PDA

View Full Version : Alterações Posturais nas crianças

luis pereira
16-02-07, 15:46
O meu tema de monografia da licenciatura relaciona-se com as alterações posturais nas crianças e relacioná-las com o seu ambiente de estudo, a parte ergonómica e tudo mais. Se alguém tiver artigos cientificos interessantes ou algo que possa completar a bibliografia, agradecia ;)

Não Registado
19-07-07, 11:27
Neste momento estou a fazer uma pesquisa sobre o referido assunto, e tal como constatou existe uma dificuldade enorme em encontrar bibliografia sobre o assunto. gostaria de saber s poderia faculatar o que pesquisou para poder informar me.
os meus cumprimentos.... Fátima Rodrigues.

mariarodrigues84@hotmail.com

Carlinha
18-08-07, 11:12
olá, a Universidade do Minho, no repositotium, tem uma monografia sobre uso das mochilas em crianças e as alterações posturais, não sei se dá jeito, mas...
Universidade do Minho (http://www.uminho.pt)

Diana Pereira
18-08-07, 14:03
Olá!
Os alunos da Escola Superior de Saúde de Setúbal têm vindo a desenvolver monografias relacionadas com o uso das mochilas escolares em crianças e suas alterações posturais.
Pode dirigir-se à biblioteca da escola ou pesquisar em: www.ess.ips.pt/bibliopac. htm (http://www.ess.ips.pt/bibliopac. htm)

Boa Sorte!

Diana Pereira

Diana Pereira
18-08-07, 14:22
Olá!
Os alunos da Escola Superior de Saúde de Setúbal têm vindo a desenvolver monografias relacionadas com o uso das mochilas escolares em crianças e suas alterações posturais.
Pode dirigir-se à biblioteca da escola ou pesquisar em: www.ess.ips.pt/bibliopac. htm (http://www.ess.ips.pt/bibliopac. htm)

Boa Sorte!

Diana Pereira

Francisco Neto
18-08-07, 16:06
Trabalho apresentado nas I Jornadas de Fisioterapia em Saúde Ocupacional.

EFEITO DO PESO DA MOCHILA NA POSTURA DO OMBRO E CERVICAL DE ADOLESCENTES

Vera Cunha1, Francisco Neto2

1Santa Casa da Misericórdia do Marco de Canaveses, 2Escola Superior de Saúde do Vale do Sousa

Introdução: A adolescência é um período caracterizado por rápidas alterações fisiológicas, podendo qualquer factor externo afectar esse processo. Foram objectivos deste estudo determinar a percentagem de peso corporal transportada habitualmente por adolescentes e averiguar o efeito dessa carga na postura do ombro e cervical.
Métodos: Trata-se de um estudo observacional, analítico e transversal, sendo a amostra constituída por 59 indivíduos, seleccionados por conveniência. Previamente ao estudo, foi efectuado um teste-reteste em 10 adolescentes. Os indivíduos e suas mochilas foram pesados e avaliou-se a postura cervical e do ombro, com e sem mochila, analisando-se fotografias através do programa informático Scion Image Beta 4.0.2. Calculou-se a fiabilidade intra-observador através do ICC3,1 tendo-se, também, determinado o erro standard de medição e a diferença mínima detectável. Utilizou-se o teste de Wilcoxon para se averiguar se existiam diferenças entre os ângulos supracitados nas diferentes condições. O teste de Mann-Whitney foi aplicado para comparar os ângulos em estudo entre indivíduos que transportavam mochilas mais leves e mais pesadas. O nível de significância utilizado foi de a = 0,05.
Resultados:Verificou-se um excelente nível de fiabilidade para todas as medidas efectuadas (ICC3,1>0.75), erros standard de medição entre 1,280º e 4,105º e diferenças mínimas entre 3,548 e 11,379. Os adolescentes transportavam, em média 8,680% do seu peso corporal, verificando-se diminuição e aumento estatisticamente significativos do ângulo crânio-vertebral (p= 0,003) e postura sagital do ombro (p= 0,001), respectivamente, aquando da utilização da mochila. Constatou-se que indivíduos que transportavam maior carga apresentavam uma maior diferença entre a amplitude do ângulo crânio-vertebral com e sem mochila (p=0,002).
Conclusão: Cargas acima de 10% do peso corporal parecem provocar antepulsão da cabeça, não se podendo afirmar com confiança que o peso da mochila produziu, realmente, alterações ao nível da coluna cervical.

jota fisio
07-10-07, 20:12
estou realizando um trabalho de conclusao de curso( monografia ) com o seguinte tema: estudo comparativo das alteraçoes posturais em crinças em idade escolar do municipio de patrocinio. preciso de todas as alteracoes q podem ser vista em vista lateral( hipecifose, hiperlordose, protusao de cabeça e ombros, ante e retroversao pelvica, hiperextensao de joelho e semi fexao de joelho) por favor quem tiver algo sobre o assunto por favor entre em contato> desde ja agradeço!!!!!!!!

anapinto
16-09-09, 18:12
Olá Francisco,
fiquei curiosa em saber mais sobre o teu trabalho...
neste momento estou a realizar a minha monografia dentro do mesmo tema...seria possível enviares-me o trabalho para o meu email (nitapinto@walla.com)para que possa ler mais um pouco?
obrigada

guida ribeiro
09-03-10, 19:23
ola a todos :)

sou aluna da escola superior de saude Dr. Lopes Dias em Castelo Branco e foi-nos proposto no ambito da unidade curricular de fisioterapia na comunidade realizar um portfolio acerca do tema : alteraçoes posturais nas crianças - promoçao da saude e prevençao da doença

o objectivo é reunir indicadores de saude, instrumentos de avaliaçao e guidelines disponiveis, trabalho que se demonstra muito complicado, pedia por isso a vossa ajuda.

qualquer coisa que me possam disponibilizar agradeço que enviem para o meu mail:

guida984210ana@live.com.pt

Mt obrigada :wink:

Américo Sousa
16-11-10, 08:09
Olá!

Boa Sorte!

Diana Pereira
Bom dia

Há varios anos que faço trabalho de campo em escolas realcionado com uso de mochilas e pretendia colocar num unico sitio e acessivel a todos o máximo de informação relativa a este tema. Será que me podem enviar as vossas teses e os links para aceder à biblioteca?

obrigado