View Full Version : Fernando Pessoa e Bolonha !!!
Boa Tarde.
Fui recentemente informado, que quando as escolas de Fisioterapia do país se tentavam reunir e unir quanto ao tratado de Bolonha, e manter o curso de Fisioterapia com 4 anos (240 créditos), a Univ. Fernando Pessoa furou o "acordo" e aceitou, á rebelia da "união" das restantes escolas, e sem mais condições, os 3 anos (180 créditos) para o curso de Fisioterapia.
Gostava que os alunos e professores da Univ. Fernando Pessoa que frequentam o fórum comentassem esta notícia e até que ponto ela é verdadeira.
Abraço.
É verdade, mas a história está mal contada. Pelo que sei todas as escolas vão ter obrigatoriamente de aderir ao processo de bolonha.
A Fernando Pessoa está mais uma vez um passo à frente e já implementou o novo sistema (que é melhor que o antigo na minha opinião) este ano. Este processo vai permitir que os cursos tirados nos países da UE estejam todos ao mesmo nível e até mesmo para quem quizer sair do país para trabalhar lá fora terá mais facilidade.
Physio, esses são mesmo os objectivos do processo de Bolonha, fomentar a uniformização e inter-cambio europeo...Não é isso que está em causa, nem se Univ. Fernando Pessoa foi a primeira ou a última. O que está em causa, é que se de facto a Fernando Pessoa furou a "união" e aceitou assim o acordo, furou também as expectativas dos seus alunos e de todos os colegas. È que enquanto em Portugal será de 3 anos (180 créditos), em Espanha será de 4 anos (240 créditos). Quem será admitido para trabalho?! Quem estará melhor formado?! Quem terá mais currículo?!
Estou-me a fazer entender ?! È que sendo verdade, não é uma óptima notícia para a Fernando Pessoa e os seus alunos, sendo verdade, é um desatre para todos os colegas que estão neste momento a tirar o curso...
Abraço.
Se forem ao site do Sindicato das Ciências e Tecnologias da Saúde, poderão encontrar lá que o referido sindicato rescindiu o contrato que tinha com a Fernando Pessoa exactamente pelo motivo aqui referido. Referem ainda as razões para tal acto. É de ler!!!
joana_moinho
22-11-06, 23:12
Boa noite,
De facto o colega FPortela tem toda a razão naquilo que disse acerca da Universidade Fernando Pessoa; com efeito eu já sabia do sucedido há algum tempo, facto que terá consequências muito nefastas para a nossa profissão. O que me entristece é que todas as escolas se encontram extremamente empenhadas para que os 4 anos (240 créditos) sejam implementados em Portugal e dado a maioria dos países da União Europeia ou já os implementaram ou estão na iminência de o fazer, e uma Universidade assume, à revelia de todos os outros, que os três anos são suficientes para o 1.º ciclo de estudos, terá como consequências a curto prazo, que qualquer fisioterapeuta da união europeia possa trabalhar em Portugal, sendo mais qualificados para o fazer pois terão os 240 créditos, e nós, que já nos encontramos numa situação tão desesperante no que concerne a ofertas de trabalho, veremos o nosso futuro ainda mais ameaçado... É uma pena e mais uma vez denota a falta de união que há entre os nosso pares.
Hélder Abreu
22-11-06, 23:18
É triste... Quando pensamos que estamos mal, há sempre quem consiga pôr-nos pior:evil:... No comment!!
Ismaelsilva
23-11-06, 00:26
Infelizmente falta uma união de facudades e cursos, pra não deixar que este tipo de atrociades aconteçam......:cry:
Adérito Seixas
23-11-06, 21:07
Acho que o post inicial desta discussão, pelo colega Fportela foi correcto... perguntar a quem está dentro do assunto o que realmente se passa, saber se é verdade o que dizem acerca da UFP ter "furado" o "acordo" da referida "união" de instituições... tenho é pena que os restantes colegas/ futuros colegas não tenham a mesma sensibilidade.
