PDA

View Full Version : Cédulas profissionais!

Fysio
15-05-07, 13:54
Meus Caros
Como é do vosso conhecimento as cedulas profissionais dos fisioterapeutas passaram a ter como título Tecnicos de Diagnóstico e Terapeutica.

A APF juntamente com o SFP apresentou uma reclamação junto da Secretária geral do Ministério da Saúde. Agora, a pedido de alguns associados enviamos uma carta modelo para que os associados que receberam essas cedulas possam também apresentar pessoalmente a sua reclamação, com base nesse modelo, mas que não deve ser necessáriamente igual.

Se a tua cédula profissional tiver o Titulo de Técnico de Diagnóstico e Terapeutica, preenche o impresso em anexo e envia para a morada aí se encontra.

Este título não é uma profissão, mas sim uma carreira dos Fisioterapeutas da função pública apenas. NÃO UM TÍTULO PROFISSIONAL. Alguém se "equivocou" ou estão a tentar fazer passar os fisioterapeutas para baixo da alçada dos Fisiatras definitivamente.
Não deixes isso passar impune. Faz algo para mudar o que todos pensamos que está errado.

Daniel SimãoCarta modelo em anexo.

Hélder Abreu
15-05-07, 17:46
Não percebi. A minha cédula tem o tÃ*tulo de Técnico de Diagnóstico e Terapêutica mas depois do número, aparece FISIOTERAPEUTA. O que há de errado na cédula? Podes dar aÃ* uma explicaçãozinha, Fysio?:wink:

Abraço

Suraya
15-05-07, 18:21
Pois a minha está na minha situação... Podes explicar melhor?

Mr.Dan
15-05-07, 19:30
Bem, tendo em conta que fui eu que passei o mail, acho que devo tentar explicar o que se passa.

Para o "olho menos treinado", as novas cédulas podem efectivamente ser "normais" e não ter qualquer tipo de problema. Contudo as antigas não tinham TDT como "categoria" ou lá que raio é aquilo que lá puseram. O que é facto é que efectivamente nós não somos técnicos de diagnóstico e terapeutica. Tal não vem descrito em nenhuma lei, e pelo contrario diz que tem apenas de estar a profissão.
Obvio que a profissão está lá.. mas, passada para segundo plano.... ou como um sub-item dos TDT. O que não é admissivel.

Técnico de Diagnóstico e Terapeutica - é uma carreira, à qual só estão vinculados os profissionais que trabalham para a função publica... ou seja, Primeiro és fisioterapeuta.. só, caso trabalhes para a função pública é que entras na carreira de TDT.

Quem trabalha no sector privado não tem nada a ver com isto. Parece que querem que façamos todos parte do mesmo "saco" (dos TDT).. para nos minimizarem e remeterem para a condição de "técnico" que aplica o que o Fisiatra prescreve!

É inadmissivel! É também inadmissivel nada fazermos contra isto. Bem sei que pode não parecer nada de especial, mas se não mostrarmos a nossa indignação, quando nos pisam o dedo mindinho.. quando já nos estiverem a despedaçar já é tarde...

Também posso acrescentar que a nível da educação, já estamos numa categoria própria, a das Terapeuticas (se não me engano), juntamente com T.O. e T.F. e afastando-nos claramente das restantes profissões.

Algumas perguntas se levantam...
Primeiro, pensar quem terá sido a aventesma que fez isto??
Depois, pensar qual o interesse que vem nas entrelinhas!?

Fysio
15-05-07, 19:41
O que se pretende então é deixar o "Técnico de Diagnóstico e Terapêutica" e passar só a "Fisioterapeuta" como as antigas cédulas estão.

sonia
15-05-07, 21:09
Ja alguem fez o requerimento? Ja ha respostas por parte do ministerio a este pedido? Eu vou enviar o requerimento... so espero que nao se lembrem de me pedir outros 50€!!!

tcampox
15-05-07, 21:14
Como posso pedir a minha cedula profissional requerendo o que esta em anexo??e k eu acabei o ano passado o curso e gostaria de saber como posso adquirir a cp,cumprimentos

Suraya
15-05-07, 23:00
Ja alguem fez o requerimento? Ja ha respostas por parte do ministerio a este pedido? Eu vou enviar o requerimento... so espero que nao se lembrem de me pedir outros 50€!!!

Pois também ja pensei nisso... Alguém sabe se eles pedem outra vez os 50€ apesar do erro ser deles???? :doubt:

Mr.Dan
16-05-07, 11:48
Estou a espera que me respondam do ministério e depois informo-vos sobre o que aconteceu.

