PDA

View Full Version : Escalas para avaliação do atraso no desenvolvimento motor

Patrícia L.
05-10-08, 01:50
Olá, boa noite!

Sou estudante de fisioterapia e na análise de um caso clínico de uma criança de 19 meses com um atraso no desenvolvimento neuro-psico-motor surgiu a necessidade de avaliar esse mesmo atraso :rolleyes:. Como tal procuro escalas que permitam este tipo de avaliação.

Na literatura que consultei foi referida a AIMS - Alberta Infant Motor Scales, no entanto, não consegui encontrar a escala em si, apenas referências à mesma.

Se me pudessem passar este tipo de escalas, ou indicar onde as posso encontrar já era de grande ajuda :wink:!

Obrigado:biggrin:

FisioLipa
14-10-08, 17:21
Ola Patricia!

Gostava imenso de te ajudar até porque tenho um relatório de uma criança de 6 meses com atraso no desenvolvimento motor.
Eu tive imensa dificuldade em encontrar escalas de avaliação então elaborei eu um plano de avaliação (não validado). Fiz avaliação motora, avaliação da preensão, as reacções, os reflexos, e ainda a amplitude do movimento da Cervical (isto porque a criança antes de ser tratada por mim apresentava um torcicolo congénito).
Desta forma, fiz uma tabela correspondente ao desenvolvimento motor das características que a criança “deveria” possuir devido ao mês em que se encontra, e depois noutra coluna colocava o estado da criança.
Vou enviar-te por mensagem o relatório e tu já vez!
Espero ter ajudado!

crismp
06-11-08, 22:41
Boa noite:wink:

Para responder a Patricia L., a AIMS talvez não seja a escala mais adequada porque o bebé ja tem 19 meses... e a escala pode ser aplicada ate aos 18 meses. Mais precisamente, pode ser aplicada até o bebe conseguir marcha independente. Talvez a aplicação dessa escala vá depender do facto de o bebe que referiste ja andar ou não... A AIMS foi traduzida por uma aluna da CESPU, acho que podes ir la consulta-la mas não podes tirar fotocopia...por isso terás que entrar em contacto com a autora da tradução. Mas existe outra escala chamada "Peabody Developmental Motor Scale" que pelo que sei já foi traduzida para portugues mas não sei onde exatamente...avalia o desempenho motor desde o nascimento ate aos 5 anos por isso talvez seja mais adequada... Espero ter ajudado...

Por outro lado, gostaria apenas de realçar a FisioLipa que o atraso ou não do desenvolvimento motor de uma criança não irá depender dos reflexos como o da preensão... não pode ser ainda encarado como um momento exacto... um bebé de 6 meses com atraso do desenvolvimento motor provavelmente não terá capacidades para efectuar as competências motoras típicas de um bebé com essa idade mas terá capacidades apenas para executar "tarefas" de um bebe de 4 meses por exemplo. Seguindo esse raciocínio, terá mais lógica avaliar a capacidade motora deste segundo os padrões de desenvolvimento de bebé desde os primeiros meses de vida até aos 6 meses. Assim, poderá perceber onde é que o bebé parou de desenvolver as suas capacidades motoras e começar por aí a sua intervenção. Deste modo, quando proceder à reavaliação, terá mais hipóteses de detectar alterações no seu desenvolvimento motor, mesmo que o bebé continue a não apresentar as devidas competências motoras segunda a sua idade.

Aproveito ainda para dizer que, que na minha opinião, é muito importante ter em conta, em casos de atraso do desenvolvimento motor, que as competências motoras descritas pelos livros segundo uma determinada idade não são receitas... São no máximo, guias que nos dizem que algo está errado. Mas em termos de intervenção, será necessário começar um pouco mais atrás de forma a seguir uma lógica, que é do mais simples ao mais complexo... e não tentar que o bebé faça o que deveria fazer segundo a idade dele.

Apenas quis deixar aqui o meu contributo sobre uma área que me interessa muito, o desenvolvimento motor.:smile:

Fiquem bem:wink:

FisioLipa
07-11-08, 17:31
Por outro lado, gostaria apenas de realçar a FisioLipa que o atraso ou não do desenvolvimento motor de uma criança não irá depender dos reflexos como o da preensão... não pode ser ainda encarado como um momento exacto... um bebé de 6 meses com atraso do desenvolvimento motor provavelmente não terá capacidades para efectuar as competências motoras típicas de um bebé com essa idade mas terá capacidades apenas para executar "tarefas" de um bebe de 4 meses por exemplo. Seguindo esse raciocínio, terá mais lógica avaliar a capacidade motora deste segundo os padrões de desenvolvimento de bebé desde os primeiros meses de vida até aos 6 meses. Assim, poderá perceber onde é que o bebé parou de desenvolver as suas capacidades motoras e começar por aí a sua intervenção. Deste modo, quando proceder à reavaliação, terá mais hipóteses de detectar alterações no seu desenvolvimento motor, mesmo que o bebé continue a não apresentar as devidas competências motoras segunda a sua idade.

Agradeço imenso a explicação!
Ofereci a minha ajuda à Patricia L. e como tinha intenção de lhe enviar esse meu relatório era escusado explicar pormenorizadamente. Claro está, que cada caso é um caso! Mas nessa tabela constava todo o desenvolvimento e não o momento exacto dos 6 meses. Daí ter avaliado também (porque faz parte da avaliação do desenvolvimento motor) os reflexos. Já foi a alguns anos mas na altura o meu orientador ficou satisfeito com o meu trabalho!
Sem outro assunto...

crismp
07-11-08, 21:11
Agradeço imenso a explicação!
Ofereci a minha ajuda à Patricia L. e como tinha intenção de lhe enviar esse meu relatório era escusado explicar pormenorizadamente. Claro está, que cada caso é um caso! Mas nessa tabela constava todo o desenvolvimento e não o momento exacto dos 6 meses. Daí ter avaliado também (porque faz parte da avaliação do desenvolvimento motor) os reflexos. Já foi a alguns anos mas na altura o meu orientador ficou satisfeito com o meu trabalho!
Sem outro assunto...

Não disse o contrário...na falta de escalas validadas, a sua iniciativa é a melhor! só achei importante realçar aqui esses pontos porque muitas pessoas visitam este fórum e não têm acesso ao seu trabalho...mais nada...

Nati
23-07-09, 00:29
Olá,gostaria De Utilizar Uma Escala P/ Bebê Com 6 Meses De Vida,traqueostomizado,não Responde Totalmente Aos Estímulos Neuropsicomotor ( Visual,tátel....),mas Há Presença De Movimentos Espontâneos Parcialmente E Presença De Percepção Visual. Qual A Escala Ideal Para Esse Tipo De Dano???
grata,
nati.

csmsaraiva
08-09-09, 02:07
Olá Fisiolipa, se fosse possivel me mandar o seu relatório que fez, agradecia imenso. Porque tenho tres crianças com atraso de desenv motor e tem sido bastante dificil avalia-las.
Obrigado.

nyarafilgueiras
06-10-09, 13:25
Fisiolipa gostaria que se possível você me enviasse o relátório, trabalho com crianças com atraso no desenvolvimento motor e concerteza seria muito enriquecedor para o trabalho que realizo.
Desde já sou grata.
Bjos