Eu sou docente da UFP, com muito orgulho na instituição que represento e estive por dentro do processo de adaptação a Bolonha da nossa instituição e quando digo por dentro digo mesmo por dentro. Antes de continuar esta discussão pergunto se as pessoas que deixaram as suas "opiniões" estão dentro da legislação acerca do assunto? Conhecem a lei?
Nem vou comentar o facto do Sindicato das Ciências e Tecnologias da Saúde ter rescindido o protocolo apoiado na premissa de que a UFP pediu um 1º ciclo de 3 anos... é que nem merece comentário, as pessoas que um dia acordaram e se lembraram de nos informar da rescisão sem sequer querer saber o que se passou realmente só demonstram ignorância acerca de um processo moroso, trabalhoso que demorou meses... mas como disse nem vou comentar. Só tenho pena que o sindicato não torne publica a resposta que recebeu face ao procedimento e apenas informe que rescindiu com a UFP porque bla bla bla bla bla bla...
Quanto ao resto, neste momento, apenas devo dizer que a UFP não pediu um 1º ciclo com 3 anos, ao contrário do que consta. A UFP apresentou uma proposta pensada, apoiada num modelo de ensino superior estrangeiro de grande capacidade, o da Finlândia. Muito tempo trabalhamos nessa proposta, fundamentamos o que tínhamos a fundamentar, pensamos em tudo com cuidado... sim porque ao contrário do que se passou a nível nacional o processo de adaptação a bolonha já estava a ser trabalhado há muito... e talvez por isso tenhamos sido DOS únicos e não os únicos a pedir adequação... mas só se fala da UFP. Mas sinceramente ainda bem que falam, é bom sinal.
A nossa proposta era de um 1º ciclo de 210 ECTS (3,5 anos) e um 2º ciclo de 90 ECTS (1,5 anos), como já disse, apoiada num modelo de ensino forte e de qualidade. A nossa proposta foi no entanto recusada porque segundo as entidades responsáveis a prática consolidada a nível europeu nos países de referência não era essa e sim a de 3 anos para o 1º ciclo. Tivemos que reformular o pedido, reformulamos o pedido exactamente com a mesma duração mas tentamos fundamentar melhor a nossa posição. Mais uma vez o pedido foi recusado...
Como podem ver a UFP não pediu um 1º ciclo de 3 anos... mas as pessoas (e não estou a falar para o colega que iniciou esta discussão pois fê-lo correctamente) continuam a querer falar do que não percebem muito bem...
Antes de continuar esta discussão eu pergunto... conhecem a legislação?
E outra coisa... Bolonha não é duração de ciclo de estudos... e outra coisa... não há licenciados de 1ª e de 2ª... Conhecem a realidade europeia?
Olhando para o panorama nacional de ofertas ao nível de todos os cursos do ensino superior nacional, é fácil verificar que as escolas privadas ofereceram muito mais rapidamente cursos que dizem estar adequados a Bolonha do que as escolas públicas.
Não é errado admitir que oferecer um curso adequado a Bolonha é um chamariz para novos alunos, que não querem entrar num curso "desadequado".
Também não é errado admitir que é de novos alunos que as escolas privadas sobrevivem.
Em relação à Fisioterapia em particular, também eu estudei numa escola privada e também eu estive envolvido nos processos de adequação. No entanto, como resultado deste processo sinto que há escolas que defendem mais os interesses da profissão que outras. E quem se ressente são os alunos assim que se tornam em profissionais desempregados.
Olá a todos
Eu gostava realmente de saber qual é a "realidade nacional", sobretudo quando se compara a qualidade do ensino superior europeu com o nosso.
Mais uma vez, caro colega da UFP, será que não estamos a pôr o carro à frente dos bois? Eu conheço bem o sistema filandês e aquilo só é possível num país com o desenvolvimento económico e social como aquele,...Implementar algo semelhante em Portugal seria uma verdadeira desgraça, na medida em que estamos a nível educacional muito abaixo da média europeia, mas com isto não quero dizer que não temos capacidade. Acho que em Portugal se trabalha demasiado e produz-se muito pouco! Porquê que será?
