PDA

View Full Version : Preciso de uma ajuda...

Ft.Atlântica
11-10-08, 20:35
Boa Tarde

Sou uma Fisioterapeuta recém-licenciada e vou ter o meu primeiro caso de pediatria:redface:.. acontece que é uma area onde não tenho mt avontade e precisava de umas dicas dos colegas mais experientes, e penso que este é o melhor sitio para as expor..:smile:

Então, o caso é de um menino de 2 anos que teve uma infecção na articulação da anca, que neste momento se encontra completamente curada, contudo veio a fisioterapia pq a mãe reparou que este qdo está mais cansado "põe o pé para fora".. depois da avaliação confirmei que tal acontece.. e agora penso? o que vou fazer? sei que passa essencialmente pela correcção e pelo ensino, tambem talvez um pouco de fortalecimento dos rotadores internos, mas isto seria mais linear se não se tratasse de uma criança de 2 anos, a qual terei que fazer tudo com uma vertente mais ludica.. e agora surge a questao? que tipo de exercicios serão mais indicados para esta faixa etária?...

Se algum colega tiver mais dentro do assunto, agradecia a ajuda..

Desde já agradeço a atenção

:cool:

SóniaBelinha
21-10-08, 21:20
Boa noite. Todo o trabalho com crianças tem de ter uma vertente lúdica senão nunca irá conseguir realizar os seus objectivos. É impossível comolar uma criança a realizar exercícios analiticamente. Tem de realizar actividades próprias para uma criança dessa idade, tais como jogar à bola com o pé, apoiando um pé e outro em alternância dando sempre uma achega para colocar o pé "direitinho". Pode trabalhar na bola, em decíbito ventral pedindo para esticar bem os braços e agarrá-la nas pernas, posicionadas correctamente, em decúbito dorsal, pdeindo para sentar, enquanto a Ft segura nas pernas, dar pequenos saltos de pés juntos, etc..
Trabalhar com crianças nem sempre é fácil e muitas vezes não se faz nada de proveitoso numa sessão, depende do estado de espírito "DELAS":evil::biggrin:

SóniaBelinha
21-10-08, 21:22
já agora sou portuguesa de Portugal apareceu a bandeira do brazil, como mudo?

Ft.Atlântica
31-10-08, 22:41
Obrigada pelas dicas Sónia!:razz:

è cm disse, ha dias que é complicado trabalhar com ele pq simplesmente "ele nao está para ai virado":razz: de qualquer forma não me tinha ocorrido os exercicios com a bola, vou tentar po-los em pratica..

Mais uma vez o meu muito obrigada pela sua atenção:razz::razz:

(agora tem a bandeira de portugal)

gramendes
01-11-08, 02:07
Olá

Antes de mais, e porque há historial de "infecção" da anca é melhor confirmar se o "pé para fora" não implica desnível de bacia e já agora, verificar muito bem as curvaturas vertebrais, quer estácticas quer dinâmicas. "Trabalhar só o pé pode ser um grande erro" porque uma "proprioceptividade assimétrica deficitária" pode conduzir a um défice de crescimento no hemicorpo.

Ft.Atlântica
02-11-08, 01:17
Olá gramendes!

Confesso que me senti "pequenina" quando li a sua msg..:confused::confused:

Realmente na avaliação que fiz (o melhor que consegui), verifiquei que não existiam desniveis da bacia, mas não verifiquei mt bem as curvaturas vertebrais..:cry:

Também não me ocorreu que ao estar a aplicar mais estimulos num dos pés, poderia estar a contribuir para um defice de crescimento do hemicorpo..:shock:

Vou estar ainda mais atenta, e continuar a procurar material que me possa ajudar na minha intervenção..

Agradeço-lhe muito a sua atenção..:smile:

Saudações