PDA

View Full Version : Contraturas

TiagoOliveira
17-11-08, 19:13
Sou jovem e pratico desporto, há pouco tempo apareceram me contraturas nas costas, mas precisamente nos espinais superiores, nos trapézios e nas omoplatas. Dirigi me ao centro de fisioterapia do clube. Estou a ser acompanhado por várias fisioterapeutas, uma das fisioterapeutas diz me nao posso fazer ginasio nem treinar e outra das fisioterapeutas diz me para eu ir ao ginasio e treinar para fortalecer os musculos. Não entendo há quem me diga uma coisa e há quem me diga outra, o que dizem voces?Quem tem razão?!

Obrigado

M.A.
17-11-08, 20:08
Poder treinar pode. No entanto seria melhor treinar apenas quando deixar de sentir dores e verificar se os gestos ou as cargas que utiliza serão as mais adequadas!

TiagoOliveira
17-11-08, 21:26
Então, mas contraturas nao é o musculo que esta muito contraido, se eu fizer exercicio vou solicitar o musculo, ou seja, vou contrai-lo, se o vou contrair e ele ja esta mt contraido, vai me causar mais dores, nao devia repousar os musculos?

gramendes
17-11-08, 23:01
Olá Tiago

Tudo depende da patologia que esteja na base do aparecimento dessas contracturas.
Se gosta de ginásio o melhor é verificar se não está a ser demasiado "exigente" com a zona superior do seu corpo ou com a sua estructura. Se desiquilibrar o sistema ele chateia-se consigo e refila por meio de dôr/contractura/..., ou por outro lado pode estar a provocar alterações ao nível das curvaturas vertebrais e o sistema nervoso central não estar nada contente com o treino que faz.
Um conselho,... reavalie o que é que anda a fazer e pergunte o porquê das "contracturas".

Até ter resposta, o melhor é parar para pensar.

TiagoOliveira
18-11-08, 11:19
Olá Tiago

Tudo depende da patologia que esteja na base do aparecimento dessas contracturas.
Se gosta de ginásio o melhor é verificar se não está a ser demasiado "exigente" com a zona superior do seu corpo ou com a sua estructura. Se desiquilibrar o sistema ele chateia-se consigo e refila por meio de dôr/contractura/..., ou por outro lado pode estar a provocar alterações ao nível das curvaturas vertebrais e o sistema nervoso central não estar nada contente com o treino que faz.
Um conselho,... reavalie o que é que anda a fazer e pergunte o porquê das "contracturas".

Até ter resposta, o melhor é parar para pensar.A fisioterapeuta que vai aos jogos, esteve a observar-me e disse me que tinha a coluna torta. Devo remediar a situação e mudar o meu treino?
Devo continuar as práticas desportivas e de musculação ou devo repousar até a situação normalizar?

gramendes
18-11-08, 20:28
Olá Tago

Ela é que conheçe as exigências do desporto que praticas. Se te diagosticou "coluna torta" e ainda estás na idade de crescimento (até aos 18), pois meu amigo,....sê muito bem avaliado antes de "rebentares" outras estructuras.
Procura com a tua fisio um bom programa de treino no sentido de "reverteres" a causa.

andrerino
19-11-08, 19:39
Boa tarde Tiago,

Eu lendo os post anteriores ainda não entendi aonde é a sua contratura, pelo parte fisiológica do musculo, a contratura acontece quando após um demasiado treino o musculo chegando quase ao seu limite, o musculo como resposta fisiológica provoca uma contratura, ele faz isso para evitar uma ruptura, estiramento, etc
Um contratura é quando você observa na palpação da origem a inserção uma contratura anormal do musculo, mesmo em repouso.
O correto seria um fisioterapeuta fazer algumas técnicas de liberação muscular, repouso e analgesia para evitar esta dor.
Qualquer dúvida
é só mandar uma mensagem.

Espero ter ajudado.

abraços

Ft.André Rino

TiagoOliveira
19-11-08, 20:28
Boa tarde Tiago,

Eu lendo os post anteriores ainda não entendi aonde é a sua contratura, pelo parte fisiológica do musculo, a contratura acontece quando após um demasiado treino o musculo chegando quase ao seu limite, o musculo como resposta fisiológica provoca uma contratura, ele faz isso para evitar uma ruptura, estiramento, etc
Um contratura é quando você observa na palpação da origem a inserção uma contratura anormal do musculo, mesmo em repouso.
O correto seria um fisioterapeuta fazer algumas técnicas de liberação muscular, repouso e analgesia para evitar esta dor.
Qualquer dúvida
é só mandar uma mensagem.

Espero ter ajudado.

abraços

Ft.André Rino
Ok, obrigado pela definição :wink:

M.A.
19-11-08, 20:46
Uma contratura é algo de mais complicado. Normalmente referimo-nos a contratura como tendo origem apenas no músculo. Isso não é certo. Uma "contratura" envolve todo o sistema miofascial com a sua interação a nível do sistema nervoso. Também não é preciso uma grande força para surgir uma "contratura", qualquer gesto errado ou má postura pode originar essa patologia! Dessa forma não se pode apenas pensar em tratamento mas deve avaliar o que está na sua origem!