View Full Version : Fisioterapeuta ou pseudo-fisioterapeutas?
passa-se a seguinte situação comigo:
trabalho num lar a fazer umas horinhas e agora contrataram uma encarregada
geral que diz toda contente que é fisioterapeuta e faz domicilios. fui ler o
curriculo dela à socapa e tinha o 9ºano, com um curso de técnica de
fisioterapia. Veio à boca cheia dizer-me que era fisioterapeuta e só lhe
perguntei onde tinha estudado e disse que so fez um curso de técnica,mas que também era Fisioterapeuta como eu. Eu literalmente passei-me e disse que massagens também a minha mãe e o meu pai sabem fazer e até o meu cão. Mas quando é que estas pessoas se põem na alheta e deixam os Fisioterapeutas fazerem o seu trabalho com qualidade?Isto até me põe nervoso.qualquer dia tira-se o curso de Aprendiz de Feiticeiro pelos cupões do Nestum.
Saudações Fisioterapêuticas
Carlos Cunha
Sei o quanto isso é REVOLTANTE...
Mas o que podemos fazer??? As entidades que nos dizem "representar" não fazem nada para mudar a situação...
ou é impressao minha ou é so em Portugal que estes aprendizes de feiticeiro têm o "poder" que têm?
Penso que é só mesmo em Portugal...:neutral:
AnaFrancisco
20-03-07, 16:11
Eh pá...eu acho que não vou saber manter cabeça fria se encontrar alguem assim mas o melhor é elucidar a entidade empregadora dos riscos que a Fisioterapia pode acarretar qdo não aplicada pelas maos certas...senão simplesmente ir informando os utentes do lar que Fisioterapeuta é quem estuda para isso!
Sugeria que comunicasse a situação à APF. A senhora pode vir a ter problemas por estar a utilizar indevidamente um titulo profissional- isso é punido por lei.
AnaFrancisco
21-03-07, 10:42
De cabaça fria optaria por denunciar a situação à DECO..
Mas atenção se a Sra não trabalha para a "Santa Casa da Misericórdia e se encontrava em exercício de funções à data da entrada em vigor dos Etatutos aprovados pelo DL n.º322/91, de 26 de Agosto" (...) para mais pormenores consultar o DL 154/2000, de 21 de Julho.
Vitor Azevedo
21-03-07, 12:25
Parece-me que entrar em confronto directo não é a melhor forma de agir. Quando trabalhava numa clínica em Castelo Branco e em Cascais acontecia o mesmo, auxiliares com pacientes específicos a "desempenhar" o papel de fisioterapeuta e a autonomearem-se como tal. Creio que a forma mais correcta de agir é relatar o caso à APF e também ao sindicato.
Como referi há um tempo atrás, parece-me lógico, e segundo a legislação portuguesa, que pessoas que desempenham funções de auxiliar possam realizar as funções de um fisioterapeuta. Não existe também, descrito na legislação, tal profissional (auxiliar de fisioterapia). É berrante se um não-médico realizar actos médicos. Creio ser mais berrante ainda um leigo realizar um acto médico. Porque é que não é igualmente punido um não-fisioterapeuta, leigo, realizar actos de fisioterapia? Concerteza que não existe tal coisa como um acto fisioterapêutico em Portugal, mas a profissão está descrita na lei, assim como as suas funções.
Volto a referir: não tenho conhecimento de qual a entidade que fiscaliza tal fenómeno. Torna-se agora mais visível dada a falta de empregabilidade dos fisioterapeutas, recém ou não formados. Ora, se a lei é clara:
1 - será matéria de tribunal?
2 - terá de existir uma queixa, ou existe uma entidade fiscalizadora?
3 - se tiver de haver uma queixa, de quem será o papel de a formalizar? uma associação, um sindicato, um grupo de profissionais?
São algumas questões que creio que apenas um advogado ou um profissional dessa área poderá responder.
Sem mais.
rita afonso
25-03-07, 15:22
É verdade, temos de arranjar uma maneira de denunciar essas pessoas, estão a tirar-nos o lugar sem habilitações e correm o risco de prejudicar o paciente por não terem bases suficientes. Gostava de ouvir alguém que pertença à APF sobre o assunto.
e querem apostar que o lar em questão nao quer saber da qualidade, mas sim de ordenados?assim imagina contratam a pseudo-fisioterapeuta a ganhar tusto e meio, para nao pagarem 1ordenado normal a um fisioterapeuta. é o lar fazer-me isso e passo-me da cabeça!
