![]() |
| |||||||
![]() |
| | LinkBack | Opções | Display |
| | #1 (permalink) |
| Moderador Registo: Oct 2004 Localização: Póvoa de Varzim
| Para todos os colegas que fazem manipulações e que ficam chateados quando não conseguem o tão desejado "crack"... Todos sabemos que a cavitação não significa, necessariamente, que se ouça um "pop". Há, também, evidência científica que o comprova. Flynn et al. (2003) verificaram não existir relação entre a existência (ou não) do ruído e melhorias ao nível de amplitudes articulares, dor ou incapacidade em 71 pacientes com dor lombar não radicular, quando submetidos a uma manipulação. Última edição de Francisco Neto : 13-10-04 às 02:47. |
| | |
| | #2 (permalink) |
| Moderador Registo: Oct 2004 Localização: Sesimbra
| Concordo plenamente. Aliás, eu costumo dizer que o principio do "crack" ou "click" tem muito de endireita (ele não vive sem este principio), só que às vezes a seguir ao "click" vem um "PUFF" e depois é que veem para nós. ![]()
__________________ Cumprimentos, Fisioterapeuta Goncalo Trafaria |
| | |
| | #3 (permalink) |
| Não quis criticar o crack que se ouve quando se faz uma manipulação! Só quis dizer que, para uma manipulação ser eficaz não tem, necessariamente, que estar associada ao ruído! Pode ou não fazer o ruído, mas o facto de não o fazer não quer dizer que não possa ser eficaz. Se a manipulação tiver seguido todos os princípios básicos pode ser eficaz, independentemente de se ouvir o ruído! |
| | |
| | #5 (permalink) |
| Não. Referem que, embora os terapeutas manuais, habitualmente, associem o sucesso da sua intervenção com a existência do som. No entanto, segundo os mesmos autores, não existe evidência que tal seja tão linear. Muito embora o som se ouça frequentemente, os autores não encontraram diferenças clinica ou estatisticamente significativas. No entanto, e sendo este um assunto pouco investigado, agradeço que me deixem a referência de outros artigos. É lógico que isto pode não ser uma verdade absoluta. É apenas um artigo, e um só artigo não constitui evidência suficientemente forte. |
| | |
| | #6 (permalink) |
| Membro FisoZone Registo: Oct 2004 Localização: Porto
| É um artigo deveras interessante. Apesar de ser um leigo na matéria, em alguns casos tenho utilizado movimentos de "manipulação" para fazer mobilização acessória, com bons resultados em alguns casos. É claro que talvez o resultado seja melhor quando se ouve um click (possivelmente por placebo???) É tudo uma questão de tentar perceber o que causa a dor ou a limitação funcional e tentar reverter a situação, na minha opinião.
__________________ Helder Fonseca |
| | |
| | #10 (permalink) |
| Fisioterapeuta Registo: Mar 2005 Localização: Brasil
| Se percebi bem, há uma certa resistencia contra a terapia manual (osteopatia), estou me tornando um osteopata, no cameço do ano que vem, e pelo que ja vi e estudei, os resultados são impressionantes, pacientes que chegam quase aleijados e saem sem sentir dor alguma, mas tudo tem um porém, se não for seguido a tecnica de forma perfeita, hé um risco certo de ocorrer lesões. e as vezes leões serias, por isso não se pode sair dando Clicks, crack, sem ter o conhecimento devido das tecnicas, pois se não forem corretas os nossos pacientes é que vão sofrer as consequencias. |
| | |