View Full Version : Contraturas
TiagoOliveira
17-11-08, 19:13
Sou jovem e pratico desporto, há pouco tempo apareceram me contraturas nas costas, mas precisamente nos espinais superiores, nos trapézios e nas omoplatas. Dirigi me ao centro de fisioterapia do clube. Estou a ser acompanhado por várias fisioterapeutas, uma das fisioterapeutas diz me nao posso fazer ginasio nem treinar e outra das fisioterapeutas diz me para eu ir ao ginasio e treinar para fortalecer os musculos. Não entendo há quem me diga uma coisa e há quem me diga outra, o que dizem voces?Quem tem razão?!
Obrigado
Poder treinar pode. No entanto seria melhor treinar apenas quando deixar de sentir dores e verificar se os gestos ou as cargas que utiliza serão as mais adequadas!
TiagoOliveira
17-11-08, 21:26
Então, mas contraturas nao é o musculo que esta muito contraido, se eu fizer exercicio vou solicitar o musculo, ou seja, vou contrai-lo, se o vou contrair e ele ja esta mt contraido, vai me causar mais dores, nao devia repousar os musculos?
Olá Tiago
Tudo depende da patologia que esteja na base do aparecimento dessas contracturas.
Se gosta de ginásio o melhor é verificar se não está a ser demasiado "exigente" com a zona superior do seu corpo ou com a sua estructura. Se desiquilibrar o sistema ele chateia-se consigo e refila por meio de dôr/contractura/..., ou por outro lado pode estar a provocar alterações ao nível das curvaturas vertebrais e o sistema nervoso central não estar nada contente com o treino que faz.
Um conselho,... reavalie o que é que anda a fazer e pergunte o porquê das "contracturas".
Até ter resposta, o melhor é parar para pensar.
TiagoOliveira
18-11-08, 11:19
Olá Tiago
Tudo depende da patologia que esteja na base do aparecimento dessas contracturas.
Se gosta de ginásio o melhor é verificar se não está a ser demasiado "exigente" com a zona superior do seu corpo ou com a sua estructura. Se desiquilibrar o sistema ele chateia-se consigo e refila por meio de dôr/contractura/..., ou por outro lado pode estar a provocar alterações ao nível das curvaturas vertebrais e o sistema nervoso central não estar nada contente com o treino que faz.
Um conselho,... reavalie o que é que anda a fazer e pergunte o porquê das "contracturas".
Até ter resposta, o melhor é parar para pensar.A fisioterapeuta que vai aos jogos, esteve a observar-me e disse me que tinha a coluna torta. Devo remediar a situação e mudar o meu treino?
Devo continuar as práticas desportivas e de musculação ou devo repousar até a situação normalizar?
Olá Tago
Ela é que conheçe as exigências do desporto que praticas. Se te diagosticou "coluna torta" e ainda estás na idade de crescimento (até aos 18), pois meu amigo,....sê muito bem avaliado antes de "rebentares" outras estructuras.
Procura com a tua fisio um bom programa de treino no sentido de "reverteres" a causa.
Boa tarde Tiago,
Eu lendo os post anteriores ainda não entendi aonde é a sua contratura, pelo parte fisiológica do musculo, a contratura acontece quando após um demasiado treino o musculo chegando quase ao seu limite, o musculo como resposta fisiológica provoca uma contratura, ele faz isso para evitar uma ruptura, estiramento, etc
Um contratura é quando você observa na palpação da origem a inserção uma contratura anormal do musculo, mesmo em repouso.
O correto seria um fisioterapeuta fazer algumas técnicas de liberação muscular, repouso e analgesia para evitar esta dor.
Qualquer dúvida
é só mandar uma mensagem.
Espero ter ajudado.
abraços
Ft.André Rino
TiagoOliveira
19-11-08, 20:28
Boa tarde Tiago,
Eu lendo os post anteriores ainda não entendi aonde é a sua contratura, pelo parte fisiológica do musculo, a contratura acontece quando após um demasiado treino o musculo chegando quase ao seu limite, o musculo como resposta fisiológica provoca uma contratura, ele faz isso para evitar uma ruptura, estiramento, etc
Um contratura é quando você observa na palpação da origem a inserção uma contratura anormal do musculo, mesmo em repouso.
O correto seria um fisioterapeuta fazer algumas técnicas de liberação muscular, repouso e analgesia para evitar esta dor.
Qualquer dúvida
é só mandar uma mensagem.
Espero ter ajudado.
abraços
Ft.André Rino
Ok, obrigado pela definição :wink:
Uma contratura é algo de mais complicado. Normalmente referimo-nos a contratura como tendo origem apenas no músculo. Isso não é certo. Uma "contratura" envolve todo o sistema miofascial com a sua interação a nível do sistema nervoso. Também não é preciso uma grande força para surgir uma "contratura", qualquer gesto errado ou má postura pode originar essa patologia! Dessa forma não se pode apenas pensar em tratamento mas deve avaliar o que está na sua origem!
vBulletin v4.1.9, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.