PDA

View Full Version : Porque não Pós-Graduação de Fisioterapia em Enfermagem?????

ltpc
02-10-08, 15:56
Eu sei que a ideia é à primeira vista bastante ridicula, no entanto deparo-me diariamente com pós-graduações de enfermagem em reabilitação.... Ou é de mim ou algo aqui no meio não bate certo????? Não será também ridiculo existirem estas pos-graduações???

Aproveito então para lançar o debate e solicitar as opiniões dos frequentadores deste forum (incluindo fisioterapeutas e enfermeiros) sobre esta temática.

Com os melhores cumprimentos.

TerapeutaManual
04-10-08, 19:56
E que tal uma Pós-graduação de Fisioterapia em Terapia Ocupacional? Ao que parece, é a última moda (http://www.fisiozone.com/portugal/12181-certificacao-em-terapia-manual-hands-new-post.html)...

rita afonso
06-10-08, 14:36
LOL... Reabilitação não é só Fisioterapia. Eu acho bem que haja enfermeiros que saibam posicionar doentes em reabilitação, que tenham conhecimentos de auxiliares de marcha e ajudas técnicas, e mesmo até mobilizar acamados, agora não sei até que ponto eles exercem fisioterapia...

SCM
09-10-08, 20:43
Eu trabalhei com um enfermeiro de reabilitaçao e posso-te garantir q ele de Fisioterapia nao percebe NADA !!!!!

Percebe sim de reabilitaçao de proteses, de levante de doentes acamados, de aconselhar pomadas milagrosas e por calores humidos q vao tirar as dores todas as senhoras de idade...

Acho q têm uma visao mto diferente do q é a reabilitaçao, nao deixam de ser bons profissionais, mas em certas áreas... De postura, de mobilizaçao, de electroterapia, de alongamentos activos, etc, desculpem mas nao percebem nada. E tou a falar de um enfermeiro chefe de uma divisao de ortopedia num hospital central...

Espero q os enfermeiros deste forum nao se ofendam, pq como digo, maus profissionais há em todo lado, inclusivé fisioterapeutas.

Claro q há enfermeiros a trabalhar nos grandes clubes de futebol, e nao só, que sao excelentes profissionais.

Quem já tenha trabalhado com um enfermeiro de reabilitaçao, coloque as suas opinioes, acho o tópico interessante :wink:

Cumprimentos a todos

Nelson_pt
02-12-08, 19:27
Como já foi referido reabilitação nada tem que ver com fisioterapia. Portanto, não tentem (fisioterapeutas) retirar mais funções que são dos enfermeiros, como por exemplo as aulas de preparação para o parto... Os exercícios que se fazem nessas aulas, pronto... ainda aceito, agora toda a educação para a saúde?? Não me parece...
É quase como farmacêuticos a administrar injectáveis...

Ft.Atlântica
02-12-08, 22:21
Sem comentários... para não ferir susceptibilidades..:rolleyes:

Gonçalo Trafaria
03-12-08, 23:29
Percebem ou nao.. não vou comentar, tambem não quero ferir susceptibilidades.

Contudo, aqui ha alguns anos,eu via esta especialização apenas nos enfermeiros que iam passar, ou eram já, a chefes de serviço. Tinham de possuir uma especialização, sendo esta a que estava mais à mão, até dá um jeitão perceber de levantes, noções básicas de reabilitação..

E mais não digo..

Nelson_pt
04-12-08, 04:39
É natural que alguém que inicia um post desta natureza "pós-graduação de fisioterapia em enfermagem" merece acordar para a realidade. Isto sim fere susceptibilidades!

ltpc
04-12-08, 13:35
Parece-me que a ironia subjacente a este topico não foi bem interpretada.
Tentarei ser mais objectivo da próxima vez que iniciar um debate.
O cerne da questão encontra-se no facto de existirem pós-graduações em enfermagem de reabilitação. Tenho consciencia que estas existem à muitos anos, no entanto fará sentido elas existirem actualmente quando existem profissionais especificamente qualificados nessa área?

