PDA

View Full Version : fisioterapia veterinária

jsaraiva
04-08-08, 07:24
Olá a todos e espero que tenha colocado o tópico no lugar certo...:rolleyes:
Bem eu gostaria de saber se existe algum curso (superior) para fisioterapeuta veterinário? é que a área interessa-me a estava a contemplar tirar o curso mas quando surfei na net à procura de informação tive imensas dificuldades em encontrar informação viável...se alguém pudesse indicar-me alguns sites eu agradecia juntamente com os requisitos para o poder frequentar (se é necessário ser médico vet., fisioterapeuta, ou se alguém pode tirar o curso como se estive a tirar outro qualquer).

Desde já os meus agradecimentos e fico a aguardar uma resposta.

FLAVIASALE
10-09-08, 11:14
Penso que esse curso superior ainda não existe em portugal.O que te posso dizer é que conheço um curso complementar de fisioterapia veterinária, com duração de apenas alguns dias que decorreu o ano passado no hospital veterinário do porto.Tenho esse conhecimento através de enfermeiros veterinários.É uma questão de contactares a instituição e verificares se se vai realizar alguma coisa por ca.

luis silva
10-09-08, 11:32
ola a informação que tenho é que a fisioterapia animal no nosso pais é praticada pelos medicos veterinários, que apos a licenciatura tiram uma especialização nessa area...

angeldust_
10-09-08, 12:16
sim isso é verdade mas aos existem alguns médicos que se demonstram interessados em ter pessoas com mais alguma formação para que possam cruzar conhecimentos. Digo isto porque já trabalhei com um veterinario na região de setúbal a unica coisa que correu menos bem foi devido ao espaço não estar adaptado para a realização de tratamentos (o piso escorregava e os animais tinham medo.):confused:

a_pipinha
09-10-08, 19:24
Olá a todos os fisioterapeutas!!
Estou a escrever porque estive a fazer formação em fisioterapia veterinária no Brasil e nos EUA e nestes países apenas os veterinários estão autorizados a realizar fisioterapia em animais. Penso que em breve a ordem dos médicos veterinários de Portugal irá tomar a mesma posição. O que faz todo o sentido. A anatomia e fisiologia dos animais é completamente diferente da dos humanos. Um curso online, com noções básicas sobre anatomia de cão, não é nem de perto, suficiente para exercer qualquer coisa parecida com reabilitação e fisioterapia veterinária. Além disso, a veterinária não se restringe ao cão, há que lembrar as diferenças anatómicas existentes entre um cão e um gato ou mesmo um equino.
Assim como um veterinário não trata humanos, nem um médico trata animais, também os fisioterapeutas se devem limitar à sua formação específica. Que pode ser excelente, mas é para humanos.

Cumprimentos