PDA

View Full Version : Vamos fazer com que todos percebam que FISIOTERAPIA É COM FISIOTERAPEUTAS?

crismp
03-01-09, 14:16
Olá a todos e um óptimo ano de 2009 que esperemos se revele cheio de mudanças!

Depois de ler muitos tópicos deste fórum... de ser recém-licenciada e no desemprego... e já pensar seriamente em emigrar para França onde os fisioterapeutas são reconhecidos pelas suas capacidades e sua autonomia... Pensei... Não podemos fugir... temos que mostrar que somos fisioterapeutas capazes e não meros seguidores de fisiatras!!! Eu acredito que temos muito que fazer!! Que nem no próximo ano nem no ano a seguir nem nos próximos iremos conseguir o nosso merecido lugar... E por isso temos que começar pelo inicio! É para isso que escrevo aqui... Chegou a hora de nos juntarmos e começarmos a trabalhar!!! Não estou a falar em greves ou manifestações porque não acredito que isso vá resolver tantos anos de mal-entendidos!!! Acho que em primeiro lugar temos que mostrar a todos do que se trata a fisioterapia porque muita gente não faz ideia do que seja... Mostrar que nós somos indispensáveis à chamada equipa multidisciplinar de que tanto se fala mas não se põe muito em prática... Todos têm que perceber o que é a fisioterapia e o fisioterapeuta!! Talvez exposições e demonstrações com apoio da APF espero eu... O que acham? Fico a espera de sugestões! Não se acanhem!!! Vamos fazer com que todos percebam que FISIOTERAPIA É COM FISIOTERAPEUTAS?

The Ripper
04-01-09, 00:15
Todos têm que perceber o que é a fisioterapia e o fisioterapeuta!!

Isso é o mais importante de tudo enquanto as pessoas não compreenderem o que é a Fisioterapia e o papel do Fisioterapeuta enquanto profissional de saúde.

Só um aparte, como é que é possível hoje em dia uma enfermeira não saber o que é que um Fisioterapeuta pode fazer a uma utente com um edema linfático :shock: :shock: o zé da esquina não saber é uma coisa agora um profissional de saúde já é mais grave ainda para mais com a tão badalada "equipa multidisciplinar"

Mas adiante, essas exposições e demonstrações são interessantes (realizadas por quem??? logo se vê), duvido que as pessoas que nunca tiveram algum contacto com a fisioterapia saibam o que é um Fisioterapeuta, que tal promover com mais afinco o dia da Fisioterapia, não era má ideia, ir a um programa de televisão também era interessante (agora estou na duvida se ir as tardes da julia seria de valor ou não :lol: :lol:), ora como hoje em dia a maioria das pessoas tem Internet porque não a criação de uma pagina na Internet à seria??, com informação para a população em geral, com clinicas de fisioterapia (com Fisioterapeutas), contactos de Fisioterapeutas por regiões, alguma propaganda sobre a Fisioterapia :lol:, algumas dicas para a saude, a pagina da apfisio é muito fraquinha nesse aspecto, uma pagina em que se alguem escrevesse no google "fisioterapia+portugal" essa pagina aparecia nos lugares cimeiros, umas acções, uns panfletos ou algo de destaque nos centros de saude e hospitais, trabalhar na promoção da saude junto das populações, basicamente dar a entender que o Fisioterapeuta é importanto na sociedade.
Uma APF mais activa, que se faça ouvir tambem não era mal pensado

crismp
05-01-09, 01:08
Muito boas ideias!!! :biggrin::biggrin::biggrin: Realçar o dia da fisioterapia acho uma óptima ideia ate porque esse dia passa todos os anos completamente despercebido... O site também é uma óptima ideia! Vou ver se consigo arranjar quem ajude porque eu não faço ideia como fazer isso...lol Quanto às tardes da Júlia:lol:, olhe que talvez não seja má ideia porque quem vê esse tipo de programas são pessoas idosas ou de baixa entre outros que poderiam beneficiar de fisioterapia. Promover pelo menos o dia da Fisioterapia onde a pessoas pudessem participar em classes de movimento por exemplo...

