PDA

View Full Version : ultra-som na zona poplitea

Negri
30-09-08, 02:44
Tenho um colega a fazer fisioterapia, e estao a fazer-lhe ultra-som na zona poplitea, o que tenhem a dizer disto? Nao é contra indicado...?

ana maria
30-09-08, 14:59
logo que não tenha nenhum problema de saúde, não hà razão nenhuma que indique uma contra indicação nessa região... pelo menos nunca ouvi falar...

Ismaelsilva
30-09-08, 23:23
logo que não tenha nenhum problema de saúde, não hà razão nenhuma que indique uma contra indicação nessa região... pelo menos nunca ouvi falar...

O grande problema, é que nós não sabemos se há ou não contra indicações, de qualquer das formas também não estou a ver qual é a grande vantagem de fazer ultra-sons na zona poplitea. Que melhoras vamos ter? Que estruturas estamos a tratar?
Eu não faço e não aconselho ninguém a fazer, na minha opinião não faz qualquer sentido.

ana maria
01-10-08, 21:37
Nunca o fiz...
Mas num caso de tendinite do musculo popliteo, não vejo razão por não o fazer se não houver qualquer outra contra-indicação usual :)

Miguel Faria
01-10-08, 23:12
Colegas, todo o trajecto de um grande vaso é contra-indicação para os ultra sons pelo risco de cavitação (formação de bolhas gasosas no interior dos vasos). Por isso é que sempre se evitam as carótidas. a artéria poplítea, a femural, etc. Claro que se os ultra sons forem feitos como eu já vi inúmeras vezes (tipo velocidade como para bater claras em castelo :biggrin:) claro que os riscos serão mínimos!
Agora o fisioterapeuta poderá a estar a fazer os ultra-sons na inserção dos ísquio-tibiais e isso já é totalmente diferente. Não posso falar do que não vejo!

ana maria
03-10-08, 20:07
Ola Miguel,
na minha formação nunca falaram dessa contra indicação, por isso até achei estranho a pergunta. Sabia que um grande nervo, por exemplo o nervo ciatico, era contra-indicação, mas não um vaso. Tens algum artigo que possa ler sobre isso?
Obrigada

Miguel Faria
03-10-08, 23:14
Ola Miguel,
na minha formação nunca falaram dessa contra indicação, por isso até achei estranho a pergunta. Sabia que um grande nervo, por exemplo o nervo ciatico, era contra-indicação, mas não um vaso. Tens algum artigo que possa ler sobre isso?
Obrigada

Lembro-me de ler em algum livro de electroterapia, mas de facto não me lembro em qual! Penso que em qualquer bom livro de electroterapia constará essa informação!
Abraço!

LuisAF
04-10-08, 11:47
Caros colegas, vamos desmistificar.
Nada do que foi até agora referido nos posts anteriores encontra suporte na literatura como “contra indicações”. Tudo o que foi dito são “crenças”, motivadas por falta de informação. Tal como qualquer terapêutica o US tem de ser devidamente aplicada em condições e doses criteriosas. Creio que era interessante para a comunidade que, quer as indicações quer as contras indicações ou precauções, fosse devidamente fundadas.
Não me é possível aqui discutir profundamente o assunto, mas deixo algumas pistas para leitura.
Não me levem a mal a aspereza da resposta, mas creio que entendem que estamos a falar de “medicamentos” e a coisas não devem ser abordadas com esta ligeireza.
Há muita coisa boa escrita sobre os agentes físicos, por isso não há razão para os utilizar-mos de forma tão leviana.
Posto isto aqui vai uma lista de “fontes” que suportam o que disse, e muito mais.
- Thermal Agents in Rehabilitation – SusanL. Michlovitz : 3ª Ed. 1996 . F.A. Davis
- Electroterapia en fisioterapia- Rodrigez Martin – 2000 - Editorial médica Panamericana.
- Electroterapia Explicada – princípios e pratica – John Low; Ann Reed: 3ª Ed. / 1º Ed. Brasileira 2001. Manole.
- Electroterapia: Prática baseada em evidências – Sheila Kitchen; Sara Bazin: 11ªEd. / Brasileira Ed. 2003 – Manole.
- Modalidades terapêuticas para fisioterapeutas – William E. Prentice: 2ª Ed. 2004. Artmed
Boas leituras.

LuisAF
04-10-08, 11:52
...OOps
Esqueci-me de referir um sítio indispensável para encontrara informação actualizada sobre Agentes Físicos: www.agfisicos.com .
Novidades todos o meses (ou quase).:lol: