PDA

View Full Version : Ligamento Interno cruzado

Carlos Silva
02-10-08, 10:53
bom dia

Vou relatar situação que se passa com o meu filho:

Nuno Silva, 16 anos, jogador federado, CDPinhalnovense, escalão Juvenil (Junior B)

Dia 17/09: Jogo preparação, sofre falta dura, com a erna presa por um jogador existe nova pancada na zona do joelho por outro

Dia 19/09: Inicia tratamentos no posto médico, apenas choques e gelo

Dia 24/09: Por não se verificar melhorias a nivel de dores é passado tratamento para FT principal

Inicia tratamentos "choques", IR, Gelo e quente + exercicios

Dia 29/09: Passa para o médico do clube que suspeita lesão menisco / ligamentos. Definimos processo a seguir

Dia 02/10: Faz ResMagnética na IMI em Lisboa. Doutor / Analista suspeita Ligamento ...?interno?... cruzado

Minhas Perguntas / Duvidas:

Será necessário cirugia neste caso (depende de parcial / total) ou não ?
Qual a melhor forma de manter o nivel físico sem submeter o joelho a pressões ?
Qual a melhor forma de tratamento ?
Qual a paragem prevista (normal) em estes casos ?Agradecia muito uma ajuda porque nisto sou totalmente leigo mas vejo no meu filho não só a lesão mas a difficuldade que ele se encontra a passar em termos psicológicos por não poder jogar.

Tb sendo co-ordenador do futebol formação seria bom perceber se a cronologia de acontecimentos foram os melhores ou teremos que melhorar o desempenho do nossso posto médico.

Obrigado

bruno coutada
29-10-08, 20:52
se for uma rutura do ligamento cruzado anterior tera de efectuar cirurgia , visto ser jovem e praticar desporto isso sera inivitavel. o tempo de recuperaçao sera de no minimo 6 meses para ele voltar a jogar , com uma boa fisioterapia claro.

gramendes
30-10-08, 10:09
Olá

Um jovem com essa idade e a praticar a actividade que pratica, deve ser sempre bem AVALIADO nas lesões que sofre, pois mesmo "lesões" insignificantes podem comprometer o seu futuro desportivo. Pelo que relata, essa avaliação ainda não foi feita, por isso as dúvidas que apresenta.
As lesões dos cruzados são sempre "graves" nos jovens devido aos desiquilibrios mecânicos que produzem num sistema em crescimento. A decisão de cirurgia ou não, deverá ser feita em função desses "pros e contras".
Quanto á 2ª parte das suas dúvidas. "seria bom perceber se a cronologia de acontecimentos foram os melhores ou teremos que melhorar o desempenho do nossso posto médico.".... Não a considero de forma alguma correcta. Ele devia ter sido avaliado pelo FT principal ou médico ainda no dia 17. Lembre-se o que referi anteriormente sobre as "lesões insignificantes". Por vezes elas não são aquilo que aparentam ser! E o retomar da actividade desportiva deve ter uma acuidade especial.

Peço desculpa, mas escapou-me esta: é lesão do lig. interno ou dos lig. cruzados (é que lig interno cruzado não existe)?

Obrigado