Um abraço
Graça
Olá a todos :biggrin:
Bem já não participo no forum há algum tempo mas tenho acompanhado regularmente todos os posts e tenho feito algumas anotações, em particular neste caso ...
Antes de mais vou defenir a minha posição e esta é totalmente a favor da fisioterapia e do fisioterapeuta enquanto promotor de um trabalho racional, equilibrado e honrado !!!
Caros colegas, em particular da UFP, como só estou ralativamente informado acerca do plano bolonha gostava que me respondessem ás seguintes perguntas:
- Porque é que houve essa necessidade de terminarem o dialogo com as outras escolas? Houve pressa em serem os primeiros? Ou foi mais um golpe publicitário neste meio que começa a riducularizar-se, onde a competitividade e o desenvolvimento cientifico são sub valorizados e o que intressa é formar malta no curso da moda, para saturar ainda mais um mercado que já de si está deploravel
- Porquê o modelo finlandês e não o espanhol ou ingles? Segundo se consta o plano de bolonha espanhol (e aqui é onde acho piada pois supostamente é para ser tudo igual lol) caminha para uma duração de 4 anos - não acredito que tenham os mesmos creditos que os de tres anos ou que tenham menos carga disciplinar só para pastar os touros !! O modelo ingles é também muito conceituado e embora neste modelo não existam fisioterapeutas de primeira e segunda, existe uma diferenciação dos fisioterpeutas, sendo que um dos cursos tem 3 anos - e serve para introduzir os profissionais logo na prática clínica e tem o segundo curso, de 4 anos de duração, que visa para além da formação do fisioterapeuta enquanto profissional a continuação na vida académica. Desculpem lá mas ao adoptarem o modelo finlandês alguma vez consideraram as diferenças culturais e onde é que ele foi considerado o modelo chave?
Bem desculpem a extensão do comentário mas não percebo o porquê de muita coisa em particualar neste assunto que apenas veio salientar mais uma vez que estamos mal, estamos MUITO mal !!
Não quero que fique aqui a opinião disto ser um ataque á UFP mas apenas lhes dirijo as questões pois eles já estabeleceram um plano de bolonha enqunto este ainda não foi oficializado
Com os melhores cumprimentos
Ricky
Adérito Seixas
24-11-06, 21:54
Mais uma vez, caro colega da UFP, será que não estamos a pôr o carro à frente dos bois? Eu conheço bem o sistema filandês e aquilo só é possível num país com o desenvolvimento económico e social como aquele,...Implementar algo semelhante em Portugal seria uma verdadeira desgraça, na medida em que estamos a nível educacional muito abaixo da média europeia, mas com isto não quero dizer que não temos capacidade. Acho que em Portugal se trabalha demasiado e produz-se muito pouco! Porquê que será?
Eu penso que poderemos sim implementar algo semelhante... porque não? Eu acredito nisso. Se pensarmos assim nunca implementamos nada porque é sempre cedo de mais e nunca saimos do sítio...
Será por termos uma formação de 1º ciclo de 4 anos que vamos produzir mais? E melhor? Será essa a resposta?
Caros colegas, em particular da UFP, como só estou ralativamente informado acerca do plano bolonha gostava que me respondessem ás seguintes perguntas:
- Porque é que houve essa necessidade de terminarem o dialogo com as outras escolas? Houve pressa em serem os primeiros? Ou foi mais um golpe publicitário neste meio que começa a riducularizar-se, onde a competitividade e o desenvolvimento cientifico são sub valorizados e o que intressa é formar malta no curso da moda, para saturar ainda mais um mercado que já de si está deploravel
Em primeiro lugar, não fomos os primeiros... mais instituições pediram a adequação e a conseguiram. O nosso pedido não se prende com essas razões. A questão é que o Bacharelato já não existe...
Em segundo lugar, que dialogo é que nós terminamos? Esse diálogo era acerca de quê? Sabe?
