![]() |
| |||||||
![]() |
| | LinkBack | Opções | Display |
| | #1 (permalink) |
| Membro FisioZone ![]() Registo: Nov 2008 Localização: Castanheiro
| Boa Tarde! Gostava de sabre a vossa opinião sobre fibromialgia. é que estou a agora tirar o curso de Massagens Terapeuticas e Desportivas, e temos de fazer um a trabalho sobre uma patologia, e eu estava a pensar em fibromialgia, já me disseram que era uma patologia complica?!!? |
| | |
| | #4 (permalink) | |
| Membro FisioZone ![]() Registo: Nov 2008 Localização: Barcelos
| Citação:
O problema dos pontos gatilho é que o nunca podemos ter a certeza da resposta do paciente! Há muito boa gente a procurar os médicos para que lhes passem atestados de como têm fibromialgia! Quanto ao disturbio da dura-mater eu aponto mais para o sistema fascial (no qual a dura mater está incluído)! | |
| | |
| | #5 (permalink) |
| Fisioterapeuta Registo: Apr 2006 Localização: cascais
| Olá M.A. A "fibromialgia ou sindrome de fadiga crónica" tem uma identidade clinica própria. Sim, o EMG faz o diagnóstico diferencial entre "fibromialgia e espasmofilia" (esta também tem uma identidade própria e muitas vezes é confundida com a fibromialgia; muitas vezes ouvi colegas se lhe referirem como a "nova patologia da fisiatria", mas não é bem assim). Os tigger points é apenas mais um dos sinais que se procura para o dignóstico, contudo, e quaquer patologia não é apenas um sinal ou um sintoma, é sempre um conjunto de sinais e de sintomas. A nível laboratorial também há dados que permitem o diagnóstico, nomeadamente a pesquisa de enzimas relacionadas com a sintese de algumas vitaminas, contudo e como estamos em Portugal,....muitos testes são demasiado dispendiosos para serem postos em prática corrente. Se não me falha a memória, penso que encontrará informação muito valiosa no departamento de biomolecular da universidade da califórnia. Agora quanto á dura-mater,... pois a sua fisiologia está muito pouco estudada e a sua função sobre o sistema musculo-esquelético é práticamente desconhecido. Butller, Chaitow e uma dúzia mais de nomes que não interessa muito referir apenas "tocaram ao de leve" nas meninges. Portugal tem uma equipa a trabalhar na área de investigação neurocirurgica que deverá publicar trabalho lá para março ou abril na biomed (neste momento, o trabalho já está em revisão cientifíca) onde se toca um pouco mais fundo na fisiologia das meninges. Aguarde e logo verá o que quero dizer. Não sabemos tudo e a este nível,.... práticamente NADA! Apenas sabemos que trabalhar na miofascial se produzem muitos bons resultados, mas será que já somos donos de todo o conhecimento fisiológico deste sistema??? Pois não,...nem lá perto. Ainda só agora é que se começou a levantar o pano. ![]() |
| | |
| | #6 (permalink) |
| Membro FisioZone ![]() Registo: Nov 2008 Localização: Barcelos
| Caro gramendes, grato pela precisão da informação prestada. De facto, apesar de concordar em absoluto com o que disse reitero a minha posição de que a fibromialgia está a ser muito banalizada e, como o seu diagnóstico exige provas muito específicas, o seu diagnóstico baseia-se na apreciação subjectiva por parte do médico. Penso que há muitas pessoas a recorrerem a este diagnóstico com a finalidade de meterem baixa ou obterem a pré-reforma (infelizmente tenho assistido a este tipo de tentativas), o que leva a que os portadores desta doença (os verdadeiros doentes) sejam catalogados como "fingidores"! De facto, e como você mesmo disse, não posso deixar de concordar com os seus colegas que se referem à fibromialgia como a doença do fisiatra, pois de facto parece estar na moda! ![]() |
| | |
| | #7 (permalink) |
| Olá M.A. Nisso estou plenamente de acordo. Mas é uma patologia difícil de manusear, pois pode ser muito incapacitante. E o que me assusta realmente é que haja "massagistas" a actuar nestes casos. Pois uma inibição excessiva miofascial irá produzir agravamento tensional dural e isto favorecer o aparecimento de fadiga, contráriamente ao que se pretende, que é inibir o seu aparecimento. Últimamente tenho assistido ao crescimento absurdo do termo "massagem de reabilitação", inclusivamente usado por colegas,... e pergunto-me se quem o utiliza sabe o que é que significa. E mais,...se quem aplica sabe realmente o que faz!!! Enfim,.... ossos do oficío!!! Mas massagem numa fibromialgia???? Deus acuda a quem realmente a tenha!!! |
| | |
| | #8 (permalink) | |
| Membro FisioZone ![]() Registo: Nov 2008 Localização: Castanheiro
| Citação:
então a massagem não será a melhor forma de aliviar os sintomas? | |
| | |
| | #9 (permalink) |
| Olá Vera Desculpa, mas o teu comentário quase que não merece comentário. Não te ofendas, mas não entendeste nada daquilo que aqui foi dito. Não na fibriomialgia, NUNCA se deve fazer massagem!!! porque agrava a fadiga em vez de a "recuperar". A fibromialgia não é uma doença "muscular" e portanto não é sobre o musculo que ela deve ser tratada. Desculpa Vera, mas a que sintomas te estás referindo? Sabes quais os sintomas da fibromialgia? Última edição de gramendes : 18-11-08 às 21:48. |
| | |
| | #10 (permalink) |
| Olá Vera Um massagista deve limitar-se a fazer "massagem". Um fisioterapeuta é um técnico de "diagnóstico e terapêutica". Se gostas de massagem vai em frente e usa os conhecimentos que adquirires para ser uma boa massagista, mas nunca interfiras num campo terapêutico que não é teu. Infelizmente quem vê um fisioterapeuta a trabalhar nunca consegue ver o que está por detrás. Parece fácil mobilizar, parece fácil pôr uns pesos nos joelhos ou mandar o paciente andar de bicicleta,...qualquer um o faz,.... pois é,...qualquer um o faz,...mas saber porquê que se faz assim e não de outra maneira, porquê que deve ou não fazer a bicicleta, porquê pôr ou não pesos,.... isso é uma licensiatura de 4 anos e não um curso de 3 meses. O exemplo sobre a fibromialgia deve abrir-te um pouco os horizontes,... verifica que eu e M.A. entramos em discussão sobre o diagnóstico. Pois, é que sem se saber avaliar, nunca há bom tratamento. Uma massagem de "relaxamento" num doente com fibriomialgia, é o mesmo que seres atropelada por um camião. Ficas em "papa" e depois sofres as sequelas do embate. A fibromialgia é uma patologia muito dificíl de tratar e a massagem está fora de questão em determindos ciclos da doença,...noutros ela pode ser aplicada,...mas defenir o "quando" é um assunto que experts cientificos andam ás voltas para o defenir. A saúde é um campo onde não se deve "brincar". Como é que te sentirias se partisses uma perna e fosses ser tratada pelo sapateiro através dum "sapato"? Achas que um sapato te curava eficazmente da fractura? Pensa nisso! Xau |
| | |