PS: Mais um vez relembro que o facto de ter utilizado a frase "Pós-Graduação de Fisioterapia em Enfermagem" (metafóricamente falando), tem somente como objectivo remeter para a perspectiva dos fisioterapeutas, uma vez que estes deparam-se com "Pós-Graduação de Enfermagem em Reabilitação".

Espero não ter ferido susceptibilidades com este topico.

Com os melhores cumprimentos

crismp
06-12-08, 11:04
reabilitação nada tem que ver com fisioterapia

O quê?????????????????????????????

Desculpem mas não pude deixar de ficar chocada com esta afirmação... Porque se UM DOS objectivos da Fisioterapia não é reabilitar...Então andei a ser enganada durante 4 anos...

Mas por outro lado...Talvez não tenha entendido muito bem o que quis dizer com aquilo...(Espero eu...) Portanto se pudesse explicar era óptimo...Obrigada.

tania_s
06-12-08, 14:20
Estava eu a ler este post quando me deparo com a seguinte afirmação: "fisioterapia nada tem a ver com reabilitação", penso que esta afirmação deve ter sido um equivoco porque ainda existe o reforço de já ter sido afirmado anteriormente e pelo que li ninguém disse isto!....
Fiquei igualmente triste quando alguém mencionou que os fisioterapeutas estão a tirar as funções dos enfermeiros! E aqui existe sim um grande equivoco pois que eu saiba existem cursos de pos-graduação em reabilitação para os enfermeiros e eles ainda dissem que somos nós a executar as funções deles!!....Eu penso que estas duas profissões no meu ver deveriam conjugar os seus conhecimentos para cada vez mais trazer beneficios aos pacientes e não andaram à batatada(desculpem a expressão) para ver quem é melhor que quem!...Eu assisti a várias sessões de preparação para o parto em que a equipa era contituida por enfermeiros, fisioterapeutas, psicologa e nutricionista e tudo decorreu na perfeição porque cada um deles executou as funções inerentes a cada profissão! E isto sim era o que deveria decorrer!!

Espero não ter ferido susceptibilidades

The Ripper
06-12-08, 18:30
Ambos os profissionais fazem a "reabilitação" mas ambos olham para ela de maneira diferente. O conceito de reabilitação para eles não tem nada a haver com o conceito de reabilitação para os fisioterapeutas.

Mas tambem podiam concretizar as vossas ideias ferindo ou não as susceptibilidades de cada um. Ate podiam "gerar" uma discução engraçada.

Alice pm
09-12-08, 09:42
Sim, realmente o conceito de pos graduaçao de fisioterapia em enfermagem havia de ser engraçado!..Engraçado também é o facto deste topico ter sido iniciado numa forma de "brincadeira" (digamos antes com uma inocente ironia) mas certos individuos nao terem achado piada nenhuma..!:redface: mais pareciam sentirem-se ameaçados..
Porqué?! até porque julgo que ha mais enfermeiros a fazerem parte do trabalho de fisioterapeutas do que propriamente o contrario!
Se bem entendo, pos graduaçao de enfermagem em reabilitaçao é mais que aceitavel mas pos graduaçao de fisioterapia em enfermagem seria um ultraje..!!?!

Falo por mim mas julgo que é o sentimento da maioria dos fisioterapeutas..nunca foi questao de existir tal graduaçao e nao faz falta nenhuma!ao meu ver nem tem cabimento..
porque gostamos da nossa profissao e ao meu ver enfermagem é um mundo completamente diferente, bem que essencial e complementar para o bem estar dos nossos pacientes (so é pena é muitos se esquecerem dessa parte).

E quando realmente se lê que "reabilitação nada tem a ver com fisioterapia" obviamente que nem sera necessario comentar tal afirmaçao..

Quanto às susceptibilidades, as que se sentiram feridas..paciencia!
Este tipo de post é para trocarmos pontos de vista e desde que se mantenha o respeito por cada um, nao vejo porque se haveria de pedir desculpa por se expor uma perspectiva diferente.

