View Full Version : eu trabalho em franca e vale a pena!!!
anaferreira
04-05-10, 12:18
decidi deixar aki esta mensagem para todos os fisioterapeutas que gostariam de ir trabalhar para o estrangeiro e que tem medo de nao se adaptar ou de que alguma coisa corra mal;
eu estou a trabalhar em franca num hospital publico desde novembro de 2009, e estou realmente contente de ter decidido arriscar;
aqui temos condicoes de trabalho,muitas ferias,muita oferta de trabalho e um contrato por tempo indeterminado o k nos da muita seguranca a todos os niveis;
trabalhar nos hospitais nao e tao bem pago como nas termas mas o trabalho tambem nao e tao pesado e tem-se bastantes ferias e a formacao continua e toda paga pelo hospital;
eu vim pela agence Mobilite,mas tambem ha a seleuropa, sao agencias de confianca k ajudam em tudo: papeis,integracao e sao pagas pelos empregadores e nao por nos;
espero ter ajudado alguns k estajam a procura de uma oportunidade fora de portugal...
Olá Ana!
Desculpa ser tão directa, mas a nível de remunerações vale mesmo a pena???...porque aquilo que passa para cá é que os gastos em França são muito elevados em relação ao que se recebe.
Fizeste contrato com a empresa ou directamente com o Hospital??
Fica Bem..
Continuação de boa sorte!!!
anaferreira
04-05-10, 14:57
o contrato è directamente com o hospital;
o ordenado dos hospitais è o mesmo para toda a gente,depois de todos os descontos fica entre os 1700 e os 1800 euros limpos;
normalmente nao dao casa,mas se nao fores para uma cidade muito grande podes pagar um aluguer de um t1 ou de um estudio;
claro que compensa mais ir para as termas porque se ganha mais e nao se paga aluguer,mas a nivel de aprendizagem profissional è praticamente nulo;
eu estou em Dijon k è uma cidade media e vivo num t1, e no final do mes da sempre pra juntar entre 300 a 500 euros;
sempre è melhor k em portugal,porque podes continuar a formar-t de graca e tens um trabalho k nao tem "prazo de validade";
espero ter ajudado.
E em ralação á lingua, colocam muitos entraves?
Aconselhas alguem que nao tenha um frances muito bom a arriscar?
anaferreira
05-05-10, 06:51
sim;eu quando cheguei a franca so falava mesmo o basico,mas aprende-se depressa e se trabalhares num hospital publico disponibilizam-te um curso de frances pago pelo hospital e k conta como tempo de trabalho;
e como ha muita falta de fisios em franca nao sao muito exigentes quanto ao nivel de frances k possuis
Bom dia.
Por acaso já fizeste o exame para entrar na Ordem ?
Como são as perguntas ?
Tens questões sobre contra-indicações ou de fisioterapia ?
anaferreira
05-05-10, 11:14
nao faco a minima ideia porque ainda nao tou incrita na ordem
portanto nisso nao t posso esclarecer
ana_pekenita3@hotmail.com
05-05-10, 19:12
Eu subscrevo a Ana Ferreira. Também trabalho em França e vale a pena!
Faz um ano que cá estou. Comecei com uma temporada de termas (Brides les Bains) com mais 5 amigos, e agora trabalho a liberal num gabinete na região de Côte d'Azur.
As termas é como costumo dizer um óptimo local para se começar uma aventura deste género e para ascender a voos maiores. O gabinete é o tal voo maior que eu ambicionava.
Nada é um entrave aqui. Os papéis são normalmente tratados pelas agências e a língua aos poucos adquire-se as noções básicas.
Quanto á inscrição na Ordem depende da região. Já fiz duas inscrições e considero que foram relativamente fáceis :wink: não vale a pena stressar.
Eu subscrevo a Ana Ferreira. Também trabalho em França e vale a pena!
Faz um ano que cá estou. Comecei com uma temporada de termas (Brides les Bains) com mais 5 amigos, e agora trabalho a liberal num gabinete na região de Côte d'Azur.
As termas é como costumo dizer um óptimo local para se começar uma aventura deste género e para ascender a voos maiores. O gabinete é o tal voo maior que eu ambicionava.
Nada é um entrave aqui. Os papéis são normalmente tratados pelas agências e a língua aos poucos adquire-se as noções básicas.
Quanto á inscrição na Ordem depende da região. Já fiz duas inscrições e considero que foram relativamente fáceis :wink: não vale a pena stressar.
Ola Ana!
Desculpa a intromissão na conversa, mas poderias dar-nos um testemunho sucinto sobre o que fizes-te para te inscrever na ordem e quais as dificuldades ou eventuais entraves que sentis-te?
Já agora, foste para França por alguma agência de Recrutamento? Se sim qual?
Obrigado
João Santos
Ola Ana!
Desculpa a intromissão na conversa, mas poderias dar-nos um testemunho sucinto sobre o que fizes-te para te inscrever na ordem e quais as dificuldades ou eventuais entraves que sentis-te?
Já agora, foste para França por alguma agência de Recrutamento? Se sim qual?
A primeira vez que vim para França (termas) vim através da Seleuropa. Agora foi por pesquisa num site francês.
Fiz duas inscrições na ordem de fisios: a primeira em Aveyron porque vim fazer uma substituição de férias e agora em Nice. E das duas vezes não fiz mais do que falar com os presidentes:
- Porque é que estava em França;
- Que àreas gostava mais;
- Se penso ficar (eles gostam de respostas positivas) por França bastante tempo...;
A única coisa que diferiu foi que em Aveyron o presidente mandou-me ler umas 2frases de uma revista que ele tinha por lá.
Contudo não posso afirmar que seja assim por todo o território francês. Mas não creio que compliquem muito.
anaferreira
06-05-10, 10:00
as maiores dificuldades sao sempre as saudades de casa e a dificuldade ao principio de s fazer compreender,mas depois com o habito tudo melhora;
e a parte boa e k nos hospitais ha um periodo de ensaio de 3 meses e se nao nos iontegrarmos bem podemos sempre voltar p casa;
fora isso nao encontrei grandes dificuldades
A primeira vez que vim para França (termas) vim através da Seleuropa. Agora foi por pesquisa num site francês.
