![]() |
| |||||||
![]() |
| | LinkBack | Opções | Display |
| | #1 (permalink) |
| Fisioterapeuta | passa-se a seguinte situação comigo: trabalho num lar a fazer umas horinhas e agora contrataram uma encarregada geral que diz toda contente que é fisioterapeuta e faz domicilios. fui ler o curriculo dela à socapa e tinha o 9ºano, com um curso de técnica de fisioterapia. Veio à boca cheia dizer-me que era fisioterapeuta e só lhe perguntei onde tinha estudado e disse que so fez um curso de técnica,mas que também era Fisioterapeuta como eu. Eu literalmente passei-me e disse que massagens também a minha mãe e o meu pai sabem fazer e até o meu cão. Mas quando é que estas pessoas se põem na alheta e deixam os Fisioterapeutas fazerem o seu trabalho com qualidade?Isto até me põe nervoso.qualquer dia tira-se o curso de Aprendiz de Feiticeiro pelos cupões do Nestum. Saudações Fisioterapêuticas Carlos Cunha |
| | |
| | #5 (permalink) |
| Fisioterapeuta Registo: Sep 2004 Localização: Vila Nova Caparica
| Eh pá...eu acho que não vou saber manter cabeça fria se encontrar alguem assim mas o melhor é elucidar a entidade empregadora dos riscos que a Fisioterapia pode acarretar qdo não aplicada pelas maos certas...senão simplesmente ir informando os utentes do lar que Fisioterapeuta é quem estuda para isso! |
| | |
| | #6 (permalink) |
| Fisioterapeuta Registo: Apr 2005 Localização: Gondomar
| Sugeria que comunicasse a situação à APF. A senhora pode vir a ter problemas por estar a utilizar indevidamente um titulo profissional- isso é punido por lei. |
| | |
| | #7 (permalink) |
| Fisioterapeuta Registo: Sep 2004 Localização: Vila Nova Caparica
| De cabaça fria optaria por denunciar a situação à DECO.. Mas atenção se a Sra não trabalha para a "Santa Casa da Misericórdia e se encontrava em exercício de funções à data da entrada em vigor dos Etatutos aprovados pelo DL n.º322/91, de 26 de Agosto" (...) para mais pormenores consultar o DL 154/2000, de 21 de Julho. |
| | |
| | #8 (permalink) |
| Moderador | Parece-me que entrar em confronto directo não é a melhor forma de agir. Quando trabalhava numa clínica em Castelo Branco e em Cascais acontecia o mesmo, auxiliares com pacientes específicos a "desempenhar" o papel de fisioterapeuta e a autonomearem-se como tal. Creio que a forma mais correcta de agir é relatar o caso à APF e também ao sindicato. Como referi há um tempo atrás, parece-me lógico, e segundo a legislação portuguesa, que pessoas que desempenham funções de auxiliar possam realizar as funções de um fisioterapeuta. Não existe também, descrito na legislação, tal profissional (auxiliar de fisioterapia). É berrante se um não-médico realizar actos médicos. Creio ser mais berrante ainda um leigo realizar um acto médico. Porque é que não é igualmente punido um não-fisioterapeuta, leigo, realizar actos de fisioterapia? Concerteza que não existe tal coisa como um acto fisioterapêutico em Portugal, mas a profissão está descrita na lei, assim como as suas funções. Volto a referir: não tenho conhecimento de qual a entidade que fiscaliza tal fenómeno. Torna-se agora mais visível dada a falta de empregabilidade dos fisioterapeutas, recém ou não formados. Ora, se a lei é clara: 1 - será matéria de tribunal? 2 - terá de existir uma queixa, ou existe uma entidade fiscalizadora? 3 - se tiver de haver uma queixa, de quem será o papel de a formalizar? uma associação, um sindicato, um grupo de profissionais? São algumas questões que creio que apenas um advogado ou um profissional dessa área poderá responder. Sem mais.
__________________ Saudações Fisioterapêuticas, Vitor Hugo Azevedo |
| | |
| | #9 (permalink) |
| Estudante de Fisioterapia Registo: Sep 2004 Localização: Maia
| É verdade, temos de arranjar uma maneira de denunciar essas pessoas, estão a tirar-nos o lugar sem habilitações e correm o risco de prejudicar o paciente por não terem bases suficientes. Gostava de ouvir alguém que pertença à APF sobre o assunto. |
| | |
| | #10 (permalink) |
| Fisioterapeuta | e querem apostar que o lar em questão nao quer saber da qualidade, mas sim de ordenados?assim imagina contratam a pseudo-fisioterapeuta a ganhar tusto e meio, para nao pagarem 1ordenado normal a um fisioterapeuta. é o lar fazer-me isso e passo-me da cabeça! |
| | |