PDA

View Full Version : Pós graduação

Suraya
19-03-07, 23:19
Boas
Não sei se existem mts interessados na área de pediatria, mas eu adoro.
Gostaria de desenvolver mais as minha capacidadews, mas pelo o k vejo, não existem mtos cursos o jornadas sobre este terreno.
Alguém sabe como posso contactar o grupo de interesse em fisioterapia pediatrica da apf de forma a dar a ideia de uma pos graduação nesta área.
K me dizem da ideia?

Fportela
20-03-07, 21:37
Cara colega

Acho uma excelente ideia. Outra boa área de estudo seria a Geriatria. Mas não tenho contacto directo com o Grupo de Interesse em Pediatria, nem sei se ele existe. O melhor é contactar a APF directamente.
Sobre formação na área, sei que vi algures um curso de Movimento Normal dado pela colega Ana Moreira, mas sinceramente já procurei e não encontro isso. Apesar de não ser exclusivamente para pediatria, é um dos seus assuntos preferidos. Se entretanto descobrir onde vi esse curso, forneço mais info.
Abraço.

rute
21-03-07, 16:37
Se quiserem tirar uma pós graduação em geriatria a escola superior de enfermagem calouste gulbenkian tem esta pós graduação.

Eu já a fiz e pude ter contacto com outros profissionais de saúde e com outras realidades profissionais que não a minha!
Foi bastante interessante e na minha opinião em Portugal existe muita coisa a fazer na área da Geriatria!

Cumprimentos:smile:

Fportela
22-03-07, 02:52
Cara colega.

Já estive a "cuscar" a escola que mencionou, mas fiquei com o receio que o curso seja pouco "virado" para a nossa área. Que me diz a esse respeito?!
Abraço

rute
26-03-07, 13:24
http://www.esenfcgl.pt/esecgl/images/spacer.gif (http://www.esenfcgl.pt/ESECGL/PT/Formacao/CursosCurtaDuracao/PosGraduacaoGeriatria/Programa/programa.htm#Apoio)
Caro Colega!

Na minha opinião penso que é uma mais valia para a nossa profissão! è uma área pouco abordada em Portugal e na Fisioterapia a grande maioria dos utente são idosos, dai ser importante na minha opinião sabermos como lidar em determinadas situações.

No entanto deixo aqui o programa do curso para poder avaliar! Apesar de termos tido contacto com outras áreas da geriatria que não vem no programa, se estiver interessado envio-lhe o programa pormenorizado.

Espero ter ajudado!

Cumprimentos :smile:

Programa do Curso

Processo de Envelhecimento
Avaliação Multidimensional da Pessoa Idosa
Autonomia, Independência vs Dependência
A saúde dos cuidadores
Os direitos da PI
As questões do internamento hospitalar, cuidados no domicilio e institucionalização
A PI com doença Reumatologica
Perda e Luto na PI
Cuidados Paliativos na PI
Envelhecer saudável
Seminário de reflexão final e avaliação