PDA

View Full Version : Nebulizadores

FERNANDES
30-10-08, 11:17
Ao que aparenta os pediátras são contra os nebulizadores, Postiaux dizia que eles acham isso uma técnica antiquada (embora ele discorde).

É a primeira vez que estou a entrar no mundo dos nebulizadores e não entendo como isto se processa, aqui expresso as minhas dúvidas acerca das medicações por nebulização:

1- Só se pode por receita médica ?
Penso que seja obvio mas então o cromoglicato de sódio pode ser sem tal?

2- A ordem do processo é esta:
A familia vai ao médico, ele receita a medicação e depois a familia aparece
com ela para a sessão de nebulização ?

3- Vale a pena comprar um nebulizador ?
Se o médico não gosta disso então não vai receitar o medicamento,
se não receita medicamento então não se pode usar o nebulizador...

Desculpem a ignorância, são os meus primeiros passos na fisioterapia respiratória.

Carlinha
30-10-08, 14:58
Fernandes, eu aconselho a todos os utentes que possuem uma doença respiratória a terem o seu próprio equipamento em casa.
Eu aviso sempre que a "crise" não avisa quando chega e enquanto não chegam os médicos a casa, tenta-se controlar o padrão respiratório.
Deve-se relacionar a patologia ao nebulizador. Não só isso, deve de ir de encontro ao que o Fernandes traçou como conduta, seja ela a curto prazo, ou longo.
Digo ao Fernandes que ultra-sónicos e asma não combinam. Já ultra-sónicos e Fibrose cística fazem o casamento perfeito.
Procure saber a qualidade do nebulizador: quanto maior pressão, melhor (> que 56).
Já agora lembro que nenhum nebulizador tem o efeito desejado se não houver um padrão ventilatório satisfatório. Em outras palavras, as moléculas não chegarão sequer a carina.
Procure textos de Alfredo Cuello, Fisioterapeuta Argentino (aliás, de toda a Família Cuello).
Digo-te que uso aerossolterapia por meio da nebulização somente com soro fisiológico (0,9%) sem medo de ser feliz, porque ajuda-me bastante nas manobras desobstructivas associadas a padrão ventilatório.
Em crianças, a literatura diz que não é aconselhado mais que 5 ml de soro fisiológico (absorção do epitélio pulmonar).Em adultos, sem contra-indicações.

Espero ter ajudado.