View Full Version : temos de fazer uma manifestação urgentemente!!
Estou muito revoltada com o que se está a passar com a fisioterapia. todos os dias no local de trabalho, onde estou temporáriamente, tenho que explicar aos doentes que estudei 4 anos...e todos ficam admirados....pois confundem-nos com os auxiliares!!é mesmo frustante!!!
E mais frustante é saber que como auxiliar é mais fácil arranjar um contracto e ficar efectiva, do que como fisioterapeuta, que infelizmente, é só a recibos verdes!!!
sinceramente só me apetece ir para a porta do ministério da saúde, para obrigarem a fechar essas escolas que formam pseudo-terapeutas....com conhecimentos básicos e que pôe em causa a credibilidade dos fisioterapeutas.
Outra situação que me deixa chateada é o facto de em algumas clinicas os auxiliares fazerem a electroterapia e massagens, e nós fazermos o resto, será que daqui a algum tempo não somos conhecidos só pela "aquela que nos ensina a ginástica", "estica e encolhe", "aquela que trabalha no ginásio".às vezes pergunto-me se os doentes não pensarão que nós os fisioterapeutas é k somos os auxiliares e eles os fisioterapeutas!!!
Temos de fazer algo urgentemente, uma manifestação, acho que os doentes tem direito de saber quem pode exercer fisioterapia, a exigir que nós andemos identificados....em algumas clinicas os auxiliares usam as nossas fardas!!!!por favor!!!:confused:
Até já me passou pela cabeça fazer uns panfletos a falar da nossa situação e distribuir na rua!!!
Já mandei para o programa grande reportagem da sic, um mail a dizer o que se passava, mas só m responderam a agradecer a sugestão e que qualquer novidade me enviavam um mail, isto a alguns meses, e até agora nada....!!
AnaFrancisco
25-04-07, 10:23
Cris...
Compreendo a tua revolta e no fisiozone ja surgiram as mais diversas sugestões para o manifesto! A verdade é que o melhor é mesmo não baixar os braços!! Continuar a educar os nossos utentes e a população que somos TDT e não auxiliares ou massagistas...e ainda preveni-los (aos doentes) para que nao se deixem enganar porque a sua saude depende disso!
Tens razão Ana, mas infelismente em Portugal só se dá atenção a kem fala mais alto. Só se sabe da situação da fisioterapia kem está no meio. Lá fora o k se sabe é k a Fisioterapia não faz nada, k fisioterapeuta=massagista=esteticista=auxiliar.
Temos de levantar a vos e mostrar a Portugal o k se passa na realidade :confused:
Danny Atlântico
25-04-07, 17:33
E k tal uma sugestão qq prás reportagens do "nós por cá" que dá ao domingo no jornal da SIC? Se calhar esses aceitam + sugestões,e ainda mais se for uma sugestão enviada por várias pessoas...
Ana Margarida
25-04-07, 18:20
Sim!!!Concordo!!Acho q no "nós por cá" deve pegar...podemos também falar das diversas ofertas de emprego q têm saído..tipo ordenados de 550 euros,por ex..q acham?
Saudações:biggrin:
ElsaCabral
25-04-07, 18:26
Acho que nos temos de mexer, quem tem o emprego seguro não se vai mexer para ajudar os que agora estão a começar uma carreira.
No outro dia em conversa com uma colega de alcoitao foi-me dito que ela conhecia inumeras auxiliares de ft que prestavam cuidados domiciliários a doentes que tinham tido um AVC...
Acham isto normal??? Eu não acho... sabem como é que eles se intitulam???
intitulam-se de FISIOTERAPEUTAS... isto é que é grave... e de quem é a culpa??? Sinceramente é nossa... deviamos alertar os doentes de quem nós somos, quais as nossas tarefas e quais as tarefas de um auxiliar...
No sitio onde estou a desempenhar um part-time que não está relacionado directamente com a Fisioterapia, tenho duas colegas Auxiliares de Ft e sabem como é que elas se intitulam às pessoas que procuram o nosso serviço??? EXACTAMENTE... INTITULAM-SE DE FISIOTERAPEUTAS...acho que não preciso dizer mais nada!
