PDA

View Full Version : SINDROME MIOFASCIAL- "Trigger Points"

LMSC
09-01-07, 23:41
Curso de Tratamento Conservador e Invasivo dos "Trigger Points".

A Fundação "OMPHIS INSTITUTE" de Barcelona, vai realizar este Curso no Porto.

Quem não conhece a obra de J. Travell e D. Simons?!

As datas provisórias são: 23, 24, 25 de Fevereiro e 9, 10, 11 de Março.

visite www.omphis.es (http://www.omphis.es)

coloque as suas dúvidas aqui no fórum.

Francisco Neto
14-01-07, 17:02
Qual será o preço de cada módulo e quem será o formador?

LMSC
14-01-07, 22:57
Os dois módulos custam €726,00.

O formador será Xavier Labraca Gui, colaborador da Fundação Omphis.

O Curso será predominantemente prático e, se me permite, extremamente útil porque vai fornecer aos formandos um lote de conhecimentos que lhes permitirá, se não resolver pelo menos mitigar, aquela que é provavelmente a causa de sofrimento físico mais comum nos nossos dias.

Devo acrescentar que é simultaneamente uma causa de dor muitas vezes mal compreendida e por vezes confundida com outras.

Por último, como sabe, o conhecimento dos factores desencadeantes e de perpetuação jogam aqui um papel preponderante, talvez um papel tão importante como o tratamento da condição em si mesma.

Neste Curso, a grande novidade está no tratamento dos Pontos pela inserção de agulha seca (sem fármacos), algo muito semelhante a acupunctura, pese embora seja uma técnica apoiada nos mais recentes estudos histológicos que tentam desvendar a natureza destas formações punctiformes. Os resultados vão depender do local, da profundidade, do tempo e da manipulação que se aplica na agulha.

Creio que a resposta já está demasiado longa, espero que lhe encontre utilidade.

LMSC
16-01-07, 00:59
As informações relativas ao Curso, podem ser pedidas através do e-mail: lmscarvalho@hotmail.com, como de resto alguns colegas já fizeram.

Pelo telefone 919871221 ou 224649397, também será possível obter informações.

Quanto ao programa, pode ser encontrado em www.omphis.es, sendo necessário pesquisar um pouco por entre os vários Cursos.

Por último, o referido preço de €726,00, já inclui IVA e representa o custo dos 2 Seminários (6 dias).

LMSC
17-01-07, 13:08
Alteração de Data:

O primeiro Seminário deste Curso, será realizado uma semana mais tarde, isto é em 2, 3, 4 de Março de 2007.

O segundo Seminário continua em 9, 10, 11 de Março (semana seguinte)

Pedimos desculpa pelo incoveniente que possa resultar desta alteração.

LMSC
19-01-07, 00:21
Anexo Formulário de inscrição no Curso de Tratamento de "Trigger Points".

Em resposta a algumas solicitações feitas nesse sentido, cumpre-me esclarecer algumas dúvidas, que são relevantes, neste campo:

DOR REFERIDA: existem várias teorias explicativas e são vários também os tecidos a partir dos quais se origina. É um tema que hoje em dia permanece controverso, até porque, continua sendo uma das principais causas de mau diagnóstico em terapia manual. Seguramente, estes "pontos nevrálgicos" objecto deste curso, são geradores de confusão, confundindo-se por ex. com ciáticas- Fácilmente se adivinha quais as implicações de confundir um "TP" activo, com uma ciática... Muitos pacientes esbanjam o seu tempo e recursos com "pseudoterapias".

TERAPIA MIOFASCIAL e "trigger points": normalmente a existência de "TP" revela a existência de disfunções miofasciais pelo que a normalização destes terá que se acompanhar por um conjunto de atitudes que vão desde a correção de hábitos posturais, passando por variados indicadores de higiéne de vida que devem ser corrigidos. Obviamente o procedimento terapêutico seguinte, será a detecção e correcção das disfunções do sistema miofascial através da Indução Miofascial estrutural, global ou somato-emocional. Saliente-se que os procedimentos atrás descritos convivem perfeitamente com quaiquer outras terapias manuais.

OSTEOPATIA e "trigger points": o tratamento de "TP" faz parte do tratamento Osteopático. Das técnicas ensinadas no presente Curso, apenas o tratamento INVASIVO (pela inserção de agulhas), clássicamente, não existe num currículo "normal" em Osteopatia.

Agradeço a vossa atenção e eventuais comentários.

LMSC
20-01-07, 23:19
Anexo o programa do Curso TCITP, tal qual se encontra no "site" do OMPHIS INSTITUT. De facto, como foi observado por interessados que lá se dirigiram, o programa foi intensificado em Portugal, passando de 3 para 2 Seminários. As matérias dadas são iguais.

