View Full Version : Drop Attack
Drop attack (ataque de queda) é uma causa de queda de etiologia pouco conhecida, caracterizado por uma queda sem perda de consciência, que não pode ser explicada por fraqueza muscular, distúrbios neurológicos focais ou arritmias e não é induzido por movimentos rotatórios da cabeça ou vertigem ou outra sensação cefálica. As teorias mais aceites associam este fenómeno a anormalidades na função postural ou a uma disfunção transitória na formação reticular que controla a musculatura anti-gravitacional.
A minha questão é, quando uma pessoa sofre um ataque deste género tem reflexos, ou melhor, ao cair a pessoa tem o reflexo de colocar as mãos à frente do corpo para se proteger ou cai "desamparada"?
Bibliografia sobre isto? :rolleyes:
Hélder Abreu
11-10-06, 20:25
Apesar de nunca ter ouvido falar deste fenómeno, pelo menos com este termo, parece-me que esse desequilíbrio só ocorre nos membros inferiores, não havendo assim influência no reflexo de protecção dos membros superiores.
Apesar de nunca ter ouvido falar deste fenómeno, pelo menos com este termo, parece-me que esse desequilíbrio só ocorre nos membros inferiores, não havendo assim influência no reflexo de protecção dos membros superiores.Obrigado Hélder, podes-me dizer p.f. onde é que estava essa informação acerca de só ocorrer nos membros inferiores?
Haverá algum tipo de drop attack que afecte somente os M.I.?
Hélder Abreu
11-10-06, 23:03
Obrigado Hélder, podes-me dizer p.f. onde é que estava essa informação acerca de só ocorrer nos membros inferiores?
Lamento, mas não tenho essa informação em bibliografia.:doubt: É somente uma opinião. Visto que esse fenómeno afecta os músculos antigravitacionais e a defesa com os membros superiores é um reflexo, esta poderá sobrepôr-se a esse fenómeno.
Lamento, mas não tenho essa informação em bibliografia.:doubt: É somente uma opinião. Visto que esse fenómeno afecta os músculos antigravitacionais e a defesa com os membros superiores é um reflexo, esta poderá sobrepôr-se a esse fenómeno.Obrigado Hélder, também não consigo encontrar nada sobre este "ataque".
Mais ninguém me consegue dar umas luzes? Precisava mesmo de saber isto o mais rapidamente possível :smile:
fernandaleguiza@yahoo.com
17-09-09, 05:58
O Drop Attack, pode ser enquadrado em diversas funções. Na primeira postagem esta tudo correto. Mas informo como conhecedora e por ter epilepsia, que este fato ocorre com os epileticos. O Drop Attack é o fato de a pessoa estar bem e de uma hora para outra desmoronar, A epilepsia é dividida em diversos tipos e o Drop Attack é um deles. A pessoa não sente que vai cair, nem sempre se mantem consiente, não atina em se aparar.
Mas pode ser um mal subto, mas o Drp Attack que eu tenho conhecimento é causado por um 'curto circuito' no cerebro, no ato de um ataque de nervos ou por uma descarga emocional.
Espero que possa ter ajudado!:biggrin:
Olá Fisyo
Daquilo que tenho conheimento, o drop atack ocorre sempre na "direcção da gravidade", ocorrendo uma "aceleração em direcção ao solo". Os mecanismos protectivos não têm tempo de ocorrer, pelo que a cabeça é sempre a 1ª a chegar lá. Muitos são da opinião que há uma perda da "noção do espaço" (formação reticular) durante o seu desenvolvimento e isso poderá explicar a ausência ou quase ausência de reflexos protectivos. Contudo o drop atack é um fenómeno pouco conhecido e muitas vezes associado, tal como a colega anterior referiu, á epilepsia. Os sindromes de West e Lenox Gasthou são ricos neste fenómeno. Os sindromes vertebro-basilares e carotideos também o desenvolvem.
Um Abraço
vBulletin v4.1.9, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.