View Full Version : medicinas alternativas e massagem só no itm-hospital terço
Boa noite já fui aluno do hospital , posso afirmar que são excelentes, :biggrin:estamos numa instituiçao com mais de 250anos credivel, qual upn :evil:qual imt:doubt:, já fiz varios cursos e digo pela primeira vez grande escola grandes formadores, simples, não esperem salas espectaculares, são bem equipadas mas temos que lembrar que e um hosppital secular mas mt bom, shiatsu e tuina tal como pedras quentes, recomendo lá muito bom e acreditem que sei do que falo já são muitos anos neste tipo medicinas, aconselho tambem os cursos de massagem sem falar do aux.fisioterapia tenho amigos que estão a tirar e só dizem bem, conheço alunos do upn que foram lá para osteopatia e estão a adorar um curso mt pratico e com requisitos so entra quem tiver formação na area, que posso dizer mais: credivel; profissional; barato; sem rodeios; 5estrelas e quando há problemas basta falarem com coordenador e direcção que logo tentam solucionar problemas não enrolam como noutros locais.
:neutral:
Olá. Eu sou aluna do 12º ano e em área projecto decidimos estudar as medicinas alternativas.
Estamos fascinadas com isto tudo e é bem possivel que no futuro seja esta a área escolhida ! eheh :D
está aqui o nosso blog para quem quiser espreitar :
www.umundiferente.blogspot.com (http://www.fisiozone.com/www.umundiferente.blogspot.com)
ola, tambem tirei um curso no itm
Oias..achei piada a este topico e referencia ao ITM. Tenho conhecimento de causa quando digo que não é assim tão espectacular: as instalações são péssimas, com chãos com buracos, wcs com pouca higiene, salas sem isolamento acustico, outras sem local apropriado para projectar slides etc. Não tenho razão de queixa sobre os formadores mas porque tive sorte, tive uma médica dentista a dar anatomofisiologia que explicava a matéria de tal forma que parecia sempre tudo muito fácil, e sempre com 1 sorriso nos lábios, dava imensos exercicios etc...impressionante. Na prática tive uma fisioterapeuta do Piaget, também simpática, sabia explicar mas que quando tinha de dar conhecimentos teóricos lia os slides o que era chato. Mas tive umas colegas que tiveram uma auxiliar de fisioterapia a dar AnatomoFisiologia, que embora dissessem ser simpática, notavasse que não percebia nada do assunto além do que lhe tonha também sido ensinado e os testes eram tão ridiculos que qualquer um tirava altas notas. Além disso, tinham outro auxiliar a dar a prática, e pelos vistos so se aproveitava a simpatia e corpito:s Resumindo, comparamos manuais e a diferença é abismal, aliás só a minha da teorica é que dava manuais reais, os restantes eram copias dos slides. A matéria era diferente e alguns deles até terminaram sem perceber bem o que é por exemplo uma supinação ou pronação. PErmitem que os cursos terminem com alunos cheios de testes ainda por fazer, e nunca vi lá o suposto director, era sempre a secretária que tratava de tudo.:confused:
Outro dado a lamentar, é a secretária...tem la uma cota que quando ta de mau humor é fugir...discute com todos sem qualquer razão. E nao se enganem, o ITM tá no hospital do terço mas não pertence ao hospital, nem é reconhecido pelo hospital os cursos que la tem.
Tirei la auxiliar de fisioterapia e adorei, mas como disse tive sorte. Sai muito bem preparada e digo-vos que a professora das teóricas era extremamente exigente e os testes davam o nó a qualquer um.. mas agora que já trabalho, e vejo o que me pedem e perguntam agradeço por isso. Tirei outras formações mas já não lá, fui ao IMT, mas não fiquei a gostar, não tem muita qualidade, e nas ferias de Verão tirei rituais numa escola da feira, IPEC acho, e foi dado por uma fisioterapeuta com técnicas interessantes e diferentes. Gostei, apesar de a formadora não ter também muito jeito para expor conhecimentos mas imenso para exemplificar as técnicas.
Espero ter ajudado em algo, contudo e até pelo que a formadora transmitia, o importante não é a escola mas sim saber as habilitações dos formadores que estão atras dos cursos e depois verificar se tem ou não jeito para dar aulas e explicar.
Boa semana para todos :wink:
Deixo desde já os parabéns a este fórum.
Sou auxiliar de fisioterapia e antes de me inscrever pesquisei vários locais em Aveiro e Porto, pois já tinha colegas com essa formação. Umas tiraram no ITM e outras no IPN. Cheguei a visitar o ITM mas não gostei, além das instalações deixarem muito a desejar, disseram que o ITM não pertence ao hospital do terço, quando na publicidade diziam que até o estágio seria realizado nas mesmas: publicidade enganosa. Além do mais, algumas das minhas colegas não diziam nada de especial do curso, aliás, uma tinha outra auxiliar a dar formação que pelo visto tinha sido formanda do dono do ITM que nem sequer tem nenhum curso superior. Gostei do IPN mas não dos preços, entretanto no jornal vi um anuncio de uma escola nova na feira, a Portas da Mente e resolvi investigar. È uma escola pequena, mas muito acolhedora. A recepcionista é muito simpática e a escola tá cheia de cores alegres. Perguntei quem seriam os formadores e disseram logo que só trabalhavam com licenciados em fisioterapia, enfermagem e medicina. O preço era o mais barato de todos e por concordancia da minha mae, inscrevi-me nesta escola. Devo dizer que não aponto nada: tive também uma medica dentista a dar anatomofisiologia e uma fisioterapeuta da UFP que ensina bem apesar tambem ser das que lê slides e ainda para mais usava aparelho, o que as vezes era engraçado porque não se percebia nada lol. Contudo no estágio recebi inumeros elogios pelo que sabia e mal o terminei propuseram-me logo trabalho. Todos os meus colegas estão a trabalhar na area e por conta de outrem. Entretanto tirei lá outras formações que até me ajudaram a ganhar mais dinheiro na clinica porque deram-me mais funcões. Recomendo esta escola: nunca vi ninguem mal disposto, alias a formadora teorica é das pessoas mais bens dispostas que conheço (será que é a mesma que a tua paty?) e o ambiente era bom...
O IPEC não conheço mas até vou investigar.
:wink:
ITM - indepedentemente de já não estar no Terço, todas as clinicas que conheço dizem bem dos formandos do ITM... por isso a formação tem que ser boa... se os espaços são bons ou mauS actualmente não sei... acho engraçado estarem a falar da escola de santa maria da feira e duas formadoras que já trabalharam muito para o ITM, só que segundo sei de fonte segura roubavam os alunos para essa escola na qual tinham sociedade... acho piada cm sabem se os formadores eram licenciados ou não, tinham CAP, viram os seus certificados??? E já agora que o Dono não era licenciado? era ele que dava aulas?... axo fantástico como sabem tanta coisa... ou como querem denegrir uma escola...
Só sei que as clinicas ficam satisfeitas com os seus estagiários de lá... e estamos a falar de clinicas de renome... para mim o resto é letra... Agora cada um tem a sua opinião, agora andar a falar com tantos pormenores...hmmmm!!! Respeitemos todas as escolas, como é obvio uns gostam dumas e outros doutras... agora vamos falar de dados concretos, e não de mandar palpites para o ar!!! Senão também mando... "olhem ouvi dizer que o ITM, fez uma parceria grandiosa... esperem para ver, vão ter os melhores formadores do Mundo e condições excelentes..."
Fiquem bem...
RfernandesC
11-07-11, 20:52
Boa Noite,
Será que me conseguem informar quais os requisitos minimos para frequentar o curso de auxiliar de fisioterapia no ITM?
Obrigada
:)
Mastriamassoterapia
01-09-11, 12:24
Massagem - Trabalho Clínico “Massoterapia”.
Existe uma visão errônea sobre a massoterapia: as pessoas pensam que ela é uma simples massagem, mas vai muito além.
Conheça um pouco sobre a terapia com massagens, seus efeitos e recomendações.
É possível alcançar resultados terapêuticos incríveis com uma massagem, como por exemplo, o alívio imediato da enxaqueca.
Os músculos que se mantêm contraídos por um tempo prolongado acabam produzindo substâncias químicas tóxicas, como o ácido lático; reduzindo o fluxo de sangue e oxigênio nas áreas afetadas, tendo como consequência um efeito em cadeia, agravando todo o funcionamento do organismo. Acontecimentos e hábitos geram reações no organismo, comumente chamados de estresse. O estresse prejudica a respiração favorecendo a contração muscular e gerando dores intensas, que por consequência, atingem o sistema interno, afetando órgãos e vísceras.