- Porquê o modelo finlandês e não o espanhol ou ingles? Segundo se consta o plano de bolonha espanhol (e aqui é onde acho piada pois supostamente é para ser tudo igual lol) caminha para uma duração de 4 anos - não acredito que tenham os mesmos creditos que os de tres anos ou que tenham menos carga disciplinar só para pastar os touros !! O modelo ingles é também muito conceituado e embora neste modelo não existam fisioterapeutas de primeira e segunda, existe uma diferenciação dos fisioterpeutas, sendo que um dos cursos tem 3 anos - e serve para introduzir os profissionais logo na prática clínica e tem o segundo curso, de 4 anos de duração, que visa para além da formação do fisioterapeuta enquanto profissional a continuação na vida académica. Desculpem lá mas ao adoptarem o modelo finlandês alguma vez consideraram as diferenças culturais e onde é que ele foi considerado o modelo chave?
Porquê o Finlandês? Bem... os países nórdicos são, para nós, uma referência. Eles têm Fisioterapeutas de excelente qualidade... ou não? O primeiro ciclo de formação na Suécia é de 3 anos, na Noruega é de 3 anos e na Finlândia é de 3,5 anos... Porque o modelo Finlandês??? E porque não??? É que o Norueguês, segundo o que vejo aqui é inferior porque tem menos anos
O colega falou no modelo Inglês, disse que em 3 anos eles introduziam bons profissionais na prática clínica... com 3 anos eles são o que? Licenciados?
Não quero que fique aqui a opinião disto ser um ataque á UFP mas apenas lhes dirijo as questões pois eles já estabeleceram um plano de bolonha enqunto este ainda não foi oficializado
Estabelecemos um plano de Bolonha enquanto este ainda não foi oficializado??? Por acaso está à espera que alguém "oficialize" um plano de estudos segundo Bolonha??? Afinal de contas colega, o que é para si Bolonha?
É que o importante aqui são competências... e ao contrário do que li Bolonha não é para sermos "iguais"... Foi constituído há algum tempo um grupo de trabalho que definiu competências para os alunos que terminam o 1º ciclo e que terminam o 2º ciclo... a forma como percorrem o caminho para atingir essas competências não tem de ser a mesma e como tal podemos ter planos de estudo muito diferentes que levam ao mesmo fim...
E há outro aspecto muito importante aqui e que as pessoas não discutem... ou porque não se lembram ou porque pronto, não sei...
Temos as seguintes hipóteses de modelos de duração de ciclos de estudo:
3+2
4+1
É, para os colegas, possível "criar" um Mestre em um ano??? Dar-lhe competências de investigação aprofundadas (que a meu ver são de 2º ciclo) e fazer uma tese em apenas um ano??? Não será isso "brincar aos mestrados"? Na minha humilde opinião não devemos "assassinar" o Grau de Mestre... Para se ser Mestre em alguma coisa é preciso trabalho... trabalho que não se desenvolve, na nossa visão, em apenas um ano... Por isso pedimos um 2º ciclo, inicialmente, com 1,5 anos... sempre possibilitava alguma coisa...
Bem Colegas!!
A única coisa que eu posso falar é acerca dos estágios e sinceramente pela experiência que tenho posso-vos dizer que em relação às outras escolas, quer públicas quer privadas, os alunos da UFP estão muito abaixo da média.
Qual foi a pressa de incorporarem já este ano o processo de Bolonha para alunos que já estão no 2º ano e para outros ainda que tiveram a infelicidade de reprovar.
Como é que um aluno que está a fazer estágio de observação (aluno de 2ºano) para o ano já sai licenciado? Que prática é que ele tem? (Na minha experiência como orientadora de estágio posso dizer nenhuma, e não estaria segura a contratar um profissional destes na minha clínica). Isto é mesmo tudo ao molhe e fé em Deus.
Para melhor qualidade dos vossos alunos não seria melhor implementar o processo de Bolonha aos alunos que entraram este ano, pelo menos esses sim começam com tudo de novo e com nova estruturação do curso.
