View Full Version : Ligamentoplastia
Tadan
E fica assim oficialmente aberta mais esta janela do nosso forum...
Agora a sério.
Aquando de realizar estiramento em flexão ao paciente L. após 4 semanas de ligamentoplastia, dá-se um "salto" e um automático ganho de 10 graus de flexão. Na altura o paciente não relatou nada, apenas que teve uma sensação de que algo "descolou". Á noite, registou aumento de dor e impossibilitado de fazer flexão. Após gelo e descanso, voltou á normalidade 48h após este "incidente"...Gostava de saber se isto já aconteceu a alguém e quais as vossas opiniões sobre o caso.
Abraço
Hélder Abreu
25-07-06, 14:23
É uma situação intrigante, pois se tivesse havido uma uma "ruptura" da ligamentoplastia o paciente não teria voltado à normalidade tão rapidamente, no entanto a limitação e dor que surgiram após o incidente, indicam que realmente aconteceu algo. Pergunto-me se é possível ter sido somente uma aderência que tenha sido quebrada, mas se assim fosse não teria surgido aquela limitação e dor.
Fportela, poderia esclarecer-me as seguintes dúvidas:
1. Qual o ligamento que está em causa?
2. A flexão estava a ser realizada em que posição (do paciente)?
Caro colega
Ligamento cruzado anterior.
Flexão com o paciente em decúbito ventral
O paciente neste momento encontra-se em franca recuperação, relatando apenas ligeira algia nos gémeos.
Foi a primeira vez que vi semelhante "caso", mas outros colegas relataram-me que até é bastante comum acontecer este "descolamento", principalmente em joelhos mais rígidos.
Abraço
Hélder Abreu
26-07-06, 10:39
Caro Fportela, os colegas que já passaram por situações semelhantes não sabem qual a possível causa desse "deslocamento"? Alguma teoria? Visto que é relativamente comum, deverá existir uma explicação lógica a essa situação, infelizmente o mais difícil deve ser mesmo encontrá-la...
Continuação de bom trabalho.
Abraço
Realmente já estivemos em amena cavaqueira sobre o assunto e não há uma certeza científica, apenas algumas teorias...
Mas fica o aviso, para o próximo a quem acontecer...=)
Abraço
Hélder Abreu
26-07-06, 22:13
Bem, pelo menos isso... eu não tinha conhecimento de que isto pudesse ser "comum". De qualquer das formas, espero que alguém um dia nos traga uma resposta mais concreta a estes casos.
Abraço
Ismaelsilva
01-08-06, 22:45
É um caso deveras interessante, eu tou tb nao encontro explicação valida para compreender este caso, de qualquer das fomas temos de ter em consideração a morfologia ossea de cada individuo. Pois o que já encontrei relaciona-se apenas com o genum valgo e varo, mas como todas as teorias não à evidencia que comprove o caso.
De qualquer das formas e um bom caso para realizar um estudo. Claro que isso em portugal e complicado devido aos gastos que ninguem patrocina.
Bom trabalho
Pedro Sousa
15-08-06, 11:50
Vim so mandar a boca po barulho :)
Se o estiramento fosse realizado a 90º de flexão não haveria possibilidade de haver um estiramento da plastia, dado que neste ângulo ela se encontra em tensão? Espero n estar a dizer nenhuma barbaridade, ainda assim vou procurar o livro do noronha :D
Parabens pelo "restyling" do forum, very nice.
Abraço
Parabens pelo "restyling" do forum, very nice.Obrigado Pedro! :wink:
vBulletin v4.1.9, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.