View Full Version : Porque não Pós-Graduação de Fisioterapia em Enfermagem?????
Eu sei que a ideia é à primeira vista bastante ridicula, no entanto deparo-me diariamente com pós-graduações de enfermagem em reabilitação.... Ou é de mim ou algo aqui no meio não bate certo????? Não será também ridiculo existirem estas pos-graduações???
Aproveito então para lançar o debate e solicitar as opiniões dos frequentadores deste forum (incluindo fisioterapeutas e enfermeiros) sobre esta temática.
Com os melhores cumprimentos.
TerapeutaManual
04-10-08, 19:56
E que tal uma Pós-graduação de Fisioterapia em Terapia Ocupacional? Ao que parece, é a última moda (http://www.fisiozone.com/portugal/12181-certificacao-em-terapia-manual-hands-new-post.html)...
rita afonso
06-10-08, 14:36
LOL... Reabilitação não é só Fisioterapia. Eu acho bem que haja enfermeiros que saibam posicionar doentes em reabilitação, que tenham conhecimentos de auxiliares de marcha e ajudas técnicas, e mesmo até mobilizar acamados, agora não sei até que ponto eles exercem fisioterapia...
Eu trabalhei com um enfermeiro de reabilitaçao e posso-te garantir q ele de Fisioterapia nao percebe NADA !!!!!
Percebe sim de reabilitaçao de proteses, de levante de doentes acamados, de aconselhar pomadas milagrosas e por calores humidos q vao tirar as dores todas as senhoras de idade...
Acho q têm uma visao mto diferente do q é a reabilitaçao, nao deixam de ser bons profissionais, mas em certas áreas... De postura, de mobilizaçao, de electroterapia, de alongamentos activos, etc, desculpem mas nao percebem nada. E tou a falar de um enfermeiro chefe de uma divisao de ortopedia num hospital central...
Espero q os enfermeiros deste forum nao se ofendam, pq como digo, maus profissionais há em todo lado, inclusivé fisioterapeutas.
Claro q há enfermeiros a trabalhar nos grandes clubes de futebol, e nao só, que sao excelentes profissionais.
Quem já tenha trabalhado com um enfermeiro de reabilitaçao, coloque as suas opinioes, acho o tópico interessante :wink:
Cumprimentos a todos
Como já foi referido reabilitação nada tem que ver com fisioterapia. Portanto, não tentem (fisioterapeutas) retirar mais funções que são dos enfermeiros, como por exemplo as aulas de preparação para o parto... Os exercícios que se fazem nessas aulas, pronto... ainda aceito, agora toda a educação para a saúde?? Não me parece...
É quase como farmacêuticos a administrar injectáveis...
Ft.Atlântica
02-12-08, 22:21
Sem comentários... para não ferir susceptibilidades..:rolleyes:
Gonçalo Trafaria
03-12-08, 23:29
Percebem ou nao.. não vou comentar, tambem não quero ferir susceptibilidades.
Contudo, aqui ha alguns anos,eu via esta especialização apenas nos enfermeiros que iam passar, ou eram já, a chefes de serviço. Tinham de possuir uma especialização, sendo esta a que estava mais à mão, até dá um jeitão perceber de levantes, noções básicas de reabilitação..
E mais não digo..
É natural que alguém que inicia um post desta natureza "pós-graduação de fisioterapia em enfermagem" merece acordar para a realidade. Isto sim fere susceptibilidades!
Parece-me que a ironia subjacente a este topico não foi bem interpretada.
Tentarei ser mais objectivo da próxima vez que iniciar um debate.
O cerne da questão encontra-se no facto de existirem pós-graduações em enfermagem de reabilitação. Tenho consciencia que estas existem à muitos anos, no entanto fará sentido elas existirem actualmente quando existem profissionais especificamente qualificados nessa área?
PS: Mais um vez relembro que o facto de ter utilizado a frase "Pós-Graduação de Fisioterapia em Enfermagem" (metafóricamente falando), tem somente como objectivo remeter para a perspectiva dos fisioterapeutas, uma vez que estes deparam-se com "Pós-Graduação de Enfermagem em Reabilitação".
Espero não ter ferido susceptibilidades com este topico.
Com os melhores cumprimentos
reabilitação nada tem que ver com fisioterapia
O quê?????????????????????????????
Desculpem mas não pude deixar de ficar chocada com esta afirmação... Porque se UM DOS objectivos da Fisioterapia não é reabilitar...Então andei a ser enganada durante 4 anos...
Mas por outro lado...Talvez não tenha entendido muito bem o que quis dizer com aquilo...(Espero eu...) Portanto se pudesse explicar era óptimo...Obrigada.
Estava eu a ler este post quando me deparo com a seguinte afirmação: "fisioterapia nada tem a ver com reabilitação", penso que esta afirmação deve ter sido um equivoco porque ainda existe o reforço de já ter sido afirmado anteriormente e pelo que li ninguém disse isto!....
Fiquei igualmente triste quando alguém mencionou que os fisioterapeutas estão a tirar as funções dos enfermeiros! E aqui existe sim um grande equivoco pois que eu saiba existem cursos de pos-graduação em reabilitação para os enfermeiros e eles ainda dissem que somos nós a executar as funções deles!!....Eu penso que estas duas profissões no meu ver deveriam conjugar os seus conhecimentos para cada vez mais trazer beneficios aos pacientes e não andaram à batatada(desculpem a expressão) para ver quem é melhor que quem!...Eu assisti a várias sessões de preparação para o parto em que a equipa era contituida por enfermeiros, fisioterapeutas, psicologa e nutricionista e tudo decorreu na perfeição porque cada um deles executou as funções inerentes a cada profissão! E isto sim era o que deveria decorrer!!