Fiz duas inscrições na ordem de fisios: a primeira em Aveyron porque vim fazer uma substituição de férias e agora em Nice. E das duas vezes não fiz mais do que falar com os presidentes:
- Porque é que estava em França;
- Que àreas gostava mais;
- Se penso ficar (eles gostam de respostas positivas) por França bastante tempo...;
A única coisa que diferiu foi que em Aveyron o presidente mandou-me ler umas 2frases de uma revista que ele tinha por lá.
Contudo não posso afirmar que seja assim por todo o território francês. Mas não creio que compliquem muito.
Há umas coisas um bocado contraditórias.
Em Calvados a Ordem me disse que só podia fazer o exame uma vez. Caso passa-se nunca mais o necessitaria fazer.
Dado que a Ordem encarregaria de transferir todos os dados e documentos caso eu muda-se para outro local de frança.
Tu já fizeste a inscrição e ao que parece tiveste de fazer o exame 2 vezes.
Já agora qual foi o site de pesquisa que usaste ?
Fernandes eu nem considero que fiz exame. Em Aveyron o presidente falou com os 3 ao mesmo tempo (eramos 3 amigos com o mesmo objectivo - a substituição) e apenas nos perguntou se já tinhamos trabalhado em França, se tinhamos gostado, onde tinhamos trabalhado e se pensavamos ficar em França, depois lemos um parágrafo de um texto. Que nem sequer era sobre fisioterapia. Um de nós era Espanhol e tinha mais dificuldades em falar mas ele nem sequer reparou pq quem se desenrascava melhor falou mais.
Agora quando vim para os lados de Nice pedi a transferência do meu processo, marquei uma reunião na ordem e quando lá cheguei tive que ir novamente falar com a presidente. E até considero que a conversa foi mais "puxadita". Já me fez falar mais Francês. perguntou-me como tinha sido o meu dia de trabalho. Que tipo de patologias tinha tido nesse dia, que tratamento tinha aplicado, se estava a gostar do trabalho em liberal e se compreendia bem o francês. Mas depois deduziu que como não a tinha mandado repetir nada, que estava a acompanhar o que ela dizia.
Em nenhuma das vezes tive que escrever.
Por isso não considero que tenha feito um exame. Apenas uma conversa, não tão difícil como algumas que me surgem no dia-a-dia.
O site de pesquisa foi o physiorama. Tem anúncios novos todos os dias.
Fernandes eu nem considero que fiz exame. Em Aveyron o presidente falou com os 3 ao mesmo tempo (eramos 3 amigos com o mesmo objectivo - a substituição) e apenas nos perguntou se já tinhamos trabalhado em França, se tinhamos gostado, onde tinhamos trabalhado e se pensavamos ficar em França, depois lemos um parágrafo de um texto. Que nem sequer era sobre fisioterapia. Um de nós era Espanhol e tinha mais dificuldades em falar mas ele nem sequer reparou pq quem se desenrascava melhor falou mais.
Agora quando vim para os lados de Nice pedi a transferência do meu processo, marquei uma reunião na ordem e quando lá cheguei tive que ir novamente falar com a presidente. E até considero que a conversa foi mais "puxadita". Já me fez falar mais Francês. perguntou-me como tinha sido o meu dia de trabalho. Que tipo de patologias tinha tido nesse dia, que tratamento tinha aplicado, se estava a gostar do trabalho em liberal e se compreendia bem o francês. Mas depois deduziu que como não a tinha mandado repetir nada, que estava a acompanhar o que ela dizia.
Em nenhuma das vezes tive que escrever.
Por isso não considero que tenha feito um exame. Apenas uma conversa, não tão difícil como algumas que me surgem no dia-a-dia.
O site de pesquisa foi o physiorama. Tem anúncios novos todos os dias.
Gostaria de saber quando fizeste essa entrevista na ordem de Cote d´Azur, assim saberei se esse procedimento é antigo ou ainda actual.
Ainda me lembro que em 2008 para trabalhar em Marselha disseram-me que teria de fazer um exame oral na Ordem.
Como na altura o meu françês era zero preferi não arriscar.
Há um mês =)
Tal como disse num dos meus primeiros posts não posso falar que seja assim em todos os departamentos, aliás sei que não é por experiência de um amigo na normandia.
Tive sorte nas duas vezes. O que interessa é que estou inscrita e a trabalhar dentro da lei.
manuelsousa
02-06-10, 16:02
Olá Ana,
Tb tou a pensar ir trabalhar para França pk aki as coisas ñ tão fáceis!
Eu ouvi falar da Agence Mobilité, k era boa..e a Seleuropa? C/o correu o teu recrutamento pela Seleuropa...vão-t contactando a saber s vai td bem, eles proporcionam alugamento nos 1ºs meses...e as viagens...são suportadas pela agência ou foste tu k tiveste de pagar td?
Se podexes rsp eu agradecia..gostava d saber pa tar a contar c/ as coisas percebes?
Brigada :)
dayseevitorcid
02-06-10, 18:32
OLa , cara Ana, gostei muito do teu testemunho e depoimento sobre os trabalhos na França, sou brasileira casada com Português e estou pretendendo ir morar em Portugal em breve pois o meu marido quer voltar para a terra dele e eu quero conhecer. estava com muito medo de ir pois sou fisioterapeuta aqui no Brasil, apesar das dificuldades daqui claro que nos sentimos mais seguras em nosssa terra. mais estou muito disposta a arriscar inclusive indo trabalhar em França de onde já me foi oferecido um trabalho mais fiquei em dúvida, que agora você me esclareceu bastante. Não sei quase nada da lingua francesa. mais o meu marido sabe bem e ele disse que vai me dar umas aulinhas. Mas agora te pergunto Ana, eu tenho curso de Dermato funcional, de estética, Massoterapia, de TRatamento de Hemiplegia nos adultos e infantes, hidrocinésioterapia. Tratamento de coluna através do metodo Bobath.. além do curso de 4 anos e meio de Graduação em fisioterapia.
