View Full Version : Ilegalidades??
Joana pais
20-10-06, 11:46
Caros colegas,
Esta semana comecei a trabalhar numa nova clinica (nova apenas para mim!!!). Deparei-me com condições impressionantes, altamente decadentes e altamente deshumanas. Num espaço minusculo trata-se tudo. Utentes sem privacidade, toalhas de CH sempre as mesmas, o tempo para todo o tipo de ttt é de 10 min (mesmo o CH), os US são 2 min para toda a gente (sem distinguir pulsatil/continuo)...enfim...podia continuar mas ficava aqui com um testamento...
No entanto o que mais me preocupa é que somos apenas 3 fisios e 8 "auxiliares". Em que apenas 2 desses aux têm realmente o curso de técnicos. Toso os outros foram aprendendo! Na clinica toda a gente faz o mesmo trabalho! Não ha diferença entre mim e o meu colega sem formação nenhuma!!! Os utentes não têm noção por quem é que estão a ser tratados ou quais os direitos que têm!
O que eu pergunto é: é legal trabalhar como aux sem sequer ter curso técnico????
Estou simplesmente de rastos com o que vi...:shock:
Joana
Benvinda ao clube...A nossa profissão está uma decadência!:cry: Tantas ilegalidades, tanta coisa mal feita, tanta falta de higiene...
carlosguerreiro@sapo.pt
21-10-06, 12:18
Acho que isto deveria passar a ser uma carta fechada para a APF, para ver se eles começam a fazer qq coisa. quantas mais cartas melhor! Isto assim não vai a lado nenhum.
Joana pais
22-10-06, 11:40
Olá!
Estive a ver no site do IEFP e penso que vão existir algumas mudanças. Por exemplo as pessoas que trabalham como auxiliares de acção médica (hoispitais, lares de idosos e afins) serão obrigados a fazer uma formação preparada pelo IEFP, caso contrário não poderão continuar a trabalhar. Tendo 1 ano de actividade, ou 40!!!
Será que também abrange os assistentes/auxiliares de fisioterapia????
Joana
Ismaelsilva
23-10-06, 23:07
Muito sinceramente, penso que não sei se a APF, se uma entidade estatal que regule as normas de higiene e segurança no trabalho, deveria ter uma influencia mais forte no controlo deste tipo de situações. Infelizmente essa realidade com que nos deparamos cada vez mais se acentua, muito devido à crise económica que estamos a passar, em que as entidades patronais, apertam o cinto ao máximo no que conta a despesas. De qualquer das formas, a APF, como representante da profissão deveria ter uma palavra a disser, ou apresentar uma proposta viável, à entidade estatal que rege estas problemáticas.
Marco Silva
Joana pais
26-10-06, 15:44
Bem...Não aguentei...despedi-me!!!!:shock:
Estava a ser impossivel de aguentar estas condições...Não me formei para aturar isto...enfim...mas ja tinham concorrido outras Fisios...será que se aguentam...:confused:
beijinhos a todos!!
AnaFrancisco
27-10-06, 12:15
Ola Joana,
Penso que o melhor seria enviares a denuncia das ilegalidades para a DECO..porque daria uma melhor e mais rapida resolução do que a APF ou SPF, entre outras instituições.
Compete-nos a todos nós melhorarmos a nossa imagem!
E isso passa por tentarmos acabar com aquilo que manda abaixo a reputação de qualquer profissional..acredito que poucos não devem ter sido os utentes que sofreram queimaduras ou outras complicações inerentes À utilização incorrecta da electroterapia
Cumprimentos
Parabéns pela coragem...
Concordo com os colegas, realmente devia fazer algum tipo de denúncia/informação sobre esse tipo de condições.
Abraço
Gonçalo Trafaria
02-01-07, 21:10
É a infeliz realidade, e cabe a nós não alimentar a cadencia das coisas.. não nos encaixarmos no que está mal, mas sim mudar! Quanto a APF penso que não seja a melhor solução, pelo menos na prática. A prática somos nós.. porque estas clinicas sem a nossa presença não funcionam.
