PDA

View Full Version : Manobras de FT respiratória

Ana Margarida
24-04-07, 18:53
Boas a todos!!
Gostaria de vos por uma questão...na realização das manobras de respiratória,alguém usa "tapotamento do tórax"?

Muito obrigada pela atenção!!:wink:

Saudações

Hélder Abreu
24-04-07, 22:57
Sem entrar com evidência científica recordo-me que, apesar de ter sido dada como técnica de tto na faculdade, foi-nos dito que não se deveria usar:confused:
Pessoalmente não costumo tratar doentes do foro respiratório, mas do meu ponto de vista, não usaria essa técnica por achá-la desconfortável, agressiva e até mesmo arriscada para o próprio doente.

Cumprimentos.

Ana Margarida
25-04-07, 15:58
Olá Hélder,

obrigada pela atenção...eu coloquei esta questão,pq eu lido diariamente com utentes desta área e eu não uso essa técnica,aliás na minha formação académica tb nos disseram que n se deveria usar...
Mas o meu principal problema é que a pessoa q esteve a trabalhar no mesmo local antes de mim,usava constantemente essa técnica,e os utentes habituaram-se a ela,e acham que só as "palmadinhas" (como eles dizem) é que funcionam...em alguns casos eu explico o porquê de não usar e justifico as técnicas q uso,e eles entendem,mas noutros casos,sinto mesmo que não têm credibilidade nenhuma no meu trabalho:confused: só coloquei esta questão,para saber se mta gente ainda usa o tal tapotment...:doubt: ~

Saudações:biggrin:

Hélder Abreu
25-04-07, 21:28
Durante o curso, quando nos explicaram a diferença entre o tapotement e a vibração, deram-nos o exemplo do Ketchup :wink:. E realmente ficou-me na cabeça:lol: Se dermos "palmadas" na garrafa de ketchup, o molho sai aos bocados e em menor quantidade do que se se fizer vibrar a mesma garrafa. Pode explicar as coisas desta forma. Para além disso, diga também aos seus doentes os riscos adjacentes ao tapotement. Assim, para além de ficarem a perceber a diferença entre ambas as técnicas, também começarão a ter mais confiança em si:smile:

Ana Margarida
26-04-07, 12:59
Pois...gostei desse exemplo do ketchup...:biggrin: nunca tinha ouvido,mas é mesmo um bom exemplo:wink: eu já lhes expliquei os riscos do tapotement,mas mesmo assim,existem alguns q n vale a pena..enfim..

Mais uma vez obrigada pela atenção:smile:

Saudações

gramendes
27-04-07, 22:52
Olá caros colegas

Já sou velhinha na profissão e a técnica do "Tapotment" fez parte da minha formação de base. Usei-a muitas vezes e por vezes ainda recorro à sua utilização, pois ela pode ser tão ou mais eficaz como a vibração; contudo convém dizer que é necessário sabê-la executar, o que infelizmente se vê poucas vezes. Ela foi muito abandonada, precisamente porque é de difícil execução e a fronteira entre a "palmadinha" ou o "palmadão" é muito ténue. O tapotment bem executado, quer em cadência, quer em intensidade não é prejudicial para o utente, mas o "mau" tapotment" é muito arriscado, daí que a maioria dos profissionais, incuindo as escolas, o tenham abandonado e desaconselhado o seu uso.

Um Abraço

Vitor Azevedo
28-04-07, 19:36
É muito fácil saber responder.

As manobras, quaisquer elas, são baseadas num raciocínio. Não deve não executar uma manobra apenas porque lhe disseram que não o deveria fazer. Procure na literatura as razões pela qual deixou de se fazer, parece-me muito mais sensato. Assim, foge à necessidade de agir como técnico auxiliar que apenas aplica procedimentos encomendados, e sabe os porquês e os porque nãos.

Se necessitar de ajuda neste sentido, da literatura, avise-me.

Ana Margarida
30-04-07, 16:10
Caro Vitor,
eu coloquei a questão relativamente ao tapotment,por uma questão de curiosidade,pois na minha formação académica foi-nos explicado o porquê do não uso desta técnica...de qq forma se tiver bibliografia que me pudesse arranjar,agradecia imenso,visto q tenho um grande interesse na área de Ft respiratória!:wink: De qq forma,de uma maneira geral tenho obtido resultados com as técnicas que me foram ensinadas,mas claro,deve-se sempre ir consultando bibliografia,pois nem sempre se alcançam os objectivos pretendidos..
Muito obrigada pela atenção

Saudações

Alves-Guerreiro
02-05-07, 16:35
[quote=Ana Margarida;11140]
"...eu coloquei a questão relativamente ao tapotment,por uma questão de curiosidade,pois na minha formação académica foi-nos explicado o porquê do não uso desta técnica..."

