View Full Version : ultra-som na zona poplitea
Tenho um colega a fazer fisioterapia, e estao a fazer-lhe ultra-som na zona poplitea, o que tenhem a dizer disto? Nao é contra indicado...?
logo que não tenha nenhum problema de saúde, não hà razão nenhuma que indique uma contra indicação nessa região... pelo menos nunca ouvi falar...
Ismaelsilva
30-09-08, 23:23
logo que não tenha nenhum problema de saúde, não hà razão nenhuma que indique uma contra indicação nessa região... pelo menos nunca ouvi falar...
O grande problema, é que nós não sabemos se há ou não contra indicações, de qualquer das formas também não estou a ver qual é a grande vantagem de fazer ultra-sons na zona poplitea. Que melhoras vamos ter? Que estruturas estamos a tratar?
Eu não faço e não aconselho ninguém a fazer, na minha opinião não faz qualquer sentido.
Nunca o fiz...
Mas num caso de tendinite do musculo popliteo, não vejo razão por não o fazer se não houver qualquer outra contra-indicação usual :)
Miguel Faria
01-10-08, 23:12
Colegas, todo o trajecto de um grande vaso é contra-indicação para os ultra sons pelo risco de cavitação (formação de bolhas gasosas no interior dos vasos). Por isso é que sempre se evitam as carótidas. a artéria poplítea, a femural, etc. Claro que se os ultra sons forem feitos como eu já vi inúmeras vezes (tipo velocidade como para bater claras em castelo :biggrin:) claro que os riscos serão mínimos!
Agora o fisioterapeuta poderá a estar a fazer os ultra-sons na inserção dos ísquio-tibiais e isso já é totalmente diferente. Não posso falar do que não vejo!
Ola Miguel,
na minha formação nunca falaram dessa contra indicação, por isso até achei estranho a pergunta. Sabia que um grande nervo, por exemplo o nervo ciatico, era contra-indicação, mas não um vaso. Tens algum artigo que possa ler sobre isso?
Obrigada
Miguel Faria
03-10-08, 23:14
Ola Miguel,
na minha formação nunca falaram dessa contra indicação, por isso até achei estranho a pergunta. Sabia que um grande nervo, por exemplo o nervo ciatico, era contra-indicação, mas não um vaso. Tens algum artigo que possa ler sobre isso?
Obrigada
Lembro-me de ler em algum livro de electroterapia, mas de facto não me lembro em qual! Penso que em qualquer bom livro de electroterapia constará essa informação!
Abraço!
Caros colegas, vamos desmistificar.
Nada do que foi até agora referido nos posts anteriores encontra suporte na literatura como “contra indicações”. Tudo o que foi dito são “crenças”, motivadas por falta de informação. Tal como qualquer terapêutica o US tem de ser devidamente aplicada em condições e doses criteriosas. Creio que era interessante para a comunidade que, quer as indicações quer as contras indicações ou precauções, fosse devidamente fundadas.
Não me é possível aqui discutir profundamente o assunto, mas deixo algumas pistas para leitura.
Não me levem a mal a aspereza da resposta, mas creio que entendem que estamos a falar de “medicamentos” e a coisas não devem ser abordadas com esta ligeireza.
Há muita coisa boa escrita sobre os agentes físicos, por isso não há razão para os utilizar-mos de forma tão leviana.
Posto isto aqui vai uma lista de “fontes” que suportam o que disse, e muito mais.
- Thermal Agents in Rehabilitation – SusanL. Michlovitz : 3ª Ed. 1996 . F.A. Davis
- Electroterapia en fisioterapia- Rodrigez Martin – 2000 - Editorial médica Panamericana.
- Electroterapia Explicada – princípios e pratica – John Low; Ann Reed: 3ª Ed. / 1º Ed. Brasileira 2001. Manole.
- Electroterapia: Prática baseada em evidências – Sheila Kitchen; Sara Bazin: 11ªEd. / Brasileira Ed. 2003 – Manole.
- Modalidades terapêuticas para fisioterapeutas – William E. Prentice: 2ª Ed. 2004. Artmed
Boas leituras.
...OOps
Esqueci-me de referir um sítio indispensável para encontrara informação actualizada sobre Agentes Físicos: www.agfisicos.com .
Novidades todos o meses (ou quase).:lol:
vBulletin v4.1.9, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.