios de Farmacologia e Terapêutica, Meios Complementares de Diagnóstico e Métodos e Técnicas de Investigação I e II.
Cadeiras no Domínio das Ciências Sociais: Psicologia, Pedagogia e Comunicação, Psicopatologia.
Cadeiras no Domínio Técnico e Específico: Integração Profissional, Estudos do Movimento Humano, Métodos e Técnicas de Fisioterapia I, II, III, IV e V (Cuidados Gerais ao Doente, Massagem, Mobilização Articular, Teste Muscular, Facilitação Neuromuscular Propriocetiva, Goniometria, Técnicas Manipulativas, Neurologia, Mecanoterapia, Respiratório, Meios de Contenção e Imobilização Selectiva, Electroterapia, Ligaduras Funcionais, Meios Auxiliares de Compensação, Paralisia Cerebral, Hidroterapia, Provas Funcionais Respiratórias, Tracção Vertebral, Drenagem Linfática Manual e Maitland), Modelos e Estratégias de Intervenção em Fisioterapia I e II (Neurologia, Respiratório, Músculo-Esquelético, Saúde na Mulher, Saúde Comunitária, Cardiovascular, Cirurgia Plástica, Amputados e Pediatria), Fisiopatologia e Terapêutica Médico-Cirúrgica I e II (Pediatria, Neurologia, Ortopedia, Pneumologia, Reumatologia e Cardiovascular), Temas Aprofundados I (Stretching Global Activo e Ergonomia), Estágio de Aprendizagem I, II, III e IV e Orientação de Projecto
:neutral:
AnaFrancisco
01-10-07, 22:01
De facto de tanto que ja disse...quando leio "Fisioterapia só se aprende a tratar doentes e doença" fico estupefacta!!!! Porque nao sei concretamente o que faz o profissional de motricidade huamna mas sei o que é ser Fisioterapeuta e nao me enquadro nesse perfil mecanico (massagem, calor e electroterapia) e tal como eu, muitos nao se enquadrarão...
Em Fisioterapia, pelo menos na minha escola (ESTeSL) aprende-se a desenvolver-se raciocinio clinico, i.e. não traçar um plano de tratamento consoante o diagnostico mas sim consoante os problemas e necessidades do doente...actuando de forma holista, i.e considerando a pessoa no seu todo e nao em partes psicologiso, social e fisico.
Mais uma vez acho que nos andam a confundir com o assistente de Fisioterapia que no guia nacional de profissões corresponde ao massagista de reabilitação...cujo curso nao superior a 1ano, nem sequer esta legislado.
Sem querer afectar susceptibilidades de ninguém, limitei-me a salientar o que tenho conhecimento e se vimos alguns profissionais a fazer determinada coisa nao quer dizer que sejam todos assim!!!
Simplesmente deve-se ser o profissional, cujo curso (legislado e legal) nos dá acesso a essas competencias...e o titulo que devemos usar é o que o curso nos da acesso!!! É so isto..simples!!!
Curso Superior de Fisioterapia = Fisioterapeuta
Tudo o resto é alguem com um suplemento em Fisio = Assistente de Fisioterapeuta! Até o medico Fisiatra é um medico com especialidade de 6meses a 1ano em Fisioterapia...por isso em paises um pouco mais actualizados nem Fisiatra existe porque a Fisioterapia se faz pelas maos do Fisioterapeuta que actua nao somente na Rebilitação como na Prevençao da Doença, Promoção da Saúde..entre outros
Espero ter sido esclarecedora...
rita afonso
01-10-07, 22:15
Cristal, antes demais devias-te informar melhor antes de fazeres qualquer acusação que seja à nossa classe. Realmente, as nossas profissões são parecidas e têm a mesma base - anatomia e biomecânica. No entanto, tal como colegas meus ainda não percebi bem em que consiste a vossa profissão, porque a nível de tratamento não me parece que tenhais tantos conhecimentos como nós, talvez estejais mais virados para o estudo do movimento e a promoção/prevenção propriamente dita.
Quanto à equivalência, realmente se o curso iria fechar, no vosso lugar faria o mesmo, mas se a vossa profissão é diferente da nossa, então fazei os possíveis por ingressar nela profissionalmente se foi isso que quisestes quando entrastes nesse curso.
Ana Margarida
02-10-07, 12:45
Antes demais eu não quero entrar em grandes conflitos nem discussões,mas não posso deixar de salientar aqui a minha opinião acerca de tudo aquilo que foi dito...
Cara Cristal,primeiro que tudo, questionou se sabiamos o que era a motricidade humana...a Cristal sabe o que é a Fisioterapia?Não me parece,pelo menos depois das coisas que disse...
Eu trabalho com Técnicos de Motricidade Humana,fazem um óptimo trabalho,na área que lhes corresponde...no entanto,não têm os conhecimentos que eu tenho nas áreas de respiratória,neurologia,musculo-esquelética....por aí fora...são eles que fazem o trabalho na piscina,mas é tipo aulas de hidroginástica,o que nada tem a ver com a hidroterapia que nos é leccionada no curso de Fisioterapia!!
Depois referiu que a maior parte dos Fisioterapeutas só sabe por calores húmidos, correntes e fazer massagens o dia todo...não é o meu caso,visto que eu trabalho na área de respiratória,de qualquer forma já trabalhei na área de musculo-esquelética,e deixe que lhe diga,que mesmo para por calores,aplicar correntes e fazer massagens,é preciso saber exactamente o que se está a fazer,ou seja,é necessário ter formação em FISIOTERAPIA,porque eu tive conhecimento de imensos casos em que pessoas não habilitadas para este tipo de trabalho,queimaram os seus utentes porque tinham poucas toalhas na aplicação do calor,porque não souberam programar a máquina das correntes....por aí fora!!Portanto,como vê,mesmo para os calores,correntes e por aí fora,o profissional tem que saber o que está a fazer...e mais importante ainda,porque o está a fazer!!
Quanto ao facto de dizer que a Fisioterapia só trata doentes e doenças,acredite,que está mesmo mto mto enganada...tal como a Ana Francisco referiu, nós tratamos o nosso utente como um todo,mas é claro que para percebemos o que o traz ao nosso serviço temos que perceber todos os processos patológicos associados à doença, pois só assim o poderemos ajudar na melhoria da sua qualidade de vida!
Saudações:wink:
ftnunosilva
06-10-07, 15:23
:neutral:
Li com atenção todos os comentários das "virgens ofendidas", e só me apetece dizer: Absolutamente rídiculo...
Mas tenho uma sugestão a fazer: uma vez que o instigador desta questão já parece estar esclarecido sobre este tema que não compreendia, dado que não dá nenhum feed-back acerca da sua posição, sugiro que redireccionemos os nossos preconceitos xenófobos para outros temas mais engraçados, por este já deu o que tinha a dar...
Assim sendo, sugiro os seguintes temas:
- 6 de Outubro de 2007 - A porcaria do curso e da qualidade dos alunos da UFP;
- 7 de Outubro de 2007 - A porcaria dos cursos e dos alunos das privadas relativamente às publicas;
- 8 de Outubro de 2007 - A porcaria dos cursos e dos alunos do ensino politécnico relativamente ao Universitário;
- 9 de Outubro de 2007 - A porcaria dos espanhois que nos vêm tirar emprego;
- 10 de Outubro de 2007 - Os brasileiros são todos mal-formados e só querem é farra;
- 11 de Outubro de 2007 - As mulheres deviam era ficar em casa e deixar os locais de trabalho para os homens;
- 12 de Outubro de 2007 - As mulherem é que são boas! - excepto as que se submetem a tratamentos de beleza... senão, são umas vacas.
