View Full Version : Estagios remunerados
Boa noite
Gostaria de saber se alguem me pode ajudar... Tenho tido muita dificuldade em arranjar estágios remunerados :doubt:. Alguem conhece algum local que tenha feito esse tipo de estagios?
Obrigado
Hélder Abreu
28-09-06, 22:46
Suraya, se se dirigir a um centro de emprego e se inscrever para um estágio profissional, talvez seja mais fácil do que procurar locais, directamente.
Já tentei... Mas eles não ajudam muito. Apenas me deram a ficha de inscrição e disseram-me para tentar. Eles não têm clinicas ou hospitais inscritos. Temos de ser nós a procurar.
Obrigado na mesma.
Ana Fernandes
29-09-06, 13:06
É possível fazer um estágio remunerado sem estar inscrita no centro de emprego. Qual é a comparticipação do centro de emprego?
Se arranjarmos um sitio eles atribuem o estágio?
Pelo o que sei tem de se estar mesmo inscrita. A comparticipação vai depender do local.
Nos estágios profissionais através do IEFP a remuneração é igual a 2 salários minimos nacionais, aproximadamente 770 Eur. Dos quais 67% são suportados pelo IEFP e 37% pela entidade onde o estágio é realizado.
Não são 37% obviamente, mas sim 33%. :lol:
Para efectuar o estágio através do IEFP não pode ter feito descontos para a segurança social enquanto fisioterapeuta, ou seja, estar em condições de 1º emprego.
É obrigatória a inscrição no centro de emprego para a realização de estágio profissional. A remuneração são realmente 2 salários mínimos mais subsído de alimentação (em dinheiro ou géneros-refeição no próprio local, se houver) e de transporte que vai até, julgo 40%, do valor de passe mensal da residência até ao local de trabalho.
A comparticipação do centro de emprego não é igual durante o estagio. Altera durante os 3 trimenstres. Comparticipam entre 60 a 40% no primeiro trimestre e vai baixando até ao ultimo.
Monica Romao
30-09-06, 00:19
Olá cara colega,
Uma sugestão, o centro de emprego (IEFP) é um espaço que não se preocupa com a área da saúde especialmente do Fisioterapeuta. estive desempregada 9 meses e não fui contactada nenhuma vez.
Tive de ir fazer uma formação senão perderia o subsidio....
Isto porque não existe pedidos e quando há, a remuneração é muito baixa..
Por experiência fui a uma entrevista pelo anúncio do IEFP e, a remuneração era de 700 iliquidos.... e num projecto...
sem comentários..
Até breve.
Obrigado pelo conselho...
Também já tinha reparado nisso... As propostas que aparecem têm uma remuneração muito baixa e são todas para a área da estética... A última era para full time e pagavam 500€...
JoanaOrtiz
30-09-06, 14:56
OLá!
Eu fiz um estágio profissional num Centro de Saúde (através do IEFP), e penso que é uma mais valia para qualquer fisioterapeuta recém formado, até porque a remuneração é bastante razoável....com o ordenado e os subsidios ficava entre os 800 e os 900 euros. Penso que o melhor que tens a fazer é contactar uma instituição e mostrar-lhes a vantagem de lá realizares o estágio, uma vez que vão ter mais mão de obra, pagando apenas "metade" do ordenado! E depois a instituição é que tem de entrar em contacto com o IEFP para proceder à candidatura (leva cerca de 3 meses). Contudo tens de estar inscrita no IEFP 1º.
**
Essa diferente comparticipação por parte do IEFP ao longo dos 9 meses é recente? É que eu acabei o meu em Março deste ano e sempre me pagaram o mesmo do início ao fim. Eu sei que a comparticipação varia consoante o grau do empregado (por ex: bacharelato/licenciatura; 12º ano; 9º ano), mas ao longo do estágio não vejo muita lógica.
