FisioZone - Fisioterapia e Reabilitação  

Voltar   FisioZone - Fisioterapia e Reabilitação > Reabilitação > Cardiorespiratória
Renovar Página Manobras de FT respiratória
Registar FAQ Membros Calendário Procurar Mensagens de Hoje Assinalar Foruns como Lidos

Resposta

LinkBack Opções Display
Antigo 24-04-07, 18:53   #1 (permalink)
Ana Margarida
Fisioterapeuta

Registo: Jun 2006
Icon5 Manobras de FT respiratória

Boas a todos!!
Gostaria de vos por uma questão...na realização das manobras de respiratória,alguém usa "tapotamento do tórax"?

Muito obrigada pela atenção!!

Saudações
Antigo 24-04-07, 22:57   #2 (permalink)
Hélder Abreu
Administrador

Registo: Nov 2005
Default Re: Manobras de FT respiratória

Sem entrar com evidência científica recordo-me que, apesar de ter sido dada como técnica de tto na faculdade, foi-nos dito que não se deveria usar
Pessoalmente não costumo tratar doentes do foro respiratório, mas do meu ponto de vista, não usaria essa técnica por achá-la desconfortável, agressiva e até mesmo arriscada para o próprio doente.

Cumprimentos.
Hélder Abreu está offline   Responder com citação
Antigo 25-04-07, 15:58   #3 (permalink)
Ana Margarida
Fisioterapeuta

Olá Hélder,

obrigada pela atenção...eu coloquei esta questão,pq eu lido diariamente com utentes desta área e eu não uso essa técnica,aliás na minha formação académica tb nos disseram que n se deveria usar...
Mas o meu principal problema é que a pessoa q esteve a trabalhar no mesmo local antes de mim,usava constantemente essa técnica,e os utentes habituaram-se a ela,e acham que só as "palmadinhas" (como eles dizem) é que funcionam...em alguns casos eu explico o porquê de não usar e justifico as técnicas q uso,e eles entendem,mas noutros casos,sinto mesmo que não têm credibilidade nenhuma no meu trabalho só coloquei esta questão,para saber se mta gente ainda usa o tal tapotment... ~

Saudações
Antigo 25-04-07, 21:28   #4 (permalink)
Hélder Abreu
Administrador

Registo: Nov 2005

Durante o curso, quando nos explicaram a diferença entre o tapotement e a vibração, deram-nos o exemplo do Ketchup . E realmente ficou-me na cabeça Se dermos "palmadas" na garrafa de ketchup, o molho sai aos bocados e em menor quantidade do que se se fizer vibrar a mesma garrafa. Pode explicar as coisas desta forma. Para além disso, diga também aos seus doentes os riscos adjacentes ao tapotement. Assim, para além de ficarem a perceber a diferença entre ambas as técnicas, também começarão a ter mais confiança em si
Hélder Abreu está offline   Responder com citação
Antigo 26-04-07, 12:59   #5 (permalink)
Ana Margarida
Fisioterapeuta

Pois...gostei desse exemplo do ketchup... nunca tinha ouvido,mas é mesmo um bom exemplo eu já lhes expliquei os riscos do tapotement,mas mesmo assim,existem alguns q n vale a pena..enfim..

Mais uma vez obrigada pela atenção

Saudações
Antigo 27-04-07, 22:52   #6 (permalink)
gramendes
Fisioterapeuta

Registo: Apr 2006
Icon6 Re: Manobras de FT respiratória

Olá caros colegas

Já sou velhinha na profissão e a técnica do "Tapotment" fez parte da minha formação de base. Usei-a muitas vezes e por vezes ainda recorro à sua utilização, pois ela pode ser tão ou mais eficaz como a vibração; contudo convém dizer que é necessário sabê-la executar, o que infelizmente se vê poucas vezes. Ela foi muito abandonada, precisamente porque é de difícil execução e a fronteira entre a "palmadinha" ou o "palmadão" é muito ténue. O tapotment bem executado, quer em cadência, quer em intensidade não é prejudicial para o utente, mas o "mau" tapotment" é muito arriscado, daí que a maioria dos profissionais, incuindo as escolas, o tenham abandonado e desaconselhado o seu uso.

Um Abraço
gramendes está offline   Responder com citação
Antigo 28-04-07, 19:36   #7 (permalink)
Vitor Azevedo
Moderador

Registo: Oct 2004
Enviar Mensagem via MSN para Vitor Azevedo

É muito fácil saber responder.

As manobras, quaisquer elas, são baseadas num raciocínio. Não deve não executar uma manobra apenas porque lhe disseram que não o deveria fazer. Procure na literatura as razões pela qual deixou de se fazer, parece-me muito mais sensato. Assim, foge à necessidade de agir como técnico auxiliar que apenas aplica procedimentos encomendados, e sabe os porquês e os porque nãos.

Se necessitar de ajuda neste sentido, da literatura, avise-me.

Vitor Hugo Azevedo
Vitor Azevedo está offline   Responder com citação
Antigo 30-04-07, 16:10   #8 (permalink)
Ana Margarida
Fisioterapeuta

Caro Vitor,
eu coloquei a questão relativamente ao tapotment,por uma questão de curiosidade,pois na minha formação académica foi-nos explicado o porquê do não uso desta técnica...de qq forma se tiver bibliografia que me pudesse arranjar,agradecia imenso,visto q tenho um grande interesse na área de Ft respiratória! De qq forma,de uma maneira geral tenho obtido resultados com as técnicas que me foram ensinadas,mas claro,deve-se sempre ir consultando bibliografia,pois nem sempre se alcançam os objectivos pretendidos..
Muito obrigada pela atenção

Saudações
Antigo 02-05-07, 16:35   #9 (permalink)
Alves-Guerreiro
Fisioterapeuta

Registo: Mar 2005

[quote=Ana Margarida;11140]
"...eu coloquei a questão relativamente ao tapotment,por uma questão de curiosidade,pois na minha formação académica foi-nos explicado o porquê do não uso desta técnica..."

Olá Ana,

Junto envio alguns artigos onde são passadas em revista técnicas como o "Tapotement/Clapping/Percurssão".

Cumprimentos,
Alves Guerreiro

Última edição de Alves-Guerreiro : 12-05-07 às 09:54.
Alves-Guerreiro está offline   Responder com citação
Antigo 04-05-07, 22:36   #10 (permalink)
Carlinha
Moderador

Registo: Nov 2004
Enviar Mensagem via MSN para Carlinha

O Concenso sobre Fisioterapia Respiratória (Lyon) desaconselha a utilização desta técnica por não ter respaldo científico.
Carlinha está offline   Responder com citação
Resposta

« Anterior | Seguinte »

Opções
Display

Regras