Olá Ana,

Junto envio alguns artigos onde são passadas em revista técnicas como o "Tapotement/Clapping/Percurssão".

Cumprimentos,
Alves Guerreiro

Carlinha
04-05-07, 22:36
O Concenso sobre Fisioterapia Respiratória (Lyon) desaconselha a utilização desta técnica por não ter respaldo científico.

gramendes
05-05-07, 23:17
Olá
"respaldo cientifico"????.... Que eu saiba a maioria das nossas técnicas, sobretudo as que derivam da terapia manual também não têm esse "respaldo cientifíco". Comparativamente, as técnicas de "claping" estão um pouco mais bem essentes em termos de experimentação científica e o facto de Lion não a aconselhar, muitos outros dizem o oposto e com as mesmas bases cientifícas. Não pretendo defender esta técnica, uma vez que eu raramente a utilizo e também porque não estou a trabalhar em respiratória; apenas quero-vos chamar atenção para o facto de ser o nosso apetrecho, a nossa capacidade de avaliação e de observação que deverão sempre ditar a melhor forma de agir. Muitas vezes estamos bem apetrechados cientificamente e falhamos redondamente na aplicação prática, outras há, em que acontece o oposto.
Um Abraço
Graça M.

Keiladeangeli
11-08-07, 02:34
Ola Ana,
Penso o seguinte, a tapotagem tem o seu lugar na fisioterapia respiratoria, por exemplo, um paciente obeso, entubado, entregue a ventilação mecanica, a tapotagem entra para ajudar a soltar a secreção , pois pela vibração por paciente ser obeso, provavelmente vc nao conseguira soltar a secreção e leva-lo para os bronqquios principais so com a vibração , ai que entra a tapotagem. Ja um paciente muito magro, sem driver respiratorio, a vibração tem que ser aplicada, e a tapotagem nao, pois ele nao tem a parte com gordura para diminuir a força da tapotagem e nao causar uma destruição dos alveolos(o que eu acho uma exagero de certos autores).
Abraços keila:razz:

Carlinha
18-08-07, 11:07
[quote=gramendes;11156]Olá
"respaldo cientifico"????....

ok, Gramendes!
Substitui então por "Fisioterapia baseada em Evidências".
Posso ter me expressado mal, só quis mencionar o facto que as técnicas actuais tem muito mais pesquisas e evidencias do que as anteriormente usadas.
Como diz a colega Kelly, tudo bem que tapotagem e vibração já tiveram o seu lugar na história, mas o que não entra na minha cabeça é como vibrar ou tapotar um tórax (seja o mesmo obeso ou magro) e fazer com que tantos hertz possam atravessar tanta impedância (pele, gordura, músculos, costelas, pleuras e interstício) e chegar até o epitélio brônquico e ser capaz de proporcionar uma onda que promova a limpeza das vias aéreas.
E ainda assim acho contra indicado pelo motivo do batimento cadenciado dos cílios!!! Talvez em sindromas como Situs Inversus, em outras acho muito difícil.
Só acredito vendo.
Já trabalhei 2 anos com Fibrose Quística e NÃO vi tal efeito benigno da vibração e tapotagem nos Utentes. E nem com a tal da Drenagem autogénica.
Entende Gramendes o porquê agora do meu pensar em respaldo científico (Fisioterapia baseada em Evidências)?

velho25
06-02-09, 00:41
Ola...olha eu ja usei e da resultados em relação as V.A. proximais...para alem disso e sobretudo nas crianças provoca a tosse, que, pra certos objectivos de trtamento pode ser util...para alem dixu, e s for bem aplicada não aleija o paciente...alias até há pacientes que gostam.
Espero ter ajudado...Abraço

gramendes
06-02-09, 10:15
Olá Carlinha

"respaldo cientifíco" é diferente de "baseado em evidência cientifíca" ou de "comprovado cientificamente".
Ele refere-se sobretudo com uma conotação hipotética e teórica, pouco susceptível de experimentação. Daí os meus "????". Por outro lado, o facto de existir a necessidade de "concesos" ao nível da recuperação, surge devido á dificuldade da "prova cientifíca".
Pessoalmente tento manter a mente aberta, recolho informação e quando chego á prática, uso o que tenho. Se há resultado para o paciente, pois acho que foi "um bom uso", se ele não foi particularmente eficaz,... vou tentar perceber onde está a falha. A nossa capacidade de avaliação/programação e intervenção é a nossa melhor ferramenta. E tal como todos, uma vezes acerto outras erro. O erro e o sucesso estão de mãos dadas neste processo. Os "concesos" tentam minorar os "erros", mas alguns anos depois até se poderá verificar que eles foram o principal "erro". Em ciência, isto é inevitável.