Me responda será que eu teria dificuldades ai. pois eu tenho 57 anos, mais tenho muita disposição e tenho muita energia.. será que a idade seria impecilio. me responda e muito obrigada pelos esclarecimentos. Dayse Christine.
anaferreira
04-06-10, 16:22
ola
fico contente de ter ajudado.
sim,com tanta experiencia nao deve ser dificil arranjar trabalho.
o maior problema é k todos os seus diplomas sejam aprovados pelo ministerio da saude d frança.por isso aconselho-a a entrar em contacto com a seleuropa ou com a agence mobilite e a informar-se sobre a equivalencia de diplomas entre fança e o brasil.
nao perde nada em tentar.
envie um e-mail e depois pode falar com eles por video conferencia via messenger.
espero ter ajudado
saudaçoes
ana ferreira
anaferreira
04-06-10, 16:31
eu vim pela agence mobilite,a seleuropa nao sei se é boa,só sei que é uma agencia seria tambem.
sim a agence mobilite contactava-m frequentemente para ter novidades minhas e contactaram os outros fisioterapeutas k estao na mesma cidade k eu para k nos conhecermos.
assim a integraçao é muito mais facil.
as condiçoes d trabalho dependem do tipo d emprego k procura:
-SE ker um emprego para a vida va trabalhar para os hospitais em k s ganha um bocadinho menos e s trabalha um pouco menos,mas tem-s contrto para toda a vida.
-SE quer vir para as termas normalmente pagam o aojamento,ganha-s mais,mas o trabalho é mais cansativo e menos rico a nivel d aprendizagem,ja para nao dizer k os contratos sao d 8 meses e depois tem k voltar para portugal ate ao ano seguinte.
cabe a si decidir k tipo de emprego lhe convem mais.
espero ter ajudado.
saudaçoes.
ana ferreira
manuelsousa
05-06-10, 11:51
Brigadão Ana pelas informações..serviu para esclarecer algumas dúvidas.
Manuel Sousa
:)
Boas,
isso de poupar entre 300 a 500 euros por mês dá uma péssima impressão da realidade. Eu estou cá em França e poupo à vontade 1000 euros no mínimo por mês, sem me privar de nada, pelo contrário tendo em conta o tipo de vida que levava em Portugal. o custo de vida é bastante semelhante ao português, ligeiramente mais caro, mas também recebemos 3 vezes mais. O que é mais caro por cá são os "luxos": Cafés, Tabaco, Noite, Restaurantes e Roupa. Mas sempre dá para ter direito a estes "Luxos" umas quantas vezes por mês.
De resto, poupa-se na boa.
Olá Ana,
Tb tou a pensar ir trabalhar para França pk aki as coisas ñ tão fáceis!
Eu ouvi falar da Agence Mobilité, k era boa..e a Seleuropa? C/o correu o teu recrutamento pela Seleuropa...vão-t contactando a saber s vai td bem, eles proporcionam alugamento nos 1ºs meses...e as viagens...são suportadas pela agência ou foste tu k tiveste de pagar td?
Se podexes rsp eu agradecia..gostava d saber pa tar a contar c/ as coisas percebes?
Brigada :)
Tenho amigos k foram pelas duas. Os salarios da agencia mobilité sao melhores :)
manuelsousa
14-06-10, 00:16
Oi JPF,
Os teus amigos k foram pela Seleuropa, as viagens foram pagas pela agência? E o alojamento..tiveram ajuda pa alugar lá um apartamento?
Manuel S.
Oi JPF,
Os teus amigos k foram pela Seleuropa, as viagens foram pagas pela agência? E o alojamento..tiveram ajuda pa alugar lá um apartamento?
Manuel S.
Tenho amigos incluindo a ana que foram pela soleuropa. Depende do local de trabalho que vas por exemplo se fores para termas tens alojamento pago e ja seleccionado pela agencia, a viagem ida e volta tb é paga. tens de pagar somente alimentacao..A diferença nas agencias é mais no salario mensal e os locais de trabalho variam de agencia para agencia..
cumprimentos JF
Concordo com o Rafael.. 1000e sem olhar a gastos.. se forem poupados ainda juntam mais. Caro é o tabaco o dobro. a roupa depende da cidade que estiverem pq ha lugares com roupa ate mais barata sem ser de marca claro..
Em Portugal esta muito dificil para fisioterapia..é importante os cursos, mas as clinicas querem muito trabalho e pouco salario.. penso que a zona norte esta pior para trabalhar.. em franca deve ser mais facil e se for para umas termas nao tem de se preocupar c a lingua..
cumprimentos jpf
manuelsousa
14-06-10, 15:39
JPF,
Brigada pelas informações..foram mt úteis
Manuel S.
anaferreira
14-06-10, 18:00
nao s esqueçam k o valor de 1000 eurs depende de onde trabalham,
é claro k s trabalham em termas ou no sector privado poupam isso,mas eu trabalho num hospital publico, o k significa k tenho k pagar casa e isso ja fica bem caro, sem contar k nos hospitais ganha-s menos do k nas termas.
sao escolhas pessoais k fiz e k nao m arrependo pk no hospital tenho um contrato para a vida e formaçoes e estudos gratuitos se quiser continuar a subir na carreira.
nao s podem tar a dar ilusoes aos fisios k tao em portugal
nao s esqueçam k o valor de 1000 eurs depende de onde trabalham,
é claro k s trabalham em termas ou no sector privado poupam isso,mas eu trabalho num hospital publico, o k significa k tenho k pagar casa e isso ja fica bem caro, sem contar k nos hospitais ganha-s menos do k nas termas.
sao escolhas pessoais k fiz e k nao m arrependo pk no hospital tenho um contrato para a vida e formaçoes e estudos gratuitos se quiser continuar a subir na carreira.
nao s podem tar a dar ilusoes aos fisios k tao em portugal
Eu estou a trabalhar num hospital pubico com casa paga e nao me posso queixar do salario.. isso depende muito da agencia e do local de trabalho para onde vais trabalhar.. quem tiver duvidas podem tirar com agencia.
cada caso é um caso...
manuelsousa
15-06-10, 15:03
Boa tarde,
Li que pa além dos documentos pá homulgação do curso é necessário também, pa mais tarde uma certidão de registo criminal e cartão de nascimento plurilingue (ñ consegui traduzir ixto d espanhol), alguém me pode dizer onde se requere estes documentos? O 2º documento tem d ser em português e francês....pede-se n memo sítio?