- 13 de Outubro de 2007 - Os do interior não têm formação adequada;
- 14 de Outubro de 2007 - As da Linha só querem é engatar jogadores de futebol;
- 15 de Outubro de 2007 - Os chineses deviam era ir para a terra deles;
- 16 de Outubro de 2007 - Os benfiquistas nunca serão fisioterapeutas de jeito;
- 17 de Outubro de 2007 - Os sportinguistas são demasiado importantes para tocar nos outros;
- 18 de Outubro de 2007 - Os do FCP são uns morcões;
- 17 de Outubro de 2007 - Coimbra é que é fixe;
...
A partir daqui podemos criticar também cores de pele, religiões, preferencias sexuais, hábitos... a imaginação é o limite!
Divirtam-se...
:confused:! :shock:!
Quando me refiro a este tema, que já tive oportunidade de discutir com várias pessoas cara-a-cara, todos chegamos a uma opinião unanime... A única coisa que se deseja é que as coisas mudem para melhor e não sejam enganados mais alunos (eles proprios sentem que estão a ser enganados)!!!
Não se pretende (nem nunca se pretendeu neste forum, penso eu) ofender nem rotular ninguem e não podemos deixar que isso aconteça...Participar numa "conversa" deste genero pressupoe-se troca de ideias,factos e, sobretudo, respeito por quem nela participa...
Sem mais assunto para colocar neste post!
Jorge Oliveira
10-10-07, 13:39
A todos,
Muitas barbaridades aqui foi dito... por todos! Uns ofendidos por não lhes ser reconhecido um titulo (por parte dos colegas de profissão) obtido segundo a legalidade. Outros com a mania da perseguição.
Vergonha para os Fisioterapeutas, vergonha para os licenciados em Motricidade Humana... vergonha para todos os que participaram nesta discussão. Não sou contra as discussões, sou a favor das conversas e do bom senso.
São tantas as respostas que queria dar... perguntem-me uma de cada vez que eu respondo!
Vão trabalhar!
Fui,
Jorge Oliveira
ccerqueira
10-10-07, 15:02
Concordo totalmente com o colega Jorge Oliveira, se cada um tiver mais em conta o seu profissionalismo e a sua conduta profissional e pessoal obtinha, sem sombra de dúvida, mais proveito e com certeza a sociedade em geral iria melhorar. Com isto espero que cada um pense um pouco mais antes de criticar o que quer que seja. Ninguém é melhor que ninguém, e todos nós temos um "ponto fraco", quem pensar que não o tem, começa por aí...:neutral::neutral::neutral:
Ana Margarida
10-10-07, 22:34
Caros colegas,
acho que aqui ninguém se acha melhor que ninguém...pelo menos eu falo por mim,mas a partir do momento em que se dizem certas coisas que não acho correctas,tenho que participar na discussão e dar a minha opinião, sem ofender ninguém,como é óbvio!
Saudações
Boa noite! Sou Licenciada em Motricidade Humana, ramo Educação Especial e Reabilitação, e desde já vos digo que estou surpreendida com este tema..
Não sei de que Faculdades vocês se referem, mas o meu curso dar equivalencia ao bacharel de Fisioterapia? Muito estranho...dois cursos em 1? Sim é estranho mas o tecnico de EER, especializado no trabalho com deficientes ou populações especiais trabalha em cooperação com uma equipa multidisciplinar ou seja, com médicos, terapeutas, fisioterapeutas, e não! Não poderá desempenhar as funções de um fisioterapeuta, tal como o caso de fisioterapeutas realizam parte do nosso trabalho em algumas instituições por mim conhecidas, ainda por mais na área de psicomotricidade, que eu penso que também é uma cadeira do vosso curso!!
Agora tirarem-vos o lugar??Penso que é uma ideia errada...
Agora se me dizerem que o fisioterapeuta trabalhar em sintonia com o licenciado em Motricidade Humana...ok...tudo bem..
