PDA

View Full Version : Drop Attack

Fysio
09-10-06, 21:45
Drop attack (ataque de queda) é uma causa de queda de etiologia pouco conhecida, caracterizado por uma queda sem perda de consciência, que não pode ser explicada por fraqueza muscular, distúrbios neurológicos focais ou arritmias e não é induzido por movimentos rotatórios da cabeça ou vertigem ou outra sensação cefálica. As teorias mais aceites associam este fenómeno a anormalidades na função postural ou a uma disfunção transitória na formação reticular que controla a musculatura anti-gravitacional.
A minha questão é, quando uma pessoa sofre um ataque deste género tem reflexos, ou melhor, ao cair a pessoa tem o reflexo de colocar as mãos à frente do corpo para se proteger ou cai "desamparada"?

Bibliografia sobre isto? :rolleyes:

Fysio
11-10-06, 19:22
Mais alguém? :rolleyes:

Hélder Abreu
11-10-06, 20:25
Apesar de nunca ter ouvido falar deste fenómeno, pelo menos com este termo, parece-me que esse desequilíbrio só ocorre nos membros inferiores, não havendo assim influência no reflexo de protecção dos membros superiores.

Fysio
11-10-06, 21:45
Apesar de nunca ter ouvido falar deste fenómeno, pelo menos com este termo, parece-me que esse desequilíbrio só ocorre nos membros inferiores, não havendo assim influência no reflexo de protecção dos membros superiores.Obrigado Hélder, podes-me dizer p.f. onde é que estava essa informação acerca de só ocorrer nos membros inferiores?

Haverá algum tipo de drop attack que afecte somente os M.I.?

Hélder Abreu
11-10-06, 23:03
Obrigado Hélder, podes-me dizer p.f. onde é que estava essa informação acerca de só ocorrer nos membros inferiores?
Lamento, mas não tenho essa informação em bibliografia.:doubt: É somente uma opinião. Visto que esse fenómeno afecta os músculos antigravitacionais e a defesa com os membros superiores é um reflexo, esta poderá sobrepôr-se a esse fenómeno.

Fysio
11-10-06, 23:37
Lamento, mas não tenho essa informação em bibliografia.:doubt: É somente uma opinião. Visto que esse fenómeno afecta os músculos antigravitacionais e a defesa com os membros superiores é um reflexo, esta poderá sobrepôr-se a esse fenómeno.Obrigado Hélder, também não consigo encontrar nada sobre este "ataque".

Mais ninguém me consegue dar umas luzes? Precisava mesmo de saber isto o mais rapidamente possível :smile:

fernandaleguiza@yahoo.com
17-09-09, 05:58
O Drop Attack, pode ser enquadrado em diversas funções. Na primeira postagem esta tudo correto. Mas informo como conhecedora e por ter epilepsia, que este fato ocorre com os epileticos. O Drop Attack é o fato de a pessoa estar bem e de uma hora para outra desmoronar, A epilepsia é dividida em diversos tipos e o Drop Attack é um deles. A pessoa não sente que vai cair, nem sempre se mantem consiente, não atina em se aparar.
Mas pode ser um mal subto, mas o Drp Attack que eu tenho conhecimento é causado por um 'curto circuito' no cerebro, no ato de um ataque de nervos ou por uma descarga emocional.
Espero que possa ter ajudado!:biggrin:

gramendes
17-09-09, 09:45
Olá Fisyo

Daquilo que tenho conheimento, o drop atack ocorre sempre na "direcção da gravidade", ocorrendo uma "aceleração em direcção ao solo". Os mecanismos protectivos não têm tempo de ocorrer, pelo que a cabeça é sempre a 1ª a chegar lá. Muitos são da opinião que há uma perda da "noção do espaço" (formação reticular) durante o seu desenvolvimento e isso poderá explicar a ausência ou quase ausência de reflexos protectivos. Contudo o drop atack é um fenómeno pouco conhecido e muitas vezes associado, tal como a colega anterior referiu, á epilepsia. Os sindromes de West e Lenox Gasthou são ricos neste fenómeno. Os sindromes vertebro-basilares e carotideos também o desenvolvem.

Um Abraço