View Full Version : preciso de ajuda em futsal
ola fisios!
eu pertenço a uma equipe de futsal femimino e agora vou me tornar a fisioterapeuta desta equipa:biggrin:. o problema é que nao tenho experiencia nessa area.... queria vos pedir ajuda.. tudo o que tenham sobre desporto, como actuar no momento da lesão... artigos, sites, ou experiencias, por favor enviem me!!!!!!!!!!!!!
se quiserem mandar por mail: elsa.pmc@gmail.com
conto com a vossa ajuda! obrigado
Boa tarde
De ha 2 anos para ca, e vou agora para o 3º , sou treinador adjunto de uma equipa de futsal, mas trato também de lesões, ou ajudo.
O que eu te aconselho, já deves saber:
o teu "melhor amigo" vai ser o gelo, andar sempre com ele atrás!
O lesado é que tem de colaborar contigo, porque só assim o vais puder ajudar. Aplicar gelo é essencial, mas cada caso é diferente, e tem formas de tratar diferentes.
Já consegui ajudar colegas a tratar de entorses e algumas lesões, mas em todo o caso, convêm sempre consultar um médico/ortopedista depois, só por precaução, é que às vezes podemos ajudar as dores a passarem, mas o problema ficar lá dentro.
obridago pelos conselhos!!
eu sei que o gelo faz parte de um tratamento inicial ou agudo, o tratamento RICE:biggrin:.. Sei na teoria.. como nao tenho pratica tenho sempre medo:rolleyes::rolleyes:
mas obrigada pela experiencia descrita, ira ajudar a dar-me mais confiança!!!
Bom, eu acabei por nao te dizer nada que nao soubesses já, tanto que nem sei nomes de tratamentos nem nada disso.
O que eu sei (é só o básico) foi aprendido à minha custa, por ter jogado e já ter sofrido um bocadinho bom.
Mas existem manuais que falam sobre isso, eu cheguei a ver um, mas nao me recordo do nome :x
Para teu bem,e das tuas colegas, era bom que nao tivesses praticamente trabalho nenhum :razz:
Há-de tudo correr bem, o principal é não inventar e depois o/a lesada ser observada por um profissional, caso seja preciso.
Cumprimentos, tudo de bom.
robsonluizaraujo
17-08-08, 18:39
Ola colegas
Realmente faz parte deste processo de assumirmos uma equipe, um paciente sozinho e que nao tenhamos medo, no inicio todos teremos medo, mas confie no que foi lhe ensinado e tudo ocorrerá bem.
Algumas dicas que poderá te ajudar.
Curso de Bandagem Funcional ou Kinesio taping, visto que poderá ter atleta que necessite de uma mobilização em alguma articulação ou até mesmo para analgesia durante o jogo.
Manipulações, para analgesia ou até mesmo recolocação em casa de subluxação.
E o gelo, sempre nos acompanhando, porem não se esqueça que tem que ter elevação e compressão do membro.
alem da eletroterapia como Laser, Ultra Som, corrente russa, dentre outros para uma reabilitação dos atletas ou até mesmo antes de uma partida.
sucesso.
vBulletin v4.1.9, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.