View Full Version : Trabalho...ou falta dele...
Danny Atlântico
13-02-07, 19:18
Olá a todos.
Gostava de saber se é impressão minha,ou se + alguém acha que cada vez há 1 menor aderência de utentes á fisioterapia...Epah...é que nos locais onde eu trabalho (ou trabalhei, isto está tão mau que já nem sei!) cada vez há uma menor afluência de utentes,os números caíram praticamente para metade, e é só ver as clínicas ás moscas!!!Gostava de saber se este é 1 quadro geral no país ou se por azar é só nos locais onde trabalho!!!Já ouvi falar de clínicas que encerram por falta de utentes e coisas assim, mas será que o cenário está assim tão mau???
Posso deitar mais umas achas para a fogueira, fui neste fim-de-semana a um curso de desporto e educação física e houve um professor universitário que disse que eles (educação física) podiam entrar em força na área da reabilitação em Portugal. Do género, em vez de as pessoas serem tratadas nas clínicas passavam a ser tratadas em ginásios.
Ele falou: "claro, com pessoal qualificado"... eu na minha inocência subentendi que éramos nós, os fisios... mas parece que não... os profissionais qualificados são mesmo eles com uma especialização em reabilitação :rolleyes:
Ora, se isto já está mau... se eles entrarem em força na área da reabilitação... para onde é que nós vamos? A ideia que tenho é que eles têm mais dinheiro que nós, portanto não sei não...
Monica Romao
13-02-07, 23:44
Olá caros colegas,
Por este andar vamos longe...
sem comentários
Vitor Azevedo
14-02-07, 08:39
Não me parece estranho que tenhamos menos clientes. Com a quantidade de pseudo-fisioterapeutas e locais onde teoricamente se faz fisioterapia com a qualidade de vão de escada, é mesmo de fugir a sete pés. No meu entender, este é o problema. Também a confusão que existe na bela cabecinha de mto boa gente sobre o que é Fisioterapia e o que é MFR não ajuda, e leva a situações tão benéficas para nós como os artigos do "reino da confusão".
Não faço a mínima ideia de quem deveria fiscalizar esta situação, mas não me parece que estejam a fazer um trabalho muito eficaz. Assim, só caímos no descrédito... e perdemos clientes para a malta das terapias alternativas e afins.
Na minha opinião, devemos exigir qualidade a nós e aos pares e passar a todos os que passam por nós essa exigência.
Danny Atlântico
14-02-07, 22:04
O pior, no meu caso, é que na tal clínica onde eu estava a trabalhar, trabalhava em conjunto com uma técnica que fazia quase tudo o k 1 fisioterapeuta faz, e a ganhar - de metade do ordenado dos fisios...conclusão...eu sou mandado de "férias" enquanto não há doentes, enquanto ela fica a trabalhar sozinha...também não a posso culpar, apenas faz por ganhar alguns trocos...mas se houvesse fiscalização como deve ser...provavelmente isto não estaría tão mal...ou então muitas clínicas já tinham fechado as portas...
Ana Margarida
14-02-07, 22:45
Bem...isto está mesmo mau...sim eu penso que realmente o principal problema são os pseudo-fisios que andam pra i e não só...por exemplo,os enfermeiros que tiram a especialização em reabilitação, parecendo que não,acabam por nos tirar o lugar..não acho isso nada justo,mas pronto...:rolleyes: pronto e depois é essa história dos professores de educação física tirarem a especialização em reabilitação...sinceramente cada vez mais me questiono,para que tanto trabalho e dedicação ao longo de 4 anos de estudos,para exercer fisioterapia, enquanto vêm outros profissinais tiram uma especialização,e roubam-nos o lugar...:confused: é triste...
Pois,Vitor, eu também não sei quem é que deveria fiscalizar estas situações,e concordo totalmente,não estão a fazer um grande trabalho....:rolleyes:
Saudações
Lendo estes relatos fico perplexo porque em dado momento cheguei a pensar que os Fisioterapeutas iam ficar mais despertos para estas questões da concorrência entre profissões.