Ser auxiliar de fisioterapia não é um cargo vergonhoso, mas cada macaco no seu galho... e o deles, pelo que vejo... está muito perto do nosso... :cry:
Ana Margarida
25-04-07, 19:43
É assim eu neste momento estou a trabalhar,mas n é mto seguro...de qualquer forma,mesmo q o fosse,acho q temos que lutar para que a nossa profissão seja reconhecida ,e isso incliu os auxiliares de FT a fazerem o trabalho que lhes compete e nao o trabalho que deveria ser feito por um fisioterapeuta..:doubt: mas algum dia se viu,por exemplo,um auxiliar de acção médica intitular-se enfermeiro??A sério,nao consigo entender...:confused:
Saudações
ElsaCabral
25-04-07, 20:01
No entanto estas situaçoes acontecem...
Sabe com é que fiquei a saber que eram auxiliares?
Levei o estetoscopio para o meu trabalho pois ia directamente da faculdade e na brincadeira tirei da mala... e disse para as minhas colegas... Que tipo de ruido é este?
Resposta delas... tu usas isto?
Fiquei muito intrigada com a resposta e perguntei, em que faculdade tiraram o curso?
Foi aí que me disseram que eram auxiliares.
No entanto para o patrão do sitio onde trabalhamos, ele acha que tem duas Fisioterapeutas a trabalhar para ele, mais uma estudante de Fisioterapia.
No entanto à frente de toda a gente são Fisioterapeutas... e é isso que me deixa mais :cry:.
axo que o programa "nós por cá", vou já começar a mandar mails a denunciar estas situações!
outra ideia era escrever para o jornal destak e metro que é lido por imensa gente, só que surge um problema!!!se repararem nas últimas páginas do destak aparecem lá vários cursos para auxiliar de fisioterapia, massagista e profissões do género!!
Cada vez que vejo essas páginas fico mesmo triste!:cry:
Eu adoro aquilo que faço e queria muito progredir mais na minha carreira, tirar especializações...mas depois penso em portugal isso não me vai valer de nada!!!só para gastar dinheiro!!!
Enfim temos mesmo que nos organizar para sermos ouvidos!
Se for preciso andar a distribuir panfletos a informar as pessoas da nossa situação...eu estarei lá!!!
Ismaelsilva
25-04-07, 22:34
Eu soube ainda a pouco tempo, que na minha área de trabalho, vai abrir um gabinete, que se intitula por Gabinete de Fisioterapia, em que a responsável e unica pessoa a exercer é uma auxiliar de fisioterapia, que pouco ou nada sabe do assunto!
Quando soube até levei as mãos a cabeça, onde as coisas estão a chegar, mas a verdade é que estas pessoal cobram barato (5 euros a sessão) e assim as pessoas vem de da contentes e muito melhores!lol
Por Favor vamos parar com a ignorancia neste pais!
os enfermeiros por exemplo têm uma ordem que os defende e o sindicato deles mexe-se mesmo muito bem, e conseguem sempre ou quase sempre que a opiniao publica, governo, etc sinta que eles sao essenciais e acabam sempre ou quase por lhes dar o que eles querem. Porque é que não nos unimos como deve ser?e sei la, criar outra associação ou coisa parecida, pois está visto que que a associação e sindicato nada fazem, porque quem está lá dentro já está bem colocado na vida profissional e nao se preocupa muito.
Sinceramente, entristece-me muito isto, eu querer trabalhar e nao haver trabalho ou com o que há, prefiro sinceramente ir limpar escadas,pois não é digno ganhar 5euros à hora a recibos verdes na nossa profissão. Cada vez que venho ao fórum fico com febre e triste. Sinceramente, às vezes até acho que devia bloquear esta página, para não andar triste.:confused:
Pois voltamos á velha conversa da ordem... honestamente gostaria de saber porque a associação não mostra o que anda a fzer em nosso nome, nomeadamente as supostas reuniões que fazem com membros dos parrtidos sobre a criação de uma ordem... Onde estão as actas??? Ou mm provas... Já para não falar do sindicato k esse nada faz. Faz mais o sindicato dos tecnicos de saude que o de fisioterapia... Esta degradação só mm no nosso pais. Continuo a ser da opnião que sem barulho não vamos lá, nem k seja uma manifestação silenciosa por Lx ou Porto para mostrar a degradação do nosso país. Se os outros faze, e são ouvidos, pk nós tb não fazemos. Acreditem, marquem hora e lugar k aparece mta gente...
