PDA

View Full Version : Manobras de Fisioterapia Respiratória em UCI

Adérito Seixas
12-10-04, 23:08
Caros colegas, o que acham que pode ou poderia ser feito nesta área? Desde manobras com "as mãos" até à utilização do ventilador...

Vitor Azevedo
13-10-04, 00:25
Bem, estou neste momento a ler um livro, daqueles de mobília, sobre isso. Chama-se "fisioterapia respiratória em unidade de terapia intensiva". Agora, escrevíamos um livro com esse tema :smile: Mas podemos desenvolver, acho que seria interessante.

Adérito Seixas
13-10-04, 07:46
E o que tens lido acerca disso? Que técnicas referem eles?

Vitor Azevedo
13-10-04, 13:05
Bem, no livro que estou a ler, fala-se de posicionamento, exercícios, DP, percussão e vibração, tosse assistida e aspiração, insuflação por ventilação artificial, mobilização, e pouco mais. Estavas a perguntar neste livro ou no geral?

Adérito Seixas
14-10-04, 00:51
Estava a falar nesse livro, mas também no geral... o que se pode fazer na área. Temos por exemplo a electroestimulação do diafragma (em casos que se justifique claro), a alteração dos parâmetros do ventilador - técnica PEEP-ZEEP, etc...

Gonçalo Trafaria
15-10-04, 00:00
Este artigo responde a muito do que é perguntado.

A nossa "amiga" Styler tem sido presença assidua nas discussões internacionais sobre a nossa presença na unidade. A revisão de literatura que ela faz é o espelho da realidade.

Mais um dos artigos que sustentou a minha investigação na area :confused:

Adérito Seixas
15-10-04, 00:11
Que artigo Gonçalo?

Gonçalo Trafaria
15-10-04, 00:52
Xiça penico, não conseguia uplodar. Aqui vai ele...

Sorry.. :sad:

Adérito Seixas
15-10-04, 14:04
Um artigo muito interessante. Analisa a evidência existente em determinados procedimentos que fazemos, se existente... muito interessante.

Vitor Azevedo
15-10-04, 15:36
Tenho uma pasta só com documentos sobre ventilação, e ventilação em fisioterapia. Estão interessados? São fruto de algumas pesquisas, apenas, nada de mais. Literatura, creio que postei grande parte do que uso noutro tópico.

Abraços,:cool:

Adérito Seixas
15-10-04, 17:56
Eu também tenho bastante literatura... interessante interessante era mesmo comentar.

Carlinha
07-11-04, 15:30
Pelos aninhos que tenho em Terapia Intensiva, algumas manobras não surtem efeito não... e é inclusive questionado o uso de manobras compressivas no tórax. O que vejo funcionar são as modificações nos parâmetros do respirador e a abordagem à biomecânica, sem esquecer a cinesioterapia...

Carlinha
07-11-04, 15:31
esqueci de dizer uma coisa: ouvi falar em uso de corrente russa, para desmame do ventilador ! ! !

Carlinha
07-11-04, 15:40
pois então bora lá comentar...

sou hiper contra a compressão e vibrocompressão do tórax !!! argh !!!

começo então a questionar:

-será que levo a uma maior área de shunt pulmonar com a compressão?
-onde fica a hemodinâmica na compressão ?
-o pulmão é vicariante, somente haverá compressão do parênquima, se houver uma estabilização do lado contrário ?
-será que todos os hertz que aplico, chegam mesmo até o epitélio ?
-será que a vibração não vai atrapalhar a cadência mucociliar ?

passo a palavra aos senhores e senhoritas

bjs,
Carla:cool:

Adérito Seixas
10-11-04, 00:53
esqueci de dizer uma coisa: ouvi falar em uso de corrente russa, para desmame do ventilador ! ! !
Em que casos Carla? Utilizada de que forma e para que grupos musculares?
Em relação às outras questões vou ver se amanhã já te respondo :wink:

Carlinha
10-11-04, 22:23
Em que casos Carla? Utilizada de que forma e para que grupos musculares?
Em relação às outras questões vou ver se amanhã já te respondo :wink:Adérito, tu podes achar alguns textos do Azeredo ou do Luiz carlos (que trabalha com o Carlinhos), ou ainda pela sigla EDET.
alguns eletrodos são posicionados na linha do diafragma.... quanto à intensiva e tempo, posso ver pra vc (e quem mais queira) o protocolo.
já o Lula, utiliza agulhas, para estimular o nervo frênico na região cervical, e tem no livro dele tb.
e bora lá discutir as técnicas... quanto mais eu leio, mais acho que nada funciona...e isso é mal...:redface:
bjs

Vitor Azevedo
11-11-04, 11:30
Bem, a estimulação eléctrica diafragmática tem alguns estudos que mostram eficácia. Depois posto aqui a bibliografia. Ando mesmo sem tempo nenhum...grrrrr!