Ou a vontade de serem os primeiros é superior à importância da qualidade do ensino prestado aos vossos alunos?
É claro que o colega da UFP deve ter muito orgulho na sua faculdade, afinal de contas é o seu local de trabalho e temos que proteger e defender aquilo que é "nosso".
Desculpem o desabafo mas isto já estava "entalado" há muito tempo.
Adérito Seixas
25-11-06, 03:25
Realmente a discussão está a dar uma volta...
Quanto à "pressa" de "incorporar" o processo de Bolonha para os alunos que iam transitar para o 2º ano tenho apenas a dizer, mais uma vez, que as pessoas antes de discutirem um assunto deveriam saber um pouco acerca dele... os alunos que transitavam para o 2º ano, por lei, tinham que transitar para o plano de bolonha...
A prática? O aluno ainda tem um ano e meio de prática... cara xanasantos, no inicio do 2º ano que prática é que a colega tinha?
Não será precipitado dizer que não queria um profissional na sua clínica pois não tem qualidade quando teve contacto com ele no inicio do 2º ano?
Claro que defendo o meu local de trabalho, porque estou por dentro do que se passa, acho que mau era se não o fizesse.
os alunos da UFP estão muito abaixo da média.Penso que está a generalizar demais... há bons e maus. Para fazer uma afirmação dessas não estará a comparar alunos com diferentes planos curriculares e em diferentes estágios da sua formação?
Sou aluno da UFP e já estagiei com alunos de outras faculdades e não me considero nada abaixo deles, se calhar bem pelo contrário :cool:
Olá a todos :smile:
Bem este tópico já estava a desviar-se um pouco do seu real intuito, e tal como me foi sugerido fui "informar-me" (espero eu que pelo melhor) sobre o Processo Bolonha
Com tal deixo aqui um link ao Relatório Final da Implementação do Processo de Bolonha a Nível Nacional, por áreas de Conhecimento nas Tecnologias da Saúde:
- http://www.mctes.pt/docs/ficheiros/Tec_DSaude_VersaoFev_2005.pdf
Este documento explica claramente o porque?, o quando?, o como? e o aonde? é que este projecto se visa desenvolver.
Após a leitura deste documento gostava de salientar e sugerir a leitura do anexo H, pg. 238 onde se poderá ver o trabalho que foi desenvolvido pelo grupo de fisioterapia perante o Proceso Bolonha. De entre esta leitura tem de se salientar que o trabalho efectuado pelo grupo visa corresponder aos pedidos e necessidade do curso de fisioterapia indo de encontro ás muitas lutas do nosso meio.
Define-se a clara necessidade de uma duração de 4 anos no minimo do 1º ciclo onde relativamente à diferenciação do perfil de competências para os 1º e 2º ciclo utilizou-se como referência os descritores genéricos de nível propostos pelo sistema NICATS (Northen Ireland Credit Accumulation and Tranfer System)
Não pretendo aqui começar ou dar aso ás muitas guerrilhas entre faculdades mas não compreendo a decisão da Universidade Fernando Pessoa em ter tomado a sua decisão. Creio que uma leitura das pgs 76 e 77 possa dar uma ideia do que se passou (Quem quiser compreende)
Realmente após o lançamento deste documento muita coisa deve ter acontecido sendo que não conheço os bastidores deste processo mas por favor lutem pela fisioterapia e pela dignidade dos seus profissionais
Um abraço fisioterapeutico
Adérito Seixas
28-11-06, 23:05
Conheço bem esse documento, a UFP participou também no grupo de trabalho que o realizou. Esse documento foi tido em consideração aquando do nosso pedido de adequação e as competências a adquirir pelos alunos foram ponderadas como é obvio.
Devo relembrar aqui um aspecto que, para mim, é fundamental. O pedido de adequação da UFP não foi para 3 anos... esse período foi-nos imposto pelas entidades responsáveis pela adequação...