Cada profissão merece o seu respeito pois na verdade todos nós precisamos de toda a gente..
espera lá espera lá, Margarida...eu tive uma cadeira, Metodologias das Actividades Fisicas III, em que o conhecimento e a pratica da hidroterapia, a hidroginástica eram a parte mais importante da disciplina...
Ao contrário do que está a ser discutido, eu vou apresentar algumas cadeiras que eu tive na Licenciatura em Motricidade Humana.
Anatomofisiologia I e II, Metodologia das Actividades Fisicas I, II e III; Fisiologia do esforço; biomecanica, bioquimica, Sociologia e psicologia do desporto; expressão dramática e artistica; psicomotricidade, perturbações do desenvolvimento; pedagogia terapeutica; sistemas de reabilitação; desenvolvimento pessoal e social; modelos de intervenção; dificuldades de aprendizagem; integração social, entre outras...
Há que não confundir as coisas...
Segundo o que tenho conhecimento e dando nome à faculdade acontece o seguinte (sublinho, foi o que me contaram)... A faculdade Fernado Pessoa, em Ponte de Lima, lecciona o curso de Motricidade Humana (leccionava porque agora ja tem outro nome) propoe aos alunos que no final da licenciatura, no dito curso, façam mais um semestre de aulas para ter equivalencia ao Bacharelato em Fisioterapia...E ha muita a gente a faze-lo, paga durante um semestre 480€/mes + inscriçoes e voilá, são FISIOTERAPEUTAS...Isto acontece mesmo, não é anedota...
Administração [ Mensagem removida, de carácter difamatório ]
P.S.: é que nem o valor da propina está corecto.. LOL!!
É "impossivel" que tal seja legal...por isso porque nao denuciar a situação á DECO? Alguma coisa poderá defender, não? E, já agora, informar a APF e o SFP...da situação no minimo caricata!
:) Já denuncias-te??
É com imenso desagrado que coloco este "post", visto ter sido iniciado pelo Ft. Francisco Neto, que foi meu professor na CESPU.. e tendo eu absorvido dele as melhores impressões quer como docente quer como profissional. Contudo, espero que já esteja mais esclarecido acerca do assunto..
Eu sou Licenciada em Motricidade Humana pela Universidade Fernando Pessoa.. :wink:
Por equivalência e após fazer mais um semestre foi-me atribuído o grau de Bacharel em Fisioterapia pela mesma Universidade.
Logo após, inscrevi-me na CESPU para fazer a Licenciatura em Fisioterapia e foi com muito orgulho que após 2 semestres a consegui concluir com média de 16.
Deram-me equivalência também a 3 disciplinas do curso de Motricidade Humana, e não querendo passar a imagem que sou melhor que os outros, era com muito agrado que ouvia o resultado das notas das frequências e exames, junto dos outros 60 fisioterapeutas da turma, pois era nesta altura que se podia testar o que está escrito ao longo destas mensagens, onde dizem que não possuímos conhecimentos suficientes para exercer fisioterapia...
P.F. de uma vez por todas não falem sem ter conhecimentos para tal.. e avaliem muito bem tudo o que dizem..
Neste momento possuo duas Licenciaturas e próximo ano lectivo inicio Medicina, já me informei sobre inscrições e equivalêncais, onde só necessito fazer +3anos de estudos :biggrin: será que os Médicos também vão colocar tantos problemas e entraves como os Fisioterapeutas?.. Será que também vão iniciar posts na internet para falarem mal dos Licenciados em Motricidade Humana que decidiram por equivalência tirar o curso de Medicina?.. Penso e acredito que não..
E vocês Fisioterapeutas? Se quizerem tirar Medicina? Axam mais justo ter equivalências a algumas disciplinas que já tiveram ou axam mais justo começar tudo do zero?? Ter Anatomias.. Patologias.. Fisiologias.. tudo novamente?
