PDA

View Full Version : Manipulações

Francisco Neto
13-10-04, 02:39
Para todos os colegas que fazem manipulações e que ficam chateados quando não conseguem o tão desejado "crack"... Todos sabemos que a cavitação não significa, necessariamente, que se ouça um "pop". Há, também, evidência científica que o comprova. Flynn et al. (2003) verificaram não existir relação entre a existência (ou não) do ruído e melhorias ao nível de amplitudes articulares, dor ou incapacidade em 71 pacientes com dor lombar não radicular, quando submetidos a uma manipulação.

Gonçalo Trafaria
14-10-04, 23:48
Concordo plenamente. Aliás, eu costumo dizer que o principio do "crack" ou "click" tem muito de endireita (ele não vive sem este principio), só que às vezes a seguir ao "click" vem um "PUFF" e depois é que veem para nós.

:confused:

Francisco Neto
15-10-04, 00:27
Não quis criticar o crack que se ouve quando se faz uma manipulação! Só quis dizer que, para uma manipulação ser eficaz não tem, necessariamente, que estar associada ao ruído! Pode ou não fazer o ruído, mas o facto de não o fazer não quer dizer que não possa ser eficaz. Se a manipulação tiver seguido todos os princípios básicos pode ser eficaz, independentemente de se ouvir o ruído!

Adérito Seixas
15-10-04, 00:39
O artigo que leste não falava na possibilidade de o facto de ter ouvido o estalinho faça o paciente melhorar mais um pouco?

Francisco Neto
15-10-04, 18:35
Não. Referem que, embora os terapeutas manuais, habitualmente, associem o sucesso da sua intervenção com a existência do som. No entanto, segundo os mesmos autores, não existe evidência que tal seja tão linear. Muito embora o som se ouça frequentemente, os autores não encontraram diferenças clinica ou estatisticamente significativas.

No entanto, e sendo este um assunto pouco investigado, agradeço que me deixem a referência de outros artigos. É lógico que isto pode não ser uma verdade absoluta. É apenas um artigo, e um só artigo não constitui evidência suficientemente forte.

Helder Fonseca
15-10-04, 19:37
É um artigo deveras interessante.

Apesar de ser um leigo na matéria, em alguns casos tenho utilizado movimentos de "manipulação" para fazer mobilização acessória, com bons resultados em alguns casos.

É claro que talvez o resultado seja melhor quando se ouve um click (possivelmente por placebo???)

É tudo uma questão de tentar perceber o que causa a dor ou a limitação funcional e tentar reverter a situação, na minha opinião.

Adérito Seixas
15-10-04, 22:57
A questão que coloquei no post anterior foi precisamente par tentar perceber se o estalinho funcionava como placebo... mas pelos vistos não, ou melhor, naquele estudo não.

Francisco, qual é o nome do artigo de que estavas a falar?

Francisco Neto
16-10-04, 01:08
Arch Phys Med Rehabil 2003 84:1057-60

Adérito Seixas
16-10-04, 14:34
Obrigado, vou tratar de o arranjar :wink:

glauberkaio
05-04-05, 13:57
Se percebi bem, há uma certa resistencia contra a terapia manual (osteopatia), estou me tornando um osteopata, no cameço do ano que vem, e pelo que ja vi e estudei, os resultados são impressionantes, pacientes que chegam quase aleijados e saem sem sentir dor alguma, mas tudo tem um porém, se não for seguido a tecnica de forma perfeita, hé um risco certo de ocorrer lesões. e as vezes leões serias, por isso não se pode sair dando Clicks, crack, sem ter o conhecimento devido das tecnicas, pois se não forem corretas os nossos pacientes é que vão sofrer as consequencias.

Adérito Seixas
05-04-05, 19:38
Bem, a terapia manual é bem mais abrangente do que a osteopatia... mas tens razão, é preciso conhecer bem as técnicas, avaliar muito bem os pacientes antes de as aplicar, certísimo glauberkaio.

Francisco Neto
06-04-05, 23:11
Se percebi bem, há uma certa resistencia contra a terapia manual (osteopatia)

Se há resistência, não é da minha parte de certeza.
O artigo apenas refere que o sucesso de uma manipulação não depende do som frequentemente associado à manipulação. A cavitação não implica, necessáriamente, que haja um som audível.
Na minha opinião, diversas técnicas osteopáticas podem e devem ser integradas na prática clínica de fisioterapeutas. Afinal, temos em comum o facto de sermos terapeutas manuais. Não considero que a fisioterapia substitua a osteopatia ou vice-versa, ou que uma seja melhor do que a outra. Julgo que se complementam e, afinal, têm muito em comum!!!