Manuel S.
anaferreira
15-06-10, 15:25
o registo criminal pede-se no tribunal e esse outro documento pede-se no registo civil,mas tens k o pedir em frances e explicar qual a razao d o requisitares.
sao papeis k s fazem muito depressa.
manuelsousa
15-06-10, 16:36
Kando dizes que se fazem depressa, 2 semanas é suficiente? Ou são entregues na hora? Paga-se alguma coisa pelos docs.?
:)
Manuel S.
anaferreira
15-06-10, 18:43
sao feitos na hora. sim paga-se,sabes k nada é de graça nesta vida.
lol
manuelsousa
15-06-10, 22:31
Bem ao menos é rápido e tb ñ s ser axim tão...
Brigada anaferreira,
Manuel S.
Bem ao menos é rápido e tb ñ s ser axim tão...
Brigada anaferreira,
Manuel S.
o que demora mais é a autorizaçao do ministerio de saude frances :confused:
manuelsousa
17-06-10, 10:01
Siiiiiiiimmmmmmmm, a autorização já tá a demorar mt, axava k era só 4 meses!!!
Gostava que me dissessem, caso saibam, pela seleuropa/ agence mobilité costumam pagar as viagens de deslocações? Axo k na seleuropo ñ pagam..o k ñ dá mt jeito kando recebemos propostas em cima da hora!
S alguém souber....
Brigada
Manuel S.
anaferreira
18-06-10, 09:23
se ja passaram 4 meses podes ligar para o ministerio da saude e perguntar pk e k ainda nao tens a autorizacao;
por lei eles sao obrigado a dar uma resposta em menos d 4 meses
manuelsousa
18-06-10, 10:03
Pois eu sei,
A agência ficou de os contactar ms ñ m dixeram mais nada!
:(
Siiiiiiiimmmmmmmm, a autorização já tá a demorar mt, axava k era só 4 meses!!!
Gostava que me dissessem, caso saibam, pela seleuropa/ agence mobilité costumam pagar as viagens de deslocações? Axo k na seleuropo ñ pagam..o k ñ dá mt jeito kando recebemos propostas em cima da hora!
S alguém souber....
Brigada
Manuel S.
Nunca ouvi falar de nehuma agencia que nao pagasse, informa-te bem das condiçoes. ha locais de trabalho k nao exigem a autorizaçao pk enquqnto estas a trabalhar ela chega..
Pois eu sei,
A agência ficou de os contactar ms ñ m dixeram mais nada!
:(
nao esperes pela agencia liga tu para la...
manuelsousa
21-06-10, 16:15
Bem..eu fartei-m d ligar pa lá..n agência dixeram-m o responsável era mt ocupado e era preciso insistir..nunca pensei é k ele nunca atendesse o telefon!! Fartei-me tb d enviar e-mail e nada...aind bem k ñ enviei só por e-mail o pedido de homulgação do curso pk s ñ...tava tramadinh!
Tb n clínica s pedem a autorização a agência devia tentar apressar ñ!! :)
NÃO SE PREOCUPEM COM A ORDEM! LOL melhor, se puderem evitar inscrever-se, evitem!!
Não serve para nada e ainda nos xupam dinheiro...por isso a menos k alguém vos exija inscirção na ordem, vão adiando isso...
Eu fiz a minha e fiz o teste (que foi, de resto, um pouco mais complexo que ler 2 frases em frances mas ainda assim foi acessivel).
P.S: Antes de sair de Portugal era daqueles que pensava que a Ordem era uma maravilha e sem ela não iamos a lugar nenhum...
manuelsousa
25-06-10, 19:21
Boa tarde,
Gostava de perguntar a kem já está em frança a trabalhar se o normal ñ é o contrato de trabalho ser enviado antes de partirmos para frança e nos ser enviada cópia traduzida em português!
Parto amanha pa frança e a agencia só m enviou hoje um contrato em francês, aind por preencher, onde nem seker refere o valor do salário....É NORMAL!!
agradeço a rsp.
Manuel S.
Boa tarde,
Gostava de perguntar a kem já está em frança a trabalhar se o normal ñ é o contrato de trabalho ser enviado antes de partirmos para frança e nos ser enviada cópia traduzida em português!
Parto amanha pa frança e a agencia só m enviou hoje um contrato em francês, aind por preencher, onde nem seker refere o valor do salário....É NORMAL!!
agradeço a rsp.
Manuel S.
Qual é a agencia que vais? So nao é normal se nao souberes ainda as condiçoes que te oferecem?? salario viagens alojamento etc boa sorte
Bem..eu fartei-m d ligar pa lá..n agência dixeram-m o responsável era mt ocupado e era preciso insistir..nunca pensei é k ele nunca atendesse o telefon!! Fartei-me tb d enviar e-mail e nada...aind bem k ñ enviei só por e-mail o pedido de homulgação do curso pk s ñ...tava tramadinh!
Tb n clínica s pedem a autorização a agência devia tentar apressar ñ!! :)
Isso demora spre tempo se agencia diz que podes ir nao te preocupes que entretanto ela chega demora tempo...
Eu quando vim mandaram-me uma copia do contracto em frances e em portugues para ver.
La vinha tudo especificado, tudo o que a agencia ja tinha dito.
PatríciaL.
12-07-10, 20:45
Boa tarde,
Li que pa além dos documentos pá homulgação do curso é necessário também, pa mais tarde uma certidão de registo criminal e cartão de nascimento plurilingue (ñ consegui traduzir ixto d espanhol), alguém me pode dizer onde se requere estes documentos? O 2º documento tem d ser em português e francês....pede-se n memo sítio?
Manuel S.
Muito Boa Noite!!