Nao quero defender ninguem... nem coisa parecida... mas ja alguem pediu provas a APF sobre o que eles andam a fazer? Ja alguem foi la perguntar se eles necessitam de ajuda? Contra mim falo pois eu tambem ainda nao me "interessei" muito pelo trabalho da APF... mas so estou a perguntar...
Nao quero defender ninguem... nem coisa parecida... mas ja alguem pediu provas a APF sobre o que eles andam a fazer? Ja alguem foi la perguntar se eles necessitam de ajuda? Contra mim falo pois eu tambem ainda nao me "interessei" muito pelo trabalho da APF... mas so estou a perguntar...Sim, eu já fui falar com eles e não se mostraram na altura muito interessados na nossa ajuda.
Contudo deixaram o caminho livre para quem quizesse apresentar uma lista concorrente :wink:
o meu irmao é enfermeiro e faz parte do corpo directivo do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses.ele diz-me várias vezes que, por exemplo, qualquer coisa que haja com os enfermeiros, por exemplo, "passarem por cima das funções deles" têm logo o sindicato e a Ordem que os defendem.
Eu acho mesmo que deviamos então passar à prática e sei lá, em vez de escrevermos mais aqui e decidirmos fazer 1manifestação e se passássemos à acção? porque não nos juntamos pessoalmente? marcávamos 1data, falávamos todos uns com os outros e organizávamos umas manifestações e se possivel, até com os outro TDT.
é a minha opinião. vamos fazer alguma coisa urgentemente ou arriscamo-nos a ser ultrapassados pelos aprendizes de feiticeiro (auxiliares)
sílvia félix
16-07-07, 18:33
Estou muito revoltada com o que se está a passar com a fisioterapia. todos os dias no local de trabalho, onde estou temporáriamente, tenho que explicar aos doentes que estudei 4 anos...e todos ficam admirados....pois confundem-nos com os auxiliares!!é mesmo frustante!!!
E mais frustante é saber que como auxiliar é mais fácil arranjar um contracto e ficar efectiva, do que como fisioterapeuta, que infelizmente, é só a recibos verdes!!!
sinceramente só me apetece ir para a porta do ministério da saúde, para obrigarem a fechar essas escolas que formam pseudo-terapeutas....com conhecimentos básicos e que pôe em causa a credibilidade dos fisioterapeutas.
Outra situação que me deixa chateada é o facto de em algumas clinicas os auxiliares fazerem a electroterapia e massagens, e nós fazermos o resto, será que daqui a algum tempo não somos conhecidos só pela "aquela que nos ensina a ginástica", "estica e encolhe", "aquela que trabalha no ginásio".às vezes pergunto-me se os doentes não pensarão que nós os fisioterapeutas é k somos os auxiliares e eles os fisioterapeutas!!!
Temos de fazer algo urgentemente, uma manifestação, acho que os doentes tem direito de saber quem pode exercer fisioterapia, a exigir que nós andemos identificados....em algumas clinicas os auxiliares usam as nossas fardas!!!!por favor!!!:confused:
Até já me passou pela cabeça fazer uns panfletos a falar da nossa situação e distribuir na rua!!!
Já mandei para o programa grande reportagem da sic, um mail a dizer o que se passava, mas só m responderam a agradecer a sugestão e que qualquer novidade me enviavam um mail, isto a alguns meses, e até agora nada....!!
cara colega estou completamente de acordo consigo!temos que fazer rapido urgente!!!eu não tenho trabalho pk as clínicas aqui na região apostam na mão de obra não qualificada...temos que defender a nossa profissão.que seja obrigatorio apresentar a cédula profissional devidamente reconhecida, que tenhamos uma ordem!! não anda ai muitas pessoas a fingir que são médicos pois não nem enfermeiros....pk é k os pseudo-fisios estão de pedra e cal no mercado de trabalho a desempenhar funçoes nossas!!! é uma revolta...e ja la vão 4 anos após a licenciatura e não vejo forma de isto melhorar....
vBulletin v4.1.9, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.