View Full Version : Unidades de Apoio à Multideficiência
Boa Noite!
Gostaria imenso de saber como essas unidades funcionam e trabalham com as crianças! Gostaria de lhe fazer algumas perguntas se não for muito incómodo claro... Em primeiro lugar, gostaria de saber o que é necessário para podermos integrar uma dessas unidades...Existem concursos públicos? se sim por quem são emitidos? a DREN? Em segundo lugar, trabalham individualmente com cada uma das crianças? quanto tempo passam com elas? e conseguem ter as condições necessárias?
Pergunto porque acredito que a criação destas unidades seja uma mais valia para crianças com deficiências...mas eu estou de fora...e como tal...não sei como funcionam na prática não é?:smile:
Saudações:wink:
Olá..
Gostaria que a Filipa ,se fosse possivel, me desse mais informações acerca do trabalho que realiza nestas unidades, visto ser uma das areas de intervenção que mais me suscita interese.:biggrin:
Saudações
O projecto "unidades locais de apoio á multideficiência" foi iniciado em 1990 pela Liga Portuguesa dos Defecientes Motores, tendo-se iniciado em 3 escolas do distrito de Lisboa (Lapa, Mem-martins e Queluz). Mais tarde, foram abrangidas outras áreas metropolitadas e expandido dessa forma esse projecto. Pelo que tenho conhecimento, ainda só funciona no distrito de Lisboa, mas,... talvez já outras instituições tenham seguido os passos da LPDM e avançado em outras zonas.
Esse projecto tem como objectivos principais a integração sócio-educativa e comunitária da criança portadora de multideficiência, "mudar mentalidades" dos profissionais docentes e não docentes do meio escolar (a multideficiência não é o "coitadinho", mas uma CRIANÇA igual e diferente das outras), adaptar o meio escolar á deficiência profunda ao nível das acessibilidades, em resumo,... "normalizar o meio escolar". Com a "crise económica", algumas destas unidades tiveram que alterar o seu funcionamento e actualmente, não sei muito bem como é que funcionam. Entre 1990 e 1998, sei que funcionavam com apoio duma equipa multidisciplinar (fisio, t.o., fala, educad., téc. sup. de reab. e 3, 4 ou 2 auxiliares especializadas, as quais funcionavam como principais educadores da criança e tinham a seu cargo o cumprimento dos programas terapêuticos instituidos pela equipa técnica. Por exemplo, a fisio determinava que aquela criança deveria fazer standig-frame 3X semana, a fala que deveria estimular o mastigar com os molares durante a alimentação, a t.o. que deveria construir legos, etc,... e isso era realizado por essas auxiliares. A equipa funcionava em situação de rollman, estando sempre asegurado um profissional por dia em cada uma das unidades. Mas se se verificasse que uma destas unidades deveria ter mais apoio de fisio, esse tinha mais dias em apoio nessa unidade, enquanto que outra teria mais do TO outra ainda do educador,.... Isto era possível, porque o grupo de crianças escolhidas para essa unidade teriam características fisico-clinicas semelhantes. Por exemplo, nunca se punha uma criança com autismo profundo com outra que necessitasse de grande interacção.
Espero ter respondido a algumas dúvidas, contudo não sei se a nossa colega Filipa trabalha ou não neste projecto da LPDM.
Obrigado
linafialho
30-11-08, 11:40
Eu também trabalho numa destas unidades. E decidi vir aqui partilhar a minha experiência.
Para vos ser sincera, quando fui para lá não sabia bem o tipo de trabalho que faziam nestas unidades. É um trabalho muito diferente e que requer também um diferente estado de espírito, que por vezes não me é muito fácil alcançar. De um modo simples o que quero dizer é que se denota um desconhecimento das nossas competências, não me parecendo culpa de ninguém em particular, mas sim do facto de estarmos inseridos num âmbito educacional e não da saúde. Há portanto inúmeras barreiras que se podem colocar e cabe-nos a nós ultrapassá-las.
No entanto, o trabalho é muito variado, mas mais incidido em mobilidade geral, coordenação motora, equilíbrio, motricidade fina...pelo menos até agora são as situações mais comuns.
Espero ter-vos sido útil :smile:
vBulletin v4.1.9, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.