De facto, parece que com o elevado desemprego que existe, toda a gente procura uma oportunidade de trabalho na área da Fisioterapia, parece que qualquer dia o nosso país vai ser um país de "massagistas" a julgar pela quantidade de Cursos de massagem e de auxiliar de fisioterapia que existem.
Gente formada noutras áreas ou mesmo gente formada em àrea nenhuma, procura aqui um lugar ao Sol. Esta gente trabalha sem restrições nem contra-indicações porque na carga horária do curso que fizeram não havia tempo para esses pormenores. Sem restrições, exibem o optimismo alarve de quem já tudo sabe e nunca ouviu falar no Lobo Mau; Mas Ele existe!
Isto é um GRAVE problema de Saúde Pública. Penso também que é um dos argumentos que aqueles que estudaram quatro anos podem apresentar em contraponto às ditas especializações...
O outro argumento poderá ser a melhor eficiência da Fisioterapia feita por Fisioterapeutas que é uma verdade que alguém descobriu há muitos anos quando pediu a um Padeiro que lhe consertasse o carro...
Gostaria de saber se a nível do Curso de Fisioterapia é dada alguma perspectiva de como se encontra o mercado de trabalho e se fornecem aos futuros profissionais alguma estratégia para lidar com estas situações que ocorrem desde há vários anos mas parecem estar a agudizar-se ultimamente.
Ana Margarida
14-02-07, 23:40
Isto é um GRAVE problema de Saúde Pública. Penso também que é um dos argumentos que aqueles que estudaram quatro anos podem apresentar em contraponto às ditas especializações...
Gostaria de saber se a nível do Curso de Fisioterapia é dada alguma perspectiva de como se encontra o mercado de trabalho e se fornecem aos futuros profissionais alguma estratégia para lidar com estas situações que ocorrem desde há vários anos mas parecem estar a agudizar-se ultimamente.
Caro LMSC,argumentos existem muitos...esse não é só um deles...o problema é saber a quem é que podemos argumentar e demonstrar a nossa posição?Isto está cada vez mais complicado,e é natural que os recém-licenciados, demostrem alguma desmotivação....
Relativamente à última questão citada, penso que é uma falha no curso,pois eu sou sincera,quando acabei o curso,nunca pensei que o mercado de trabalho fosse da maneira que é...claro que tinha noção que existia muito boa gente a fazer-se passar por fisioterapeuta sem o ser, mas muito sinceramente, nunca pensei que a situação fosse tão grave como é...:rolleyes:
Saudações
Danny Atlântico
15-02-07, 11:02
Pois...eu também não acabei a licenciatura há muito tempo...e embora tenha sido avisado que a coisa não estava fácil para encontrar trabalho, nunca pensei que estivesse da maneira que está! Sempre ouvi dizer para saírmos de Lisboa, que no interior é que há mais oportunidades, coisas assim, mas pelo que tenho visto passar-se com alguns colegas meus... a coisa nas povoações interiores é capaz de estar tão má ou pior que nas cidades ditas grandes, já que a oferta de empregos é muito menor e a procura começa a ser cada vez maior...
Eu no princípio ainda acreditei que o pai natal existia... arranjei logo emprego e até recusei 1 ou 2 propostas por já estar remediado... e de 1 momento para o outro fico a ver navios... e depois é aquela célebre história de quase não valer a pena andar a entregar curriculos... eu entreguei cerca de 200 e adivinhem para quantos locais fui chamado para 1 entrevista... pois... isso mesmo... 0!!! Todas as propostas que tive foram gentilmente arranjadas por colegas e amigos a quem agradeço imenso, mas só se vai lá com esse tipo de referências e também com algum trabalho, porque também tive que perder dinheiro a ir substituir colegas por 1h ou 2 para mostrar 1 pouco o que valho e me darem uma oportunidade! O melhor que se pode fazer actualmente para conseguir 1 trabalho nesta área é mesmo isso, aproveitar todos os minutos que nos concedam a trabalhar no ramo para termos oportunidade de demonstrar aquilo que valemos... eu sei que é 1 bocado mau, mas tem que ser...
