![]() |
| |||||||
![]() |
| | LinkBack | Opções | Display |
| | #1 (permalink) |
| Membro FisioZone ![]() Registo: Apr 2007 Localização: Porto
| Boa tarde, Desde já quero dar os parabéns aos responsáveis pela construção e manutenção deste fórum, respeitante a uma temática pouco abordada na "Internet portuguesa". Agora vou falar do que me levou a vir aqui procurar a vossa ajuda e experiência na área da Fisioterapia Desportiva. Tenho 19 anos, sou praticamente federado de futebol há 11. Nunca tive nenhum tipo de lesão muscular grave, apenas algumas lesões traumáticas sem muita importância. O máximo de tempo que estive parado devido a lesão tinham sido 2 semanas, tinham... até há 6 semanas atrás. Há pouco mais de dois meses (meio da época), durante exercícios de corrida (sprints) no fim de um treino físico normal, senti um pequeno problema muscular na coxa esquerda, parecia que tinha uma pequena parte do músculo "preso", uma espécie da chamada "breca" (penso que o nome técnico seja mialgia de esforço... peço desculpa se assim não for) mas contínua... como tal problema não me incomodava a ponto de ter de abandonar o treino, continuei com os exercícios. No entanto, após um dos sprints seguintes, senti nova dor na área afectada, mas desta vez com uma intensidade maior. Senti como se o músculo desse um pequeno salto. O meu treinador aconselhou-me imediatamente a terminar o treino e a só aparecer aos treinos 1 semana depois. Foi o que eu fiz. Pelo que um fisioterapeuta me disse depois tinha tido a minha primeira micro-rotura. Não tive qualquer problema em andar, apenas não conseguía correr Na semana seguinte, de regresso aos treinos e já só a sentir uma ligeira picadela na coxa, joguei no Domingo durante os 90 minutos sem qualquer tipo de problema em especial, a não ser nos últimos minutos do encontro em que ao tentar arrancar para mais um sprint defensivo, senti a coxa a fraquejar e não forcei (já estávamos a ganhar por muitos :D). No jogo da jornada seguinte, que foi mais exigente a nível físico, não senti qualquer tipo de problema, a não ser, mais uma vez, nos últimos minutos. Mas desta vez a situação foi grave. Após ter ganho um sprint, quando já estava a abrandar, senti uma dor extremamente forte na coxa esquerda (quase como se me tivessem dado um pontapé), e senti também o músculo a "dar um salto" bem grande. Percebi logo que tinha um tipo de lesão muito diferente das que tinha tido até então. Saí imediatamente e fiz gelo durante cerca de 20 minutos. Durante essa altura pensei que não iria jogar pelo menos durante as próximas 2 ou 3 semanas. Tinha imensas dificuldades em andar. Dois dias depois da lesão, fui a um fisioterapeuta perto da minha área de residência. O diagnóstico deste foi: Rotura muscular total e Fibrose (confesso que não fazia a mínima ideia do que era). Comecei logo os tratamentos com impulsos eléctricos, calor e ultra-sons, 2 vezes por semana. O fisioterapeuta disse que iria ficar parado +/- 3 semanas. Durante essas 3 semanas compareci sempre aos tratamentos (os dois últimos já com massagens também). Apesar de continuar a sentir dores (menos intensas) voltei a ir aos treinos, fiz dois treinos só de corrida lenta, e no terceiro fiz corrida lenta e no final remates à baliza (para ver até que ponto estava recuperado), no final desses exercícios, num remate à meia-volta, ressenti-me da lesão. Desde essa altura para cá, nunca mais fui a nenhum treino, nem voltei às sessões de fisioterapia. Já passaram 2 semanas, 6 desde a rotura total e cerca de 2 meses e meio desde a primeira micro-rotura. Agora ando perfeitamente, já jogo futebol na brincadeira, cá em casa, com o meu irmão de 10 anos, mas sempre controlando o esforço. De vez em quando ainda sinto uma picadela na coxa, mas o principal problema é que sinto o músculo muito estranho e em alguns alongamentos sinto que se forçar mais um bocado a lesão reaparece em toda a força. Vou marcar uma consulta em Fisiatria para ver se realmente