Devo dizer que estou deveras interessada em sair de Portugal e exercer a minha profissão enquanto fisio lá fora, no entanto, ainda não consegui encontrar nada que me esclareça clara e concisamente quanto tipo de documentos necessários para trabalhar por exemplo num país da União Europeia como França...
Dado que pude ler alguns testemunhos de colegas que já estão efectivamente a trabalhar lá fora, gostaria de lhes perguntar que documentos (para além do diploma, certificado (obtidos na universidade) e cédula profissional) são necessários para uma candidatura no estrangeiro e onde se puderão obter os mesmos.
Pergunto ainda se sabem se estes documentos são válidos caso pensemos trabalhar por exemplo no Reino Unido...
Desde já agradeço a atenção e a partilha de experiência por parte de todos!
Obrigado!
Patrícia L.
Documentos necessarios: diploma em portugues e frances autenticado. certeficado das disciplinas em portugues e frances, certificado dos locais de estagio em portugues e frances, fotocopia do BI, registo criminal (para trabalhar no estranjeiro, pede_se na loja do cidadao) e certificado de nascimento neste mesmo local. Para obteres a autorizacao do ministerio frances tens de enviar para o mr. barrat por carta registada e por amil.
Normalmente agencia intermediaria explica como se faz.. espero ter ajudado.
boa sorte
Muito Boa Noite!!
Devo dizer que estou deveras interessada em sair de Portugal e exercer a minha profissão enquanto fisio lá fora, no entanto, ainda não consegui encontrar nada que me esclareça clara e concisamente quanto tipo de documentos necessários para trabalhar por exemplo num país da União Europeia como França...
Dado que pude ler alguns testemunhos de colegas que já estão efectivamente a trabalhar lá fora, gostaria de lhes perguntar que documentos (para além do diploma, certificado (obtidos na universidade) e cédula profissional) são necessários para uma candidatura no estrangeiro e onde se puderão obter os mesmos.
Pergunto ainda se sabem se estes documentos são válidos caso pensemos trabalhar por exemplo no Reino Unido...
Desde já agradeço a atenção e a partilha de experiência por parte de todos!
Obrigado!
Patrícia L.
Ola pessoal...
Antes de mais obrigado por partilharem essas informações...
Gostaría que me dissessem uma coisa. eu estava a pensar enviar o curriculum pa França. a minha questão prende-se com o Francês. Voces fizeram algum tipo de curso antes de irem ou assim?
Cumprimentos
manuelsousa1
29-07-10, 18:04
Oi,
Comecei a trabalhar em França, numa clinica d reabilitaçao ortopedica e gostaria k s alguém k esteja em França e conheça os protocolos de pos-operatorio de proteses de anca e joelho, nos envie bibliografia. Ja tentei ver artigos na internet e nada. Aki falam em protocolo de reabilitaçao e nao sei a k s referem. S alguém puder enviar algum link, ou referencias bibliografias agradeço a ajuda.
Manuel Sousa
Os protocolos de reabilitaçao tem haver com o pos operatorio, o paciente tem k ficar X dias sem mexer a perna, depois fazer carga depois mobilizacao depois fazer marcha; e cuidados a ter, encontras isso na net ou ate mesmo aki no forum... aki no hospital eles dizem-me!! tens de ver a rebilitacao de pos operatorio e proteses nao tenho isso cmg... espero ter ajudado alguma coisa..boa sorte
Oi,
Comecei a trabalhar em França, numa clinica d reabilitaçao ortopedica e gostaria k s alguém k esteja em França e conheça os protocolos de pos-operatorio de proteses de anca e joelho, nos envie bibliografia. Ja tentei ver artigos na internet e nada. Aki falam em protocolo de reabilitaçao e nao sei a k s referem. S alguém puder enviar algum link, ou referencias bibliografias agradeço a ajuda.
Manuel Sousa
manuelsousa1
31-07-10, 15:29
Brigado, vou peskisar ixo.
Manuel Sousa
Olá Ana, eu estou a pensar ir para França e já contactei várias agências por mail à 3 semanas e ainda não me responderam... Também já liguei para lá e não me atendem, não sei o que fazer mais. Sabes o que devo fazer ? Se me pudesses dar uma ajuda agradecia muito. Obrigada.
Catinha, aqui em França no mês de Agosto o país pára. Está tudo a funcionar a menos de meio gás, insiste e despacha-te a mandar a papelada p o ministério. Boa sorte!
Carolina Neves
07-08-10, 07:05
Catinha, se quiseres posso tentar ajudar! Vim para cá no ínicio deste mês (ou seja, há apenas 1 semana) e ainda estou à espera da equivalência.
Mas tal como eu, podes começar a trabalhar como "monitora educativa" (basicamente desempenhas as funções de fisioterapeuta mas recebes um pouco menos até receberes a equivalência).
Já arranjaste trabalho cá em França? Se não, existem 2 vagas para começar em setembro por preencher numa clínica em Paris e posso dar-te o email para onde podes enviar o teu cv traduzido para francês.
Também te posso enviar toda a lista de documentos necessária para obteres a equivalência.
Qualquer dúvida podes contactar-me: anacarolinaneves1@hotmail.com
Beijinhos e boa sorte!
anaferreira
10-08-10, 17:03
as agencias devem tar de ferias o mes d agosto ja k frança pára como ja foi referido num post do forum.
nao t preocupes k em setembro ja deve tar tudo a todo o gas para responderem aos teus mails
anaferreira
10-08-10, 17:10
ola!
ha tanta falta de fisios em frança k se mandares umas palavritas p o ar eles aceitam-t logo.
e nao t preocupes pk frances se aprende muito depressa.
eu tive a sorte de me ser oferecido um curso de frances pela entidade empregadora,mas mesmo sem o curso ja m safava bastante bem passados 2 meses d la tar.
a lingua é uma preocupaçao minima
Isso da lingua ser preocupação minima depende...
Se tiveres um hospital que te dê formação logo no primeiro ano porreiro.
Há hospitais que só te dão a formação no ano seguinte dado que esse gasto ter de ser calculado no orçamento do hospital.
Ou seja, nessa situação aconselho vivamente a continuares là a formação.