Das técnicas ensinadas, destaco o seguinte- no original:

· Exploración y anatomía palpatoria exhaustiva.

· Valoración clínico-patológica .

· Tratamiento conservador: aplicación de diversas técnicas terapéuticas ( técnicas de energía muscular, terapia manual, estiramientos analíticos, spray & stretch, etc.) exclusivas de cada músculo.

· Tratamiento invasivo: punción mediante agujas de acupuntura del punto gatillo, siguiendo un protocolo preestablecido de tratamiento.

Feita essa elucidação, recomendo que consultem o dito programa em www.omphis.es ou, abrindo o documento anexo.

osteofito
22-01-07, 17:53
Caro colega

Parece ser um Curso interessante com uma excelente relação qualidade preço. Por esse motivo queria saber se está previsto que o referido curso possa realizar-se em Lisboa, e digo mais, desde já que estou interessado em frequentá-lo e existem também vários colegas com o mesmo interesse. Pelo se for necessário alguma ajuda nos oferecemos para colaborar nesse sentido.

LMSC
25-01-07, 21:26
O Curso está previsto para a região de Lisboa, talvez em Maio ou Junho.

Agradeço desde já a sua oferta uma vez que todas as ajudas são sempre bem vindas.

Se quiser pode contactar-me para o 919871221 ou lmscarvalho@hotmail.com

Obrigado.

LMSC
16-02-07, 21:57
Últimos dias... últimas oportunidades.

Para acabar de preencher as últimas vagas do curso, aceitar-se-ão inscrições com data de correios de 21 de Fevereiro (a culpa é do Carnaval).

Nota: O formulário está colocado numa mensagem anterior.

LMSC
03-03-07, 22:25
Caro colega

Parece ser um Curso interessante com uma excelente relação qualidade preço. Por esse motivo queria saber se está previsto que o referido curso possa realizar-se em Lisboa, e digo mais, desde já que estou interessado em frequentá-lo e existem também vários colegas com o mesmo interesse. Pelo se for necessário alguma ajuda nos oferecemos para colaborar nesse sentido.

Caro Osteofito,

O Curso de Tratamento de Trigger Points vai realizar-se na região de Lisboa.

Será idêntico àquele que decorre hoje no Porto.

As datas serão: 15, 16, 17 - 22, 23, 24 de Junho.:cool:

LMSC
07-03-07, 19:05
Caro Osteofito,

O Curso de Tratamento de Trigger Points vai realizar-se na região de Lisboa.

Será idêntico àquele que decorre hoje no Porto.

As datas serão: 15, 16, 17 - 22, 23, 24 de Junho.:cool:

ANEXO O FOLHETO DO CURSO.

JoaoMiguel Carvalho
04-04-07, 11:38
BOAS!

eu fiquei interessado em frequentar o curso mas gostaria de saber a opiniao de alguem q tenha frequentado o curso. pois e um certo investimento de tempo e d dinheiro...

melhores cumprimentos

LMSC
30-04-07, 23:11
BOAS!

eu fiquei interessado em frequentar o curso mas gostaria de saber a opiniao de alguem q tenha frequentado o curso. pois e um certo investimento de tempo e d dinheiro...

melhores cumprimentos

Desta feita, este curso terá lugar em S. Domingos de Rana, no Seminário da Torre da Aguilha. Este Seminário está esplendidamente situado junto às portagens da A5- Carcavelos. O almoço está incluído no preço da inscrição!

Mais informações: lmscarvalho@hotmail.com

PedroDaniel
22-03-08, 20:14
para kd uma reediçao do curso??

abraço

tcampox
14-04-08, 21:08
tambem estou interessado :)

ricardoamorim
15-04-08, 07:32
Curso de Tratamento Conservador e Invasivo dos "Trigger Points".

A Fundação "OMPHIS INSTITUTE" de Barcelona, vai realizar este Curso no Porto.

Quem não conhece a obra de J. Travell e D. Simons?!

As datas provisórias são: 23, 24, 25 de Fevereiro e 9, 10, 11 de Março.

visite www.omphis.es (http://www.omphis.es)

coloque as suas dúvidas aqui no fórum.

Qual a razão para terem colocado esta informação neste momento?
Já que me parece ser informação antiga?
Obrigado.

Hélder Abreu
15-04-08, 08:44
Ricardo, se reparar na data em que a mensagem foi colocada verá que a mensagem não foi colocada agora, mas sim há mais de um ano.:wink:

tcampox
15-04-08, 21:02
esta informação ja e antiga,este curso ja foi realizado ha kuase um ano, o objectivo era saber para quando haveria uma reedição deste curso:)