Isto foi o que se passou com a equivalência ao bacharelato de Fisioterapia, equivalências justas e legais!!!!
E como podem ver, tambem na CESPU deram equivalências a algumas disciplinas do 4º ano de Fisioterapia correspondentes ao curso de Motricidade Humana.. mais uma vez (repito) justas e legais!!!
Axam que as Faculdades "oferecem" cursos a alguém?? Ou que fariam algo ilegal para manchar o nome para sempre? :badgrin: :badgrin: Se possuímos 2 cursos foi porque estudamos para isso!!
Querem denunciar o facto à Deco.. como escrevem ao longo destas mensagens vergonhosas sem fundamentos e veracidade? Façam-o :biggrin: quero ver quem me retira a minha cédula profissional de Fisioterapeuta!
E como um antigo professor meu dizia: não devemos "vomitar" tudo o que ingerimos :biggrin: mas sim ingerir.. analizar bem.. e só depois vomitar!
Por isso é bom que façam isso antes de falarem barbaridades da Licenciatura de Motricidade Humana..
Mas melhor que isto tudo, era cada um preocupar-se mais consigo próprio e procurar evoluir sempre mais na sua carreira ao invés de estra sempre preocupado com o "colega" do lado!!
Os melhores cumprimentos e até uma próxima! :wink: :wink: :wink:
Olá
Fantástico!!!...simplesmente FANTÁSTICO!
Um fisio nunca pode ser um técnico superior de reabilitação nem professor de educação fisíca, contudo,... um técnico superior de reabilitação ou um professor de educação fisíca já pode ser fisio!!!... Fantástico,... assim se explica como é que uma "fisio" que cá me apareceu há uns tempos atrás desconhecia a localização do grande dentado e por "facilitação de movimento" apenas conhecia "mobilização passiva" (formou-se com a média de 16 valores numa das universidades já aqui faladas)
Já sei,..."há bons e maus fisios",... pois é!!!...há universidades a ministrar o curso de fisioterapia que nem sabem o que realmente é a fisioterapia! Esta é a realidade e o mesmo alguns colegas de TSR e da MH que dizem o mesmo dos seus cursos.
Agora,....
E como um antigo professor meu dizia: não devemos "vomitar" tudo o que ingerimos :biggrin: mas sim ingerir.. analizar bem.. e só depois vomitar!
Por isso é bom que façam isso antes de falarem barbaridades da Licenciatura de Motricidade Humana Pois, digo o mesmo aos colegas de MH!
Quanto á "psicomotricidade", quem trabalha com crianças tem necessáriamente que aplicar conceitos e técnicas da mesma. Não é uma questão de "intromissão" mas de "sobreposição" de campos. Trabalhei 20 anos em multideficiência, ao lado de colegas com os cursos mais variados, mas sempre com o meu campo de actuação bem defenido, quer para mim, quer para os outros. Ao longo desses 20 anos fiz muita formação em psicomotricidade, apliquei e aplico sempre os seus conceitos quando trabalho,...estou na área da neurologia e a psicomotricidade é fundamental nesta área. A exploração do espaço interno e externo é a base da vida. Todos trabalham sobre uma base comum, chamada "movimento" e com objectivos comuns (recuperação ou readaptação), mas cada um usa essa base comum na especificidade do seu campo de actuação.
Este tipo de discussões aparece porque se desconhece "qual o seu campo de actuação" e reclama-se por uma área que não é de ninguém mas é de todos simultâneamente.... a reabilitação. Fisioterapia não é = a reabilitação, o mesmo digo da MH e de todos os outros,..o seu conjunto é que faz a "reabilitação", por isso,...cada "macaco no seu galho" mas na mesma árvore!
Um Bom Ano a todos
A minha opinião sobre este assunto e valores das propinas,etc é fundamentada numa ex-aluna da universidade citada, que realizou estágio comigo, em 2007, na clínica onde trabalho há 5 anos...
