View Full Version : recém-licenciada
filipa espírito santo
17-08-06, 21:38
eu sou Fisioterapeuta recem licenciada e, apesar de fazer ainda pouco tempo desde que terminei a licenciatura, tenho vindo a constatar que existem grandes dificuldades em encontrar emprego na área geográfica de setúbal e lisboa. apesar de gostar muito daquilo que sou, o que é certo é que a cada dia que passa estas dificuldades são cada vez mais deprimentes.
venho aqui pedir algum conselho que os mais experientes me possam prestar com o intuito de reforçar a minha fé na profissão e, talves, de me dar alguma ideia sobvre quais os passos a seguir.
desde já deixo o meu muito obrigado...
cumprimentos fisioterapeuticos...
filipa espírito santo
Jose Rocha
18-08-06, 11:51
O primeiro passo que se deve dar é sem dúvida enviar o curriculum para os vários locais onde exista o Serviço de Fisioterapia ( clinicas, hospitais, clubes,etc).
Depois consultar a Internete ...................
oias... o jose rocha tem razao. mas uma coisa q nos fisioterapeutas temos de comexar a fazer e inscrever-mo-nos nos centros de emprego pro nosso caro ministro da educaçao tomar noçao do excesso de fisioterapeutas de está a formar. mas n percas a esperança. saudaçoes
Outra coisa a fazer também, é perder o desejo de ficar tão próxima de casa, e ter a disponibilidade e vontade de ir para o Portugal mais profundo.
Abraço
Monica Romao
18-08-06, 19:56
cara colega,
Tenho de confessar que já estive inscrita no centro de desemprego, devido a cessação de contrato.
A experiência que tenho é frustante e deprimente :cry: porque, estive sempre todos os 280 dias à procura de trabalho. E só passado 9 meses consegui.:biggrin:
Durante este tempo tive de frequentar um curso pelo Centro de Desemprego (FORDESQ) senão perderia o Subsídio de desemprego. Por um lado foi ganhar conhecimentos de gestão, por outro foi não ter muito tempo de procurar emprego....
Não poderia faltar ao curso, senão perderia o Subsídio.....
Temos de ter pensamento positivo e que mais tarde vamos conseguir.
Claro que enviar o nosso curriculo pessoal para todos os locais é dispendioso mas, tem de ser ou temos de tomar outra atitude..
Não deveríamos deixar que Massagistas, auxiliares, entre outros façam funções a que nos pertencem...
até breve e felecidades:wink:
Ana Fernandes
19-08-06, 10:51
Olá colegas.
Eu tb tenho vindo a procurar emprego na região de Lisboa. Relativamente à questão de enviar currículos para as clínicas e afins, a verdade é que acabam por admitir profissionais por referência dos fisios da clínica o que faz com que esta prática de enviar currículos não tenha grandes resultados na nossa profissão.
Boa sorte para todos os que como eu procuram emprego.
Ana
Enviar curiculos para hospitias, acreditem, não vale a pena... Não contratam e nem pensam contratar mais ninguem nos proximos 2 anos graças ao nosso "querido" ministro das finanças... Em relação a clinicas, pelo o k vejo, o k eles mais procuram são auxiliares e massagistas, mesmo para fazer as férias de alguem... O mundo da Fisioterapia está mt mau para os recem licenciados. Já tou como a Filipa, é dificil não perder a esperança e sentir-se deprimida por não se puder fazer o k gosta k tanto lutamos para ser.
Abraços Fisioterapeuticos para todos mas em especial para os recem licenciados... Força pessoal, vamos conseguir!!!!
carlosguerreiro@sapo.pt
19-08-06, 18:45
No meu ponto de vista, faz algumas formações que te darão um curriculo melhor do que os outros colegas. Assim pode ser que sejas chamada... mas isto está mal para todos!
Hélder Abreu
20-08-06, 22:31
No meu ponto de vista, faz algumas formações que te darão um curriculo melhor do que os outros colegas. Assim pode ser que sejas chamada... mas isto está mal para todos!
Neste momento, pergunto-me sinceramente se um melhor currículo é sinónimo de maior probabilidade de arranjar emprego. Na minha opinião, da forma que está o mercado, eles procuram pessoal com o mínimo de habilitações. Somente em clínicas dirigidas para alguma área concreta (respiratório, pediatria, obstetrícia,...) é que estão a dar preferência a pessoal com mais experiência e formações.
Concordo completamente com o Hélder! Até se aceitava a situação das formações se huvessem mtas clinicas especializadas em Portugal, mas infelizmente o k mais há, são clinicas de encher chouriço...
Abraços
Marina Martins
22-08-06, 16:05
olá colega, comprendo a tua situação tb passei pelo mesmo. Já tentas te centros de saude? Na região onde trabalho estão a apostar nessa alternativa e ja existem varios fts colocados em centros de saude, mesmo em povoações pequenas..
cumprimentos:biggrin:
Ana Fernandes
22-08-06, 16:39
Estas clínicas de encher chouriços... Não sei como ninguém faz alguma coisa. No fundo estamos a enganar os doentes. Todos sabem que isto é uma farça e não se faz nada...