Relativamente ao facto de ser benéfico ou não, depende do local. Se for uma IPSS, acaba-se por ganhar mais a fazer estágio profissional. As desvantagens é que férias e subsídios não existem e não conta para tempo de serviço. Contudo tb há facilidade para fazer formação pois eles não colocam entraves a isso.
Quanto ao facto de eles não revelarem grande interesse pela área da saúde, não concordo. Se pensarmos bem, a inscrição de profissionais desta área no IEFP é mt recente e qd existe procura, normalmente é para estágios profissionais e não para emprego fixo (pois para isso, existe mt oferta).
Que os ordenados são uma miséria tb não é novidade mas 700 euros iliquidos já não é assim tão mau comparando com outros que são absurdos (500 a full-time). Cada vez mais chego à conclusão que esta profissão serve para sobrevivermos e não para vivermos (infelizmente!).
Essa diferente comparticipação por parte do IEFP ao longo dos 9 meses é recente? É que eu acabei o meu em Março deste ano e sempre me pagaram o mesmo do início ao fim.
O pagamento que recebes é sempre o mesmo. Como sabes parte do estagio é pago pelo IEFP, e a outra pelo local onde estás a estagiar. É essa comparticipação do IEFP que varia com o decorrer do estagio. Por isso é que é dificil encontrar locais. Os estagios não são totalmente comparticipados.
JoanaOrtiz
02-10-06, 21:18
A variação dos valores a que me referi, tem a ver com o número de dias que trabalhamos por mês!
Eu tive um estágio profissional na clinica, proposto ao iefp pelo própio interessado, e a comparticipação do iefp foi a mesma durante os 9 meses de estágio. Eles pagaram 67% do valor do estágio ao estagiário e aproximadamente 75 euros ao orientador de estágio. O unico encargo da entidade q recebe o estágio, neste caso, foi 33% do valor da remuneração do estagiário.
O que eu queria dizer é que a comparticipação por parte do IEFP é sempre a mesma ao longo dos 9 meses, tal como disse o Pedro. Esta varia é consoante a natureza das entidades beneficiárias, se é sem fins lucrativos ou outra. O máximo de comparticipação é de 67% para uma unidade sem fins lucrativos. O orientador recebe o valor de 11 euros por hora, num máximo de 8h mensais. O estagiário recebe 2 vezes o salário mínimo nacional, mais um seguro contra acidentes de trabalho, mais subsídio de alojamento, se o local de trabalho ficar a mais de 50 km de distância de casa, mais subsídio de transporte e ainda subsídio de alimentação. Mas o melhor é dirigir-se a um IEFP e pedir informações, pois ninguém melhor que eles para lhe esclarecerem as dúvidas.
Eu tou inscrita no IFEP e por isso é que estou a achar estranho o que estão a dizer. De acordo com eles e com o decreto lei, a comparticipação de IFEP vai baixando de acordo com o trimestre :doubt:. Tou mesmo baralhada...
Se calhar mudaram mesmo a legislação Suraya. Qd foi no meu tempo eles já me disseram que tinham falta de verbas para poderem assegurar o período complementar mas nunca me falaram nem à instituição desse tipo de comparticipação. Não me admira nada que seja assim agora, porque o dinheiro falta a todos e eles cada vez têm mais inscritos. Mas se realmente assim é, as instituições deixam de ter assim tantas vantagens, o que por um lado, acaba por ser vantajoso para quem não pode fazer estágio profissional e anda à procura de emprego. É que muitos locais aproveitavam isso para não contratar profissionais. Era mão de obra que lhes saía mais barato. Pior é para quem sai agora da faculdade mas isto não está fácil para ninguém. Há colegas com anos de experiência e que estão no desemprego. É desanimador...
