View Full Version : Fibromialgia
Boa Tarde!
Gostava de sabre a vossa opinião sobre fibromialgia.
é que estou a agora tirar o curso de Massagens Terapeuticas e Desportivas, e temos de fazer um a trabalho sobre uma patologia, e eu estava a pensar em fibromialgia, já me disseram que era uma patologia complica?!!?
Tão complicada que não há exame nunhum que a comprove!
Bem,.... talvez porque a fibromialgia tenha origem num disturbio tensional da dura-mater e não no musculo.:badgrin::smile:
A EMG dá o diagnóstico e o teste dos "pontos gatilho",...também!
Bem,.... talvez porque a fibromialgia tenha origem num disturbio tensional da dura-mater e não no musculo.:badgrin::smile:
A EMG dá o diagnóstico e o teste dos "pontos gatilho",...também!
Não vejo como a EMG pode servir de diagnóstico!
O problema dos pontos gatilho é que o nunca podemos ter a certeza da resposta do paciente! Há muito boa gente a procurar os médicos para que lhes passem atestados de como têm fibromialgia!
Quanto ao disturbio da dura-mater eu aponto mais para o sistema fascial (no qual a dura mater está incluído)!
Olá M.A.
A "fibromialgia ou sindrome de fadiga crónica" tem uma identidade clinica própria.
Sim, o EMG faz o diagnóstico diferencial entre "fibromialgia e espasmofilia" (esta também tem uma identidade própria e muitas vezes é confundida com a fibromialgia; muitas vezes ouvi colegas se lhe referirem como a "nova patologia da fisiatria", mas não é bem assim). Os tigger points é apenas mais um dos sinais que se procura para o dignóstico, contudo, e quaquer patologia não é apenas um sinal ou um sintoma, é sempre um conjunto de sinais e de sintomas. A nível laboratorial também há dados que permitem o diagnóstico, nomeadamente a pesquisa de enzimas relacionadas com a sintese de algumas vitaminas, contudo e como estamos em Portugal,....muitos testes são demasiado dispendiosos para serem postos em prática corrente. Se não me falha a memória, penso que encontrará informação muito valiosa no departamento de biomolecular da universidade da califórnia.
Agora quanto á dura-mater,... pois a sua fisiologia está muito pouco estudada e a sua função sobre o sistema musculo-esquelético é práticamente desconhecido. Butller, Chaitow e uma dúzia mais de nomes que não interessa muito referir apenas "tocaram ao de leve" nas meninges.
Portugal tem uma equipa a trabalhar na área de investigação neurocirurgica que deverá publicar trabalho lá para março ou abril na biomed (neste momento, o trabalho já está em revisão cientifíca) onde se toca um pouco mais fundo na fisiologia das meninges. Aguarde e logo verá o que quero dizer.
Não sabemos tudo e a este nível,.... práticamente NADA! Apenas sabemos que trabalhar na miofascial se produzem muitos bons resultados, mas será que já somos donos de todo o conhecimento fisiológico deste sistema???
Pois não,...nem lá perto. Ainda só agora é que se começou a levantar o pano.
:doubt:
Caro gramendes, grato pela precisão da informação prestada. De facto, apesar de concordar em absoluto com o que disse reitero a minha posição de que a fibromialgia está a ser muito banalizada e, como o seu diagnóstico exige provas muito específicas, o seu diagnóstico baseia-se na apreciação subjectiva por parte do médico. Penso que há muitas pessoas a recorrerem a este diagnóstico com a finalidade de meterem baixa ou obterem a pré-reforma (infelizmente tenho assistido a este tipo de tentativas), o que leva a que os portadores desta doença (os verdadeiros doentes) sejam catalogados como "fingidores"! De facto, e como você mesmo disse, não posso deixar de concordar com os seus colegas que se referem à fibromialgia como a doença do fisiatra, pois de facto parece estar na moda! :wink:
Olá M.A.
Nisso estou plenamente de acordo.
Mas é uma patologia difícil de manusear, pois pode ser muito incapacitante. E o que me assusta realmente é que haja "massagistas" a actuar nestes casos. Pois uma inibição excessiva miofascial irá produzir agravamento tensional dural e isto favorecer o aparecimento de fadiga, contráriamente ao que se pretende, que é inibir o seu aparecimento. Últimamente tenho assistido ao crescimento absurdo do termo "massagem de reabilitação", inclusivamente usado por colegas,... e pergunto-me se quem o utiliza sabe o que é que significa. E mais,...se quem aplica sabe realmente o que faz!!!
Enfim,.... ossos do oficío!!! Mas massagem numa fibromialgia???? Deus acuda a quem realmente a tenha!!!
Olá M.A.
Nisso estou plenamente de acordo.
Mas é uma patologia difícil de manusear, pois pode ser muito incapacitante. E o que me assusta realmente é que haja "massagistas" a actuar nestes casos. Pois uma inibição excessiva miofascial irá produzir agravamento tensional dural e isto favorecer o aparecimento de fadiga, contráriamente ao que se pretende, que é inibir o seu aparecimento. Últimamente tenho assistido ao crescimento absurdo do termo "massagem de reabilitação", inclusivamente usado por colegas,... e pergunto-me se quem o utiliza sabe o que é que significa. E mais,...se quem aplica sabe realmente o que faz!!!