Realmente essa prática é repugnante, eu também já passei por "coisas" semelhantes. Realmente não me parece possivel acabar com isto a curto prazo. A APF não é a entidade responsavel por resolver estes casos, sendo o sindicato a organização a quem devemos recorrer nestas situações. A DECO também poderá ser uma boa opção, mas isto na óptica do utilizador. O problema é que o utilizador que usufrui da Fisioterapia "paga" pelo estado muitas vezes pouca importancia dá a tudo que não seja: "o que vou pagar no fim é muito proximo de nada". Assim, não tendo a maioria dos utente possibilidade/vontade de pagar por melhores condições continuam a submeterem-se a tudo isto, sem procurarem melhor.
Quem por outro lado prefere a qualidade, tenta procurar a qualidade mas também tem de pagar mais.
Saiu à pouco tempona revista teste saude um estudo sobre a fisioterapia, no qual refere estas diferenças.
Assim, o verdadeiro problema são os subsistemas de saúde (principalmente a CAIXA) os responsáveis por estas condições precárias. Se, tivessemos a capacidade de mostrar ao "governo" que o que eles andam a pagar só lhes dá despesa, porque apesar de pagarem pouco de cada vez, têm de pagar durante muito mais tempo do que se as condições fossem melhores, não acredito que a situação se mantivesse.
O que tem de mudar são o pagamentos por parte das entidade convencionadas de modo a que um empregador possa ter apenas um ou dois doentes por hora a ser tratado por um FISIOTERAPEUTA a sério, e consiga pagar-lhe bem e ter lucro para continuar com o seu negócio.
É muito triste esta situação, mas na verdade não acredito que a APF possa fazer alguma coisa, e assim de repente não vejo a quem reclamar...
Eu própria já fiz uma reclamação de uma pessoa que conhecço que se intitula de Fisioterapeuta, e que na verdade para além de nem ter o 9º ano concluido, ainda possui um maravilhoso (desculpem a expressao) curso de 3 meses ao fim de semana como massagista (creio que ate para ser massagista era necessario ter um pouco mais de formaçao, porque massajar não é espalhar o creme e esfregar!). Pois é, e lá fui eu com os panfletos dessa sra fisioterapeuta reclamar a APF, e a resposta foi no minimo impressionante! Disseram que não podiam fazer nada, e que a unica coisa que havia a fazer, era EU po-la em tribunal...realmente este pais é uma republica das bananas!
A dita sra continua com a sua pratica de fisioterapia domiciliaria e como ela ja conheci mais pessoas, que passam anos e anos a usar um ultra-som sem perceber para que serve e sem distinguir o modo como usar.
Fazia-nos falta uma identidade mais forte!
Aliás...qualquer pessoa vai as finanças e colecta-se como massagista ou fisio..não há qualquer controlo!
infelizmente nem sei o que te diga. estou desempregado da minha área, mas
empregado noutra área, porque realmente não dá!!! Injustiças há todos os
dias,também conheço montes de pessoal que é massagista e se intitula de
Fisioterapeuta. sabes o k t digo?simplesmente tenta encontrar trabalho na
nossa profissão, senão descansadinha da vida, vai à procura de outras onde
sejas mais respeitada!!! para os meus vizinhos (e são pessoas com alguma
escolaridade) eu sou massagista e faço umas massagens e tal e andei aqui
a tirar um curso de Fisioterapia para fazer massagens.
AnaFrancisco
25-10-07, 10:40
Ola Caalcu
Não podia deixar de comentar o que dissseste no final do teu post.
Se os teus vizinhos pensam que és massagista...compete a ti mudar-lhes essa ideia! Fala um pouco das áreas onde o Fisioterapeuta pode intervir sem a massagem (ex: neurologia e obstetrícia). Explica que a massagem é de facto uma boa técnica quando bem aplicada mas que isolada pouco pode fazer.
Há tanto que podes dizer que os faça compreender a diferença entre ser massagista e Fisioterapeuta....
