View Full Version : Processo de Bolonha na Ft
Não sei se é do vosso conhecimento, mas os planos de estudo que foram
reenviados em Maio, foram recusados.
Deste modo, é notório que o governo vai continuar a bater o pé para não
dar os 240 ECTS ao nosso curso.
O governo português n aceita os 4 anos para Fisioterapia com
Bolonha, mesmo quando em Espanha iosso ja foi aceite, o que vai acontecer é k vamos ter daqui a poucos anos muitos espanhois a exercer em Portugal
e pior ainda melhor qualificados que nós!!!
No entanto, é de relevar que temos nas nossas mãos uma arma poderosa: eles usaram informação que não é técnica e que se encontra totalmente desactualizada.
Algumas escolas já estão a organizar um abaixo-assinado, se alguem tiver mais alguma ideia, por favor digam qq coisa!
Cara colega Clauxana, relativamente a este assunto, levantei no passado uma questão. Não encontro qualquer tipo de informação da adequação do processo de bolonha à nossa profissão. Já agora poderá explicar mnelhor a anterior situação?se souber onde me poderei informar, agradeceria?
Maurílio Gouveia
A informação que aqui coloquei foi-me transmitida pelos meus antigos colegas da ESteSL. Eu própria ainda estou a tentar perceber a situação, junto de outros colegas.
Assim que conseguir "dominar" um pouco mais este assunto, aviso e comunicarei aqui. Mas penso que a melhor fonte de informação da situação serão as escolas de fisioterapia.
Cumprimentos*
Alves-Guerreiro
28-07-06, 15:54
Caros Colegas,
Seguramente que uma discussão sobre o "Processo de Bolonha" configuraria um proceso ad eternum", contudo, e de uma forma simplista a Comissão Europeia (CE) define o referido processo como:
"...Um sistema de classificações académicas facilmente «legíveis» e comparáveis à escala internacional, que facilita a mobilidade de estudantes, professores e vestigadores.
O sistema aplica-se a todas as instituições de ensino superior (universidades, escolas superiores, escolas superiores de artes, institutos superiores de arquitectura), indo bem mais longe do que os programas europeus de intercâmbio actualmente existentes, tais como o programa Erasmus, em que o acesso está limitado a uma determinada categoria de estudantes.
Além disso, facilita o reconhecimento dos diplomas à escala europeia. Até 2010, todas as universidades que participam neste programa deverão, por conseguinte:
adoptar um sistema baseado em três ciclos de estudo;
adaptar-se à norma europeia «LMD», ou seja, três, cinco ou oito anos de estudos pós-secundáriosHistoricamente o "Processo de Bolonha" começa em Junho de 1999 e estará implementado em 2010 (de acordo com a CE). O documento foi inicialmente assinado por 29 países, mas hoje são já 46 os subscritores da referida Declaração de Bolonha.
Informações detalhadas sobre o referido processo poderão ser encontradas nas páginas da Comissão Europeia.
http://europa.eu/index_pt.htm
Saudações,
Alves Guerreiro
portauzzie
03-08-06, 09:32
Processo de Bolonha...lol...
O facto de estarmos a reduzir o curso de Fisioterapia para 3 anos irá incidir no facto de com esses 3 anos não podermos exercer a profissão.
Daí que só com mais dois anos se completa depois o mestrado e só aí é que teremos licença para praticar Fisioterapia em Portugal ou noutro paí Europeu. Logo, o grau de Bacharelato tende a desaparecer. Além disso, visto que todas as escolas europeias irão submeter-se a este tratado, e visto que a conclusão do curso é sempre a mesma em todas elas (atingir o número de créditos), quando se trata de tentar conseguir algum meprego, deixará de haver reconhecimento institucional, não interessa se tiraste o curso numa boa escola (antigamente) conceituada ou numa "cena manhosa que anda por aí", interessa sim é teres os créditos necessários...
Quando antigamente o simples Bacharel era segurança de emprego, já nem a licenciatura é, daqui a pouco tempo o doutouramento...e por aí adiante... Tudo tende para a especialização e evolução...
Massagista
03-08-06, 18:11
Com a Licenciatura de 3 anos não se pode exercer fisioterapia?então e se eu não quiser fazer o mestrado?de que me vale ter a licenciatura se não posso exercer?
Isso não é bem assim voce deve estar mal informado.