BOM ANO NOVO a todos!!!!
o medico Fisiatra é um medico com especialidade de 6meses a 1ano em Fisioterapia...por isso em paises um pouco mais actualizados nem Fisiatra existe porque a Fisioterapia se faz pelas maos do Fisioterapeuta que actua nao somente na Rebilitação como na Prevençao da Doença, Promoção da Saúde..entre outros
Espero ter sido esclarecedora...
Tanto erro. Este comentário é tudo menos esclarecedor... :doubt:
Tendo em conta que Fisiatria é uma especialidade que existe e se mantém em expansão em paises como EUA, Inglaterra .... e restante Mundo ... (como já referi ai em outro comentário, vejam o site de Sociedade Internacional de MFR http://www.isprm.org/) que paises "actualizados" sao esses?
A experiência até deve ser menos vantajosa porque precisam no minimo da colaboração de 3 especialidades diferentes para o dia-a-dia, medicação usual, avaliação frequente, diagnóstico, prescrição de meios complementares diagnóstico, etc ... Neurologia, Ortopedia e Reumatologia (e por vezes mais ... Gastro, Pneumo, etc). Excesso de consultas e dispersão dos doentes.
Sem conflitos com terapeutas, os médicos fisiatras fazem a sua parte, electrodiagnóstico, posturografia, mesoterapia, infiltrações, toxina botulinica, consulta de dor, ajudas técnicas, avaliam a indicação ou não de fisioterapia, agentes fisicos, medicação, prescrição de outros meios complementares de diagnóstico... etc.
Quanto à especialidade, são mais 4 anos (além dos 6 de formação médica + 1 internato geral), e não 6 meses a 1 ano. Seria impossivel condensar tantas valências, importantes, em tão pouco tempo... quem trabalha em reabilitação sabe isto, de certeza. "Cursos-relâmpago" são outros, que muitos de nós conhecemos (e nem vale a pena referir), e a formação deve ser de qualidade. Sempre!
Quanto ao tema deste tópico, especificamente, o que parece que é complicado é mesmo isso ... é colocar cada macaco no seu galho ... como resolver isso? Confesso que não sei.
Mas cada um, em consciência, só deve fazer o que se considera realmente habilitado para fazer, para o bem do doente (em linguagem médica, é este o termo usado ... por vezes utente, mas apenas em outros contextos).
Agora sim, espero que tenha sido esclarecedor.
Bom trabalho para todos. Mas trabalho em equipa, sempre!
Olá
Ora aqui está uma grande questão:
"...avaliam a indicação ou não de fisioterapia"...
...pois, mas quem avalia primeiro essa parte são os médicos da especialidade que e não a fisiatria.
Pergunto, porquê que a fisiatria não precreve também estratégias terapêuticas para os audiofonologistas, ou para os terapeutas da fala, ou para os terapeutas ocupacionais, ou para os TSR,.... da mesma forma que o faz com os fisioterapeutas????
Quem conhece a realidade nos EUA, na Inglaterra, na Alemanha,... não vê os fisiatras a prescreverem estratégias terapêuticas para o fisioterapeuta as executar. A fisiatria nesses "outros" paízes é bem diferente do que se passa em Portugal, Espanha, França,... e naquilo que posso observar, até não estamos tão mal assim (nós fisioterapeutas) quando comparados com os nossos colegas do serviço publico em Espanha. No privado,...bem aí a "porca torce o rabo".
Pois esta é realmente a minha grande questão ao longo de 25 anos de carreira. Medicina Fisisca e de Reabilitação é um campo muito vasto que requer realmente uma especialidade médica, mas que essa especialidade apenas "ponha o pé em cima da fisioterapia",...isso é que não me parece correcto. Afinal a fisiatria é a primeira a desconhecer o seu campo de acção e a confundir o "utente",... no meu caso opto mais pelo termo "paciente", pois somos todos.... "pacientes". Paciente face á situação em que vivemos na nossa actividade profissional e paciente num serviço nacional de saúde a "romper pelas costuras".