O grande problema aqui passa pela duração do segundo ciclo... 1 ano é muito pouco para "fazer" um Mestre... não é possível... pelo menos para nós.
Todos lutamos pela dignificação da profissão, todos. o objectivo da UFP é, como o das outras escolas, formar profissionais competentes, com qualidade. Reparem que um 1º ciclo de duração de 4 anos para as instituições seria melhor não? Os alunos estariam mais tempo na instituição... é que o 2º ciclo os alunos podem fazer em outras instituições, não tem que ser na mesma. Se o motivo fosse esse, o monetário, era melhor termos 4 anos pois os alunos estariam 4 anos a "pagar". o nosso objectivo não é esse colegas... o nosso objectivo é de todos... formar profissionais, com qualidade...
Hélder Abreu
29-11-06, 10:08
O grande problema aqui passa pela duração do segundo ciclo... 1 ano é muito pouco para "fazer" um Mestre... não é possível... pelo menos para nós.
Na minha opinião, o problema também reside na duração do 1º ciclo. Se, tal como o Adérito refere e eu concordo, 1 ano é muito pouco para obter o grau de mestre, julgo que 3 anos também é insuficiente para se ser licenciado. E uma vez que haverão sempre mais licenciados do que mestres, acharia mais pertinente um 1º ciclo mais completo.
Boas a todos
Adérito apenas queria esclarecer uma situação, o ministério da ciencia, Tecnologia e Ensino Superior não é o responsável pela adequação das escolas ? Se não, quem é?, e como é que vos podem impor uma coisa que vai contra um documento redigido da forma que foi?
Concordo plenamente que um "mestre" não pode ser feito num ano, é preciso trabalho, mas também é ridiculo um aluno de fisioterapia, com o estágio incluido, ser formado em 3 anos. Daqui a nada até os auxiliares de fisioterapia têm um curso de maior duração que o nosso (existem escolas onde já são dois anos !!), e se já temos problemas de acreditação no meio médico imagina se só formos formados em 3 anos.
Todos que nos formamos sabemos o que passamos e o quanto tivemos de arranhar para nos tornarmos quem somos e para adquirir os conhecimentos que possuimos, sabemos bem que a solução não passa por um 1º ciclo de três anos.
Gostava também de saber então porque é que neste momento só a UFP tá no plano bolonha, se é assim tão fácil e tão bom porqué é que as outras escolas públicas e privadas não aderiram ao 1º ciclo de três anos? Como é que se pode defender uma posição no grupo de trabalho e depois alterá-la? As outras escolas não estarão ainda a defender os intresses dos alunos, pacientes e profisionais?
Bem são apenas desabafos pois acredito que uma casa se constroi com bons alicerces e neste caso é um curso bem definido e estruturado que vai levar a profissionais mais competentes e empenhados
Um abraço a todos
Olá a todos
Estou um pouco confusa com tudo isto. Será que os fisioterapeutas que se formaram há 20 anos tinham menos competência do que aqueles que se formam hoje com 4? Evoluimos,... isso é verdade!
Não me parece que o problema esteja no nº de anos no 1º ciclo, parece-me, sim que há muitas faculdades que precisam de reestructurar os seus cursos, nomeadamente ao nível da qualidade e quantidade dos estágios. Estão todos doidos pelo grau de "mestre", mas estes formam-se com experiência, pelo que 1 ano,.... tudo depende da qualidade da investigação desenvolvida pelo aluno ( a maior parte, quando cai no mercado de trabalho pensa que sabe tudo e é neste contexto que se formam os "mestres"). Penso que daqui a pouco tempo deixe de existir o fisioterapeuta prático e passe sómente a existir o fisioterapeuta "mestre". Isto não nos irá dignificar a profissão e pelo contrário, temo que nos irá afastar do objectivo principal.
Colegas, nós estamos em Portugal, não temos um sistema educativo de base eficaz,....porquê copiar modelos doutros países? Não temos os meios e as estructuras de base que os outros têm. No fundo, queremos fazer as omeletes poupando os ovos! Pensem na qualidade!