Quem lê as prescripções médicas e não sabe françês irá fazer asneira.
Eu tive o problema duma médica (velha e chata...) que não tinha a paciência para explicar devagar as contra-indicações.
Havia um termo que não percebia e pedi 4 vezes...já tás a ver o filme...
Depois ela pensou que eu iria pôr os pacientes em perigo dado não perceber os termos.
Claro que antes de fazer asneira fala com os meus colegas para saber como proceder.
Conclusão:
Não te estiques muito nessa história que a língua é preocupação mínima.
Patrícia L.
16-08-10, 17:28
Olá a todos!!
Bem, sou recém-licenciada em Fisio (há cerca de 1 mês e meio) e e ideia de ir trabalhar para fora sempre me agradou, no entanto, queria ganhar alguma experiencia em Portugal antes de partir. Tinha planeado ficar um ano por cá, a trabalhar, e entretanto tirar um curso de Francês, pois o meu Françês é muito elementar.
Há pouco tempo, começei a considerar seriamente a possibilidade de ir para fora, após ter enviado cerca de 40 curriculos (para ofertas de emprego em Portugal) e nem uma entrevista marcada...lool (sei que ainda são poucos, mas serviu para me abrir um bocado os olhos).
Recentemente, enviei um CV para a Contexte Medical, à experiencia, pois pensei que demorassem algum tempo até me contactarem... E não é que a empresa em poucos dias me envia um mail com duas propostas para França com partida para 30 de Agosto...
Embora feliz (pois havia sido a minha primeira resposta positiva à candidatura a um emprego), sinto que neste momento ainda preciso de alguma preparação na Lingua Francesa, para além de ainda não ter alguns documentos necessários.
Pergunto então, a quem já passou por esta experiencia e que tão gentilmente tem vindo a esclarecer as dúvidas aqui expostas, se isto costuma ser assim tão rápido.
Outra coisa, responderam-me também que poderia partir para França e só pedir a autorização do Ministério da Saúde lá. Pode-se realmente fazer isto?
Obrigado!
Olá a todos!!
Bem, sou recém-licenciada em Fisio (há cerca de 1 mês e meio) e e ideia de ir trabalhar para fora sempre me agradou, no entanto, queria ganhar alguma experiencia em Portugal antes de partir. Tinha planeado ficar um ano por cá, a trabalhar, e entretanto tirar um curso de Francês, pois o meu Françês é muito elementar.
Há pouco tempo, começei a considerar seriamente a possibilidade de ir para fora, após ter enviado cerca de 40 curriculos (para ofertas de emprego em Portugal) e nem uma entrevista marcada...lool (sei que ainda são poucos, mas serviu para me abrir um bocado os olhos).
Recentemente, enviei um CV para a Contexte Medical, à experiencia, pois pensei que demorassem algum tempo até me contactarem... E não é que a empresa em poucos dias me envia um mail com duas propostas para França com partida para 30 de Agosto...
Embora feliz (pois havia sido a minha primeira resposta positiva à candidatura a um emprego), sinto que neste momento ainda preciso de alguma preparação na Lingua Francesa, para além de ainda não ter alguns documentos necessários.
Pergunto então, a quem já passou por esta experiencia e que tão gentilmente tem vindo a esclarecer as dúvidas aqui expostas, se isto costuma ser assim tão rápido.
Outra coisa, responderam-me também que poderia partir para França e só pedir a autorização do Ministério da Saúde lá. Pode-se realmente fazer isto?
Obrigado!
A autorizaçao podes aguardar em França, e demora no minimo 4 meses, depende do local e agencia para quem vais trabalhar, é verdade que podes pedir depois de estar aqui mas quanto antes melhor, uma vez que os papeis necessarios para trabalhar aqui sao os mesmos que tens de enviar ao ministerio...os restantes papeis depende da faculdade se sao rapidos ou nao...
é normal a resposta ser rapida porque aqui em frança precisam de fisioterapeutas para trabalhar mesmo que saibam o minimo.. penso que é importante tirares um curso intensivo de frances para te sentires mais a vontade... isto se fores para um hospital ou clinica.. se nao fores a 30 de gosto podes ir depois ofertas nao te vao faltar..
agencia paga-te os encargos por isso penso que nao deves ter medo de arriscar, nao gostas vais embora nao tens nada a perder, mas so a ganhar:biggrin: boa sorte
Boa tarde.
Recentemente fui contactado pela context medical com uma proposta para ir trabalhar para frança mais precisamente em albert. as condições parecem-me boas. Alguem m pode dar mais informaçoes sobre esta empresa, se é de confiança e assim. Propuseram-me um contrato de 4 meses, e dizem que depois pode ser renovado por periodos iguais ou superiores, na mesma instituiçao ou noutro local. à facilidade na renovaçao destes contratos, ou corro o risco de depois destes 4 meses ter que voltar?
CUmprimentos
José Gabriel
anaferreira
19-08-10, 12:30
pois olha que eu nao tive o minimo problema por nao falar frances;
tu e k deves ter tido azar com as pessoas que encontras-te;
eu encontrei pessoas altamente que sempre estiveram ao meu lado para me explicar as coisas,e com as contra indicacoes nao tive problemas porque as estudei na universidade,nao precisei de as perguntar;
toda a anatomia e patologias vem do latim,por isso e muito facil de preceber a linguagem tecnica;
cada um tem a sua opiniao;e eu " nao me estico na historia de que a lingua e a preocupacao minima", so tive mais sorte que tu e acho k as pessoas sao perfeitamente capazes de aprender frances rapidamente e devem ser motivada em vez de tarmos a meter-lhes medo....
cada um tem a sua opiniao e deve respeitar as dos outros, e essa a minha conclusao
Patrícia L.
19-08-10, 14:22
Obrigada pelo conselho JPF!
Acho que vou mesmo aguardar por enquanto, tirar o curso de Francês e aproveitar para explorar exaustivamente as pequenas hipóteses em Portugal.
Depois do curso, e se nada melhor me tentar, o destino estará mesmo lá fora...
Outra coisa, para quem conhece ou já está por França, podem-me informar qual o intervalo de preços normal para o aluguer de um quarto ou de um apartamento?