Adérito Seixas
11-11-04, 23:03
Adérito, tu podes achar alguns textos do Azeredo ou do Luiz carlos (que trabalha com o Carlinhos), ou ainda pela sigla EDET.
alguns eletrodos são posicionados na linha do diafragma.... quanto à intensiva e tempo, posso ver pra vc (e quem mais queira) o protocolo.
já o Lula, utiliza agulhas, para estimular o nervo frênico na região cervical, e tem no livro dele tb.
e bora lá discutir as técnicas... quanto mais eu leio, mais acho que nada funciona...e isso é mal...:redface:
bjs
Já sei do que estás a falar, foi para me situar e me certificar se eras quem eu pensava, nós conhecemo-nos?

O EDET é um método não invasivo que pode ser usado em UCI em qualquer altura com o objectivo de recrutar aa actividade diafragmática ou então para desmamar do ventilador.
Existem vários protocolos de utilização de EDET como o Programa de EDET intermitente, o Programa de EDET Sincronizada com o ventilador ou até a colocação de um Pace-maker diafragmático... também têm tido bons resultados.

Carlinha
13-11-04, 18:32
creio que ainda não, Adérito.... mas espero conhecê-los em breve !
um abraço, Carla

Adérito Seixas
13-11-04, 23:42
Como falaste no Carlinhos e no EDET... podia ser que tivesses estado em algum dos seus cursos, foi por isso que perguntei.

Carlinha
14-11-04, 21:30
e estive em vários... só que no brasil... xiça...

mas há outras pessoas tb fazendo, ex.: Fabio Borges

Carlinha
14-11-04, 21:34
Eu também tenho bastante literatura... interessante interessante era mesmo comentar.Adérito, há uma tese de Doutorado do Prof Fernando, Fisioterapeuta da UFRJ, sobre todas as técnicas, onde se viu, que somente algumas funcionam.
vale a pena entrar na COPPE e ver

Adérito Seixas
14-11-04, 23:35
COPPE? Vou procurar na net...

Carlinha
21-11-04, 23:20
encontrou a referência ?

o consenso de lyon tb diz algumas coisas, ok ?

posso tentar levar a tese...

Vitor Azevedo
22-11-04, 16:30
Se conseguires arranjar a tese, carla... you got my mail ;)

Adérito Seixas
22-11-04, 21:52
encontrou a referência ?

o consenso de lyon tb diz algumas coisas, ok ?

posso tentar levar a tese...
Não... se pudesses levar ao jantar agradecia-te imenso :wink:

Carlinha
27-11-04, 20:55
meninos não achei a tese, mas achei onde ela estará daqui a um tempito...
eis... o prometido, é devido, né ?

Código: 11758
Título: Efeitos Fisiológicos das Técnicas de Fisioterapia Respiratória
Natureza: Pesquisa
Descrição: Este projeto tem por objetivo caracterizar os efeitos fisiológicos das técnicas de fisioterapia respiratória através de métodos de avaliação da mecânica respiratória, trocas gasosas, monitorização hemodinâmica e ventilatória.
Período: 01/2004 a ___/____ Situação: Em Andamento
Área Básica: 40800008 - FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
Local de Realização: Laboratório de Fisiologia da Respiração - IBCCF/UFRJ
Outras Informações: Chefe do Laboratório de Fisiologia da Respiração: Prof. Walter Araújo Zin

Adérito Seixas
28-11-04, 15:31
Obrigado Carlinha!

Dori
18-12-04, 23:01
:shock:
Caros colegas, o que acham que pode ou poderia ser feito nesta área? Desde manobras com "as mãos" até à utilização do ventilador...

Carlinha
13-01-05, 20:01
Adérito,

utilizando o "sign", algumas vezes, e associava tb "pause".... ou ainda, utilizava a valvula expiratória, em padrões fracionados ou sustentados...
dava certo !!!

mas, algumas vezes, temos que "endurecer" o ventilador

um abração !
Carla

Vitor Azevedo
28-02-05, 00:08
Bem, tudo depende tb do ventilador que temos à frente. Se é um Servoi, a coisa torna-se um bocadinho diferente. :) Mas poderíamos distinguir as técnicas ou intervenções para falarmos sobre cada uma em particular, como técnicas de desobstrução, de expansão, posicionamentos nas várias modalidades, parâmetros do ventilador e possível associação com acções coadjuvantes... Enfim, dava um livro :P

Carlinha
05-03-05, 22:43
basta conhecer como funciona o aparelho...
por exemlo, tanto o servoi como os evita's, vc tem o poder nas mãos para reexpansão e não só a expansão !
basta utilizar as pressões...

beijokas, Carla

(a manobra a que me referi, utilizando o sign e a pausa, são para respiradores tipo bird's 6400 e 8400)

Vitor Azevedo
06-03-05, 02:58
Eu gosto mais dos Maquet Servo i, mas é gosto pessoal. Também dos velhinhos siemens 900c, bem funcionais.! :)

Carlinha
28-03-05, 19:43
mas digo a vc uma coisa: um paciente bem sedado, dá pra ventilar até num bird verdinho... hehehehehe