PDA

View Full Version : ajuda pediatria

bobá
19-11-08, 19:14
ola!
alguem me poderia ajudar nos objectivos e tratamento para uma criança com hemiparesia de 5 anos?

Desde ja agradeço todas as ajudas!

M.A.
19-11-08, 21:55
Sem informação acerca do estado da criança é muito difícil! :confused:

bobá
24-11-08, 18:27
Hemiparesia espástica.
Para ja, ainda nao disponho de mais nenhuma informação.
Agradeço toda a ajuda que me possam dar.

M.A.
24-11-08, 23:08
TUDO depende da avaliação e do estágio de desenvolvimento em que se encontra a criança. Pessoalmente tenho como metas o equilíbrio sentado e em pé; o trabalho do apoio do pé no chão, a coordenação oculo-motora da membro superior... etc. É necessário saber o que a criança consegue fazer e aquilo que ainda não para delinear um tratamento. Como exemplo vou-te dar um esquema de tratamento que uso numa criança de 5 anos com atraso de desenvolvimento (P.C.). Esta criança não tem equilíbrio em pé, tem espasticidade nos M.I. (põe-se em bicos de pés), e tem um bom desenvolvimento cognitivo.

1- Trabalho do equilíbrio em pé, criança encostada à parede;
2- Trabalho equilíbrio de joelhos com apoio das mãos da criança numa mesa pela altura do apêndice xifoides enquanto lhe leio uma história;
3- Trabalho da força abdominal com a criança sentada em long-sitting e pedindo que toque nos pés 10x;
4- Mobilização passiva em dorsiflexão das tíbio-társicas;
5- Estiramentos (muito suaves) dos adutores e ísquio-tibiais (músculos hipertónicos);
6- Standing-frame (enquanto faz jogos de pinturas, encaixe, erc.)
7- Treino de marcha com apoio a nível da pelvis.

Clero que este tratamento não é sempre o mesmo e é puramente indicativo. Cada caso é um caso!

bobá
06-12-08, 19:15
Obrigado pela ajuda.:smile:

M.A.
07-12-08, 19:58
Espero poder ter ajudado! :wink:

Beatriz Módolo de Matos
12-09-09, 17:47
Olá, alguém poderia me ajudar, preciso avaliar o equilíbrio em crianças com síndrome de Down, qual a melhor avaliação e existem testes específicos para eles?