E em termos de condições de trabalho? Os hospitais são parecidos ou têm mais recusos? E as clinicas?
Como varia o salário base, para um recém-licenciado "recém-chegado" a frança ?
Há diferentes escalões de fisios, como em Portugal? Qual a capacidade de progressão na carreira de um fisio aí? Há muitas formações para fisios?
Há alguma distinção entre fisios franceses e portugueses (no que toca ao trabalho, progressão na empresa, salário)?
Quantos utentes têm em média de atender por hora?
E em termo de sub-sistema de saúde, como funciona em França para os Fisios?
São tantas as perguntas que "saltitam" na minha cabeça! LOL Um tremendo ponto de interrogação (?)...eheh
Obrigado!
Eu não falo das contra-indicações aprendidas na universidade mas daquelas ditas pelos médicos nas conversas.
Só eles sabem quando uma pessoa com AVC pode fazer balneo-terapia, se aprendeste isso na universidade fixe para ti, eu não aprendi isso.
Eu não estou a meter medo às pessoas, só digo que depende do sitio.
Mas é verdade, tive azar. Tenho uma teoria...os médicos de idade avançada não têm paciência para explicar as coisas.
A mim pouca gente tinha a paciência para explicar as coisas e depois o hospital nem tava para me pagar a formação de françês como fazem alguns hospitais :(
Dizes que o tudo vem do latim e é parecido...a palavra que mandei explicar era "Atteinte"....parecido não é!
Claro que uma coisa é "Attente" e outra é "Atteinte" (que têm uma ligeira distinção fonética)
----Vejamos outras que não se assemelham ao português:
Raideur (rigidez)
Guerir (curar)
Renseigner (informar sobre)
Entraîner (provocar)
Cracher (deitar pela boca, cuspir)
Ronfler (ressonar)
Empêcher (impedir)
Tu aurais dû faire (tu deverias ter feito)
Emporter (levar coisas)
Emmmener (levar pessoas)
Apporter (trazer coisas)
Amener (trazer pessoas)
--- E para finalizar:
Entubé (tem conotação sexual) lê-se "õntubê"
Intubé (intubação,) lê-se "amtubê"
Onde eu trabalho tenho de escrever cartas de saida dos pacientes, a carta de entrada veio doutro hospital com o erro "entubé" e eu tambem coloquei isso na carta de saida...fodi-me :(
Eu não falo das contra-indicações aprendidas na universidade mas daquelas ditas pelos médicos nas conversas.
Só eles sabem quando uma pessoa com AVC pode fazer balneo-terapia, se aprendeste isso na universidade fixe para ti, eu não aprendi isso.
Eu não estou a meter medo às pessoas, só digo que depende do sitio.
Mas é verdade, tive azar. Tenho uma teoria...os médicos de idade avançada não têm paciência para explicar as coisas.
A mim pouca gente tinha a paciência para explicar as coisas e depois o hospital nem tava para me pagar a formação de françês como fazem alguns hospitais :(
Dizes que o tudo vem do latim e é parecido...a palavra que mandei explicar era "Atteinte"....parecido não é!
Claro que uma coisa é "Attente" e outra é "Atteinte" (que têm uma ligeira distinção fonética)
----Vejamos outras que não se assemelham ao português:
Raideur (rigidez)
Guerir (curar)
Renseigner (informar sobre)
Entraîner (provocar)
Cracher (deitar pela boca, cuspir)
Ronfler (ressonar)
Empêcher (impedir)
Tu aurais dû faire (tu deverias ter feito)
Emporter (levar coisas)
Emmmener (levar pessoas)
Apporter (trazer coisas)
Amener (trazer pessoas)
--- E para finalizar:
Entubé (tem conotação sexual) lê-se "õntubê"
Intubé (intubação,) lê-se "amtubê"
Onde eu trabalho tenho de escrever cartas de saida dos pacientes, a carta de entrada veio doutro hospital com o erro "entubé" e eu tambem coloquei isso na carta de saida...fodi-me :(
Obrigado poe essas traduçoes foram muito uteis!! estou a trabalhar num hospital em frança e algumas dessas palavras nem conhecia..deduzo que as tenhas aprendido ai.. pelo que escreves nao tiveste muita sorte com o trabalho, mas se eles nao tivessem contentes ja te teriam mandado embora..logo nao sao assim tao exigentes com a lingua..
Pensa assim, se modares de trabalho qq um k apareça vai ser mais facil..
Independente do que se possa encontrar em França vai ser sempre melhor que em Portugal e nao falta ofertas...E a minha OPINIAO. boa sorte
anaferreira
24-08-10, 11:59
Obrigado poe essas traduçoes foram muito uteis!! estou a trabalhar num hospital em frança e algumas dessas palavras nem conhecia..deduzo que as tenhas aprendido ai.. pelo que escreves nao tiveste muita sorte com o trabalho, mas se eles nao tivessem contentes ja te teriam mandado embora..logo nao sao assim tao exigentes com a lingua..
Pensa assim, se modares de trabalho qq um k apareça vai ser mais facil..
Independente do que se possa encontrar em França vai ser sempre melhor que em Portugal e nao falta ofertas...E a minha OPINIAO. boa sorte
TENS TODA A RAZAO JPF!!!
nao ha nenhum trabalho em franca k seja pior do que os que se encontram em portugal neste momento;
em portugal os medicos tratam-nos como lixo e somos pagos abaixo de lixo...
Tar em Franca nao e como tar em casa mas as vantagens sao muito superiores
TENS TODA A RAZAO JPF!!!
nao ha nenhum trabalho em franca k seja pior do que os que se encontram em portugal neste momento;
em portugal os medicos tratam-nos como lixo e somos pagos abaixo de lixo...
