View Full Version : curso básico de suporte de vida
Olá! Que eu saiba, no curso de fisioterapia (pelo menos na ESTSP e na CESPU) não existe nenhuma disciplina que aborde um curso básico de suporte de vida. Assim, gostaria de saber qual a sua opinão sobre esta situação. É que principalmente na área de reabilitação cardio-respiratória creio que estes conhecimentos são essenciais. E quem quiser tirar estes cursos terá então que se dirigir a outras instituições para os obter.
Além disso, dado que trabalhamos na área da saúde creio que deveria ser obrigatório ter estes conhecimentos, pois um dia um paciente poderá precisar de ser reanimado e lá temos nós que ir chamar um enfermeiro ou médico para o ajudar, e enquanto isso o paciente... :doubt:
Assim, gostaria de saber se também acham que este será um aspecto que deveria ser implementado no curso e se existe alguma escola que já tenha estes conhecimentos englobados no curso de fisioterapia.
Obrigado.:smile:
Hélder Abreu
26-09-06, 18:45
Olá! Que eu saiba, no curso de fisioterapia (pelo menos na ESTSP e na CESPU) não existe nenhuma disciplina que aborde um curso básico de suporte de vida
ftmoises, eu sou um antigo aluno da CESPU e no meu 3º ano todos os alunos (de Fisio) foram obrigados a fazer essa formação pois a grande maioria dos locais de estágios associados à nossa escola assim o requeria. Foram formadores do INEM que se deslocaram à faculdade para nos dar essa formação.
Mas sem dúvida que esta formação deveria ser implementada em todos os cursos de saúde. Tive um colega meu que num estágio estava a tratar uma paciente que fez uma paragem cardíaca... Situações dessas podem acontecer e esta formação pode fazer a diferença entre a vida e a morte.
Infelizmente é uma realidade. Pelo meu conhecimento, nenhuma faculdade tem como disciplina ou mm um seminário suporte básico de vida :doubt: .
Eu vou tirar um na escola de socorrismo da Cruz Vermelha, pois axo k é importante para a minha profissão.
Abraços
Na Escola Superior de Saúde Egas Moniz, durante o ano de 2005/2006, foi dada formação em suporte básico de vida aos alunos que frequentaram as disciplinas de fisioterapia no desporto, fisioterapia materno-infantil e fisioterapia em cuidados diferenciados.
Na minha opinião, é uma formação essencial para qualquer prestador de cuidados de saúde!
Boa noite.....
Como Fisioterapeuta Licenciada e Pós-Graduada em Bioética, tenho a OBRIGAÇÃO de AVISAR o COLEGA que eese Curso, ou mais correctamente falando, o CURSO de T.A.T (Tripulante de Ambulância de Transporte) dado pelo INEM, foi Leccionado na Fernando Pessoa, porque fui lá Docente durante 4 anos e Sou AMIGUISSIMA da Directora da Escola de Lisboa que tem Parceria com o INEM, e que veio à Universidade dar esse Curso.
Em Dezembro deste ano, irá Decorrer mais um Curso de T.A.T. em Lousada, Local onde Trabalho neste Momento, com a duração de 40 e muitas horas, em horário pós-laboral durante uma semana inteira e o Exame Final será no Sábado no final dessa Semana. O preço é de 200 euros, e fica automaticamente com o Certificado com a Nota que obteve no Curso e com o Cartão do INEM.
Se estiver interessado em mais Pormenores é só contactar-me: catarinaassis2@sapo.pt
Atenciosamente
Pelo conhecimento que tenho, também as escolas Piaget, possuem no seu currículo, formação em primeiro-socorros. Contudo, também é do meu conhecimento que essa formação não é suficiente, e aconselho todos os colegas que tiverem oportunidade, de aprimorarem os seus conhecimentos com um curso mais aprofundado. Nunca se sabe quando pode ser preciso.
Abraço.
AnaFrancisco
24-10-06, 23:22
Na ESTeSL há uma unidade curricular de Cuidados de SAude em que se dão algumas noçoes de socorrismo..
Em 1999/2000 recebi formação atraves do Dr.Ferreira Diniz, mas como achei insuficiente no ano passado fiz um SBV atraves da ESTeSL, cuja formação é efectuada por formadores do INEM..por apenas 70euros.
Neste ano lectivo, o curso extra-curricular foi lançado novamente, por isso vou tentar digitalizar a informação do folheto e colocar aqui para os interssados.
Saliento que não é preciso estar numa Unidade de cuidados Intensivos para depararmos com uma situação de vida e morte...No desporto isso também pode ocorrer...MAS isto é uma questão cívica a que nao so os profissionais de saude deveriam procurar obter formação.
O SBV é para todos..ao contrario do SAV.
AnaFrancisco
24-10-06, 23:29
SUPORTE BÁSICO DE VIDA (Reanimação Cardio-respiratória) (http://www.estesl.ipl.pt/index.asp?idlvl1=2&idlvl2=57&idlvl3=49)
Todos os interessados na temática.
Profissionais de Saúde
Professores
Estudantes
Agentes de Segurança de entre outros
Sábados (09-13h e 14-17h)
1º curso: 14 de Outubro de 2006
2º curso: 28 de Outubro de 2006
3º curso: 04 de Novembro de 2006
4º curso: 16 de Dezembro de 2006
5º curso: 06 de Janeiro de 2007
6º curso: 20 de Janeiro de 2007
7º curso: 03 de Fevereiro de 2007
Data limite de inscrição:
Até 10 dias antes da realização de cada curso
Cada curso só será viabilizado com um mínimo de 6 formandos.
Para a inscrição: Dirigir-se até à tesouraria da ESTeSL
Ola. Tb no ISAVE logo no 1º ano é dado o curso básico de suporte de vida!
p_cortesao
25-10-06, 12:39
ola a todos.
Queria so deixar aqui o testemunho de que na ESTeS de Coimbra, também não existe uma cadeira onde se fale claramente de suporte basico de vida. Para tal os alunos de Fisioterapia juntam-se e falam com o INEMpara ir dar esses curso na Escola. A AE ESTeSC também organiza todos os anos este tipo de cursos.
Mas acho que é uma pena não existir uma cadeira mesmo oficial onde isso fosse abordado, à semelhança com o que acontece com o curso de cardiopneumologia da ESTeSC onde essa cadeira existe.
saudações académicas, Paulo Cortesão
Ana Fernandes
25-10-06, 14:37
E qual é o preço dos cursos na EsTESL?
Eu gostava de fazer um curso de mais horas, vocacionado para quem trabalha no Desporto. Aconselham algum?
cambalacho
29-10-06, 01:27
Boa noite a todos,
em relação ao curso de suporte básico de vida é possível tirá-lo através da Cruz Vermelha Portuguesa e a um preço muito acessível de 35 euros e com a duração de 6 horas (divididas por dois dias).
Saudações a todos
AnaFrancisco
05-11-06, 20:03
Resposta a Ana Fernandes.
O SBV na ESTeSL custa 75euros..mas de acordo com o ultimo post há mais barato na cruz vermelha. A vantagem de tirar na ESTeSL é que tens bastantes bonecos para poderes treinar.
Direccionado ao desporto...porque não tiras 1 TAT (Tripulante de Ambulancia) que inclui o basico e o avançado? Esta é a minha sugestão mas não serei a mais indicada para responder a esta questão porque nao domino os conteudos de cada curso.
Boas, eu acabei o curso de motricidade humana na Fernando pessoa e agora estou a acabar o bacharel em fisioterapia, e la é leccionada uma cadeira de 1º socorros, onde se aprende suporte básico de vida.
vBulletin v4.1.9, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.