Quem sabe se esses vizinhos depois não vão espalhando a "essência" de ser Fisioterapeuta :-)
Pois eu também me sinto injustiçada todos os dias no meu trabalho. Trabalho numa clínica ha dois anos a recibos verdes (o que é completamente ilegal!!) e, para além de fazer trabalho de Fisioterapeuta, técnica e auxiliar (uma vez que estou sozinha num ginásio em que a média de idades dos doentes é de 74 anos), ainda tenho a grande alegria de todos os meses ser brindada com um ordenado de treta. Chego à conclusão de que andei estes anos todos a estudar para ser gozada pelos meus superiores!!
Se os médicos e os administradores dos centros de Fisioterapia nao respeitam os profissionais qualificados, que respeito é que podem ter os doentes?
Hoje soube que uma pessoa que trabalhe na Zara unica e exclusivamente a dobrar roupa ganha mais por mês do que eu e do que a grande maioria dos meus colegas...
Dá que pensar...
ah, esqueci-me de referir... na clínica onde trabalho existe uma técnica que tem os seus próprios doentes, e que da conselhos a estes, que eu por vezes ouço e que, sinceramente, normalmente nao têm fundamento científico nenhum! ...mas é normal que ela se sinta neste direito já que no recibo de vencimento dela vem como categoria profissional: "técnico de fisioterapia/fisioterapeuta"... enfim... pelo menos tem um recibo de vencimento, enquanto que eu passo um recibo verde... algo de errado??:doubt:
sílvia félix
09-09-08, 19:15
Ainda esta semana deparei-me com mais um caso de mais uma pseudo-fisio a laborar numa clínica com os seus utentes a "inventar" novas intervenções sem qq qualificação ( a senhora tem a 4 classe) é grave...
Soube por acaso que a avó de uma amiga ia fazer tratamentos para essa clínica, ao qual perguntei qual era a fisio...e fiquei a saber o nome desta senhora que por aqui é muito conhecida, mas não tem qq tipo de qualificação mas diz sempre que é FISIOTERAPEUTA!
Mas o mais irónico é que tem sempre trabalho!Ela trabalhava numa outra clínica e agora tb está nesta q referi, ou seja 2 empregos...
Estou a pensar fazer ou não denúncia, pois não sei se vale apena...já o fiz várias vezes e resultou em nada...:doubt: resta-me assitir a este "circo" sem controle.
Cada vez estou mais e mais distante do mundo da fisioterapia, gosto muito da minha área, adorei a minha licenciatura, e pior sinto-me com vocação para excercer.
Mas o mundo não é só a fisioterapia:cool:, já que não sou precisa na minha área, trabalha-se noutras, e como disse o colega em cima pelo menos onde trabalho respeitam-me, se tivesse numa clínica sujeitava-me a condições que mtos colegas têm de enfrentar todos os dias e pior...o ordenado a recibo verde não dá para as despesas de quem tem familia e uma casa.
Mantenho a esperança que algo mude na Nossa Fisioterapia em Portugal...
Espero que a nossa falada manifestação seja feita...(os colegas de enfermagem não se calam...podiamos seguir o exemplo...)
Gostava que as entidades empregadoras, já que não querem pagar os nossos honorários por direito, que nos deem formação, que invistam na nossa formação já era uma conquista!
Que fechem algumas faculdades que leccionam fisio, há demasiados fisios sem serem absorvidos no mercado de trabalho...
Enfim... não custa continuar a sonhar :smile:
ftnunosilva
26-09-08, 19:07
Algumas entidades exigem que se coloque, junto à facturação das intervenções feitas, o número da cédula profissional do profissional que executou essas intervenções.
É evidente que podem facturar que foi sempre o ft que interviu, e não as cinco auxiliares que trabalham com ele, mas isso vai da ética de cada um, e apenas podemos denunciar...
Tendo um número de cédula profissional, basta ver neste site http://www.recursoshumanos.min-saude.pt/Rec_Human_Saude/listagem_tdt.htm se bate a cara com a careta!
Denunciem para tdt_esclarecimentos@acss.min-saude.pt (tdt_esclarecimentos@acss.min-saude.pt)!
vBulletin v4.1.9, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.