Helder Fonseca
08-04-05, 19:00
Ninguém tem resistências contra a osteopatia, acho eu... Eu até estou a pensar tirar o curso... As pessoas é que gostam de pensar em manipulações como sendo um "crack", quando uma manipulação é um movimento para além da amplitude máxima... O que diz no artigo é apenas que esse crack não está correlacionado com melhoria...

mfonseca
08-04-05, 19:56
Se calhar do ponto de vista psicológico... para quem está habituado a esse tipo de terapia...
Mas sem dúvida que é um complemento de formação na área da fisioterapia que pretendo adquirir brevemente.
Marco Fonseca

Francisco Neto
08-04-05, 23:53
Mas sem dúvida que é um complemento de formação na área da fisioterapia que pretendo adquirir brevemente.

Sem dúvida que algumas técnicas de terapia manual tradicionalmente relacionadas com a osteopatia são um complemento bastante útil para a nossa prática clínica. É necessário "filtrarmos" o que nos pode ser útil e aplicá-lo em conjunto com outras técnicas.

mfonseca
09-04-05, 09:35
É necessário "filtrarmos" o que nos pode ser útil e aplicá-lo em conjunto com outras técnicas.

Nem eu o diria melhor! Eu não sou daqueles que aprende uma técnica e depois só passa a utilizá-la na esperança que seja melhor do que a "fisioterapia convencional".
Marco

FtGreg
22-04-05, 13:25
Sou novo por aqui, mas aproveito para deixar a minha experiência. Ouvi dizer, já não me lembro aonde que o clik não é mais do que o rebentamento de bolhas gasosas ou qualquer coisa do género na articulação. Ao nível de experiência profissional apenas costumo "ouvir/sentir" esses cliks aquando de manipulações na coluna vertebral e costelas e não é sempre. Agora que o utente fica muito mais satisfeito quando ouve o estalido não é mentira nenhuma. Dizem sempre, estou melhor, ouviu o estalo?

Interessante é nunca ter ouvido essse clik em manipulações por exemplo da tíbio társica e pé ou da mão entre outras.

Cumps, Gregório

Francisco Neto
22-04-05, 16:10
Sou novo por aqui, mas aproveito para deixar a minha experiência. Ouvi dizer, já não me lembro aonde que o clik não é mais do que o rebentamento de bolhas gasosas ou qualquer coisa do género na articulação.

Esse processo denomina-se cavitação e resulta de uma diminuição da pressão intra-articular. Após ocorrer a cavitação, ocorre um aumento do espaço articular, assim como do gás existente nesse espaço. Esta bolha de gás é descrita como sendo constituída por cerca de 80% de CO2, ou apresentando a densidade do nitrogénio. Esta bolha mantém-se no espaço intra-articular durante cerca de 15 a 30 minutos, ou seja, o tempo que demora a ser reabsorvida pelo fluído sinovial.

Bibiana
04-02-06, 12:37
Por falar em manipulações surgiu-me uma dúvida muito pontual que gostava que algum dos colegas me pudesse esclarecer:confused: ... No tratamento de uma epicondilite está indicada a Manipulação de Mills quando o utente realiza a extensão completa do cotovelo...Correcto?! Para que serve ao certo esta manipulação? Que efeitos concretos traz?

Obrigada:smile:!

pcardoso
06-02-06, 21:25
Manipulações falando sobre isso e o que vocês fisioterapeutas pensam daqueles que vao para o Canadá estudar Quiroprática durante 8 anos e sem uma formação prévia por exemplo em fisioterapia ou até mesmo em medicina.Depois de concluidos estes anos eles sao uns experts nesta área.Cá os Osteopatas formados nesta área e cito de algumas escolas como é o caso do IMT,da Escola Superior de Biologia e Saúde e a do SIMAC saem ao fim de 4 anos e não é com o "click"ou com o "crack" que ganham a vida mas sim com muito estudo e confiança naquilo que fazem porque eles primeiro fazem massagens,alongamentos,PNF e só depois é que manipulam porem os endireitas sem qualquer formação só quando ouvem o tal "crack" é que ficam satisfeitos e esses para mim são como os bruxos e adivinhos.Tambem conheci fisioterapeutas formados pelo Alcoitão que fizeram osteopatia sem terem concluído o curso.Por isso só quem toca na minha coluna são aqueles que eu sei quem devem tocar e não fisioterapeutas e ortopedistas e fisiatras armados em Osteopatas,nem sequer falo nos endireitas do Pinhal Novo.

Fysio
06-02-06, 22:19
Por isso só quem toca na minha coluna são aqueles que eu sei quem devem tocar e não fisioterapeutas e ortopedistas e fisiatras armados em Osteopatas,nem sequer falo nos endireitas do Pinhal Novo.As pessoas mais qualificadas para "tocar" na coluna são mesmo os fisioterapeutas...

Osteopatia está regulamentado?? Eu não vejo osteopatas a trabalhar em hospitais... :rolleyes:

Hélder Abreu
07-02-06, 11:03
A manipulação de Mill está descrita como sendo perigosa quando a extensão completa do cotovelo não pode ser realizada, sendo mesmo contra-indicada na presença de lesão capsular (Manual Ilustrado de Medicina Ortopédica de Cyriax).
Espero ter ajudado.

Cumprimentos.
Hélder Abreu

Bibiana
07-02-06, 19:55
Obrigada, Hélder!!!