Uns cartazes a colocar em centros de saúde e hospitais é uma óptima ideia!!

Quanto a APF, talvez seja hora de acordar os seus dirigentes! Que acham de apresentar essas ideias à APF? Reunir grupos de interesse em diferentes áreas da fisioterapia...

Eu acredito realmente que esse deveria ser o primeiro passo! Vou pensando em como realizar tudo isso mas só com a união dos fisioterapeutas é que iremos conseguir mudar a imagem do fisioterapeuta em Portugal!

Fico a espera do vosso apoio!!!

The Ripper
05-01-09, 08:47
Quanto às tardes da Júlia:lol:, olhe que talvez não seja má ideia porque quem vê esse tipo de programas são pessoas idosas ou de baixa entre outros que poderiam beneficiar de fisioterapia.

Foi o que pensei :razz:

Rpedro
07-01-09, 00:47
Ola a todos,

já repararam numa coisa...??a APF é sempre falada nos nossos topicos....será que as suas mais altas "patentes" não estão a par deste fórum??assusta-me o silêncio da nossa associação....

crismp
07-01-09, 18:44
Talvez esteja na hora de ver se tem mesmo lá alguém a administrar a associação...:badgrin:

The Ripper
08-01-09, 00:48
Então não sejam assim, a APF serve para dar descontos nos cursos e formações :rolleyes:

:badgrin: :badgrin: :badgrin:

CatiaFisioo
08-01-09, 01:03
Olá a todos! :wink:

LOL... é verdade!

Eu penso que as pessoas que estão à frente da APF têm plena consciência do que se passa com os recém-licienciados em fisioterapia (foi o que me pareceu depois do que ouvi no último congresso..). Só que há uma diferença... nenhum deles sentiu isso na "pele" como eu e como tantos, daí ser um "deixa andar"... :confused:

Agora um desabafo: fiquei mesmo triste com o anúncio para o curry, onde pediam 2 anos de experiência profissional em meio hospitar.. como é que eu hei-de ter experiência se ninguém me dá um oportunidade??? :s

cumps

crismp
08-01-09, 15:37
Temos que fazer com que eles sintam a nossa indignação! Não só dos recém-licenciados mas também de todos os fisoterapeutas obrigados a seguir a risca o tratamento prescrio por um fisiatra! Lembrei me agora de num outro tópico um fisiatra dizer que a fisiatria não é só prescrever tratamentos de fisioterapia...Então porque que não se dedicam as suas outras funções e deixam a fisioterapia com os fisioterapeutas? Os médicos têm o monopólio... Infelizmente é tudo deles...

Eu fico pasmada com a falta de interese da APF... Realmente so serve para pagar no final do ano e ter descontos em formações... Pelo menos é o que demonstram...

The Ripper
08-01-09, 15:43
Em Portugal ainda ha a ideia de que o médico é dono e senhor de todo o conhecimento, acima das palavras do medico só esta o papa, as palavras dos outros profissionais são para desconfiar :redface:

O Fisioterapeuta tem tantas "ferramentas" ao seu dispor mas no fim esta limitado as receitas dos medicos:rolleyes:

crismp
08-01-09, 16:07
Desculpem o desabafo...Mas acabei de ver um link neste fórum na coluna a vossa esquerda que me deixou fora de mim!! Um fórum que se diz supostamente para fisioterapeutas e fisioterapia mais propriamente certo? Estão a fazer publicidade a um curso de auxiliar de fisioterapia aqui! neste forum!!! E claro fui ver o programa e tudo isso! Digam-me como é possível aceitar gente com o 9º ano e ensinar-lhes anatomia, fisiologia e por ai fora... ensinam-lhes supostamente a avaliar e tratar!! Este mundo está perdido!!! E isto está num forum de fisioterapia!!!! Agora digam-me...como vamos conseguir o nosso lugar se nos afundamos a nós próprios??? Esse tipo de curso nem devia existir... E não é por eles não prestarem... É mesmo porque não há simplesmente necessidade!!! Nós temos um curso superior! porque colocar essas pessoas em hospitais e clinicas e tudo mais??? Isso realmente ultrapassa-me... Só um exemplo...Em frança, a maioria dos hosptais e clinicas tem unidades com cerca de 12 ou 15 fisioterapeutas!!! E é isso que devia acontecer ca mas o dinheiro do estado é preciso para pagar motoristas e secretárias e jardineiros dos nossos queridos políticos!!!

