View Full Version : O aspecto é importante?
Caros colegas,
Veio à baila o tema da aparência física na obtenção de emprego na área da fisioterapia... portanto eu decidi abrir um tópico para se discutir isso.
Qual é a importância da apareência física na obtenção de um emprego na área da fisioterapia?
Será que pessoas com melhor aparência são melhores terapeutas? :rolleyes:
Caros colegas,
Veio à baila o tema da aparência física na obtenção de emprego na área da fisioterapia... portanto eu decidi abrir um tópico para se discutir isso.
Qual é a importância da apareência física na obtenção de um emprego na área da fisioterapia?
Será que pessoas com melhor aparência são melhores terapeutas? :rolleyes:
Aqui temos várias perguntas. Se considerarmos algumas propostas de emprego para massagens como "Fisioterapia", aí sim, acredito que a aparência tenha algum peso. Também acredito que uma entidade empregadora, na dúvida perante dois currículos semelhantes, escolha a opção mais aprazível ao olhar. Hoje em dia a imagem vende muito.
Quando á última questão. Sem dúvida alguma negativa. Cada vez mais acho que um bom Fisiotepeuta está dentro da pessoa, independentemente da escola, cursos, anos, etc...
Abraço
Será que pessoas com melhor aparência são melhores terapeutas?Fportela, ao fazer esta questão eu estava mais a pensar no paciente do que no terapeuta em si... numa linguagem simples é o seguinte, um paciente será que fica melhor mais depressa se for tratado por um(a) terapeuta atraente? :cool:
Estou a brincar... mas acho que dáva uma boa monografia...
Hélder Abreu
20-04-07, 08:56
mas acho que dáva uma boa monografia...
Uma boa monografia e também polémica, sem dúvida!:wink:
Fportela, ao fazer esta questão eu estava mais a pensar no paciente do que no terapeuta em si... numa linguagem simples é o seguinte, um paciente será que fica melhor mais depressa se for tratado por um(a) terapeuta atraente? :cool:
Estou a brincar... mas acho que dáva uma boa monografia...
Eu acho que nesse caso, o paciente nunca mais QUER melhorar!
Nada como ser bruto e feio para curar as gentes e... zero recaídas.
Hélder Abreu
20-04-07, 13:03
Nada como ser bruto e feio para curar as gentes e... zero recaídas.
E ainda levar umas boas massas no fim!:wink::badgrin:
Eu acho que é importante ser bom naquilo que se faz, ser empatico e responsavel para que os pacientes confiem em nós...A aparencia pode ser, à primeira impressao, uma forma de comunicação não verbal... No entanto, para mim,enquanto profissionais, devemos ter cuidado na apresentação mas refiro-me à farda e postura profissional e não à beleza física, que é, e sempre será, muito discutivel quanto a gostos individuais...
Penso que além do aspecto com que cada um nasce, é mais importante a forma como se valoriza a si mesmo.
Parece-me que para um paciente será muito importante ser tratado por alguém que gosta daquilo que faz e que se sente bem dentro da sua pele. Isto sim, vai transmitir-lhe uma sensação de segurança ainda que não esteja a obter melhoras imediatas- é tudo uma questão de confiança.
Dentro do mesmo raciocínio, parece-me que a qualidade do toque tem aqui um papel fundamental.
Sem dúvida, o toque será um dos principais factores, talvez ate mesmo o principal factor...
Jose Rocha
23-04-07, 17:18
Sem dúvida, o toque será um dos principais factores, talvez ate mesmo o principal factor...
Acho que este problema se pôe para juntar o ùtil ao agradável com a quantidade de oferta que há de Fisioterapeutas, não me admiro que haverá clinicas, instituições que se deêm ao luxo de preferir.
Danny Atlântico
23-04-07, 18:13
Acho que este problema se pôe para juntar o ùtil ao agradável com a quantidade de oferta que há de Fisioterapeutas, não me admiro que haverá clinicas, instituições que se deêm ao luxo de preferir.
Já vi algumas propostas de emprego em que pediam uma foto do candidato e uma vez fui a um desses sitios entregar o meu curriculo em mãos para tentar perceber o porquê de pedirem foto no curriculo. O que se passava nesse caso era que essa clínica se situa numa das consideradas "zonas IN" de Lisboa, dakelas onde vão as "tias" e os "tios" e quando lá entrei, pensei que estava a entrar em alguma agência de modelos. Sem dúvida que o aspecto fisico hoje em dia conta, também, temos que ter em conta que o nosso bom aspecto promove bastante uma boa primeira impressão dos utentes/clientes em relação a nós. Para quem se está a "lançar" no mercado de trabalho, tudo conta. Só para quem tem uma reputação já construída é que já não se repara tanto no aspecto fisico, a meu ver. A esses o utente/cliente já procura pela fama. Agora quem não tem fama, tem que ter todas as armas disponíveis para a alcançar...
Hélder Abreu
23-04-07, 18:55
A aparência pode contar quando os conhecimentos são baixos/médios ou quando existem outros interesses em jogo, como no caso da clínica que o colega Danny referiu. No entanto, a partir do momento que um profissional prova o seu valor e capacidade de solucionar problemas, os pacientes deixam de dar tanto relevo ao aspecto físico passando mesmo a ter admiração pelo mesmo.
fisioluismatos
01-10-08, 22:13
100% de acordo... :D
Ana Borges
15-10-09, 12:02
Olá. Pois, infelizmente, no nosso pais, e nesta área, é importante ter uma boa aparência! Mas felizmente, nem todos os estabelecimentos seguem as mesmas regras, e existem aqueles que simpatizam com alguem menos interessante e no final o resultado até é bom. Cada vez mais tenho a certeza de que as pessoas não se veem pelo seu exterior, porque, o que adianta ser bonita, atraente, vistosa e o cerebro ser do tamanho de uma ervilha? Tipo "lamparinas do juizo apagadas?" :) Em fim vamos lá entender este mundo!
Um abraço.
vBulletin v4.1.9, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.