![]() |
| |||||||
![]() |
| | LinkBack | Opções | Display |
| | #1 (permalink) |
| Membro FisioZone ![]() Registo: Mar 2007 Localização: Portugal
| Bom dia a todos Chamo-me Karina, tenho 19 anos e deixei o curso de Psicologia, no ISPA, que frequentava há um ano, para ingressar num curso com mais oferta de emprego, nomeadamente na área da Saúde. Dois cursos, e respectivas profissões, que me atraem imenso são Fisioterapia e Terapia da Fala, mas não sei até que ponto um e outro são ricos ao nível da oferta de emprego. Tenho consultado diversas páginas de procura de emprego e constatei que existem, ainda, muitos fisioterapeutas desempregados, o que me deixa de certa forma em alerta, dado que desisti de um curso que me satisfazia imenso para enveredar por um com mais saída, capaz de me proporcionar um nível de vida sócio-económico mais estável. Penso que Terapia da Fala tem uma capacidade de oferta de emprego ainda menor que Fisioterapia. Corrijam-me se estiver enganada. Gostaria de estar melhor informada e para isso conto com a vossa ajuda. Alguns dos pontos que gostaria de ver abordados são: - Universidades mais conceituadas (para Fisioterapia e Terapia da Fala); - Oferta de emprego em Fisioterapia e Terapia da Fala; - Cursos na área da Saúde com boa oferta de emprego; - Experiências pessoais nessas áreas; - Outros temas relacionados. Muito Obrigada, Karina |
| | |
| | #2 (permalink) |
| Fisioterapeuta Registo: Sep 2004 Localização: Vila Nova Caparica
| Ola karina Vou tentar responder às tuas questões.. Não sei como está a perspectiva de emprego na Terapia da Fala mas a verdade é que em Fisioterapia está muito complicado porque temos a concorrencia desleal de outros profissionais, nomeadamente enfermeiros de reabilitação (enfermeiros com pós-graduação de 1ano)e os auxiliares de Fisioterapia (formação de 1ano e cuja profissão nem existe em decreto lei..uma vez que o DL que algumas instituições aclamam é o de terapias não convencionais) Continuo a achar que Enfermagem terá mais oferta de emprego porque são profissionais mais reconhecidos socialmente! E não há como os confundir por exemplo com um auxiliar de acção medica... Quanto às escolas de enfermagem..não sei se de zona do país é que és..mas desaconsselho a Artur Ravara porque são extremamente exigentes e dão notas míseras e a Francisco Gentil por ser demasiado elitista e agarrada ao factor C (cunha) ou G (graxa). Escusado será dizer que Medicina é a única que tem sempre emprego! O pior é entrar na universidade..na minha altura às médias rondavam os 19 não sei como o panorama esta agora. Boa Sorte Karina..espero ter ajudado alguma coisa! |
| | |
| | #3 (permalink) |
| Fisioterapeuta Registo: Mar 2005 Localização: Braga
| Se me permite, Ana Francisco, julgo que até Enfermagem está a começar a entrar num período difícil de colocação. Já várias pessoas amigas que trabalham no ramo me informaram, que os enfermeiros que agora saem da universidade vão para o desemprego. Em Lisboa, que era uma zona com muita oferta nessa área, não estão a pedir profissionais como antigamente (como quem diz 2/3 anos atrás)! Sinceramente, acho que a área da Saúde está complicada em todos os ramos (tirando Medicina ). Quanto à Terapia da Fala também não sei em termos de colocação como está, mas sei que Fisioterapia não está nada bem...![]()
__________________ Sara Carvalho |
| | |
| | #4 (permalink) |
| Muito obrigada, Ana Francisco! É óbvio que ajudaste; todos os comentários relacionados são benvindos. Sou da zona centro, mas tenciono ingressar em Universidades do Norte e norte do Centro. Ponderei a hipótese Enfermagem, mas pelo que tenho visto também há muitos licenciados no desemprego. (Até mais que fisioterapeutas) Obviamente que um dos factores de haver tantos enfermeiros desempregados consiste no facto de muitos não se sujeitarem a ir trabalhar para o Interior. Aí sim, existe muita falta de enfermeiros.No entanto, não sei até que ponto Enfermagem será garantia de emprego. Além do mais, estive do 10º ao 12º em Humanidades (letras) e só este ano, após ter deixado o curso de Psicologia, decidi voltar à Escola Secundária para estudar Biologia, de forma a poder ingressar num curso de Saúde. Assim sendo, não tenho bases de Química, imprescindível ao curso de Enfermagem. Escusado será falar de Medicina. Mas o que me preocupa de todo é a oferta de emprego, porque as dificuldades que vão surgindo em determinada cadeira ultrapassam-se com muito estudo. ![]() |