The Ripper
09-01-09, 11:23
Massagista cego em campos alentejanos @ Jornal de Noticias - 28.12.2008 (http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Beja&Concelho=Odemira&Option=Interior&content_id=1064009)

....."Três anos depois da cegueira, inscrevi-me num curso de fisioterapia", destinado a deficientes visuais, ministrado em Chelas, pela Associação Portuguesa de Deficientes (APD). Apesar do "canudo" , Rogério aponta o dedo ao sistema: "Os cegos não têm direito a viver", desabafa, acrescentando que as oportunidades de emprego "não existem".
Há 20 anos frequentou no Centro de Medicina Preventiva da Estefânia (CMPE), em Lisboa, um curso de terapia "chiatzu", uma técnica japonesa, tipo acupunctura. Na sua casa montou um gabinete de fisioterapia, onde vai recuperando alguns lesionados, mas, ainda assim, "as coisas não estão famosas"....:rolleyes: :rolleyes: :rolleyes: :rolleyes: :rolleyes: :rolleyes: :rolleyes:

Com noticias destas não é fácil passar uma boa imagem da Fisioterapia, ou seja, é o que eu disse é preciso passar uma boa imagem da Fisioterapia como algo importante e útil para a sociedade com Profissionais qualificados!!! Uma pessoa que lê esta noticia com que ideia fica da Fisioterapia -> um zé da esquina cedo tira um curso de fisioterapia dado pela Associação Portuguesa de Deficientes :shock: :shock: que eu saiba a Fisioterapia é um curso ministrado no Ensino Superior em Universidades, pode ter sido um lapso no jornalista se calhar era auxiliar de Fisioterapia, mas isso agora não me interessa, o que me interessa é que para alguém escrever isso é porque desconhece por completo o que é a Fisioterapia e faça a "ligação" mais "óbvia" Fisioterapeuta=massagista.

É preciso mudar mentalidades e a falta de participação neste tópico por si so ja diz alguma coisa e a participação dos alunos de Fisioterapia e jovens Fisioterapeutas é algo preocupante.

Se aparecem no forum a pedir ajuda bem que podiam perder a vergonha e dar uma ajuda a pergunta do topico -> Vamos fazer com que todos percebam que FISIOTERAPIA É COM FISIOTERAPEUTAS?

crismp
09-01-09, 11:39
É preciso mudar mentalidades e a falta de participação neste tópico por si so ja diz alguma coisa e a participação dos alunos de Fisioterapia e jovens Fisioterapeutas é algo preocupante.

Se aparecem no forum a pedir ajuda bem que podiam perder a vergonha e dar uma ajuda a pergunta do topico -> Vamos fazer com que todos percebam que FISIOTERAPIA É COM FISIOTERAPEUTAS?

Sim pessoal!!! Mostrem que não querem ser ultrapassados por auxiliares e massagistas que já se intitulam de "terapeutas"!!! Enquanto tirei o curso, os nossos terapeutas tentaram sempre alertar-nos para a situação da fisioterapia em Portugal e sempre nos incentivaram dizendo que a nossa geração (recém-licenciados) é que poderão mudar nem que seja um bocadinho as coisas porque isto não se vai resolver de um dia para o outro!

Mas lá está... eu não posso mandar um mail à Júlia Pinheiro ou à Fátima a explicar isso tudo e pedir-lhes um tempinho da sua antena se formos 2 para lá não é?

Vamos lá acordar para a vida e mostrar que os fisioterapeutas não se vão deixar pisar mais!!! Eu não vou parar enquanto não obtiver a adesão de todos os fisioterapeutas!! Mesmo os que estão bem têm que se juntar aos que não estão porque não sabemos o dia de amanha... E quando um dia um massagista lhe roubar o lugar, vai pensar: "mas porque é que eu não levei a sério aquele post na fisiozone?"