Pior é para quem sai agora da faculdade mas isto não está fácil para ninguém. Há colegas com anos de experiência e que estão no desemprego. É desanimador...E eu ainda acredito que o pior está para vir para quem está agora a entrar na faculdade. É verdade que não está fácil para ninguém, tirando uma ou duas excepcções... mas entrar para a faculdade a saber que o mais provável é ganhar um ordenado miserável e se tiverem a sorte de arranjar emprego ainda mais desanimador é :cry:
O mercado está saturado, se não começarmos a ir para outras áreas estámos condenados. Ao que me parece estámos no modo "salve-se quem puder" a qualquer custo... e na minha maneira de ver a coisa não pode ser. Se nós não nos unirmos não vamos a lado nenhum.
Eu em princípio acabo este ano a licenciatura, e nas cadeiras que tenho em atraso sinto que há uma competição que não existia no ano em que entrei. Isto já é quase a lei da selva, e que se salve o mais forte... se fossemos mais unidos entre nós e fizessemos barulho penso que conseguiriamos ser ouvidos. Acredito que um dia isso vai acontecer porque à quantidade de fisioterapeutas que vão começar a sair licenciados (agora só com 3 anos) penso que terá que haver algum tipo de "revolução" para colocarmos todos os profissionais nos seus lugares e definirmos com rigor qual é o papel da fisioterapia.
Mas é como diz a Sara Maria e muito bem, isto está mau para todos... e à quantidade de licenciados que vão começar a sair não acredito que isto vá melhorar... a tendência será inverter-se os papeis... os licenciados vão passar a receber ordenados mínimos e quem tem menos estudos e dá no duro é que vai passar a ser o bem pago. Num país de doutores, o leigo é o rei. :biggrin:
Não sei até que ponto acredito no que estou a escrever, mas conheço imensas situações em que isso acontece de facto.
Continuemos com o espírito positivo :rolleyes:
Se nós não nos unirmos não vamos a lado nenhum.
Honestamente, já perdi a esperança que os fisioterapeutas se unam... Acho que nos acomodamos ao falar e nada fazer, que já neiguém quer lutar pelos nossos direitos... Todos aceitamos a decisões e nada fazemos. Isto tem de mudar, ou nnunca teremos os direitos que merecemos... :doubt:
Quem não tem interesse em lutar são aqueles profissionais que já trabalham há mais tempo e que acabam por se sentir ameaçados pois não acompanharam a evolução da nossa profissão e não sabem fazer mais do que aquilo que o médico lhes manda. Esses têm receio de serem passados para trás por pessoas mais novas mas, se calhar, com melhores métodos de tratamento. Agora, quem sai da faculdade e não encontra trabalho e quem está a trabalhar com ordenados miseráveis é que pode e deve fazer algo para isto mudar pois só ganhará com isso. Agora voltamos è velha questão: fazer o quê????
Agora voltamos è velha questão: fazer o quê????Já ouvi falar em greve, mas pensando melhor... para se fazer greve tem de se estar a trabalhar... não é? :rolleyes:
Eu peço desculpa, mas a esta hora não consigo pensar com muita clareza... mas agora o que me vem à cabeça são os chamados "protestos". Será necessário diminuir as vagas nas universidades e eventualmente fechar algumas porque isto vai atingir um ponto (se é que já não atingiu) em que o mercado vai ficar completamente saturado. Fala-se em abrangirmos novas àreas, como os lares de idosos que pelo que parece são obrigados agora a ter um fisioterapeuta... mas não sei se isso está a ser cumprido.
Eu gostava de ouvir alguém com mais conhecimento e mais anos nisto, que nos desse umas luzes sobre o estado da fisioterapia em Portugal.
Não sabia que agora era obrigatório os lares terem um fisioterapeuta!!! Se assim for é bom para nós pois lares é o que não falta. Qt à greve, tem razão, era preciso tar a trabalhar mas esta questão já foi aqui colocada e não houve muita adesão à idéia. Não sei se por medo de perder o emprego, não sei se por respeito aos utentes, mas sei que tanto nós como eles iriam beneficiar se fizessemos alguma coisa. Porque não um protesto em vez de uma greve?!
rita afonso
05-10-06, 14:36
Sim, um protesto parece-me mais prudente. É inacreditável como o governo nos tira tudo, não estou a falar só em relação à nossa profissão, mas enfim... Isto dava tema para outro tópico.