Um abraço
Graça
PedroDaniel
19-07-08, 18:53
bem... tenho o prazer de anunciar k a FISIOTERAPIA venceu uma pekena batalha.. e k na ESSVS (cespu) a licenciatura em Fisioterapia terá duração de 4 anos (em bolonha), e que como esta escola, as publicas tambem deverao seguir este modelo...
tenho por isso pena que a UFP continue com 3 anos de licenciatura ( n é a unica) e ke continue a ter um ensino tao mal falado. É mau para eles, para os alunos e para nós colegas de profissao ..
espero n ter ofendido..
Tive a reler este topico todo..:wink:
Falava-se mal inicialmente do ensino da ufp, mas nao no que diz respeito ao curso de fisioterapia.
Agora, em conhecimento de causa..Faço parte dos alunos que sairam pela primeira vez, com o curso de tres anos..sim, infelizmente fomos apanhados no meio da confusao de bolonha, e no segundo ano anunciaram-nos que iamos acabar no ano seguinte. Foi um choque a nivel pessoal mas também profissional, porque para nos safarmos tivemos que marrar com força no terceiro ano. De verdade? O nosso ano nao saiu tao bem preparado como os alunos que sairam este ano por exemplo.Ao meu ver, têm um plano curricular muito mais consistente e completo que o nosso. Mas também nao ficamos para tras em relaçao aos alunos das outras faculdades.
Sim, tivemos que estudar, fazer pesquizas por iniciativa propria e aproveitar ao maximo os estagios para nos mantermos a nivel..
Gosto do que faço (provavelmente terei beneficiado com isso) e pessoalmente, nao sou nenhuma "marrona"! mas nao me senti menos competente que qualquer outro aluno de outra faculdade. E isso inclui os alunos das faculdades francesas!
E mais ainda, em frança, 4anos de estudo sao necessarios, mas é de salientar que o primeiro ano é comum a TODOS os cursos de saude, sendo que apenas no segundo ano se entra realmente em fisioterapia.
Colegas, como em todo lado, ha bons e maus alunos, bons e maus terapeutas.. nao devemos generalizar.
Cumprimentos!!
ElsaCabral
21-07-08, 13:12
Tal como a colega Alice pm também terminei o curso com 3 anos pelo processo de bolonha. Não vou dizer se me senti prejudicada ou não... Quando regressamos de férias do 1º ano fomos confrontados com o facto de terminarmos o curso no ano 07/08.
No entanto, pelos locais de estágio que passei tive a possibilidade de ver colegas que com um ano a mais sabiam tanto quanto nós... portanto... tal como a colega Alice disse, vai haver sempre bons e maus profissionais.
Todavia, não sei até que ponto serei discrimida na altura, de conseguir arranjar trabalho, em comparação com os colegas de 4 anos.
No entanto, se achamos que a formação de base não é suficiente, devemos ir à procura de mais conhecimento e enriquecer ainda mais o nosso corpo de saberes.
Cumprimentos,
Elsa
bem... tenho o prazer de anunciar k a FISIOTERAPIA venceu uma pekena batalha.. e k na ESSVS (cespu) a licenciatura em Fisioterapia terá duração de 4 anos (em bolonha), e que como esta escola, as publicas tambem deverao seguir este modelo...
Daniel, sabes quanto tempo é o 2º ciclo ou seja, o mestrado?
Na Fernando Pessoa supostamente são 2 anos, portanto quem seguir fica com um curso de 5 anos. Como é que funciona na CESPU?
Também tirei o curso na UFP, mas nem vou comentar mais a história da "fama" :rolleyes:
ElsaCabral
21-07-08, 14:09
Caro Fysio,
Pelo que sei se os cursos ficarem com 3 anos de licenciatura o mestrado vai ser 2 anos. Se ficarem com 4 anos será de 1 ano (no entanto há diligências para ficar também com 2 anos).