E se voces pensam que esta luta não vale a pena... Estamos mesmo perdidos... mais vale emigrar mesmo...

Rpedro
09-01-09, 14:01
Bato palmas de pé a essa força toda Crismp!!!

por acaso n era uma má ideia!!! fazermos um artigo em conjunto sobre a arte da fisioterapia em Portugal, os podres, as potencialidades, os benefícios da sociedade, os defeitos de evolução da carreira....tudo mesmo..até uma pequena comparação com a realidade fora de portas...e publicar um artigo num jornal de grande tiragem....era uma boa forma de começar!!! que axam???

crismp
09-01-09, 14:30
Obrigada Rpedro! Acho a sua ideia óptima! Passa muito por atrair a comunicação social! Talvez pedir a quem trabalha por exemplo em França o seu testemunho porque a prática em França é completamente diferente! Lá somos realmente o que aprendemos!!! Profissionais independentes mas sempre acompanhados pela equipa multidisciplinar. Quem conhecer de facto a realidade dos fisioterapeutas la fora em hospitais e clinicas, falem conosco!!! Falem da sua experiencia!!

Eu também pensei em fazer passar um documento a perguntar aos fisioterapeutas se estão contentes com a situação da nossa profissão e angariar pessoas para essa luta que é de todos nós!!! que acham?

Se tiverem mais ideias ou quiserem participar falem! eu estou atenta a ste tópico e vou anotando todas as vossas sugestões!!!

Obrigada!

crismp
09-01-09, 15:07
Promover o dia da Fisioterapia: (onde as pessoas terão exposições, explicações, classes gratuitas, actividades para crianças e idosos “normais” e com deficiências, classes para adultos, prevenção e promoção da saúde (mas onde e com quem?), disponível uma lista de clinicas e gabinetes)
- na comunicação social (reportagens, programas de televisão…)
- nos hospitais, centros de saúde, clínicas
- com panfletos, cartazes

A redacção de um artigo EM CONJUNTO:
- sobre a arte da fisioterapia em Portugal,
- os podres,
- as potencialidades,
- os benefícios da sociedade,
- os defeitos de evolução da carreira,
- uma pequena comparação com a realidade fora de portas.

Criação de uma pagina na Internet:
-com informação para a população em geral,
- com clínicas de fisioterapia (com Fisioterapeutas),
- contactos de Fisioterapeutas por regiões,
- alguma propaganda sobre a Fisioterapia, algumas dicas para a saúde.

Estas são óptimas ideias que conseguimos neste tópico! Que acham de propormos isso tudo à APF?
E sabiam que tínhamos um sindicato? Gostaria de saber o que têm feito pela nossa comunidade! Alguém me pode esclarecer e dizer se pensa fazer alguma coisa?

Devo confessar que não sei muito bem por onde começar mas eu acredito que todos juntos havemos de encontrar o caminho certo! Se tivéssemos a ajuda da APF e do nosso sindicato era meio caminho andado porque eu não trabalho… por isso não posso mostrar o meu local de trabalho mas se alguém tivesse uma clínica ou um gabinete que esteja interessado em mudar a nossa profissão…por favor… Digam! Precisamos de vocês Fisioterapeutas!!!!

The Ripper
09-01-09, 16:35
Pode se aproveitar aqueles dias "especiais" (isto agora há dias para tudo e mais alguma coisa) e Promover o dia da Fisioterapia como tu sugeres nos temas que mais se adequam a Fisioterapia.

Onde -> Sei la bibliotecas, auditórios, clínicas que se mostrem disponíveis para isso (duvido), centros de saúde, hospitais (se houver espaço) escolas, revistas, jornais é só ter imaginação.

Com quem -> Alunos de Fisioterapia, Fisioterapeutas (disponíveis para isso), associações de estudantes, porque não a APF?