Espero não ter ferido susceptibilidades
The Ripper
06-12-08, 18:30
Ambos os profissionais fazem a "reabilitação" mas ambos olham para ela de maneira diferente. O conceito de reabilitação para eles não tem nada a haver com o conceito de reabilitação para os fisioterapeutas.
Mas tambem podiam concretizar as vossas ideias ferindo ou não as susceptibilidades de cada um. Ate podiam "gerar" uma discução engraçada.
Sim, realmente o conceito de pos graduaçao de fisioterapia em enfermagem havia de ser engraçado!..Engraçado também é o facto deste topico ter sido iniciado numa forma de "brincadeira" (digamos antes com uma inocente ironia) mas certos individuos nao terem achado piada nenhuma..!:redface: mais pareciam sentirem-se ameaçados..
Porqué?! até porque julgo que ha mais enfermeiros a fazerem parte do trabalho de fisioterapeutas do que propriamente o contrario!
Se bem entendo, pos graduaçao de enfermagem em reabilitaçao é mais que aceitavel mas pos graduaçao de fisioterapia em enfermagem seria um ultraje..!!?!
Falo por mim mas julgo que é o sentimento da maioria dos fisioterapeutas..nunca foi questao de existir tal graduaçao e nao faz falta nenhuma!ao meu ver nem tem cabimento..
porque gostamos da nossa profissao e ao meu ver enfermagem é um mundo completamente diferente, bem que essencial e complementar para o bem estar dos nossos pacientes (so é pena é muitos se esquecerem dessa parte).
E quando realmente se lê que "reabilitação nada tem a ver com fisioterapia" obviamente que nem sera necessario comentar tal afirmaçao..
Quanto às susceptibilidades, as que se sentiram feridas..paciencia!
Este tipo de post é para trocarmos pontos de vista e desde que se mantenha o respeito por cada um, nao vejo porque se haveria de pedir desculpa por se expor uma perspectiva diferente.
Se formos todos crescidinhos nao ha razao para tal! :biggrin:
The Ripper
09-12-08, 20:56
Sim, eu tb acho que os fisioterapeutas não tem o interesse numa po graduação em enfermagem como os enfermeiros tem numa pos graduação em reabilitação, alias eles não tem problema nenhum em escrever "mal" dos fisioterapeutas chegando na minha oponião a desconhecer o papel do fisioterapeuta.
Olhem so um cheirinho que apanhei de outro forum
Faço as coisas (massagens, electroterapia, ligaduras funcionais, etc) de acordo com os principios cientificos, por exemplo: num trat normal faço SEMPRE a sequência mais correcta em termos fisiológicos (algo que nenhum fisioterapeuta faz) adiante k não gosto de falar mal dos outros....
Portanto não sei qual é o problema de falar abertamente das coisas quando outros não tem :doubt:
LOOOOOL Sem comentários mesmo... Eu gostava de perguntar a essas pessoas quem lhes colocou estas ideias ridículas na cabeça porque obviamente nunca conviveram com fisioterapeutas... ou mesmo pessoas minimamente inteligentes...:shock:
helenamatilde
11-12-08, 12:22
Como já foi referido reabilitação nada tem que ver com fisioterapia. Portanto, não tentem (fisioterapeutas) retirar mais funções que são dos enfermeiros, como por exemplo as aulas de preparação para o parto... Os exercícios que se fazem nessas aulas, pronto... ainda aceito, agora toda a educação para a saúde?? Não me parece...
Caro Nelson,
os fisioterapeutas não tentam retirar funções aos enfermeiros.
Os fisioterapeutas são profissionais habilitados a realizar classes de preparação para o nascimento (não só para o momento do parto) e é por isso que o fazem.
O facto de o sr enf não conhecer os conteúdos da nossa profissão e formação apenas deveria de fazer com que não emitisse esse tipo de juizos...
ftdavidgomes
17-12-08, 22:29
Como diria o saudoso Fernado Pessa, "E esta, hein?".
crazyland00
25-11-09, 10:02
Bom dia a todos,
Sr (http://www.fisiozone.com/members/nelson_pt-8607.html)Nelson_pt (http://www.fisiozone.com/members/nelson_pt-8607.html), não sei onde viu referido que a "reabilitação nada tem que ver com fisioterapia" onde apenas se diz que a "Reabilitação não é só Fisioterapia"...
Devo, ainda, enaltecer o seu "fairplay" ao "avisar" os Fts para que estes não retirarem "MAIS funções que são dos enfermeiros" e, assim sendo, tenho de passar a concordar com a tal Pós-Graduação de Fisioterapia em Enfermagem!!
(agora a serio, obrigado ltpc (http://www.fisiozone.com/members/ltpc-3595.html) pelo tópico.. é um tema muito interessante!)
Para finalizar, gostaria só de referir que o "pior cego é aquele que não quer ver!"
Cumprimentos,
CL00
caros amigos... Na minha terra diz-se que na casa onde não há pão, toda a gente ralha mas ninguém tem razão. Ora aqui, esta discussão parece ainda pior, pois o pão abunda (doentes a precisar de reabilitação) mas toda a gente ralha. Eu sou enfermeiro de reabilitação, aprendi muito com colegas fisioterapeutas, partilhamos muitos saberes e ambas (repito: ambas) as profissões estão capacitadas para o efeito. Não vale apena esgrimir argumentos para ver quem é melhor, pois todos nós temos exemplos de sucesso para contar. Mais uma vez as classes tentam a disputa de territórios de actuação demasiado vastos, mas que ao conseguirem-no, depois não dão conta do recado podendo haver por certo areas negligênciadas por falta de tempo. há que aprender a partilhar experiências, saberes e vivências.
vBulletin v4.1.9, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.