estou apto para voltar a competir, talvez fazer algum tipo de exames ou isso. Provavelmente esta Terça vou voltar aos treinos com moderação. Gostaria de saber o que acham sobre esta situação. Eu quero muito voltar a jogar, mas aceitaria sem problemas ter de parar durante mais tempo se tiver mesmo de ser. Agora, na situação em que me encontro, não sei se posso ou não arriscar voltar a treinar, ou se o tratamento que fiz resultou ou se é insuficiente. Peço a alguém com conhecimento ou experiência neste tipo de lesões que me dê alguns conselhos para ultrapassar esta situação. Desde já, muito obrigado pela atenção, Abraço, André. |
| | |
| | #2 (permalink) |
| Fisioterapeuta Registo: Apr 2005 Localização: Praia da Graciosa - Açores
| Olá. Antes de se poder dizer qualquer coisa era interessante ter mais uns dados: 1. Em que zona da coxa tens/tiveste a dor (atrás, à frente, meio da coxa,etc.); 2. Em que altura do sprint/movimento tiveste a dor à primeira vez, bem como actualmente (se quando levaste/levas a perna esquerda para a frente, quando a apoias, etc); Agora à parte, tens a certeza de que era um fisioterapeuta que te efectuou o diagnóstico e tratamento (tenho as minhas dúvidas, devido ao tratamento que referiste). De qualquer modo, descansa, não tens nada de grave que não se arranje. cumps, Ft Gregório |
| | |
| | #3 (permalink) |
| Desde já obrigado pela sua resposta. Quanto às perguntas: 1. Foi na parte de trás da coxa esquerda. 2. A primeira vez que senti a tal picadela e continuei o treino foi no arranque de um sprint. Sinto picadelas quando alongo a perna esquerda, quando faço movimentos de rotação sobre essa perna, e uma ligeira dor (entre a coxa e a nádega esquerda) quando levanto a perna esquerda. Não tenho a certeza que seja um fisioterapeuta, ele tem um estabelecimento (principalmente ligado às massagens terapêuticas) aberto e disse que tinha um curso. Este tempo de paragem é normal? Será que faço bem em regressar já aos treinos mesmo que condicionados? E o que acha de usar uma coxa elástica durante os primeiros tempos de treinos? Mais uma vez muito obrigado, Abraço, André. |
| | |
| | #4 (permalink) |
| Segundo o que disseste, ainda tenho dúvidas se é uma rotura muscular ou apenas uma condractura. De qualquer maneira para entenderes pensa que tens uma fibrose ou seja uma zona dura num bocado do músculo. Como tal é uma zona sensível a potenciais futuras lesões (enquanto não a "retirares), desde roturas a tendinites, etc. Pensa por exemplo num fio/seda de pesca que é elástico. Se tiveres um nó ( que corresponde à zona da rotura ou condractura) numa zona do fio, se o esticares várias vezes consecutivas ou se lhe deres um bom "puxão" ele vai rebentar na zona do nó. Como tal era aconselhável ires a um fisioterapeuta a sério antes de retornares à competição/treinos para que te "desfaça" essa zona do músculo bem como recupere a elasticidade do mesmo ou seja o tratamento não irá ser só massagem ( e mesmo esta será especial tendo em conta o caso)mas também terás de fazer alongamentos/exercícios de flexibilidade, fortalecimento, etc. Para terminar, por agora, isto é sempre uma explicação vaga, pois falta o principal (e é nisso que consta/diferencia a fisioterapia), que é fazer-te os testes observar-te e procurar a zona da lesão através da palpação. Aí sim, garanto-te que terás o diagnóstico correcto bem como um plano tramento certo e eficaz. Quanto à paragem que tás a ter, é normal para uma lesão que não está a ser correctamente tratada. Continuo logo à tarde. Dúvidas, não tenhas problemas. Hum, como era a massagem e os ultra sons que fazias (zona do músculo, etc.), só a título de curiosidade. Só mais uma ( e esta é uma opnião completamente pessoal, assumo por completo as consequências da afirmação), não vale a pena ires a um fisiatra, tens 90% de hipóteses de te mandarem fazer o que já fizeste sem sucesso. cumps, Ft Gregório |
| | |
| | #5 (permalink) |