E porque não tentar também promover a tão badalada Equipa Multidisciplinar? Fazer algo em conjunto com outras profissões, como enfermagem.

joaofisio
11-01-09, 19:41
Na minha humilde opinião, enquanto não existir a "obrigação" de todos os que trabalham em Fisioterapia terem CAP sendo este uma obrigatoriedade para trabalhar, e existir uma entidade, que penso que existe, "no papel", parecida á ASAE na saúde, que simplesmente feche ou leve a sanções bem pesadas, para os lugares que possuem gente não qualificada, não há remédio. Solução para tal era a tão badalada Ordem. A Apf pois sempre me disseram durante o curso que era importante estar inscrito, e eu sempre me perguntei depois de a conhecer com mais pormenor, "o que ganho por estar inscrito?", possivelmente cotas que teria de pagar. Realmente é como foi dito por um(a) dos colegas atrás quem tem o lugar seguro, deixa andar. E são esses que tendo mais impacto nas suas decisões deveriam estar á frente da possivel (r)evolução.

Saudações

Susana_26
11-01-09, 20:16
Ser obrigatório CAP para trabalhar???!!!

Se o que pretende é dar cursos de formação a Fisioterapeutas ou não em situações e cursos específicos esse sim é obrigatório.

Antes de começarmos a trabalhar onde quer que fosse deviam exigir a Cédula profissional.Sabiam que a ADSE exige, para que sejam passados os recibos e os respectivos reembolsos às clínicas, ter os Fisioterapeutas registados com cédula profissional?

Temos de fazer alguma coisa...

crismp
12-01-09, 01:26
Sabiam que a ADSE exige, para que sejam passados os recibos e os respectivos reembolsos às clínicas, ter os Fisioterapeutas registados com cédula profissional?

Pois... mas o problema é que basta um fisioterapeuta com cédula profissional... não impede a clinica de empregar auxiliares e massagistas...logo que tenha quem assinar as folhinhas... Enquanto os cursinhos de massagistas e auxiliares não acabarem... a nossa luta vai ser dificil...por isso eu acho sinceramente que temos de mostrar o que somos e mostrar que não são necessários massagistas e auxiliares e muito menos nas clinicas e unidades de medina fisica e de reabiltação! Temos uma luta muito grande pela frente! Tem mesmo que ser um passo de cada vez! Com os nossos politicos tem que ser devagarinho senão perdem-se coitados...lol

crismp
12-01-09, 01:36
A Apf pois sempre me disseram durante o curso que era importante estar inscrito, e eu sempre me perguntei depois de a conhecer com mais pormenor, "o que ganho por estar inscrito?", possivelmente cotas que teria de pagar

Pelo que tenho visto, a APF serve para pagar cotas e ter uns descontozitos em alguns cursos ou seminários... de resto não tenho visto nada da parte deles... o que é triste... será que alguém nos pode esclarecer acerca das funções e das acções da APF? Mas nada de "na teoria"...falo "na prática"!!

crismp
24-01-09, 10:45
Que acham de chegarmos com essas ideias até aos alunos de fisioterapia de todas as escolas do país? Pode ser que eles aderem mais a ideia ou se lembrem de algo melhor ainda... Divulguem as ideias espalhadas no tópico...Pode ser que mais gente queira participar!

Não vamos perder a esperança!!!

gramendes
24-01-09, 15:18
Olá a todos

Tenho um desafio que gostava de vos colocar e que tem haver com esta história dos “técnicos auxiliares”.
Vejamos uma clínica que recebe 50 pacientes diários, sendo a sua totalidade utentes do SNS e em patologia diversificada, desde AVC a reumatismos.
Quantos fisios é que são necessários para atender esses 50 pacientes?
Sabemos que o estado pagará uma média de 3 euros diários por cada um. Qual a viabilidade dessa clínica ao contratar 5 terapeutas a 10 euros/hora? Se cada terapeuta atender 2 utentes por hora (10 utentes em 5 horas), cada um ganhará diariamente 50 euros (ao fim do mês receberá (50X22) 1.100 euros)
Fazendo contas por alto e sem colocar nesta fórmula as restantes despesas de uma clínica (impostos, água, luz, papel,…etc), vejamos quanto é que sobra:
O total que foi ganho pela clínica foi: 22 dias X (50 pacientesX3)= 3.300 euros/mês
O total pago aos terapeutas foi: 5X 1.100 euros= 5.500 euros