Realmente as coisas não andam famosas e perante uma busca incessante, quando finalmente se encontra um local de trabalho que parece dignificar a nossa profissão dando-nos autonomia dos fisiatras, tempo de tratamento dos utentes, fichas de avaliação e registo, nesse mesmo local, para se entrar como bom fisiterapeuta, tem de se passar por uma prova: fazer uma massagem completa a um utente que já tem muitas "andanças" nestas massagens. Se ele gostar, fica-se lá a trabalhar, se ele não gostar não serve para lá trabalhar, independentemente de ser bom naquilo que realmente sabe fazer para além de massagens... Isto é um dilema pessoal ao qual não sei que responder....Que acham???
Seria melhor como prova, verificar a capacidade do Fisioterapeuta para examinar o doente e tratá-lo em consequência da avaliação que realizou. Não me parece que uma clínica que assim procede seja um exemplo de respeito pela profissão. Obviamente que a massagem tem o seu lugar como terapêutica mas deve ser agradável na medida da sua eficácia terapêutica e não com o estricto objectivo de agradar a alguém...
Pode ser que estes comportamentos dos empregadores conduzam a uma reacção dos Fisioterapeutas. Afinal, há dezenas de casos de massagistas bem sucedidos com consultório próprio e uma fracção dos estudos. Qual será o segredo?
Se calhar basta olhar para os bons exemplos.
Ismaelsilva
16-02-07, 00:19
Estamos a falar de questões relacionadas com Auxiliares de Fisioterapia, que por acaso também trabalho com um, o qual foi formado eu algumas das áreas por FISIOTERAPEUTAS.
Que por acaso este meu colega, tem outros colegas que trabalham por conta propria, em gabinetes particulares, onde por acaso as pessoas gostam de se deslocar!
Temos que ter muito cuidado nas avalições, porque nestes casos as pessoas que gostam dos tratamentos, são os pseudo-doentes, que não procuram um tratamento, mas um pouco de bem estar barato.
Penso que se os Fisioterapeutas mostrarem todo o seu potencial de avalição, aplicando o mesmo para potenciar o tratamento, as outras profissoes nao se poderam colocar no nosso caminho!
Temos de prova o nosso valor, para compreender o nosso papel!
Caros colegas
Face a tudo que foi aqui dito, e muito bem dito, relativamente a realidade dos recém-licenciados (e refiro-me somente a estes, porque os restantes já têm os seus lugares assegurados e parte da realidade dos nossos dias deve-se aos mesmos, que durante anos e anos, nada fizeram, tal como agora - desculpem falar a verdade), ainda ninguém referiu o facto de termos colegas a oferecerem-se a trabalhar a €5/h e ás vezes menos...Comentem!
Hélder Abreu
16-02-07, 10:59
...ainda ninguém referiu o facto de termos colegas a oferecerem-se a trabalhar a €5/h e ás vezes menos...Comentem!
Desespero de muitos, insensatez de outros. Os motivos para aceitarem trabalhar por valores cada vez menores passam por aí. Mas não se iludam, se nada fizermos as coisas não podem melhorar. Pior do que um ciclo vicioso, este é um ciclo vicioso que se vai afundando cada vez mais. E se hoje aceitam trabalhar por 5€/h, amanhã irão propôr-vos 3€/h. Não será por falta de mão-de-obra (ou pseudo-mão-de-obra), isso é certo!
Danny Atlântico
16-02-07, 12:28
Eu já ouvi por portas travessas que há colegas a trabalharem por 3€ e ás vezes menos...
Felizmente nunca me propuseram nada do género...mas infelizmente também fiquei sem trabalho por causa disso mesmo...
Vitor Azevedo
16-02-07, 14:17
Vou fazer isto tipo esquema.
1 - nº de escolas desadequado com objectivo de empregar alguns colegas (e não só), sem que a sociedade requira nem mais um fisioterapeuta, que é a situação actual;
2 - falta de cumprimento da legislação - quem faz fisioterapia são fisioterapeutas, está em decreto-lei... só há pseudo-fisios porque não há fiscalização e ninguém coloca uma instituição ilegal em tribunal por essa razão...digo eu...
3 - falta de legislação sobre entidades de Fisioterapia (e não de MFR);
4 - ignorância do público em geral sobre fisioterapia, fisioterapeutas, pseudos e os problemas da fisioterapia.