Cumprimentos,
Elsa
ElsaCabral
21-07-08, 17:20
Desculpe Pedro Daniel, mas como é que sabe que o curso vai ter a duração de 4 anos? E que ja foi aprovado?
Pelo que tenho visto, só há ainda um parecer favorável para os Cursos de Saúde no sentido de ficarem com 4 anos. E um parecer não tem validade legal, ou seja, é uma opinião. Quem toma a decisão é o ministro e até agora ele ainda não disse se muda para os 4 anos ou se fica nos 3 anos.
A faculdade pode ter pedido a adequação ao processo de bolonha e pode ter apresentado o seu plano com 4 anos, no entanto não acredito que o plano seja aceite com 4 anos porque seria um contra-censo, aprovar algo que ainda não esteja legal e para o qual ainda não saiu um despacho.
Cumprimentos,
Elsa
Caro Fysio,
Pelo que sei se os cursos ficarem com 3 anos de licenciatura o mestrado vai ser 2 anos. Se ficarem com 4 anos será de 1 ano (no entanto há diligências para ficar também com 2 anos).Obrigado Elsa.
A UFP foi das primeiras a adoptar Bolonha, e na altura o que se falava era que os cursos iam passar a ser 3+2. Se houver alguma decisão para passar para 4 anos, tenho a certeza que será adoptado pela Fernando Pessoa também.
Cada um puxa a brasa à sua sardinha, mas criticar ou falar mal sem conhecimento de causa penso que não será uma boa prática. É óbvio que a faculdade tem os seus podres, mas o curso de fisioterapia é bem leccionado e isso da "má fama" não passa disso mesmo, boatos :rolleyes:
PedroDaniel
26-07-08, 20:58
ola outra vez.. Nao gosto mt ke me chamem mentiroso.. lol.. mas tudo bem..
n fomos informados formalmente, mas garatiram nos (a nós alunos) que funcionaria numa base de licenciatura de quatro anos. (sendo o 4º ano de estagio).. Penso ke uma licenciatura de 4 anos será uma melhor forma de ensinar fisioterapia. Volto a referir k nao tenciono ofender ninguem.. N passa de uma opiniao.. maus profissionais saem de todas as faculdades..
Vitor Santos
06-09-08, 04:37
Peço desculpa de só agora falar de uma questão iniciada em 2006 " 1º nível em 3 anos conforme Bolonha " mas mais vale tarde que nunca.
Questões:
- quantos dos postantes leram algo sobre Bolonha?
- não acham estranho que só se fale de anos de curso, ECTS, etc.e ninguém fale de conteúdos curriculares?
- será mais importante ter 3 anos bem estruturados ou 4 anos mal estruturados? ou 3,5 ou seja o que fôr, a importância está quanto a mim nos conteúdos e não nas cargas.
- os fts têm ideia se os cursos que frequentaram tinham um desenho curricular adaptado às necessidades que sentiram ao chegar ao mercado de trabalho?
-há quanto tempo não são feitas mudanças de curriculos nas escolas que frequentam?
Claro que uma formação longa só pode interessar a quem ensina ou para uma falsa equiparação com outras profissões da área da saúde como os enfermeiros( mas esses os arquitectos,veterinários e médicos estão "fora de Bolonha).
Esta é a minha opinião depois de ter lido o que pude ( não me considero um expert na matéria) sobre Bolonha e sendo desde já um discordante confesso e assumido dos conteúdos curriculares assumidos por grande parte das escolas de fisioterapiaisto se os conteúdos não mudaram de há 3 anos para cá quando fiz um levantamento dos mesmos.
Não é só a Fernando pessoa. A Universidade Ataltida também ja iniciou o processo para 3 anos...
Claudia Fafe
12-09-08, 00:04
Ola pessoal...
Pelo que me foi dito hoje mesmo, a ESTS Coimbra tambem ficou com 4 anos...
Se assim for...Confesso-me feliz...Uma luta vencida!:wink:
Parabens a todos, em especial ao Prof Doutor João Gil:wink:
vBulletin v4.1.9, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.