![]() |
| | #3 (permalink) |
| Membro FisioZone ![]() Registo: Mar 2008 Localização: Coimbra
| Fiz a minha sobre a fibromialgia também, mais exactamente: "contributo da hidroterapia na qualidade de vida dos paciente com fibromialgia". Temos disponivel um questionario de qualidade de vida adaptado à populaçao portuguesa. Basicamente, descrevi a patologia e a sua situaçao em Portugal (obviamente também abrangi a parte psico-somatica e toda a falta de consenso no seio da sociedade médica). Pessoalmente entrei em contacto com a associaçao de fibromialgia (ha uma em cada grande cidade ou quase) onde pedi os dados necessarios para constituir a minha amostra populacional. Em geral sao muito prestaveis e atraves desse contacto pooderas obter a maioria das informaçoes que iras necessitar, inclusive falar com portadores dessa patologia, o que nos confere uma perspectiva completamente diferente. Mais concretamente, o meu trabalho tratava de relatar uma série de exercicios em hidroterapia, a descriçao de todas as condiçoes (temperatura, frequencia, duraçao, etc..) e o porqué dessas condiçoes. Os paciente respondiam ao questionario antes de iniciar o tratamento em hidroterapia e voltavam a responder passados 3 meses e 6meses depois, ver se havia alguma evoluçao. Qualquer pergunta que necessites ver esclarecida, se eu conseguir ajudar, tas à vontade..! |
| | |
| | #4 (permalink) |
| Membro FisioZone ![]() Registo: Sep 2008 Localização: vila real
| alice eu vou fazer sobre "a utilização do método de Halliwick no tratamento de pacientes com fibromialgia". Mas encontrei alguma informação na net, no entanto em livros ainda não encontrei nada, sabes dizer nomes de livros k tenhas utilizado ou que saibas que são bons pra fazer o trabalho? |
| | |
| | #5 (permalink) |
| Membro FisioZone ![]() Registo: Mar 2008 Localização: Coimbra
| Infelizmente nao te sei dizer livros em especifico... Eu agarrei todos os livros sobre hidrot. que apanhei e cruzei as informaçoes entre eles..! Mas para esse tema, convem antes um livro que compare as aplicaçoes das diferente técnicas de hidrot. para te ajudar a justificares a tua escolha (porqué esse método e nao outro). Desculpa nao te saber ajudar mais quanto à escolha dos livros..! ![]() Cumprimentos! |
| | |
| | #6 (permalink) |
| Fisioterapeuta Registo: Jul 2006 Localização: Porto e Chaves :)
| Olá! No último número da revista "Arquivos de Fisioterapia" tem um artigo que lhes poderá ajudar bastante, principalmente se conseguirem entrar em contacto com as autoras para tentar arranjar alguns dos artigos analisados. Titulo: Eficácia do Exercício em Meio Aquático Vs Exercício no Solo na Diminuição do Impacto da Fibromialgia no Dia-a- -dia Destes Indivíduos www.afisioterapia.com Cumprimentos |
| | |