O estresse também pode contribuir com o desequilíbrio neuroquímico que causa a enxaqueca: mesmo quando não desencadeia diretamente uma crise, o estresse desequilibra os níveis de neurotransmissores como a serotonina, e de hormônios como o cortisol (também conhecido como hormônio do estresse), insulina e adrenalina.
O desequilíbrio contínuo do cortisol provocado por situações de estresse prolongado e diário pode acabar levando a um acúmulo excessivo de gordura na região da barriga, e/ou sensação de cansaço injustificado a qualquer hora do dia, ansiedade e insônia.
O excesso de insulina, provocado pelo excesso de cortisol, pode diminuir os níveis de açúcar no nosso sangue, provocar irritabilidade, nervosismo, hipoglicemia, fome excessiva.
O aumento da adrenalina, por sua vez, faz o coração bater mais rápido, provoca mãos frias, pés gelados, irritabilidade, ansiedade, portanto mais estresse.
Dores de cabeça e enxaqueca são comumente causadas por tensões físicas e psicológicas.
A massagem é recomendada como tratamento, pois consegue atingir a tensão física (muscular) e consequentemente a tensão psicológica (emocional), a região das costas, ombros, peitoral, pescoço e maxilar. Todas essas regiões são massageadas no tratamento, bem como outros pontos reflexos e relacionados.
O trabalho clínico do massoterapeuta se inicia com uma avaliação (ananmenese), quando todos os relatos e a condição física do cliente/paciente são considerados.
A partir da avaliação, identificamos os possíveis causadores dos incômodos, e através da ananmenese e da medicina tradicional chinesa, focamos a massagem nos sintomas apresentados.
Após 10 (dez) sessões, conquistamos uma revolução no quadro inicial. A massagem leva a um balanceamento dos níveis de serotonina, inibindo a transmissão de sinais nervosos ao cérebro (A serotonina tem funções diversas, como o controle da liberação de alguns hormônios e a regulação do ritmo circadiano, do sono e do apetite.) e a aplicação de pressão estimula a libertação de endorfinas na corrente sanguínea. Desta forma, a massagem provoca o alívio da dor, gerando uma sensação de bem-estar geral. Patologias como a ansiedade, depressão, obesidade e enxaqueca podem ser tratadas.
A massagem pode acelerar a regeneração tecidular e promover a redução de dor através de efeitos mecânicos. As manipulações e pressão aplicadas durante a massagem podem quebrar aderências subcutâneas e prevenir fibroses, assim como promover a circulação sanguínea e linfática, levando à redução da dor associada com lesão ou exercício extenuante.
A massagem é recomendada para tratamentos de fibromialgia, enxaqueca, dores de cabeça, insônia, estresse e depressão.
A massoterapia é uma grande aliada a qualquer setor de trabalho, nas atividades da vida diária e para aqueles que são acometidos pelos sintomas do estresse.
Ao massagear o corpo ou parte dele, ocorre um Equilíbrio Energético através do Sistema Nervoso Periférico (SNP): os folículos sensores da pele levam os estímulos da Massagem ao Sistema Nervoso Central (SNC), acionando o Sistema Nervoso Autônomo (SNA), ocorrendo uma ação neurocirculatória, proporcionando, relaxamento ao cliente/paciente.
Bruno Kiyasu Mastria
Massoterapeuta
bruno@mastriamassoterapia.com
www.mastriamassoterapia.com (http://www.mastriamassoterapia.com/)
Boa noite já fui aluno do hospital , posso afirmar que são excelentes, :biggrin:estamos numa instituiçao com mais de 250anos credivel, qual upn :evil:qual imt:doubt:, já fiz varios cursos e digo pela primeira vez grande escola grandes formadores, simples, não esperem salas espectaculares, são bem equipadas mas temos que lembrar que e um hosppital secular mas mt bom, shiatsu e tuina tal como pedras quentes, recomendo lá muito bom e acreditem que sei do que falo já são muitos anos neste tipo medicinas, aconselho tambem os cursos de massagem sem falar do aux.fisioterapia tenho amigos que estão a tirar e só dizem bem, conheço alunos do upn que foram lá para osteopatia e estão a adorar um curso mt pratico e com requisitos so entra quem tiver formação na area, que posso dizer mais: credivel; profissional; barato; sem rodeios; 5estrelas e quando há problemas basta falarem com coordenador e direcção que logo tentam solucionar problemas não enrolam como noutros locais.
:neutral:
vBulletin v4.1.9, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.