Se formos todos crescidinhos nao ha razao para tal! :biggrin:

The Ripper
09-12-08, 20:56
Sim, eu tb acho que os fisioterapeutas não tem o interesse numa po graduação em enfermagem como os enfermeiros tem numa pos graduação em reabilitação, alias eles não tem problema nenhum em escrever "mal" dos fisioterapeutas chegando na minha oponião a desconhecer o papel do fisioterapeuta.

Olhem so um cheirinho que apanhei de outro forum

Faço as coisas (massagens, electroterapia, ligaduras funcionais, etc) de acordo com os principios cientificos, por exemplo: num trat normal faço SEMPRE a sequência mais correcta em termos fisiológicos (algo que nenhum fisioterapeuta faz) adiante k não gosto de falar mal dos outros....

Portanto não sei qual é o problema de falar abertamente das coisas quando outros não tem :doubt:

crismp
10-12-08, 12:16
LOOOOOL Sem comentários mesmo... Eu gostava de perguntar a essas pessoas quem lhes colocou estas ideias ridículas na cabeça porque obviamente nunca conviveram com fisioterapeutas... ou mesmo pessoas minimamente inteligentes...:shock:

helenamatilde
11-12-08, 12:22
Como já foi referido reabilitação nada tem que ver com fisioterapia. Portanto, não tentem (fisioterapeutas) retirar mais funções que são dos enfermeiros, como por exemplo as aulas de preparação para o parto... Os exercícios que se fazem nessas aulas, pronto... ainda aceito, agora toda a educação para a saúde?? Não me parece...

Caro Nelson,
os fisioterapeutas não tentam retirar funções aos enfermeiros.
Os fisioterapeutas são profissionais habilitados a realizar classes de preparação para o nascimento (não só para o momento do parto) e é por isso que o fazem.
O facto de o sr enf não conhecer os conteúdos da nossa profissão e formação apenas deveria de fazer com que não emitisse esse tipo de juizos...

ftdavidgomes
17-12-08, 22:29
Como diria o saudoso Fernado Pessa, "E esta, hein?".

crazyland00
25-11-09, 10:02
Bom dia a todos,

Sr (http://www.fisiozone.com/members/nelson_pt-8607.html)Nelson_pt (http://www.fisiozone.com/members/nelson_pt-8607.html), não sei onde viu referido que a "reabilitação nada tem que ver com fisioterapia" onde apenas se diz que a "Reabilitação não é só Fisioterapia"...

Devo, ainda, enaltecer o seu "fairplay" ao "avisar" os Fts para que estes não retirarem "MAIS funções que são dos enfermeiros" e, assim sendo, tenho de passar a concordar com a tal Pós-Graduação de Fisioterapia em Enfermagem!!

(agora a serio, obrigado ltpc (http://www.fisiozone.com/members/ltpc-3595.html) pelo tópico.. é um tema muito interessante!)

Para finalizar, gostaria só de referir que o "pior cego é aquele que não quer ver!"

Cumprimentos,
CL00

falupos
26-11-09, 21:54
caros amigos... Na minha terra diz-se que na casa onde não há pão, toda a gente ralha mas ninguém tem razão. Ora aqui, esta discussão parece ainda pior, pois o pão abunda (doentes a precisar de reabilitação) mas toda a gente ralha. Eu sou enfermeiro de reabilitação, aprendi muito com colegas fisioterapeutas, partilhamos muitos saberes e ambas (repito: ambas) as profissões estão capacitadas para o efeito. Não vale apena esgrimir argumentos para ver quem é melhor, pois todos nós temos exemplos de sucesso para contar. Mais uma vez as classes tentam a disputa de territórios de actuação demasiado vastos, mas que ao conseguirem-no, depois não dão conta do recado podendo haver por certo areas negligênciadas por falta de tempo. há que aprender a partilhar experiências, saberes e vivências.