Só por esta fórmula, a clínica não terá qualquer viabilidade económica!
Vejamos então como resolver a situação: contratando apenas 2 fisios, cada um trabalhando 8 horas e cada um ficando com 25 pacientes nessas mesmas 8h (média de 3 pacientes por hora):
O total ganho continua a ser 3.300 euros
Mas o gasto com os terapeutas agora é de apenas 3.520 euros…. Mesmo assim, continua a não ser viável!
Bem, vamos reduzir a apenas 1 fisio o qual continuará a trabalhar as mesmas 8 horas, mas agora terá 50 utentes para atender (média por hora: 6 utentes e haverá pelo menos 1 hora em que atenderá 8):
A clínica continua a receber 3.300, mas agora só terá de despesa 1.760 euros. Bem, acho que foi encontrada a viabilidade económica, não?
Agora pergunto, qual é o terapeuta que atende 6 pacientes por hora sem ser em situação de classes? Haverá realmente viabilidade “terapêutica”???
O problema parece muito simples, mas na realidade não o é. O estado paga muito mal os tratamentos de reabilitação, e as clínicas, dum modo geral (são elas que nos dão o maior mercado de trabalho, safam-se como podem. Recorrer á mão de obra barata, é necessariamente uma questão de sobrevivência.
Quero ressalvar, que isto é apenas um exemplo, e mal de nós se não existissem os seguros, o privado,…que acabam por equilibrar um pouco a balança.
Com tudo isto, continuo a referir que a fisioterapia sempre deve ser com FISIOTERAPEUTA e não com técnicos auxiliares. Por isso considero que a fisiatria tem um papel muito importante neste assunto, nomeadamente em lutar pela qualidade terapêutica em reabilitação. A boa renomeração da fisioterapia está directamente relacionada com este aspecto.
Cumprimentos a todos e um Bom Fim de Semana

M.A.
24-01-09, 16:18
Não podia estar mais de acordo com a colega! E não vale ficarmos ofendidos porque é a mais pura realidade. Mas já agora, e no seguimento do exercício mental proposto pela colega Gramendes, deixo mais uma possibilidade. E se em vez de ter cada Fisio com 6 doentes/hora ter auxiliares a fazer a electroterapia e o Fisio ficar a cargo de técnicas mais específicas??? :confused: :confused: :confused: Mesmo correndo o risco de levantar polémica temos de reconhecer que é isso que as clínicas fazem para ter viabilidade. Podemos não gostar mas é isso que se passa!!! As clínicas que trabalham para a "Caixa" não se podem dar ao luxo de terem fisioterapeutas a fazerem massagens, ultra-sons, etc. quando por 10 euros pagam a duas auxiliares. Por essa e por outras abandonei por completo o trabalho em clínicas e agora trabalho no meu gabinete. Trato 1 doente por hora e recebo o dobro!!! :biggrin:

gramendes
24-01-09, 22:55
Infelizmente nem todos conseguem "esse bonús".
Eu também o consegui, mas por amor e dedicação a uma determinada patologia, onde os "técnicos auxiliares" não podem mesmo entrar - o campo da neurocirúrgia.
Quando observamos a revolta que está expressa neste foro sobre a decadência do nosso mercado de trabalho, somos impulsionados no sentido de também "gritár-mos"... BASTA!
Apesar de ter a minha situação bem estável no mercado actual, não consigo ficar indiferente ao que aqui tem sido expresso. Acho que se anda a "tentar apagar um fogo com ramos de oliveira" e, neste processo, bate-se é na "porta do vizinho". Quando há dias atrás, se oferecia 10/euros por hora para trabalhar numa clinica básicamente com RPG, alguém comentou que "nós não nos deviamos REBAIXAR" a aceitar esse valor. Confesso que fiquei chocada com a situação, pois, também conheço a realidade da "ginástica" que as clinicas têm que fazer para conseguir contratar fisioterapeutas em vez de "técnicos auxiliares".
Está mal, é claro!!:evil: Devíamos ser muito melhor renomerados, .... Mas onde é que está o problema, afinal?:shock:

Boa Noite