Um Bom Ano a todos
Olá
Ora aqui está uma grande questão:
"...avaliam a indicação ou não de fisioterapia"...
...pois, mas quem avalia primeiro essa parte são os médicos da especialidade que e não a fisiatria.
Desculpe, mas isto não é bem assim.. nos hospitais onde trabalhei e fiz formação, em todos eles, todas especialidades pedem primeiro a observação por MFR para avaliação de indicação para fisioterapia. E só depois disso é que iniciam tratamentos.
E digo-lhe já que a "gestão" de muitos destes casos é fundamental. Por exemplo...
Colegas Neurologistas pedem, por vezes, observação de doentes com omalgia direita (internados por AVC, por exº) ... observação feita, avaliada a gravidade e status do doente, objectiva-se uma tendinite. A utilização de pensos transdérmicos, infiltração ou apenas AINEs orais resolve o problema. É escusado "queimar" 30 minutos / 1a hora de um terapeuta para tratar esse problema, sendo esse mesmo tempo investido no fortalecimento e treino de marcha do doente.
Na Ortopedia, às vezes são também feitos pedidos semelhantes ... dor no cotovelo, etc ... na realidade o doente tinha gota ... bastou ajustar a medicação :wink:.
Com todo o respeito pelos colegas, às vezes, no meio de tanto trabalho, dados da história clínica / observação, podem passar ao lado, e uma segunda avaliação por um colega, médico especialista em MFR, pode ajudar a solucionar estes problemas e a geri-los, com menos consumo de tempo dos fisioterapeutas, e com melhores resultados pois o trabalho é mais dirigido.
Acho essencial, e vejo as coisas funcionarem bem, quando um clinico / médico fisiatra, trabalha directamente com um FT. E para mim é sem dúvida o modelo mais adequado e melhor para o doente.
Como funciona no privado, não sei ... mas ai também já me contaram cada coisa má acontecer, que prefiro nem saber. Doentes meses e meses a fazer tratamentos, a pagá-los, e isto sem qualquer indicação ... :doubt:
Sei que, quando as coisas funcionam bem, fisiatria avalia, envia para FT, os erros são raros e os resultados são bons.
Caro colega
"todas especialidades pedem primeiro a observação por MFR "...
Claro, porque um fisioterapeuta não pode actuar, nas unidades públicas, sem que primeiro haja uma "autorização" do médico fisiatra. Ele é o responsável técnico desse serviço. Mas, como deve saber, isto também não é bem assim. A gestão dum serviço é fundamental e quantas vezes é que se "não se perde" tempo com uma omalgia dum AVC e perde-se a janela ideal de estimulação por causa dessa "avaliação"??? Quantos ombros é que nos chegam luxados ás unidades privadas???? ... foi apenas um exemplo, nada mais. Muito se poderia debater sobre este assunto e penso que não é isso que se pretende. Pela legislação em vigor, um fisio pode trabalhar directamente com o médico da especialidade, mas não o pode fazer quando o director desse serviço é um fisiatra. Daí que eu diga, e volto a dizer, o pedido é sempre feito pelo médico da especialidade e não pelo fisiatra.
Outro exemplo, comum nas unidades privadas, ... um paciente chega com uma credencial com pedido de consulta de MFR, mas em anexo, já vem descrito o tipo de intervenção que o fisioterapeuta deverá executar,... ora muitas vezes, isto até é feito pelo médico de familia e não pelo fisiatra do hospital, pois como sabe, a maior parte dessas credenciais provêm do centro de saúde e não do hospital. Foi mais um exemplo, nada mais.