Quanto tempo demora o IEFP a dar uma resposta face à inscrição do estágio profissional? Se eu soubesse que era pelo IEFP que se pediam os estágios profissionais já tinha pedido, eles também podiam ter dito alguma coisa quando me fui lá inscrever no Centro de Emprego, mas amanhã, vou até lá ver como isso é. beijinhos... :wink:
O melhor para conseguir um estágio profissional através do iefp é tentar arranjar primeiro um local para efectuar o estágio, falando com eles e expondo-lhes a situação, se a entidade estiver interessada então eles contactam com o centro de emprego e pedem logo o estágio com o teu nome. É a melhor, senão a unica, forma de arranjar estágio. Pq estar á espera q sejam eles a arranjar o estágio...
Pelo menos o estágio q eu tive foi assim q o estagiário fez, e o processo foi rápido, com a vantagem de não ser necessário suportar por parte do iefp os custos de alimentação e transporte.
rita afonso
06-10-06, 14:16
Já sei. Fui ao IEFP e disseram-me isso mesmo. O pior é encontrar a tal entidade... beijinhos :cry:
Joyce Stacfleth
11-12-08, 20:20
Olá futuros colegas fisioterapêutas,
Estudei por dois anos enfermagem,agora achei melhor ir para fisio pois gosto
muito mais e o meu marido é ortopedista!
Gostaria de saber com qnto tempo de faculdade eu posso ir atrás de estagios
mesmo que nao sejam remunerados?
Algumas pessoas dizem que o mercado está saturado,e que a fisioterapia não é remunerada como deveria,vocês podem me ajudar sobre isso?
Desde já agradeço muitooooooo.
Saramartins
12-12-08, 18:55
Olá cara colega! Já vi que os colegas t tiraram algumas dúvidas mas algo mais te posso dizer:cry:. Tens k estar inscrita no centro de emprego e entregar o teu currículo c carta de apresentação e pedir às intituições que se dirijam ao centro de emprego e te convoquem para lá desempenhar funções. Acabei a minha licenciatura há um ano e ainda não tenho emprego e pedi imensos estágios profissonais e não consegui nenhum:evil:. E para piorar a situação, o problema é o fim do estágio pk ou entras para o quadro o k não tem acontecido a ninguém k eu conheça ou atribuem-te nota negativa para justificar a não continuação de emprego na instituição e estraga o teu currículo:redface:. Jinhos e tudo de bom
Caros colegas,
é verdade o que tem sido dito até agora.
O que me foi dito no centro de emprego é que temos até 3 anos após a conclusão do curso para poder candidatar a estágio profissional. O senão é que temos que ser nós próprios a arranjar o local de estágio.
No entanto existem clínicas que de certeza que não se importariam em ter um estagiário, ao qual não iriam pagar o salário por completo, já que é comparticipado pelo estado e o orientador também seria remonerado. E mais um fisioterapeuta, havendo espaço, permite mais doentes. É certamente este tipo de argumentação que se tem que "impingir" ao responsável de modo a obter um estágio profissional.
Neste momento é ao que me vou dedicar, já que são 9 meses (mínimo) a receber 2 salários mínimos, sem descontos, e que dá também vantagens para o empregador.
A instituição é obrigada depois a justificar a não permanência do estagiário nesse local de trabalho. Não sei como funciona em termos de notas, se resolvem dar negativa para não ter que ficar com o estagiário. Isso não seria assim muito bom.
Cumprimentos
jaque17fisio
11-04-09, 15:26
Boa tarde...
Gostaria de saber sobre estágios remunerados,to me formando em julho
e preciso saber informações para conseguir algum estágio,se alguém souber por favor entre em contato comigo o mais urgente possivel! Obrigado
vBulletin v4.1.9, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.