| Tive a ver na Internet mais alguma coisa sobre o tipo de tratamento que tive e fiquei na dúvida quanto à questão dos ultra-sons... O tratamento era basicamente: - Inicialmente calor (que eu pensava ser os ultra-sons mas provavelmente não seria). Feito com uma espécie de "candeeiro" apontado à zona central do músculo afectado. A imagem que encontrei mais aproximada deste tipo de tratamento foi esta: ![]() Depois vários tipos de tratamento com impulsos e tb cargas contínuas de electroterapia: - Estes eléctrodos presos ao músculo por umas tiras autocolantes (um na parte superior do músculo e outro perto do joelho, ambos na parte de trás de coxa): ![]() - E estes "autocolantes" em várias zonas do músculo afectado: ![]() Por fim, a massagem (que só foi feita nas últimas duas sessões, pois nas primeiras foi-me dito que não se pode fazer massagem quando se tem uma rotura muscular), era feita no final do tratamento, com um creme ou óleo qualquer que desconheço, de forma rápida ao longo de todo o músculo como que espalhando o tal creme e terminando com algumas pancadinhas com as mãos no plano vertical (que era a fase do tratamento que me provocava mais dor ).Após a primeira sessão do tratamento cheguei inclusive a usar uma ligadura durante 2 dias, bem apertada, colocada pelo "fisioterapeuta", um pouco acima do joelho. Quanto ao problema da fibrose, já não sinto nenhuma espécie de nó no músculo, aliás sinto agora o músculo muito mole e quando corro calmamente sinto até que está demasiado solto, não sei se será normal ou não, mas sinto claramente isso, como se andasse um pouco "descolado" da perna. No que diz respeito à minha opinião pessoal, senti melhoramentos significativos nas primeiras sessões de terapia, mas nas últimas já nem tanto, penso até que o melhoramento que estava a ter na última fase do tratamento fosse já quase totalmente da responsabilidade do organismo em si, visto que esta sensação estranha de instabilidade que tenho no músculo que veio substituir a da dor em si, já a senti (e ainda sinto) há várias semanas e os progressos são muito diminutos, mesmo na altura em que ainda fazia as últimas sessões. Sobre a possibilidade de ser uma contractura em vez de uma rotura, se existir alguma forma simples de diferenciar os dois tipos de lesões, talvez possa ajudar no esclarecimento dessa possibilidade. A primeira vez que senti os problemas na perna durante o treino que continuei e depois tive de parar, penso que seja impossível isso ser uma rotura, visto que passado 1 semana treinei normalmente e ainda fiz 2 jogos quase completos com esse problema. Como disse acima o fisioterapeuta disse que provavelmente teria sido uma micro-rotura. Quando me lesionei seriamente no 2º jogo, a dor foi muito mais intensa e incapacitadora, por isso penso que sejam lesões diferentes (nem que seja só na intensidade da mesma), por isso pergunto, se sugere que tenha sido (ou se até é possível isso acontecer): micro-rotura -> contractura, ou só contractura com diferentes tipos de intensidade? Abraço, André. Última edição de code : 10-04-07 às 14:53. |
| | |
| | #6 (permalink) |
| È díficil dizer diferenciar se é rotura ou condractura embora segundo a tua descrição possa ser rotura. Citação: ..."por isso pergunto, se sugere que tenha sido (ou se até é possível isso acontecer): micro-rotura -> contractura, ou só contractura com diferentes tipos de intensidade?" É mais fácil acontecer condractura -> rotura. Quanto a jogar com uma micro rotura ou outras lesões pequenas, não é dificil basta força de vontade e não se preocupar com o futuro. Depois vem as grandes... Até eu fiz coisas do género na minha juventude, como futebolista. Como ultima hipótese de diagnóstico podes recorrer a uma ecografia ou outros exames de certeza mas infelizmente não é coisa que eu trabalhe devido ao meio em que vivo. Nesse campo era bom que outros colegas meus te elucidassem neste tópico. Quanto ao tratamento que fizeste depois de tanto "choque", tinhas mesmo de ficar anestesiado. A