Bibiana
16-05-07, 12:43
Eu vou enviar a carta mas n pago mais nada...O erro foi deles, têm q o admitir...Era o q faltava, estarmos todos a pagar por erro deles!

Fportela
17-05-07, 00:03
Caros Colegas

Não querendo ser desmancha-prazeres, mas após ler o Decreto-Lei nº320/99 as minhas dúvias aumentaram substancialmente, pois reparei que, no "Artigo 1º - Objectos - O presente decreto-lei define os princípios gerais em matéria do exercício das profissões de diagnóstico e terapêutica, adiante designadas por profissões, e procede á sua regulamentação" e no "Artigo 2º - 2º- Ficam abrangidos por este diploma os profissionais que exerçam a sua actividade no territótio nacional, no sector público, privado e cooperativo, sem prejuízo de outras exigências previstas em diplomas de carreira da Administração Pública, bem como de normas especiais referidas a subsectores com controlo próprio."
Ora posto isto, a mim parece-me que estamos todos incluidos na carreira de TDT´s, estando no sector público ou não. Opiniões em contrário e fundamentadas serão bem-vindas.
Já enviei esta mesma dúvida para a APF, mas até agora, ainda não obtive resposta. Leiam vocês o Decreto e digam de vossa justiça.
Abraço

Mr.Dan
29-05-07, 14:25
Penso que se prestar atenção ao que está escrito no Artigo 2º do Decreto-Lei n.o 564/99 de 21 de Dezembro (relativamente mais recente do que o 320-99) poderá aperceber-se de que tal é ultrapassado e que efectivamente a carreira de Técnico de Diagnóstico e Terapeutica está vinculada aos funcionários públicos. Vejamos de outro modo, se qualquer fisioterapeuta trabalha no particular tem uma carreira designada pelo estado??? Como é obvio não! Tem a "carreira" que quiser criar, e não é técnico de 1ª ou 2ª, nem nunca o poderá ser, mesmo que queira. Isto porque as Carreiras apenas o são para os Funcionários Públicos, sendo que a PROFISSÃO de FISIOTERAPEUTA, está para os FP integrada numa carreira de TDT, e não o contrário.

Se queremos continuar a ser pequeninos e a querer afirmar a pés juntos que estamos integrados com mais 20 profissões das quais muitas são efectivamente técnicos (não querendo com isto menosprezar ninguem, uma vez que todos somos necessários), nós enquanto FISIOTERAPEUTAS somos bastante mais que isso. Basta olhar para o panorama internacional e para as nossas competências, ou para aquelas que deviamos ter....

Agora se não as temos e nos queremos limitar a ser meros técnicos aplicadores de prescrições...deixemo-nos estar inpávidos e serenos porque lutar por uma maior responsabilidade dá realmente muito trabalho....

Fportela
30-05-07, 22:02
"Artigo 2.º

Âmbito
1 - O presente diploma aplica-se aos técnicos de diagnóstico e terapêutica providos em lugares dos quadros de pessoal dos estabelecimentos e serviços sob tutela ou dependentes do Ministério da Saúde, incluindo os que se encontrem em regime de instalação.
2 - O disposto no presente diploma é ainda aplicável aos técnicos de diagnóstico e terapêutica de serviços dependentes de outros ministérios, ou dos institutos públicos que revistam a natureza de serviços personalizados ou de fundos públicos por eles tutelados, em cujos quadros de pessoal se encontre prevista a carreira, bem como às Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, sem prejuízo das competências dos órgãos próprios.
3 - Mediante diploma próprio, as disposições do presente estatuto podem ser aplicadas ao pessoal técnico de diagnóstico e terapêutica da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e às instituições particulares de solidariedade social."

Caro Colega, após leitura atenta do artigo que recomendou, a minha dúvida mantê-se. O presente artigo apenas refere no nº1 que "O presente diploma aplica-se aos técnicos de diagnóstico e terapêutica providos em lugares dos quadros de pessoal dos estabelecimentos e serviços sob tutela ou dependentes do Ministério da Saúde...", não refere que somente os fisioterapeutas sob tutela do Ministério da Saúde, é que estão inseridos na carreira de TDT´s. Muito sinceramente gostava de ter esta questão esclarecida para que a reclamar tenha alguma base para isso e não apenas reclamar por reclamar.
Um abraço.

Hélder Abreu
25-06-07, 21:46
Alguma novidade por estas bandas?:wink:

VascodaGama
31-07-08, 21:58
Boas pessoal,

para se tirar a cédula por onde se começa? :redface: onde me devo de dirigir

obrigado pela ajuda :badgrin: