PDA

View Full Version : Morte de desportista

Vitor Santos
07-12-08, 23:48
Caros colegas e demais utilizadores desta lista

Faz hoje domingo uma semana que morreu um desportista em Portugal e segundo noticias publicadas o INEM demorou 20 minutos a chegar ao Pavilhão.
Fiquei à espera que os utilizadores deste fórum falassem algo sobre o assunto mas nada aconteceu.
Custa-me que de canelites até unhas encravadas tudo se fala nesta secção de Desporto da qual, por convite do nosso Administrador, sou moderador.
Como Desportista em 1º lugar, como amante do Desporto em 2º e como fisioterapeuta em 3º lugar custa-me que hajam mortes destas.
Custa-me que muitas vezes se fale de progresso na profissão quando a maior parte de nós não tem capacidade de garantir um SBV.
Custa-me que muitos de nós chamem uma ambulância para uma entorse da TT quando pode estar a ser precisa para uma paragem cardíaca.
Custa-me que continuem a ser ministrados, como conteúdos profissionais necessários para a nossa profissão no Desporto, traumatologia, técnicas de fisioterapia, etc.
Custa-me que continuem a falar em fóruns de Desporto gente que há anos e anos fala, mas cuja experiência é diminuta ou simplesmente ligada a federações sem a menor noção da realidade desportiva nacional ou quais as reais necessidades do Desporto e dos desportistas.
Custa-me que continuem a classificar os fisioterapeutas como se fossem desportos os do ténis de mesa são piores que os do andebol e os do andebol piores que os do futebol e os dos juniores piores que os dos séniores e os dos femininos piores que os dos masculinos.
Custa-me que continue a não ter espaço para a minha profissão num boletim oficial de futebol ou futsal embora haja colegas que achem que temos feito progressos enormes nesta área.
Custa-me que tudo isto me custe.

The Ripper
08-12-08, 09:50
....
Custa-me que muitas vezes se fale de progresso na profissão quando a maior parte de nós não tem capacidade de garantir um SBV....

Tens toda a razão nisso, alias no minimo em todos cursos de saude isso devia ser disciplina obrigatoria. Penso que no SBV não de aprenda a mexer num disfibrilhador, se for o caso qualquer (no minimo) profissional de saude deve tirar o SAV ainda para mais quando o governo se prepara para autorizar do uso de desfibrilhadores automaticos externos para qualquer um com a devida licença.

joaofisio
08-12-08, 11:01
Ninguem dá a minima importância pela saúde dos desportistas, nos escalões mais baixos (falo dos mais baixos e no futebol, pois é o que estou ligado, daí restringir-me a falar apenas desta), desde a não necessidade de pessoal qualificado durante os jogos, etc. O que interessa é jogar, apartir daí....
Qualquer um pode estar naquele lugar (o massagista, segundo a ficha de jogo), sem que esteja habilitado para qualquer coisa. Na minha opinião, e obviamente não passa de uma opinião, TODOS os clubes sem excepção deveriam ter profissionais de saúde, para funcionar, obviamente que não seria fácil (factores económicos), e dentro destes profissionais é obvio a necessidade do SBV como o colega Vitor Santos referiu. No entanto e como já citei é triste dizer que talvez se "as mortes fossem mais regulares" algo já teria sido feito.
Como referi no inicio apenas falo, acerca do escalão onde estou ligado, não podendo generalizar, pois espero que seja diferente nos escalões superiores, exemplo os nacionais

Vitor Santos
08-12-08, 20:48
Caro Joao fisio
Também não é regular serem apanhados desportistas com substâncias interditas ( 45 casos no ano passado e concerteza muitos por incúria) e não é por isso qiue se deixaram de gastar 1 500 000 Euros.
Os nossos Desportistas MORREM mas morrem Limpos e Saudáveis.
E nos escalões superiores não é diferente.