Enfim,.... ossos do oficío!!! Mas massagem numa fibromialgia???? Deus acuda a quem realmente a tenha!!!
hum!
então a massagem não será a melhor forma de aliviar os sintomas?
Olá Vera
Desculpa, mas o teu comentário quase que não merece comentário.
Não te ofendas, mas não entendeste nada daquilo que aqui foi dito.
Não na fibriomialgia, NUNCA se deve fazer massagem!!! porque agrava a fadiga em vez de a "recuperar". A fibromialgia não é uma doença "muscular" e portanto não é sobre o musculo que ela deve ser tratada.
Desculpa Vera, mas a que sintomas te estás referindo? Sabes quais os sintomas da fibromialgia?
Olá Vera
Um massagista deve limitar-se a fazer "massagem". Um fisioterapeuta é um técnico de "diagnóstico e terapêutica".
Se gostas de massagem vai em frente e usa os conhecimentos que adquirires para ser uma boa massagista, mas nunca interfiras num campo terapêutico que não é teu. Infelizmente quem vê um fisioterapeuta a trabalhar nunca consegue ver o que está por detrás. Parece fácil mobilizar, parece fácil pôr uns pesos nos joelhos ou mandar o paciente andar de bicicleta,...qualquer um o faz,.... pois é,...qualquer um o faz,...mas saber porquê que se faz assim e não de outra maneira, porquê que deve ou não fazer a bicicleta, porquê pôr ou não pesos,.... isso é uma licensiatura de 4 anos e não um curso de 3 meses.
O exemplo sobre a fibromialgia deve abrir-te um pouco os horizontes,... verifica que eu e M.A. entramos em discussão sobre o diagnóstico. Pois, é que sem se saber avaliar, nunca há bom tratamento. Uma massagem de "relaxamento" num doente com fibriomialgia, é o mesmo que seres atropelada por um camião. Ficas em "papa" e depois sofres as sequelas do embate.
A fibromialgia é uma patologia muito dificíl de tratar e a massagem está fora de questão em determindos ciclos da doença,...noutros ela pode ser aplicada,...mas defenir o "quando" é um assunto que experts cientificos andam ás voltas para o defenir.
A saúde é um campo onde não se deve "brincar". Como é que te sentirias se partisses uma perna e fosses ser tratada pelo sapateiro através dum "sapato"? Achas que um sapato te curava eficazmente da fractura?
Pensa nisso!
Xau
Caro gramendes, na sua prática clínica, que técnicas aplica (com mais sucesso) na fibromialgia?
Olá M. A.
Actualmente não "apanho casos" de fibromialgia. :biggrin:
Digamos que as meninges são as minhas maiores amigas.
As técnicas de maior eficácia nesta patologia são as que "normalizam" a tensão dural. Métodos como o Votja, Bobath (estranho, mas muito eficaz), RPG,... vou mais por aí! Na fibromialgia sempre está presente uma alteração do reflexo miotáctico, alto ou baixo e normalmente também existe "rectificação ou inversão de uma das curvaturas vertebrais". Basta normalizar e a qualidade de vida do doente melhora em meia dúzia de dias. Observe os seus casos sobre esta prespectiva e depois diga-me o que é que obteve. Talvez tenha uma boa surpresa.
:wink:
Obrigado,...andava com saudades de discutir algo interessante. Últimamente o forum ter servido mais para troca de QSSE/QSSES e de Consulta clinica.
Viva! Felizmente também não tenho casos de fibromialgia :biggrin:! No entanto tenho vontade de comprovar a eficácia das terapias miofasciais neste tipo de patologia. Em relação ao Votja devo admitir que desconheço este tipo de abordagem.
Abraço!
P.S. O sentimento é recíproco!!! :wink:
:badgrin::lol::badgrin: Gostei dessa!!!
Obrigado!
A miofascial é um campo....ufff .... fantástico e permissivo a qualquer patologia, ou não fosse este o GRANDE SISTEMA!!!
O Votja é um método alemão que tem como base a estimulação de pontos "reflexos" dos quais se obtem uma reorganização postural. Mais uma vez,...lá está o conceito da miofascial. Apesar de ter uma abordagem holistica, a sua aplicação é bastante eficaz nos disturbios posturais. Por exemplo, com as escolioses é muito bom. Pessoalmente considero-o um pouco agressivo e não o aplico de forma continuada; apenas o uso para reforçar um determinado padrão e obter a melhor resposta para o que pretendo. Quem o usa muito são os nossos hermanos espanhóis.
Pensando na miofascial (e eu mais nas minhas amigas m...) é fácil entender a sua eficácia na fibromialgia.
Xau
Em relação ao método Votja apenas assisti uma vez a uma Fisioterapeuta-Osteopata espanhola a utilizar com crianças com "atraso do desenvolvimento".
Abraço!
vBulletin v4.1.9, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.