massagem que fizeste, para relaxamento depois de um dia de trabalho, até não é má. Resta saber se a zona lesionada ficou mesmo recuperada ou não. Gostava que experimentasses duas coisas. faz força com o calcanhar contra qualquer coisa, com o joelho um bocado dobrado, pro exemplo a parte de baixo de uma cama ou um sofá. tenta também, estando numa posição confortável, palpar com os dedos a zona da dor a ver se sentes um resalto ou um caroço tipo bola de berlinde ou do género. Não é fácil se for uma lesão pequena ou profunda mas não custa tentar. cumps, Ft Gregório PS Uma coisa tens que te mentalizar, enquanto tiveres qualquer sintoma, não deves treinar ou se tiveres de treinar mesmo, que seja com acompanhamento técnico competente. |
| | |
| | #7 (permalink) |
| Fisioterapeuta Registo: Oct 2004 Localização: Pombal
| Depois de toda esta descrição exaustiva da lesão e do tratamento já realizado, muito possivelmente, estamos a meu entender, perante um quadro de retracção/encurtamento e diminuição do tónus dos isquios, associado claro à protecção à dor. Como o acompanhamento não foi assim tão mau, penso que um bom plano de alongamentos, REALIZADOS DE FORMA CORRECTA, será uma das soluções mais eficazes no tratamento da dor residual, que continuas a referir. Visto já ter passado todo este tempo, a electroterapia(correntes) e a termoterapia (calor/frio), não serão neste momento os mais eficazes, embora possam-se usar até ao deparecimento da dor. Na minha sincera opinião penso que a esta altura do campeonato, nada como um bom trabalho de alongamento e fortalecimento muscular, para organizar e orientar as estruturas musculares e proprioceptivas. Ja agora Code obrigado, por recorreres a nós Fisios, para te ajudarmos! Abraço Marco Silva |
| | |
| | #8 (permalink) |
| Muito Obrigado pelas respostas. De momento não tenho tempo de responder apropriadamente a elas pois tenho de estudar para um exame de Complementos de Matemática do meu curso, mas aproveito para dizer que segui o conselho do FtGreg e já tenho uma "receita" para fazer uma ecografia. Quando arranjar uma vaga vou fazê-la. Obrigado e abraço, André. |
| | |
| | #9 (permalink) | ||
| Administrador Registo: Nov 2005 Localização: V.N.Famalicão
| Olá, code e bem vindo a este fórum. Estive a ler atentamente todo este tópico e vou dizer-te a minha opinião quanto a tudo isto, citando as tuas próprias afirmações. Citação:
Citação:
Em qualquer rotura e sobretudo na fase inicial, é fundamental o repouso para permitir a cicatrização da região afectada. Neste caso, fizeste uma pequena rotura e como ainda submeteste o músculo a um grande esforço, aumentaste o tamanho da mesma. Após este tempo o melhor será mesmo um bom trabalho muscular (reforço/alongamento) que, para melhores resultados e sobretudo para prevenção de futuras lesões, deveria ser feito paralelamente a um bom treino propioceptivo. Se ainda sentires um nódulo na zona problemática do músculo, a massagem continua a ser um complemento a ter em conta. E quando regressares ao treinos, não te esqueças de alongar bem toda a musculatura da coxa! Fica bem. Um abraço. | ||
| | |
| | #10 (permalink) |
| Obrigado mais uma vez pelas respostas. Ontem fui fazer a tal ecografia e o médico (ou técnico não sei bem) da Clínica disse que não encontrou nenhum "vestígio" de rotura muscular ou fibrose. O relatório completo e a ecografia em si vou buscá-la só para a semana, mas pelo que ele viu se essas eram as minhas lesões, estou recuperado. A verdade é que após o treino condicionado que fiz ontem (durante o qual não senti nenhum problema), hoje (de manhã principalmente) senti o músculo pesado, com dificuldades de mobilidade e com algumas "picadelas" ocasionais. Pergunto-vos se é normal da fase de recuperação? Também pelo que leio das vossas mensagens, devo então incidir sobre os alongamentos e o fortalecimento muscular, mesmo que sinta alguma dor ligeira durante esses exercícios correcto? Cumprimentos, André. |
| | |