Obrigado

exhale
06-02-09, 11:59
Olá Carlinha

"respaldo cientifíco" é diferente de "baseado em evidência cientifíca" ou de "comprovado cientificamente".
Ele refere-se sobretudo com uma conotação hipotética e teórica, pouco susceptível de experimentação. Daí os meus "????". Por outro lado, o facto de existir a necessidade de "concesos" ao nível da recuperação, surge devido á dificuldade da "prova cientifíca".
Pessoalmente tento manter a mente aberta, recolho informação e quando chego á prática, uso o que tenho. Se há resultado para o paciente, pois acho que foi "um bom uso", se ele não foi particularmente eficaz,... vou tentar perceber onde está a falha. A nossa capacidade de avaliação/programação e intervenção é a nossa melhor ferramenta. E tal como todos, uma vezes acerto outras erro. O erro e o sucesso estão de mãos dadas neste processo. Os "concesos" tentam minorar os "erros", mas alguns anos depois até se poderá verificar que eles foram o principal "erro". Em ciência, isto é inevitável.

Obrigado

Bem... isto roça quase numa discussão ética, e aí tenho que lembrar que prevalece o "do no harm"....

Percussão, vibração, drenagem já todos vimos fazer ou até experimentamos, mas já nos perguntamos porquê? ou quais os efeitos? Recordo que ao falar na Fisioterapia Respiratória a aplicação de técnicas pode ter efeitos que são bem mais profundos do que o resto da Fisioterapia.
No meu caso, se não me importo de arriscar uma técnica mal fundamentada cientificamente digamos num ombro "congelado" já tenho as minhas dúvidas em aplicar uma técnica mal fundamentada num DPOC. É que se na primeira o resultado do erro se traduz em maior ou menor ganho de amplitude com o consequente impacto na QuOL, a segunda pode implicar riscos de vida para o utente!

Pode-se falar dos consensos, ou da falta de prova cientifica... mas o que é verdade é que a que já foi produzida até à data desaconselha o uso dessas técnicas e mais do que isso, prova que há técnicas bem mais eficazes do que as mencionadas.
Na minha própria experiência nunca vi, nem nunca precisei dessas técnicas para ter resultados com os meus pacientes. Haverá excepções, a Carlinha já mencionou aqui uma, mas num caso extremo onde os riscos potenciais de aplicar uma técnica não eram relevantes já que a paciente não beneficiava de mais nada (ainda assim eu tinha experimentado primeiro o cough assist :wink:)

Percussão e vibração? já experimentaram? Claro que sim! Seguindo o Raciocínio do Gramendes: Porque não?
e já se detiveram a pensar nas consequências sobre o refluxo gastroesofágico, na pressão atrial, nos problemas de condução, na estimulação vagal, no broncospasmo, na rutura de capilares, no equilibrio hemodinâmico, na SpO2 ou porque não na SpCO2 para aqueles DPOC's de fim de linha ou restritivos em hipoventilação? é que isso é grave e está parcialmente estudado...

Drenagem Postural idem aspas.

Já para não falar, do que a Carlinha mencionou e eu reforço. Aquilo que se conhece da fisiologia pulmonar contraria (em abstracto) o uso dessas técnicas.

Assim sendo e voltando ao "do no harm" se tiverem que usar essas técnicas, sabendo o que se sabe na actualidade, os riscos não superam em larga medida os benefícios?

É que já estou fartinho de ver verdadeiros atentados contra a saúde das pessoas feitos por colegas meus... ou porque não sabem, ou não querem saber, ou porque experimentam com demasiada leveza algumas técnicas de que apenas ouviram falar.

Já vai longo. Abraço

M.A.
07-02-09, 00:13
"Drenagem Postural Idem Aspas"???? :confused:Vamos a ter calma e ponderar bem o que se diz! Sim... já sei que está ultrapassada e blá blá blá! Mas então aviso que é tão errado abraçarmos cagamente as "novas técnicas" como não largar as "antigas". Trabalho em UCI, com doentes ventilados e monitorizados e que fazem Rx todos os dias. Posso dizer que em casos de pneumonia unilateral, comprovada por auscultação e Rx, o recurso à drenagem postural melhora significativamente a imagem radiográfica e a auscultação em doentes ventilados e em apenas 1 dia. Contra factos não há argumentos. Claro que posso acabar esta minha intervenção afirmando que apenas utilizo a drenagem postural em casos pontuais e em doentes ventilados.