AnaFrancisco
23-08-06, 20:21
O mais engraçado nisto tudo são os números..que o governo nem deve estar a par OU senão esta a fechar os olhos.
No recente artigo publicado pela DECO em Agosto 2006, um dos motivos que leva o utente a esperar muito tempo pelos tratamentos é a falta de vaga no Fisioterapeuta (42%).
Isto é, com tantos à procura de emprego e tantos À espera dos seus serviços.
Os outros motivos são o tempo de espera pela consulta medica (21%) e a demora na recomendação médica de fisioterapia (21%).
MAs confesso que o dito artigo da DECO tem mais dados alvos de controversia...Há um topico neste forum sobre o tema.
O que também é engraçado no portal de emprego criado do governo é a denominação "Fisioterapeutas e similares"....e mais um número alarmante são os 215 curriculos inscritos nesta categoria.
Marina Martins
23-08-06, 20:38
Talvez deveriamos tornar os nossos problemas publicos, é que existem muitas coisas que deveriam ser alteradas mas a sensação que tenho é que só a nossa comunidade ( os fisioterapeutas) é que sabe (talvez esteja errada) , so se fala entre nos. Deveriamos actuar como os enfermeiros que vao para a rua, tornam publicos os seus problemas às pessoas e ao governo e pedem respostas.
Marina Martins
23-08-06, 20:46
Tal como o enfermeiros nos também vamos sofrer e muito com o tempo de reforma, com facto de colocarem auxiliares, com a falta de emprego, problemas de ordenado... no entanto o publico em geral não conhece minimamente esta realidade, e estas são razoes que também interferem na qualidade da prestação de cuidados... são questões que têm de ser expostas. Nunca se houve falar nos meios de comunicação destes problemas que abrangem os profissionais directamente e da propria qualidade de serviços que na maioria dos casos deixa muito a desejar. É UMA AREA QUE ESTA MUITO FECHADA... não sei se os colegas têm a mesma opinião ...
Hélder Abreu
23-08-06, 21:01
Relativamente aos enfermeiros, a Marina tem toda a razão. Basta ver o jornal Público de hoje na pág. 17 da secção Sociedade. O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses fez um comunicado que ocupa meia página do jornal!
Para quando uma atitude destas por parte do nosso sindicato?
Joana pais
24-08-06, 13:02
Boa tarde!
Depois de ler as vossas intervenções apercebi-me que falta uma coisa!!! Não se esqueçam que hoje em dia já nada se faz sem o factor C!!! Muito importante ter conhecimentos...infelizmente...o mundo funciona assim...quem os tem, está safo, quem não os tem...tem uma longa caminhada pela frente!!! :confused:
Fiquem bem..
Boa tarde!
Depois de ler as vossas intervenções apercebi-me que falta uma coisa!!! Não se esqueçam que hoje em dia já nada se faz sem o factor C!!! Muito importante ter conhecimentos...infelizmente...o mundo funciona assim...quem os tem, está safo, quem não os tem...tem uma longa caminhada pela frente!!! :confused:
A questão é que não nos podemos reger pelo factor C. Temos de lutar pelos nossos direitos, fazer barulho e xamar a atenção para o problema. Tanto para nós como para os utentes que estão a ser enganados. O sindicato já fazia alguma coisa de forma a xamar a ateção do nosso governo. Temos de passar das palavras ás acções, senão nada feito.
Abraços
rita afonso
04-09-06, 17:57
Oi colegas, por aqui tb não está nada famoso!
Mandei curriculos para todos os cantinhos onde faz fisioterapia do distrito e nada! Já mandei CVs para hospitais até Lisboa, ARS e nada... É certo k sou apenas bacharel mas tenho que começar a procurar, visto k cada vez está pior. Não queria ter de ir para as ilhas... BOA SORTE PARA TODOS NÓS! Se tivessemos a ORDEM, impunhamos mais ordem. Maldito governop k n abre vagas, anda por aí tanto 'aleijadinho' (sem ofensa). Se a família n me prendesse tanto, emigrava. beijinhos :doubt:
rose_bloom_ca
18-09-06, 01:31
Bem se podem ir esquecendo das ilhas que lá tb não está nada fácil.
Caros colegas!
Cada dia saem colegas para um mercado cada vez mais saturado do qual os patrões se aproveitam para pagar cada vez menos. Penso que a nossa solução passa também pela diversificação, e pelo empenho próprio, inclusive em apresentarmos propostas e projectos aos "patrões".
Abraço.
Marina Martins
19-09-06, 19:15
Concordo com o colega, temos de dinamizar o mercado e julgo que passa por uma especialização por áreas. So assim poderemos oferecer cuidados com maior qualidade e o proprio fisioterapeuta poderá dedicar se mais em termos de formação. Actualmente o que acontece é" tudo ao molho e fe em deus e depois é o que se ve, nao somos valorizados e por vezes n conseguimos prestar trabalho de qualidade.
A questão da especialização até é interessante, mas Portugal não apresenta muitas opções para os Fisioterapeutas. Só existe uma pós-graduação em Desporto e um mestrado em ciências da Fisioterapia... E as outras áreas de intervenção? Axo k xegou a altura de diversificarmos as opções de especialização em Fisioterapia.
Abraços
vBulletin v4.1.9, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.