Nesta situação, a culpa não é da técnica de fisioterapia que aceitou o emprego (está a tentar safar-se como nós), mas sim dos responsáveis do lar que aceitam qualquer auxiliar para desempenhar o trabalho que supostamente cabe ao fisioterapeuta, pagando muito menos do que pagaria, caso contratasse um fisioterapeuta. :cool:
São situações deste cariz que devem ser denunciadas à Ordem que vos representa.
tive uma discussao acesa com a pseudo-fisioterapeuta, pois andou a dizer às familias do lar, às auxiliares que eu nao era fisioterapeuta (e sou claro, com licenciatura).Confrontei-a com isso, tivémos 1discussão acesa e ela despediu-se e negou tudo.Desculpem lá, mas a minha opinião é que deviamos erradicar esta pseudo-profissão e fazer fisioterapia como sempre gostamos de fazer:wink:
Isso seria o ideal, Caalcu. :smile:
Mas pouco provável que venha a acontecer nos próximos tempos... A não ser que se se unam como um sindicato (já que eles nada fazem) e tentem impor ordem. :wink:
rita afonso
13-04-07, 22:47
tive uma discussao acesa com a pseudo-fisioterapeuta, pois andou a dizer às familias do lar, às auxiliares que eu nao era fisioterapeuta (e sou claro, com licenciatura).Confrontei-a com isso, tivémos 1discussão acesa e ela despediu-se e negou tudo.Desculpem lá, mas a minha opinião é que deviamos erradicar esta pseudo-profissão e fazer fisioterapia como sempre gostamos de fazer:wink:
Eu acho que fizeste bem em confrontá-la para ela perceber a diferença, mas será que valeu a pena? Despediu-se mas se calhar foi trabalhar para outro sítio como fisioterapeuta, n? E assim, já não é possível denunciá-la se estiver a ocupar um lugar dos nossos. :doubt:
Ismaelsilva
13-04-07, 23:19
Infelizmente esta é a grande fragilidade da nossa profissão, facilmente alguém se faz passar por Fisioterapeutas, se queremos ser reconhecidos nao podemos ter receio de denunciar estas pessoas.
Denunciar???
Onde leva a denúncia???
Realmento, tou mesmo farta de ver anuncios de massagistas a auto-intitularem-se fisioterapeutas
Vejam este k encontrei no jornal ocasião:
"Fisioterapeuta, em regime pós-laboral ou fins de semana, curso tirado clin. S. Tiago, média 17,5, fisioterapia e massag. recuperação. Setúbal / Lisboa."
Sem Comentários :confused: :doubt:
Hélder Abreu
16-04-07, 13:01
"Fisioterapeuta, em regime pós-laboral ou fins de semana, curso tirado clin. S. Tiago, média 17,5, fisioterapia e massag. recuperação. Setúbal / Lisboa."
Que lata! Fico mesmo irritado com estas coisas:evil: tristeza!
Ana Margarida
17-04-07, 22:16
oh pá isto realmente...sem comentários..aposto que andam aí muitos Fisioterapeutas à procura de emprego e não conseguem...e depois aparecem estes tristes a intitularem-se Fisioterapeutas,inda por cima com um curso tirado numa clínica!!!!!Q nervos q esta gente me mete!!!!:evil:
Saudações
AnaFrancisco
18-04-07, 11:31
Sabem mm onde está o problema...está nos Ministerios de Educação e da Saude!!! Que aprova estes cursinhos...já experimentaram ver os anuncios no Destak ou no Metro? Há uns 2 ou 3 para "Fisioterapeuta e massagista de recuperação"..só há um que diz que é "Técnico de Fisioterapeuta". Digam lá se fossem adolescentes..havia um certo aliciamento, não?
O problema parte da base...e o mais engraçado é que estes cursos estão ao abrigo de um decreto lei que fala de medicinas alternativas, nomeadamente a Fitoterapia que alguns decidiram confundir com Fisioterapia!
Sim..é o cúmulo dos cúmulos!!
Já contactei a APF porque pensava denunciar uma situação, para saber como fazer, e responderam-me que é preciso fazer uma queixa e apresentar provas, caso contrário nos é que podemos ser acusados de difamação. Não existe entidade fiscalizadora. Por isso não fiz nada. Como provar? O "profissional" em tribunal pode alegar que so faz umas massagens e isso nao é proibido.
Estas situações tão cedo não vao acabar, até porque é o próprio "povo" que incentiva esas pessoas a seguirem como seu "trabalho".
Na clínica onde trabalho a maioria dos pacientes não sabe que é preciso formação superior para exercer a nossa profissão e quando nós dizemos q somos licenciados ainda se espantam, dizendo coisas como "para isto é preciso curso??? até eu se passasse aqui um mês aprendia!" ou "qualquer dia ate para limpezas é preciso curso". E muitos falam mt bem dessas pessoas que "ouvem dizer" que são mt jeitosas para "arranjar ossos", e o critério de qualidade é "vai lá muita gente de todos os lados!"
Até sermos verdadeiramente valorizados e respeitados ainda há um longo caminho a percorrer.
Olá comunidade fisioterapêutica!
Sempre gostei de aprender e, de curso em curso, tropecei em massagem de recuperação. Vendo toda a informação e lendo todos os panfletos fiquei com a sensação de haver bastantes oportunidades de trabalho nesta área. Adorei o curso, fiquei fascinada com os desafios desta profissão. Que futuro interessante eu poderia ter! E chega o estágio.... O dono da clínica (riquíssimo) preferia ter massagistas de recuperação a passar falsos recibos verdes e com salários ridículos em vez de fisioterapeutas! Já referi que o sujeito é podre de rico? Pois... A escolha nem sequer tem a ver com dinheiro mas sim com mentalidades. Fiquei chocada e recusei me a participar nesta fantochada. Lá fui eu tirar outro curso mas desta vez mais bem escolhido. Um que envolvesse massagem, me desse acesso a uma profissão regulamentada, com carteira profissional e que pudesse exercer em todo o mundo. Escolhi estética e tenho agora um projecto próprio.
Porquê quê escrever isto tudo? Porque vejo neste fórum, que acho super interessante, ideias erradas e generalista sobre os massagistas de recuperação. A maior parte da minha turma (já foi à uns anos) não exerce e as razões para tirar este curso eram imensas:
porque sou desportista em fim de carreira ou sofri lesões que me afastaram do desporto
por curiosidade
porque quero mudar de profissão (não é crime querer melhor, pois não?)
porque tenho um ginásio
Há muito a fazer nesta área, os utentes merecem mais e melhor, os estudantes precisam de saber onde estão a gastar o seu dinheiro, tempo e neurónios e com que contar depois de tirar o curso.
Falta:
Legislação clara na área da fisioterapia, da massagem e das escolas de massagem (há uma em cada esquina...)
Inspecções aos gabinetes e clínicas e punições exemplares
Responsabilizar os gerentes das clínicas pelas más escolhas de contratação
Maior união entre os fisioterapeutas de modo a conseguir chegar as suas exigências ao ministério da saúde
Sensibilizar a população para a importância da fisioterapia e dos fisioterapeutas (de preferência sem enxovalhar outras profissões)
Sensibilizar a população (e os colegas) para a importância da denúncia das más práticas e dos maus profissionais seja em que área for (e parar de se queixar a todos menos ás autoridades competentes)
Envolvam se com a vossa comunidade, câmara municipal, junta de freguesia e chamem a atenção para esta problemática, é uma questão de saúde pública
E o mail já vai longo...
Espero que este testemunho ajude a afastar a ideia de que os massagistas de recuperação são todos uma cambada de burros canastrões a tentar roubar o lugar dos fisioterapeutas. ;)
Cumprimentos positivos,
Rita
Boas
Não sei quem fiscaliza, mas quem devia fiscalizar a meu ver deveria ser a ACSS, já que é a entidade que emite o titulo profissional de fisioterapeuta ou então o IGAS cuja missão é e cito o própio IGAS:
"Assegurar o cumprimento da lei e elevados níveis técnicos de actuação, em todos os domínios da prestação dos cuidados de saúde, quer pelos organismos do Ministério da Saúde ou por este tutelados, quer ainda pelas entidades públicas, privadas ou do sector social."
E penso que esta situação configura-se no crime de usurpação de funções
Cumprimentos
E porque não falar directamente com os familiares e o próprio utente? Falar com a pessoa e seus familiares muitas vezes leva a que eles recusem a aproximação por parte dessa pessoa. Falar-lhe dos riscos associados e da importância da nossa profissão perante o individuo idoso.
Se necessário for recusar tratar as mesmas pessoas que essa senhora, pois se algo de mal acontecer a culpa será-lhe atribuida a ela e nunca se poderá dizer que a responsabilidade é do Fisioterapeuta. Esta é uma medida que a própria administração do lar pode condenar, mas que salvaguarda sem dúvida o Fisioterapeuta.
vBulletin v4.1.9, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.