Se não há emprego... se a melhor oferta é 5 euros por hora... não me parece um algoritmo dificil de resolver. Há quem trabalhe a 3 euros, há clínicas sem fisioterapia, arrisco dizer que a maior parte dos pretensos utentes de fisioterapia nem tenham um fisioterapeuta....
Também me parece que quem já tem o seu lugar "quentinho" não esteja muito disposto a lutar por causas. Mas quem sou eu para censurar. Ainda não li nada oficial sobre a falta de postos de emprego em fisioterapia, mas é tema de conversa quotidiana para quem anda nestas andanças. Assim como conferências de Desporto, e de Neurologia, e afins, gostava de assistir a uma conferência sobre: "Emprego em Fisioterapia: que presente? que futuro? que soluções?"
Hélder Abreu
16-02-07, 14:36
...gostava de assistir a uma conferência sobre: "Emprego em Fisioterapia: que presente? que futuro? que soluções?"
Sem dúvida, um tópico interessante para um congresso/jornada. As escolas que organizam jornadas anuais, já têm aqui uma ajuda quanto a um possível tema!
"Isto é um dilema pessoal ao qual não sei que responder"
Já respondi e não aceitei! Ficou uma porta aberta pois nunca se sabe o futuro, mas a minha consciência no momento não me permitia dormir descansada se o fizesse!
Quanto às jornadas, acho que mais importante que dar a conhecer aos fisioterapeutas que as coisas estão mal (isso eles já sabem), é dar a conhecer aos cidadãos em geral essa realidade para eles começarem a pensar melhor nos profissionais que os tratam....
[quote=saramaria;10747] para se entrar como bom fisioterapeuta, tem de se passar por uma prova: fazer uma massagem completa a um utente que já tem muitas "andanças" nestas massagens. Se ele gostar, fica-se lá a trabalhar, se ele não gostar não serve para lá trabalhar, independentemente de ser bom naquilo que realmente sabe fazer para além de massagens.[quote]
Cara colega, realmente essa situação é inacreditável... Volto á mesma pergunta... Será k ninguém sabe a diferença k existe entre um massagista e um fisioterapeuta? :shock:
É um início:
http://www.jornadas-fisio.pt.vu/
Abraço
Fiquei estupefacta :shock: com a proposta que fizeram à Sara!!! ONDE VAMOS PARAR??? Mas este tipo de proposta só mostra a ignorancia de quem gere as clinicas actualmente...Ser Fisioterapeuta é muito mais do que fazer uma simples massagem...
Danny Atlântico
16-02-07, 19:42
Infelizmente, já começam a ser coisas demais a deixar-nos estupefactos...às vezes até me arrependo de ter andado a estudar 4 anos para isto... a sorte é que adoro a profissão e não me imagino a fazer outra coisa... mas num dia ter emprego e no dia seguinte ficar em casa sem nada para fazer... depois querem que acreditemos em governos e afins...
rita afonso
17-02-07, 16:53
Fiquei estupefacta :shock: com a proposta que fizeram à Sara!!! ONDE VAMOS PARAR??? Mas este tipo de proposta só mostra a ignorancia de quem gere as clinicas actualmente...Ser Fisioterapeuta é muito mais do que fazer uma simples massagem...
Pois é. A algumas colegas minhas o chefe da clínica pediu-lhes para fazer uma massagem, penso que local, nas costas talvez, para ficarem lá a trabalhar. Sem comentários... :neutral:
Hélder Abreu
17-02-07, 19:10
Pois �. A algumas colegas minhas o chefe da cl�nica pediu-lhes para fazer uma massagem, penso que local, nas costas talvez, para ficarem l� a trabalhar. Sem coment�rios... :neutral:
A ele???:shock::shock::shock:
Uma solução poderia ser os Fisioterapeutas associarem-se e abrirem espaços de trabalho com outros Fisioterapeutas ou outros profissionais de saúde, compartilhando os gastos e tempo de utilização dos consultórios.
Uma solução poderia ser os Fisioterapeutas associarem-se e abrirem espaços de trabalho com outros Fisioterapeutas ou outros profissionais de saúde, compartilhando os gastos e tempo de utilização dos consultórios.