Abraço! :confused:

exhale
07-02-09, 02:14
"Drenagem Postural Idem Aspas"???? :confused:Vamos a ter calma e ponderar bem o que se diz! Sim... já sei que está ultrapassada e blá blá blá! Mas então aviso que é tão errado abraçarmos cagamente as "novas técnicas" como não largar as "antigas". Trabalho em UCI, com doentes ventilados e monitorizados e que fazem Rx todos os dias. Posso dizer que em casos de pneumonia unilateral, comprovada por auscultação e Rx, o recurso à drenagem postural melhora significativamente a imagem radiográfica e a auscultação em doentes ventilados e em apenas 1 dia. Contra factos não há argumentos. Claro que posso acabar esta minha intervenção afirmando que apenas utilizo a drenagem postural em casos pontuais e em doentes ventilados.

Abraço! :confused:

Tb trabalho em UCI, com doentes ventilados monitorizados e blablabla.
Para além dos posicionamentos normais, não os utilizo como modalidade para drenar secreções.

Antes de mais, em que modalidade os coloca em "postura de drenagem" em VC ou PC?

Não percebo a associação que faz entre a drenagem postural e a melhoria da imagem radiológica e da auscultação... é que me lembro de várias acções concomitantes que podem decorrer do posicionamento do paciente em determinada postura que têm mais a ver com alterações de volumes estáticos e dinâmicos e biomecânica diafragmática do que com a ideia de que "uma postura a favor da gravidade faz as secreções se deslocarem por acção dessa força em direcção às vias aéreas proximais" porque é disso que se trata na "drenagem postural".

Atenção, eu utilizo o posicionamento corporal na minha intervenção na UCI, não para drenagem postural como é entendida na definição que mencionei mas para optimizar a minha intervenção. Se tiver um Evita XL como eu tenho, observe a curva que este faz em PA quando coloca o paciente em Dec. dorsal ou Dec lateral...

O posicionamento corporal do utente é fundamental em certas manobras. Não porque esteja directamente ligado à "drenagem postural" mas porque implica alterações significativas em termos ventilatórios.

Do mesmo modo tenho dificuldade em aceitar o seu raciocinio pelo seguinte. Tenho a certeza absoluta de que quando coloca o seu paciente na "drenagem postural" não lhe faz apenas isso, faz-lhe outras coisas... então como atribui a melhoria apenas a essa técnica?

Ainda durante o meu curso estudei o impacto que tinha a modificação da posição corporal na efectividade das TEF, através da medição da MEP e do PEF... não é que o estudo seja uma maravilha em termos cientificos, mas deu para ver diferenças acentuadas entre posições corporais que podem ser a chave para o sucesso e insucesso da técnica. Há na literatura evidência bem melhor e que baste para me provar que a posição corporal tem efeitos bem interessantes... mas poucos ou nenhuns que o definam como técnica boa para eliminar secreções...

Mas ainda assim não sou "taliban" se nada resultar até ponho os meus doentes a fazer o pino para drenar :biggrin:

Abraço!

M.A.
08-02-09, 22:24
Entendo o seu ponto de vista e talvez não seja assim tão afastado do meu. Drenagem postural, posicionamento corporal, EDIC... não ponho em causa o nome. No meu post anterior referi-me a uma situação muito concreta: doente ventiilado, opacificação pulmonar unilateral no Rx, sons ventilatórios muito diminuidos no pulmão afectado na auscultação. Neste caso (por ex. pulmão esq.), posicionando o doente em dec. lateral direito e em declive obteve-se melhorias na sat. O2, melhoria da imagem radiográfica e auscultação. Quero ressaltar que nem sempre se aplicam técnicas de "cinesiterapia respiratória" para além do posicionamento e que as melhorias ocorrem em 24 horas em doentes com os achados clínicos mencionados por vezes durante dias.

Abraço!

CatiaFisioo
08-02-09, 23:42
Olá a todos!

Concordo a 100% com o colega exhale. Sugiro a leitura de "Recent Advances in Physiotherapy" nomeadamente o capítulo "Coordinated Management of a Patient in ICU with Cardiorespiratory Failure", onde a questão dos posicionamentos e seus efeitos é abordada de uma forma bastante interessante.

Fica a sugestão. :wink:

Abraços

rabeloklein
19-03-09, 20:28
olá,

Além da vibrações, compressões existem outras técnicas de desobstrução, que podem ser usadas em conjuto ou separadamente.

Procure nos bancos de dados: como palavras chave ( desobstrução, técnicas, posicionamento).

Você vai achar coisas interessantes...

guikamphorst
14-09-09, 02:30
Na verdade, a tecnica funciona, porem temos que ter um certo cuidado, temos varias evidencias em que a tecnica funciona muito bem, na argentina inclusive se utiliza muito essa tecnica, porem devemos cuidar para nao aplica-la ou aplica-la com cuidado em pacientes com broncoespasmo, e tambem o porque da não utilizacao desta tecnica é que ela nao respeita a fisiologia da respiração ou seja voce faz a tecnica continuamente durante a inspiracao e a expiracao diferente de outras tecnicas ^^