| | |
| | #5 (permalink) | |
| Citação:
De facto, pelo que tenho visto nos sites de procura de emprego que consultei, existe muita procura de emprego na área de Enfermagem. No meu caso não me restam grandes alternativas, uma vez que vim de Humanidades e a única disciplina da área científica que tenho é mesmo Biologia! Posso entrar em Fisioterapia, Terapia da Fala, Enfermagem, Gerontologia, Análises Clínicas, Cardiopneumologia, Higiene Oral, Neurofisiologia, Radiologia, Radioterapia, Terapêutica Ocupacional e pouco mais. Mas muitos destes cursos não têm saída. ![]() Última edição de Karina : 27-03-07 às 16:34. | |
| | |
| | #6 (permalink) | |
| Estudante de Fisioterapia Registo: Sep 2004 Localização: Maia
| Citação:
![]() | |
| | |
| | #7 (permalink) | |
| Administrador Registo: Nov 2005 Localização: V.N.Famalicão
| Citação:
Olá Karina! Bem vinda ao Fórum. | |
| | |
| | #8 (permalink) |
| Moderador Registo: Nov 2004 Localização: Sao Joao da Madeira
| Caros Colegas Todos os cursos e seus correspondentes empregos são ciclicos. E independentemente do binómio curso/universidade, o sucesso profissional depende muito mais da pessoa em si, dos seus conhecimentos gerais, do que assimilou com o curso e inclusive dos seus "amigos" (e alguma sorte ajuda sempre). Enfermagem é e será um curso com saída profissional, mas também é certo que cada vez mais os seus vencimentos baixam. Em terapia da fala também há alguma procura, que irá crescer com o tempo com o reconhecer da profissão e das possibilidades (do género do que se passa com a Fisioterapia). Cardiopneumologia e Neurofisiologia são também cursos muito recentes, não sei até que ponto irão crescer e evoluir. Um curso em que todos os dias vejo procura é o de Téc. de Farmácia, mas segundo colegas dentro da área são profissionais muito mal tratados e até desrespeitados pelos sempre superiores em hierarquia, os Farmacêuticos. Espero ter ajudado de alguma forma. E o mais importante é sempre escolher algo que gostes de fazer. Os euros fazem jeito ao final do mês, mas passar o resto da vida a fazeres algo que não gostas, é uma vida de infelicidade. Boa sorte a descobrires o teu caminho Karina. Abraço
__________________ "O meu corpo é um jardim, A minha vontade o seu jardineiro." WwW.InGeNiU.CoM - Prendas alucinantes, Jogos e Gadgets !! |
| | |
| | #9 (permalink) |
| Membro FisioZone ![]() Registo: Mar 2008 Localização: SJM
| pois, sinceramente revejo-me um pouco na tua situaçao. tenho 17 anos, e estou a acabar o ensino secundario no curso de ciencias e tecnologias. ate ha pouco tempo so estava na minha cabeça seguir para biologia, mas como todos me diziam que é um curso com pouca saida tentei pensar noutras coisas. a verdade é que agora, embora ainda presente a historia da biologia quase so penso em conseguir entrar para fisioterapia. quando comecei a pensar em fisioterapia pensei, 'pronto, aqui esta um curso que eu gosto realmente, que tem saida e que depois provavelmente n me dara problemas a nivel de remoneraçao' agora ja n penso assim, é um curso (que toda a gente me diz) que se encontra muito saturado, e com muitos desempregados na area, principalmente se, como na minha situaçao, apenas conseguiriam ser formandos numa privada. voltei a pensar em publicas, entao penso em terapia ocupacional e terapia da fala.. mas como tu, tb n tenho certezas das saidas que pelos vistos n sao das mais famosas. sei que n te esclareci em nada, mas as vezes é bom sabermos que ha mais pessoas na mesma situaçao que nos, e que n somos apenas nos que passamos por este tipo de problemas ![]() |
| | |
| | #10 (permalink) | |
| Fisioterapeuta | Citação:
O facto de se ter tirado o curso numa faculdade particular, pelo o que vejo e de experiencia, em nada afecta o arrajares trabalho ou não. Como diz o colega Fportela: "E independentemente do binómio curso/universidade, o sucesso profissional depende muito mais da pessoa em si, dos seus conhecimentos gerais, do que assimilou com o curso e inclusive dos seus "amigos" (e alguma sorte ajuda sempre)."
__________________ Saudações Fisioterapêuticas | |
| | |