Beijinhos!

Hélder Abreu
13-11-07, 17:39
Retomando este tema por vezes polémico, mas sempre de grande interesse, aqui ficam mais uns resumos interessantes:
Comparative study on effects of manipulation treatment and transcutaneous electrical nerve stimulation on patients with cervicogenic headache; (http://www.ncbi.nlm.nih.gov/sites/entrez?Db=pubmed&Cmd=ShowDetailView&TermToSearch=17631795&ordinalpos=23&itool=EntrezSystem2.PEntrez.Pubmed.Pubmed_ResultsP anel.Pubmed_RVDocSum)
Does the adjustment cavitate the targeted joint? An investigation into the location of cavitation sounds; (http://www.ncbi.nlm.nih.gov/sites/entrez?Db=pubmed&Cmd=ShowDetailView&TermToSearch=14970817&ordinalpos=281&itool=EntrezSystem2.PEntrez.Pubmed.Pubmed_ResultsP anel.Pubmed_RVDocSum)
Is cervical spinal manipulation dangerous?; (http://www.ncbi.nlm.nih.gov/sites/entrez?Db=pubmed&Cmd=ShowDetailView&TermToSearch=12532139&ordinalpos=393&itool=EntrezSystem2.PEntrez.Pubmed.Pubmed_ResultsP anel.Pubmed_RVDocSum)

Bruno Campos
14-11-07, 12:14
.............

Miguel Faria
03-09-08, 23:37
As pessoas mais qualificadas para "tocar" na coluna são mesmo os fisioterapeutas...

Osteopatia está regulamentado?? Eu não vejo osteopatas a trabalhar em hospitais... :rolleyes:

Gostaria de informar os mais desinformados que há cursos de Osteopatia que apenas aceitam fisioterapeutas formados! E posso garantir que um Fisioterapeuta formado em Osteopatia tem competências acrescidas quando comparado com outros profissinais!

Ismaelsilva
04-09-08, 00:53
As pessoas mais qualificadas para "tocar" na coluna são mesmo os fisioterapeutas...

Em Portugal ainda não porque como todos sabes somos atrasos em tudo!

No entanto, já existem algumas companhias de seguros que têm convenções com Osteopatas!

Já é um princípio da aceitação da comunidade pelas competências dos ostepopatas!

Abraço!

Miguel Faria
04-09-08, 20:48
Trabalhar nos Hospitais não é garantia de coisa nenhuma! Pessoalmente trabalho num hospital e exerço actividade privada fora deste, e não aceitaria exercer osteopatia no Hospital pelo ordenado que recebo actualmente como fisioterapeuta. Ninguém me paga o dinheiro gasto, as férias perdidas nem as horas de estudo! :evil::evil: Penso que a vantagem se nos formarmos em osteopatia ou outros métodos é podermo-nos afirmar perante o doente e garantir resultados acrescidos!

LMSC
10-09-08, 00:02
Trabalhar nos Hospitais não é garantia de coisa nenhuma! Pessoalmente trabalho num hospital e exerço actividade privada fora deste, e não aceitaria exercer osteopatia no Hospital pelo ordenado que recebo actualmente como fisioterapeuta. Ninguém me paga o dinheiro gasto, as férias perdidas nem as horas de estudo! :evil::evil: Penso que a vantagem se nos formarmos em osteopatia ou outros métodos é podermo-nos afirmar perante o doente e garantir resultados acrescidos!

http://www.fisiozone.com/images/icons/icon1.gif Conferência: Introdução à Osteopatia
Aproveitando o inicio do ano lectivo do Curso de Osteopatia ministrado no Porto pela Escola de Osteopatia de Madrid, realizar-se-á uma conferência dedicada ao estudo da Osteopatia, em simultâneo com o primeiro seminário da turma de 1º ano.

Nesta conferência, realizar-se-á um périplo introdutório à profissão acompanhado por uma sessão prática de estudo da avaliação do ombro doloroso e exemplificação de técnicas Osteopáticas aplicadas.

A INSCRIÇÃO É GRATUITA, aberta a Fisioterapeutas e a alunos do 3º ano do Curso de Fisioterapia. É obrigatória a comprovação de habilitações.

Prelector: Luís Carvalho (coordenador do Curso de Osteopatia em Portugal).

Data de realização: 27 de Setembro de 2008 (Sábado)

Horário: 15:00 - 19:00

Local: Seminário de Vilar - Porto

INSCRIÇÕES: contactar a organização através de osteopatia.pt@gmail.com

trekk
26-08-11, 09:12

Nao esta regulamentada em portugal.Mas vejo fisioterapeutas a tirar comigo o curso de osteopatia e noto que afinal nao sao assim tao sabedores...

joaomoreira
28-08-11, 21:10
Penso que a osteopatia estrutural está hoje em dia na moda..embora em termos conceptuais a osteopatia seja muito diferente da fisioterapia, existem formações(ex:maitland e mulligan)que colmatam com muito menos custos a formação em terapia manual dos fisioterapeutas.