PDA

View Full Version : Cervicalgia???

Hélder Abreu
18-08-06, 15:04
Venho aqui apresentar um caso que pode parecer comum à primeira vista, no entanto a avaliação trouxe algumas surpresas.

Paciente do sexo feminino, 40 anos, costureira. Surgiu-lhe uma dor na região cervical inferior, há cerca de 7/8 meses que foi aumentando gradualmente. A paciente refere que juntamente com a dor, costuma sentir cefaleias e sonolência. Referiu ainda que há cerca de 8 meses levantou um saco pesado que lhe provocou uma dor forte ao nível da coluna dorsal inferior. O raio x da coluna apresenta rectificação da cervical. Os movimentos analíticos (cervical, dorsal e lombar) não provocam dor. O que mais me chamou à atenção (em conjunto com a sonolência e as cefaleias) foi o facto do teste de Klein (ou teste da artéria basilar) foi positivo (paciente sentiu tonturas ao fim de 10 segundos). Estou assim a tratar a paciente à sua dor cervical e dorsal, mas somente com meios que não impliquem movimentos cervicais.Vim expor este caso para saber se alguém já lidou com alguma situação em que este último teste fosse positivo.

Cumprimentos.
Hélder Abreu

Ricky
21-08-06, 23:43
Olá a todos

Acho que realmente nos deparamos com situações destas que são frequentes na nossa pratica clínica.
Como tal venho aqui partilhar um guideline recentemente lançado pela APA (Australian Physiotherapy Association) que nos visa elucidar sobre os testes pre-manipulativos da cervical.

Espero que vos possa ser útil

360

Um abraço :wink:

Marina Martins
26-08-06, 19:50
o caso que descreve parece apresentar compremetimento vertebro basilar, não existem complicações discais? ja avaliou a resposta da doente com uma ligeira tracção cervical em D.D? Esta tecnica (cyriax) costuma ter bons resultados em cervicalgias, no entanto julgo que deveria fazer uma avaliação exaustiva da cervical.
cumprimentos

Marina Martins
26-08-06, 19:51
a tracção a que me referio é manual....

Hélder Abreu
28-08-06, 09:28
Na avaliação realizei o Teste de Jackson (compressão) e o teste de tracção. A paciente não referiu alterações na sua dor. Para além disso, não possui nenhum meio auxiliar de diagnóstico que indique discopatia e os testes realizados para avaliação da mesma foram negativos. Uma vez que a paciente apresenta uma rectificação da coluna cervical (espaço entre apófises articulares maior que o normal) e que apresenta um (possível) síndrome basilar, não efectuei nenhum tipo de movimentos cervicais, somente algumas técnicas de relaxamento muscular em junção com um tto mais "clássico" (US, CH, Massagem e correntes).
A paciente encontra-se melhor, tendo já cessado os tratamentos.

Ana Fernandes
12-09-06, 14:03
Na sua opinião o que estaria na origem do teste positivo?

Hélder Abreu
12-09-06, 18:00
Na sua opinião o que estaria na origem do teste positivo?
Na minha opinião era um daqueles casos ligados ao 5º andar:rolleyes:.
No primeiro tratamento exliquei à paciente o (possível) problema. No segundo tratamento já referiu que as cefaleias tinham desaparecido tal como as crises de sono, tendo persistido somente alguma dor muscular.:lol:
Traduzindo por miúdos, a Sr.ª deve ter ficado assustada com a história e de repente deixou de sentir os problemas...
Diagnóstico: Foro psicológico (a rouçar o hipocondrismo!:wink:)

Ana Fernandes
13-09-06, 18:35
:-)

Gonçalo Trafaria
02-01-07, 21:01
Estas aspirinas são interessantes e não se vendem na farmácia :cool:

Madalena
26-03-08, 21:56
No curso de Stretching Global Activo (SGA), o formador, o Tp. Ornelas, reforçou a importância dos músculos cibernéticos na rectificação da cervical quando encurtados.

São músculos mto profundos, que se encontram anteriormente à cervical, procura-os no Netter.

Técnicas de RPG aliadas a SGA para a doente fazer sozinha, ou em classe, costumam obter bons resultados.

Claro que são métodos morosos, que necessitam uma dedicação Ft/doente muito grande, incompatível com a maioria das realidades das clínicas / hospitais, mas que incidem directamente no cerne do problema.

Pela profissão da senhora, não seria de admirar ter os referidos e outros encurtamentos, dado que para que seja possível ela ter o trabalho minucioso de costura a nível distal (dedos), obriga-a a grande estabilidade de toda a cintura escapular, por grandes períodos de tempo.

Tenho um caso semelhante de uma médica cirurgiã, e tenho trabalhado mais as questões posturais, com bons resultados.

Boa sorte! :biggrin:

gramendes
06-05-08, 11:48
Olá

Relativamente ao comentário:

Traduzindo por miúdos, a Sr.ª deve ter ficado assustada com a história e de repente deixou de sentir os problemas

Será que não havia: 1º) alteração do posicionamento e estiramento medular? (existia rectificação cervical)
2º) E tensão dural adversa? Onde é que ela estava? (ela apresentava cefaleias e sonolência)
A depressão da medula oblonga pode desenvolver estes sintomas. O teste da artéria basilar deve sempre ser feito e avaliado tendo em atenção a tensão dural e a compressão das estructuras nervosas. Os "falsos positivos" podem muito bem ser devidos a estes fenómenos.
Cuidado, nem sempre a resposta está neste comentário!!! A mobilidade do sistema nervoso dentro do seu espaço é muito importante e deve sempre ser tida em conta. Basta existir alivio da tensão dural produzida durante a pesquisa, que o paciente refere logo melhoria da sintomatologia. :wink: