![]() |
| |||||||
![]() |
| | LinkBack | Opções | Display |
| | #1 (permalink) |
| Fisioterapeuta Registo: Jun 2006 Localização: Viseu
| Boas a todos!! Gostaria de vos por uma questão...na realização das manobras de respiratória,alguém usa "tapotamento do tórax"? Muito obrigada pela atenção!! Saudações
__________________ Ana Margarida |
| | |
| | #2 (permalink) |
| Administrador Registo: Nov 2005 Localização: V.N.Famalicão
| Sem entrar com evidência científica recordo-me que, apesar de ter sido dada como técnica de tto na faculdade, foi-nos dito que não se deveria usar Pessoalmente não costumo tratar doentes do foro respiratório, mas do meu ponto de vista, não usaria essa técnica por achá-la desconfortável, agressiva e até mesmo arriscada para o próprio doente. Cumprimentos. |
| | |
| | #3 (permalink) |
| Olá Hélder, obrigada pela atenção...eu coloquei esta questão,pq eu lido diariamente com utentes desta área e eu não uso essa técnica,aliás na minha formação académica tb nos disseram que n se deveria usar... Mas o meu principal problema é que a pessoa q esteve a trabalhar no mesmo local antes de mim,usava constantemente essa técnica,e os utentes habituaram-se a ela,e acham que só as "palmadinhas" (como eles dizem) é que funcionam...em alguns casos eu explico o porquê de não usar e justifico as técnicas q uso,e eles entendem,mas noutros casos,sinto mesmo que não têm credibilidade nenhuma no meu trabalho só coloquei esta questão,para saber se mta gente ainda usa o tal tapotment... ~Saudações ![]()
| | |
| | #4 (permalink) |
| Administrador Registo: Nov 2005 Localização: V.N.Famalicão
| Durante o curso, quando nos explicaram a diferença entre o tapotement e a vibração, deram-nos o exemplo do Ketchup . E realmente ficou-me na cabeça Se dermos "palmadas" na garrafa de ketchup, o molho sai aos bocados e em menor quantidade do que se se fizer vibrar a mesma garrafa. Pode explicar as coisas desta forma. Para além disso, diga também aos seus doentes os riscos adjacentes ao tapotement. Assim, para além de ficarem a perceber a diferença entre ambas as técnicas, também começarão a ter mais confiança em si![]() |
| | |
| | #5 (permalink) |
| Pois...gostei desse exemplo do ketchup... nunca tinha ouvido,mas é mesmo um bom exemplo eu já lhes expliquei os riscos do tapotement,mas mesmo assim,existem alguns q n vale a pena..enfim..Mais uma vez obrigada pela atenção Saudações
| | |
| | #6 (permalink) |
| Fisioterapeuta Registo: Apr 2006 Localização: cascais
| Olá caros colegas Já sou velhinha na profissão e a técnica do "Tapotment" fez parte da minha formação de base. Usei-a muitas vezes e por vezes ainda recorro à sua utilização, pois ela pode ser tão ou mais eficaz como a vibração; contudo convém dizer que é necessário sabê-la executar, o que infelizmente se vê poucas vezes. Ela foi muito abandonada, precisamente porque é de difícil execução e a fronteira entre a "palmadinha" ou o "palmadão" é muito ténue. O tapotment bem executado, quer em cadência, quer em intensidade não é prejudicial para o utente, mas o "mau" tapotment" é muito arriscado, daí que a maioria dos profissionais, incuindo as escolas, o tenham abandonado e desaconselhado o seu uso. Um Abraço |
| | |
| | #7 (permalink) |
| Moderador | É muito fácil saber responder. As manobras, quaisquer elas, são baseadas num raciocínio. Não deve não executar uma manobra apenas porque lhe disseram que não o deveria fazer. Procure na literatura as razões pela qual deixou de se fazer, parece-me muito mais sensato. Assim, foge à necessidade de agir como técnico auxiliar que apenas aplica procedimentos encomendados, e sabe os porquês e os porque nãos. Se necessitar de ajuda neste sentido, da literatura, avise-me.
__________________ Saudações Fisioterapêuticas, Vitor Hugo Azevedo |
| | |
| | #8 (permalink) |
| Caro Vitor, eu coloquei a questão relativamente ao tapotment,por uma questão de curiosidade,pois na minha formação académica foi-nos explicado o porquê do não uso desta técnica...de qq forma se tiver bibliografia que me pudesse arranjar,agradecia imenso,visto q tenho um grande interesse na área de Ft respiratória! De qq forma,de uma maneira geral tenho obtido resultados com as técnicas que me foram ensinadas,mas claro,deve-se sempre ir consultando bibliografia,pois nem sempre se alcançam os objectivos pretendidos..Muito obrigada pela atenção Saudações
| | |
| | #9 (permalink) |
| Fisioterapeuta Registo: Mar 2005 Localização: Almada
| [quote=Ana Margarida;11140] "...eu coloquei a questão relativamente ao tapotment,por uma questão de curiosidade,pois na minha formação académica foi-nos explicado o porquê do não uso desta técnica..." Olá Ana, Junto envio alguns artigos onde são passadas em revista técnicas como o "Tapotement/Clapping/Percurssão". Cumprimentos, Alves Guerreiro Última edição de Alves-Guerreiro : 12-05-07 às 09:54. |
| | |