View Full Version : Polegar em mola
Boas,
Alguem tem alguma informação sobre a patologia "polegar em mola"?
Obrigado.
Hélder Abreu
12-10-06, 11:53
É uma manifestação de tenossinovite estenosante, afectando os tendões dos dedos, particularmente o do polegar, mas surge com relativa frequência, também, no 3º e 4 dedos. Deve-se a um engrossamento da bainha fibrosa que sujeita o tendão ao contorno palmar do dedo.
À palpação, é perceptível um nódulo doloroso, palmar, junto à cabeça do metacarpiano correspondente, local do início da bainha e ponto de engrossamento (Serra L.; 2001).
Para além desta informação, recomendo ainda a leitura da seguinte página:
http://www.wgate.com.br/conteudo/medicinaesaude/fisioterapia/cinesio/monografia_ernanimonteiro.htm
SÓNIA CASTRO
14-11-08, 09:40
É uma manifestação de tenossinovite estenosante, afectando os tendões dos dedos, particularmente o do polegar, mas surge com relativa frequência, também, no 3º e 4 dedos. Deve-se a um engrossamento da bainha fibrosa que sujeita o tendão ao contorno palmar do dedo.
À palpação, é perceptível um nódulo doloroso, palmar, junto à cabeça do metacarpiano correspondente, local do início da bainha e ponto de engrossamento (Serra L.; 2001).
Para além desta informação, recomendo ainda a leitura da seguinte página:
http://www.wgate.com.br/conteudo/medicinaesaude/fisioterapia/cinesio/monografia_ernanimonteiro.htm
Bom dia, tenho uma filha de 17 meses e apercebi-me agora que ela não estica a ponta do polegar direito e tem uma saliencia no tendão ou osso junto à palma da mão, disseram-me que não há problema, que isso chama-se polegar em mola. Gostava de saber se é possivel numa criança e se passa sem fazer nada.
Olá Sónia
Desculpe-me, mas quando é que verificou que isso acontecia?, ...desde que nasceu?,... após uma queda?,... quando???
O polegar em mola tem muitas causas e por aquilo que descreve, não me parece que a sua filha tenha realmente um "polegar em mola", mas sim uma sub-luxação metacárpico-falângica que também tem muitas causas (sobretudo em crianças pequenas).
Dê-nos mais informação e talvez a possamos ajudar um pouco melhor. De qualquer forma, essa situação pode não "passar" sem se fazer nada. Um pediatra ou um fisioterapeuta deveriam ser consultados.
Obrigado
SÓNIA CASTRO
14-11-08, 10:35
Olá Sónia
Desculpe-me, mas quando é que verificou que isso acontecia?, ...desde que nasceu?,... após uma queda?,... quando???
O polegar em mola tem muitas causas e por aquilo que descreve, não me parece que a sua filha tenha realmente um "polegar em mola", mas sim uma sub-luxação metacárpico-falângica que também tem muitas causas (sobretudo em crianças pequenas).
Dê-nos mais informação e talvez a possamos ajudar um pouco melhor. De qualquer forma, essa situação pode não "passar" sem se fazer nada. Um pediatra ou um fisioterapeuta deveriam ser consultados.
Obrigado
Olá,
Agradeço desde já o seu interese.
Eu apercebi-me apenas esta semana, e tenho quase a certeza que anteriormente tinha o dedo direitinho.
Fui à urgência do hospital fazer um raio x e o médico disse que estava tudo bem com o dedo. Mas ele realmente está torto, ou melhor não estica a ponta e tem tipo um nódulo no osso ou tendão junto à palma da mão. Ela continua a fazer tudo com aquele dedo. Se isso aconteceu durante alguma queda, ninguém se apercebeu, pois ela também está na creche e eu fiz lá essa pergunta.
Falei com o pediatra pelo telefone e fiz-lhe a descrição e foi ele quem me disse que deveria ser polegar em mola, e se não tivesse dores para mostrar na próxima consulta que em Dezembro.
Acha que posso esperar?
Obrigada
Mas tem presença de dores quando ela usa esse dedo? Nota o dedo "inchado"?
Outra opção é a rotura do longo extensor do polegar....que não seria visivel na radiografia.
Creio que seria melhor ir mais cedo ao pediatra para avaliar melhor o problema e não deixar para depois.
Cumprimentos!
Olá Sónia
Eu concordo com o meu colega Moisés, e pelo que refere tudo aponta para uma situação de ordem traumática. Há pequenos desvios articulares que os médicos não valorizam clinicamente, mas nós FT valorizamos. As estructuras musculo-esqueléticas das crianças são muito elásticas e muitas vezes o melhor é "não dar importância" porque voltam ao sitío, contudo,... eu ia realmente ao pediatra mais cedo!
Obrigado
SÓNIA CASTRO
17-11-08, 09:33
Olá Moisés, olá Gramendes
Como já tinha dito anteriomente ela continua a fazer tudo com aquele dedo, e com a mesma intensidade, por isso penso que não tem dores, embora uma vez entre outra, mas muito raramente dá-me a sensação que se quer queixar e estica-me a mão, mas nesta idade é muito complicado, nunca temos certezas, já não sei se é sisma minha. Quanto a inchado não me parece que esteja, apenas não estica a ponta e tem uma saliencia notável no ínicio do dedo junto à palma da mão.
Vou seguir o vosso conselho e amanhã vou mostrar ao pediatra.
Muito obrigada.
vBulletin v4.1.9, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.