PDA

View Full Version : Ineficácia do Tappottement e Posicionamento

FERNANDES
11-10-08, 16:14
Não sei se aqui em Portugal se está a par da eficiência de algumas técnicas mas baseando-me no que foi dito por um doutorado na área da cinesioterapia respiratória que vai a conferências até no EUA aqui coloco as suas informações que resultam duma conferência mundial de cinesio para traçar alguns guide-lines:

- Tappottement -

Esta técnica não têm efeito dado que para se atingir o efeito desejado seria atingir cerca de 16 Hz, ou seja 16 batidas por segundo...(isto na pediatria seria brutal para a criança)

Logo é preferivel as máquinas de vibração.

- Posicionamento -

Procurar posturas inclinadas para obter maior libertação de expectoração não é eficaz.
Existem 4 razões para isto (mas só me recordo de 2...):

Primeiro seria lógico que com a gravidade o muco desloca-se até à boca, mas os àlvelos e demais estruturas vão apontar em direcção à gravidade...ou seja vão-se inclinar para a linha que faz 90º com o solo enquanto a traqueia aponta para a boca...é como um "cano torto".

Segundo, os cílios trabalham mais devagar quando o aparelho respiratório não está na vertical.

Miguel Faria
11-10-08, 22:02
Há anos que isso está a ser posto de parte. Tanto o tappottement e Posicionamento são da era primitiva! :cool:

FERNANDES
12-10-08, 13:29
Há anos que isso está a ser posto de parte. Tanto o tappottement e Posicionamento são da era primitiva! :cool:

Exacto, isso é da primitiva...porém ainda vi isso nos estágios (que foram à 2 anos). Principalmente em áreas onde habitualmente vão pacientes respiratórios.

Miguel Faria
12-10-08, 21:43
Hoje em dia a grande maioria dos profissionais que recorem a este tipo de técnicas são os enfermeioros de reabilitação! Adoro dizer-lhes que essas técnicas são do século passado! :biggrin:

Carlinha
22-10-08, 13:22
É verdade, estas técnicas não tem mais espaço no cenário mundial e os "Encontros de Lyon" em Fisioterapia Respiratória, já falam deste tema há muito. E sou defensora radical que estas técnicas não devam mais ser utilizadas.
Porém...já tenho uns anitos nesta área, e acredito que toda a regra há uma exceção, e é verdade...
Como já mencionei em outro post, uma utente, 60 anos, diagnóstico de esclerose amiotrófica lateral com bronquiectasia, VAA e em Bilevel, complicava com macroatelectasias. Motivo? Plugs mucosos... Como resolvia? Pasmem... Drenagem brónquica...Por mais que fossem realizadas toillets brónquicas de 2/2 hs ou trocassem o filtro bacteriano de 12/12 hs, por mais que a Fisioterapia Respiratória interviesse 4 vezes em 12 horas, ela fazia macroatelectasias. Incrível, não?
É como digo sempre, às vezes o "feijão com arroz" resulta...

danym
22-10-08, 16:47
Olá...para esse doente nem as designadas técnicas de Guy Postiaux resultam porque não tem uma tosse eficaz...nesse caso precisavas de um CoughAssist...era ouro sobre azul para tirar esse rolhões de secreções.
No entanto sempre podes imporvisar com um Ambu (insuflando) + tosse com trust abdominal...
Cumprimentos.

Carlinha
23-10-08, 10:14
mas resolveu Danym, como eu já mencionei: técnicas "feijão com arroz"... não adiantou em nada bag sqeezing, TEF, etc. Resultou somente com drenagem...

Miguel Faria
23-10-08, 22:42
mas resolveu Danym, como eu já mencionei: técnicas "feijão com arroz"... não adiantou em nada bag sqeezing, TEF, etc. Resultou somente com drenagem...

Quando falas em drenagem referes-te a todas as posições ou à utilização apenas de posições em declive? Já agora, quando dizes "resultou" em que exames ou outro tipo de avaliação te baseias?

Abraço!

Carlinha
24-10-08, 17:20
Olá Miguel, refiro-me a todas as posturas de drenagem e o " resultou" é com relação a prevenção (acredite se quiser) de novos episódios de obstrução brónquica. Lembro que ela tinha também bronquiectasia.
Atenção, não estou aqui a defender nenhuma técnica, mas pelos anos que tenho em Fisioterapia Respiratória, percebi que técnica nenhuma prevalece sobre outra, e só é eficaz se souber usá-la bem. Eu, por exemplo, não consigo tapotar, mas tenho amigos que conseguem. Eu adoro EPAP, meus amigos não. Cada caso é um caso.
Se fizermos uma pesquisa, vamos encontrar colegas que ainda utilizam-nas e com bastante eficácia.
Temos é que usar de bom senso. Claro que para a paciente em questão, criamos um protocolo em conjunto com toda a equipe da UCI, como por exemplo, mudar o horário da dieta por sonda nasoenteral.
É uma fonte inesgotável de discussão no mundo da Fisioterapia Respiratória.

Miguel Faria
24-10-08, 19:20
A doente estava com ventilação mecânica?

Carlinha
30-10-08, 14:43
Olá Miguel, esteve a princípio em VMC, evolui para PSV, depois tubo "T" associado ao bilevel.
Este foi o percurso inicial. Entretanto, somado ao tempo de internação, a idade e as patalogias diversas, ela "desistiu" de chegar a algum lugar.
Mas neste tempo todo, o que resultava, era a drenagem.
Incrível, não? Eu digo que paguei pela minha língua ao ter que fazer drenagem postural em alguém...

Carlinha
30-10-08, 14:44
Olá Miguel, esteve a princípio em VMC, evolui para PSV, depois tubo "T" associado ao bilevel.
Este foi o percurso inicial. Entretanto, somado ao tempo de internação, a idade e as patologias diversas, ela "desistiu" de chegar a algum lugar.
Mas neste tempo todo, o que resultava, era a drenagem.
Incrível, não? Eu digo que paguei pela minha língua ao ter que fazer drenagem postural em alguém...

velho25
06-02-09, 00:27
Realmente essas tecnicas ja n sao mt usadas...ms tenho t a dizer k ja usei e pelo menos o tappottment da resultado nas V.A. proximais...não so na expulsão de secreções...mas tb para provocar a tosse que ajuda nalguns objectivos que poderas ter...depende dos objectivos de tratamento..mas isto da tosse resulta preferencialmente nas crianças...mas nao axu k seja assim taum ineficaz quanto dizem...
Uma coisa é n ser a tecnica + eficaz...outra e não resultar de todo...i nao é isso k s paxa...Abraxu