AnaFrancisco
09-08-06, 11:10
Os seguintes dois emails procuram elucidar o porquê de um abaixo assinado, cujas cartas vao em anexo:
quinta-feira, 6 de julho de 2006 11:06:55
Não sei se é do vosso conhecimento, mas os planos de estudo que foram
reenviados em Maio, foram recusados.
Deste modo, é notório que o governo vai continuar a bater o pé para não
dar os 240 ECTS ao nosso curso. No entanto, é de relevar que temos nas
nossas mãos uma arma poderosa: eles usaram informação que não é técnica e
que se encontra totalmente desactualizada (alguma remonta a 26.04.06).
Como tal, foram afirmadas mentiras na resposta à proposta de adequação
enviada por Coimbra (não tenho conhecimento das vossas escolas). Sendo
assim, isto dito aos meios de comunicação social, UMA COMISSÃO DO GOVERNO
MENTE EM INFORMAÇÕES TÉCNICAS AOS SEUS ALUNOS, terá bastante impacto...
Assim, amanha começarei a enviar as cartas que tenho (relembro 330), e
espero que as escolas que já têm as suas cartas vão enviando também as
suas. Esta semana pode enviar Coimbra e na próxima 2ª feira enviarem
outras escolas. O importante é mostrar que estamos atentos e não vamos
ficar quietos.
Conto com todos vocês, compreendo as dificuldades, pois eu própria também
me encontro em exames, mas temos de facto que agir agora...
Espero ter respostas de todas as escolas, para saber o ponto da situação actual em que vocês se encontram.
Mon, 10 Jul 2006 19:29:37 +0100
O que se passa é o seguinte: o Governo teima em recusar um plano de estudas de 4 anos, argumentando com falsas informações acerca de outros
países europeus. Se, nas tecnologias da saúde, há quem consiga os 4 anos
é a Fisio, mas para isso os alunos têm que mostrar que estão dispostos a
lutar pelos cursos.
O que começámos por fazer foi reunir 3 cartas assinadas individualmente
para cada aluno e enviadas por correio para umas moradas que te vou
enviar no e-mail seguinte.
Agora vou começar por enviar-te o modelo de carta, onde basta alterar o
nome do aluno e o estabelecimento de ensino onde estuda. Assinado no fim,
estarão prontas a enviar.
É crucial o envio de alunos de Lisboa, por isso nem que mandes as cartas
por mail e expliques e cada um envio num dia a combinar das suas terras.
Colaborem....porque só nos ficamos a ganhar!
Adérito Seixas
15-08-06, 23:38
Como já foi dito aqui, uma discução acerca deste assunto poderia prolongar-se por muito muito tempo...
Como também já foi dito aqui o governão pura e simplesmente não aceita as propostas de 8 semestres para o 1º ciclo de estudos, nem mesmo de 7 semestres.
Quanto ao que se passa na Europa posso dizer que encontramos países com 3 anos de 1º ciclo (Suécia, Dinamarca e muitos mais), com 3,5 (Finlândia) e com 4 (caso da Holanda mas em que o ensino secundário tem menos um ano de duração).
Foi dito aqui que "o que vai acontecer é k vamos ter daqui a poucos anos muitos espanhois a exercer em Portugal e pior ainda melhor qualificados que nós!!!"... na minha opinião esta é uma ideia errada... não há licenciados de 1ª e de 2ª... se pensarmos, os países em que actualmente têm licenciaturas com 3 anos têm profissionais muito qualificados, e vão continuar a ter... mas pronto.
Eu também preferia uma licenciatura com 8 semestres, 240 ECTS mas...
Como vocês sabem, o Governo da Espanha, teve dúvidas sobre fixar a duração dos estudos de Fisioterapia em 180 ECTS (3 anos) ou em 240 (4 anos).
Foi necessário que em Maio do ano passado todos os Reitores de todas as Universidades que ensinam Fisioterapia assinassem um escrito pedindo ao Ministério da Educação a duracion de 240 ECTS para garantir uma formação mais completa e um maior número de horas de práticas.
Também foi necessário fazer uma manifestação de estudantes de fisioterapia em Madri pedindo os 4 anos.
Ambas coisas foram suficientes para que o Governo aceitasse e aprovasse o plano de estudos com 240 ECTS e 4 anos a partir de 2007.
Lhes animo a fazer o mesmo com seu Governo.
Saudações.
vBulletin v4.1.9, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.