Outro, chega-nos um pedido por parte dum ortopedista de "carga a 30%", mas o fisiatra, considera que o melhor será actuar em primeiro lugar sobre a inflamação (calor, massagem e us,...pois são apenas os 3 permitidos numa credencial) e o pedido do ortopedista vai para o galheiro. Passado 1 mês o paciente volta á consulta com o ortopedista e de marcha... nicles. Ora este dá as canadianas para as mãos do paciente e diz..."agora trate de andar". Resultado, em vez de 3 meses de reabilitação, vamos ter 6 meses. Enfim, apenas mais um exemplo. Mas isto também não é bem assim, pois há fisios que têm a capacidade de conseguir falar com os fisiatras, também há fisiatras que conseguem ouvir os fisios, mas,.... o exemplo oposto é talvez o mais frequente, pois na maioria das clinicas privadas de MFR, não é o fisio que vê o paciente nesta primeira intervenção terapêutica e sim o massagista.
Um Bom Ano
E só mais um aparte,...
quantos de nós é que dão a volta á prescrição do fisiatra? Quantos de nós é que realmente só fazem aquilo que vem na prescrição? Alguma vez viu numa credencial o pedido para executar, por exemplo,... cyriax? ("técnicas especiais de cinésio")....ejejjejej
Sou Licenciado em Motricidade Humana e Bacharel em fisioterapia.. Qual o espanto... Será que é alguma coisa do outro mundo????
Nao ha nada a impedir um licenciado de continuar os estudos. Apenas o que os alunos de Motricidade fizeram foi que quando concluido o curso de motricidade humana pediram equivalencia a cadeiras pro curso de fisioterapia, do qual ficavam a faltar algumas para o Bacharel por isso nao vejo qual o vosso espanto, os que quiserem pode continuar a estudar e tirar licenciatura..
Por exemplo eu conheço professores de educaçao fisica que tiraram o curso de fisioterapia, E tb lhes foi danda equivalencia a uma ou outra cadeira que era igual no curso deles.. pk sera que existe confunsao com o de motricidade humana... esta confusao existe pk as pessoas apesar de formadas nao estao devidamente informadas....
Por isso antes de criticarem vejam bem as coisas...
Axo que a luta de toda a gente nao deve ser tar a critricar curso A ou curso B mas sim juntarem-se para lutar contra quem nao tem formaçao e ocupa os nossos locais de trabalho. Porque se formos a uma clinica vemos 1 fisio e 10auxiliares... E nenhum de nos critica isso... Ja pra nao falar da meseria de ordenados que mts clinicas propoe..
Falemos do que realmente é importante.. Formas de luta para que em portugal Seja obrigatorio os tratamentos sejam efectuados por pessoas com capacidade para isso, seja tecnicos de Motricidade, seja por Fisioterapeutas, seja por enfermeiros de reabilitaçao, etc, mas que seja por pessoas capacidadas para isso, e nao por pessoas que tem 6 meses de formaçao e se axam com capacidade para avaliar e fazer um plano de tratamento.
Pk sera que por cima dos enfermeiros ng passa, fazem logo greves e arranjam formas de luta, seja na rua, nos hospitais mas lutam pra que ng pralem deles faça o seu trabalho e nos???? nos da-mos formaçoes a quem ocupa os nossos locais de trabalho.... pensem nisso..
Cumprimentos a todos..
The Ripper
04-01-09, 00:26
Neste momento possuo duas Licenciaturas e próximo ano lectivo inicio Medicina, já me informei sobre inscrições e equivalêncais, onde só necessito fazer +3anos de estudos :biggrin: será que os Médicos também vão colocar tantos problemas e entraves como os Fisioterapeutas?.. Será que também vão iniciar posts na internet para falarem mal dos Licenciados em Motricidade Humana que decidiram por equivalência tirar o curso de Medicina?.. Penso e acredito que não..
Mas tens duvidas ??
Estudantes de Medicina contra novo curso no Algarve (http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Portugal/Interior.aspx?content_id=973443)
vBulletin v4.1.9, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.