Ideia genial... Mas o problema é k dp só kerem dinheiro e mais dinheiro... Trabalho numa clinica de Fisioterapeutas, mas axo k só de nome... A ganacia falou mais alto e agora e doente é k se lixa...:confused:
rita afonso
27-02-07, 17:20
A ele???:shock::shock::shock:
Sim, a ele. E eu tb já fui a uma entrevista, que queriam que eu só fizesse massagens nessa clínica, mas como eu não me mostrei mt interessada em ser massagista, já não passei à fase seguinte, que seria a de fazer uma massagem à chefe tb. Se soubesse como está isto agora, tinha ficado a fazer massagens, é melhor que nada. As pessoas abrem clínicas e fazem publicidade a Fisioterapia e dp o que querem de nós é só massagens, que Fisioterapia tão completa, sim, senhor...
Bem, e eu que pensei que tinha tido o azar de ter ido parar a uma clínica que me pediu massagens!!! Afinal andam muitas nessa "onda"!!! Mas temos de combater isso e não podemos pensar que fazer massagens é melhor que nada! Se assim for mais vale estar ao balcão de uma loja que não nos cansamos tanto!!!
Quanto ao abrir clínicas e chamar colegas fisioterapeutas para trabalhar, até acho boa ideia! O "pequeno" senão é que custa muito, monetariamente e não só, abrir alguma coisa nesta área e depois tem de se olhar a números para se manter a clínica aberta!
fisiohelder
27-02-07, 21:23
Malta para que saibam, estive reunido ha dias com alguem ligado à ARS, que me disse o seguinte: todos os espaços onde seja praticado algum acto terapeutico relatico à fisioterapia (está especificado no decreto de lei 500/99 de 19 de novembro) tem de ter uma direcção clinica, ou seja um fisiatra. O que perfaz dizer que todos os fisioterapeutas que estão por conta propria ou clinicas sem fisioterapia granto-lhe que não estão legais... Para estar devidamente legais tem de ter licenciamento da ARS que so o dá a quem tenha direcção clinica. Ou seja estamos dependentes da fisiatria para estar legais...
Daí depreendo então que, mesmo para se fazer domicílios, tem de se ter uma direcção clínica ou estar ligado a algum sítio que a tenha! E os fisioterapeutas que trabalham em clubes desportivos? Que eu saiba estes não trabalham com fisiatras mas sim com ortopedistas e estes não podem ser nossos directores clínicos, ou podem? Isto está bonito está.....:confused:
Hélder Abreu
28-02-07, 00:09
Mas porque raio temos nós um tÃ*tulo de técnicos de DIAGNÓSTICO e TERAPÊUTICA?
Alguém é capaz de me explicar?? É que sinceramente não me entra na cabeça como estamos dentro deste grupo de técnicos de saúde, como o denominam dessa forma e como nos querem obrigar a ser dependentes de um médico!
Qual é a lógica do nosso curso ser uma formação de 4 anos onde abordamos vários métodos de avaliação e inúmeras técnicas de tratamento, onde aprendemos a conhecer o corpo humano pormenorizadamente e a descodificar as suas "anomalias"??? Onde está a lógica disto tudo se querem resumir o nosso trabalho Ã* prescrição de um médico? SaÃ*a mais barato a todos e dávamos menos cabo dos nossos queridos neurónios, fazerem um curso de 1 ano ou menos para sermos TÉCNICOS SERVENTES DE FISIATRAS!!!
Desculpem o desabafo... isto ultrapassa-me!
rita afonso
28-02-07, 18:28
Eu também acho que não deviamos depender de fisiatras. Para além de sabermos avaliar e tudo isso, acho que seria mais gratificante lidar directamente com quem faz o diagnóstico médico (ortopedista, neurologia, dernatologista, cirurgião, etc.) para o melhor do paciente. O fisiatra, para além de n passar mt informação do paciente, mts xs nem lhe toca, e segue a mm receita de bolo. Enfim... Não sei o que quer a ARS ou o estado ou quem rege isso, pk há pcs fisiatras e é mais um custo, mts xs dispensável, para o bolso do estado e dos portugueses.:confused:
vBulletin v4.1.9, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.