View Full Version : Osgood Schlatter fractura AJUDA
brunorafaelfernandes
13-11-08, 04:00
O caso refere-se á minha pessoa pessoal, sou um jovem desportista de 27 anos, na minha fase de adolescencia passei pela referida fase de crescimento "acelerado"... vindo a constatar o surgimento da doença descrita como Osgood Schlatter ,recentemente sofri uma fratura na designada área correspondente á chamada apofisite da tuberosidade anterior da tíbia.
Na unidade hospitalar a qual me desloquei, foi diagnosticado uma pequena lesão na tuberosidade tibial ,recorrendo somente a um exame de Raio-X , sendo posteriormente recomendado repouso total , com aplicação de anti-inflamatório via oral ,com nova revisão em duas semanas.
A minha questão mete-se quanto ao facto de poder ter necessidade de fazer um outro tipo de exame, tipo Ecografia ou ressonância nesta fase inicial do tratamento com o objectivo de detectar possiveis danos no tendão patelar visto que a recomendação foi apenas de repouso absoluto.
Venho assim pedir uma segunda opinião... que aguardo agradecidamente!
Sem outro assunto! Bruno Fernandes...
brunorafaelfernandes
13-11-08, 04:08
Aqui deixo a imagem raio-x para melhor análise.
http://www.fisiozone.com/attachment.php?attachmentid=809&stc=1&d=1226549685
Olá Bruno
Um conselho,... vai a um ortopedista particular!!!
O repouso tem que ser com IMOBILIZAÇÃO e não só descansar com anti-inflamatórios orais!
Caro Bruno, se há situações em que uma radiografia é suficiente, esta é uma delas! Não há sombra para dúvidas, tanto o diagnóstico como o tratamento estão correctos! No entanto, numa fase posterior, quando tiver ocorrido consolidação da "fractura", recomendo fisioterapia.
Abraço e boa recuperação!
P.S. Como é que alguém com 27 anos faz um arrancamento desses??? Pratica salto ou futebol?
"Como é que alguém com 27 anos faz um arrancamento desses??? ".....
Osgood Schlatter ????.... :doubt:!!!! Colega M.A. observe bem a estructura trabecular óssea!!!!:confused:
Obrigado
brunorafaelfernandes
14-11-08, 19:40
Por incrivel que pareça , mandaram me para casa com uma ligadura no joelho, e fazer gelo... Receio ter danificado o tendão patelar, pois consigo observar uma pequena perda de elasticidade do mesmo, ao notar-se uma maior cavidade na zona em comparação com a outra perna, que tb apresenta Osgood Schlatter...
Qual as acções que deverei tomar ??
brunorafaelfernandes
14-11-08, 19:42
Caro Bruno, se há situações em que uma radiografia é suficiente, esta é uma delas! Não há sombra para dúvidas, tanto o diagnóstico como o tratamento estão correctos! No entanto, numa fase posterior, quando tiver ocorrido consolidação da "fractura", recomendo fisioterapia.
Abraço e boa recuperação!
P.S. Como é que alguém com 27 anos faz um arrancamento desses??? Pratica salto ou futebol?
Caro Gramendes
Pois foi mesmo num treino de futebol... Ao fazer uma movimentação, sem intervenção de terceiros!
Desde já agradecido...
Olá Bruno
Não interessa saber muito "como foi", apenas que o osso ao nível da tuberosidade anterior da tibia está muito porótico e isso necessita de uma "intervenção um pouco mais dura" que uma ligadura elástica, que era realmente o que eu desconfiava que tinha sido feito. Pelo menos, os ortopedistas com quem trabalhei, muito me ensinaram sobre o "osgood schattler", mais não sendo porque o meu filho também o sofreu! Nesta patologia e aos 27 anos, não se deve tratar como de um adolescente de 15 (a ligadura seria eficaz mais nesta faixa etária), mas sim prevenir os problemas que adveêm deste tipo de arrancamento. Não é uma "simples fractura", mas sim uma fractura provocada por que o osso onde se insere o tendão está muito alterado. Há situações em que a imobilização é necessária, e eu penso que este será o seu caso, contudo as opiniões divergem, quer entre terapeutas, quer entre ortopedistas.
Obrigado ( Se fosse meu filho,... garanto-lhe que exigia a imobilização de 4 a 6 semanas)
Gonçalo Trafaria
27-11-08, 20:30
Consulte um bom ortopedista, poderá inclusive preferir alguém com experiência na área do desporto e decerto terá um melhor acompanhamento.
Tal como o colega grmendes, partilho da opinião de uma imobilização mais prolongada e questionar o mesmo médico sobre a integridade do tendão, pois nao pretendemos que fiquem sequelas, e essa integridade não é observavel pelo exame que partilhou, mas em consultório será possivel. Na "pior" das hipoteses uma pequena cirurgia também poderá ser solução, mas essa decisão só depois de uma avaliação cuidada e para tal, tem mesmo de recorrer ao privado.
EDIT: Após fazer um Raio-X verifico que a minha situação não se trata de qualquer tipo de fractura pelo que não existe relação com o tema deste tópico.
Cumprimentos.
vBulletin v4.1.9, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.