Tar em Franca nao e como tar em casa mas as vantagens sao muito superiores
Gostaria de saber como obter colocação como massagista e se existe procura em frança. Obrigado e aguardo respostas
anaferreira
28-08-10, 12:57
em frança so os fisios tem o direito de fazer massagens e nao existem auxiliares de fisioterapia,a profissao de fisioterapeuta é muito protegida em frança por isso sera melhor procurares outros paises que talvez tenham esse tipo de especialidades.
boa sorte.
ana ferreira
em frança so os fisios tem o direito de fazer massagens e nao existem auxiliares de fisioterapia,a profissao de fisioterapeuta é muito protegida em frança por isso sera melhor procurares outros paises que talvez tenham esse tipo de especialidades.
boa sorte.
ana ferreira
Mas eu não sou auxiliar de fisioterapia, sou massagista, percebes a diferença_???
Mas eu não sou auxiliar de fisioterapia, sou massagista, percebes a diferença_???Olá Rui,
Se não é auxiliar de fisioterapia, altere por favor a profissão no seu perfil para "Outro Profissional de Saúde".
anaferreira
28-08-10, 22:45
eu percebi a diferença perfeitamente a sua mensagem.
o que eu lhe disse é que nao ha auxiliares de fisioterapia nem massagistas em frança.
so os fisioterapeutas tem o direito de fazer o trabalho que fazem os massagistas e o mesmo se passa com os auxiliares.
eu percebi a diferença perfeitamente a sua mensagem.
o que eu lhe disse é que nao ha auxiliares de fisioterapia nem massagistas em frança.
so os fisioterapeutas tem o direito de fazer o trabalho que fazem os massagistas e o mesmo se passa com os auxiliares.
E o k me dizes de estar a trabalhar em frança nas termas como massagista e não como fisioterapeuta??
anaferreira
30-08-10, 06:47
por todas as informacoes que eu tenho,sao os fisioterapeutas que fazem massagens nas termas,
mas ponha essa questao a uma das agencias de recrutamento de fisioterapeutas para as termas para ter a certeza;
mas nunca soube de massagistas que fazem massagens em nenhum sitio em franca
O que a ana disse e nao percebes-te, é que aqui em frança os massagistas sao os fisioterapeutas...eles aqui nao fazem destinçao..Nao existe massagistas nem auxiliares de fisioterapia que em portugal normalmente fazem as massagens, em termas ou spas idem..Penso que em espanha deve ser mais facil..boa sorte
Bom dia,
pelo que me tenho apercebido, as termas em França são só em determinada altura do ano.
Será que alguém me poderá informar em que altura do ano trabalham as termas aí? Ou se são todo o ano?
Obrigada
olá a todos..
Eu sou recém-licenciado e para já só tenho certificado de curso... o diploma só vem em novembro de 2011... Há possibilidade de trabalhar em França sem o diploma de curso?
ola Miguel, eu vim com o meu certificado final de curso traduzido e nao houve problemas. Boa sorte
Obrigado pelo esclarecimento Joana!!!
Boa noite a todos...
Para ir para França é necessário ter cédula profissional??? É que eu não tenho e acho que demora muito a chegar :S
Boa noite,
olha eu andei a informar-me com a agence mobilité de todos os documentos para ir para França, e tanto o diploma como a cédula são necessários, bem como um documento da ACSS a dizer que o teu curso está de acordo com as normas europeias. Este documento só pode ser pedido se tiveres a cédula.
E se bem me lembro para teres a cédula penso que te pedem cópia se não é do diploma é do certificado...
Estas informações obtive durante o Verão deste ano...
É a assim, Certificado -> Cédula -> documento ACSS.
Para quem diz que aqui em França não há auxiliares de Fisioterapia tentem ir a GranVille no departamento 50, parece uma fábrica de reabilitação a vê-los a meter electrodos com os fisioterapeutas a os vigiar.
Por exemplo o CHU de Dijon, que penso ser no qual a Ana Ferreira trabalha tão a testar Aide-Soignantes como Aide-kinésitherapeutes, são como as auxiliares de enfermagem que ajudam os pacientes a fazer a marcha...vi isso na net
http://www.cnks.org/fabien-launay.html
Isto deve-se há falta de fisios que há em França.
Que horror!...
Para resolver este problema basta a França abrir mais vagas para fisio e não seleccionar depois do 1º ano de medicina feito (como eu fiz...) :(
Eu disse, ninguem acreditou em mim...
E ainda dao formação de nível 4 reconhecido pela união europeia como técnico de exercício físico e reabilitação...
Sabiam desta....
anaferreira
25-11-10, 13:31
Eu disse, ninguem acreditou em mim...
E ainda dao formação de nível 4 reconhecido pela união europeia como técnico de exercício físico e reabilitação...
Sabiam desta....
isso k falas sao chamados APA e nao tem nada a ver com fisioterapia;
e verdade k tem nivel 4 mas e um complemento da fisioterapia em k os pacientes fazem desporto como tenis de mesa e basquetebal em cadeira de rodas;
mas e um complemento de fisioterapia e nao um substituto
Não sei a que ponto será um substituto, há um hospital em Poitou-Charentes em que eles fazem reabilitação da marcha aos pacientes idosos porque não há fisioterapeuta. Quem me disse isso foi uma fisio que lá trabalhou.
Eles têm um salario mais baixo que um fisio, não sei até que ponto o hospital geriatrico vai os preferir em detrimento dum fisio.
anaferreira
26-11-10, 07:33
e normal pk ha muita falta de fisios,mas se um fisio se interessar ao posto de trabalho
anaferreira
26-11-10, 07:35
e normal pk ha muita falta de fisios,mas se um fisio se interessar ao posto de trabalho e eles nao aceitarem porque tem alguem k esta a fazer o seu trabalho,o fisio pode denuncia-los ao sindicato dos fisios e ao ministerio da saude e o hospital tera problemas;
mas e normal k se nao ha fisios suficientes em franca k tentem resolver o problema de outra forma;
e por isso k eu incentivo os fisios portugueses a vir trabalhar p franca
Denuncia-los, pk???
Não fazemos nada de ilegal, temos diploma e formação para tal, qual é o problema???
anaferreira
07-12-10, 06:48
nao denunciam os auxiliares de fisio,denunciam o hospital;
esse curso nao exite em franca,logo e denunciado!!!
nao denunciam os auxiliares de fisio,denunciam o hospital;
esse curso nao exite em franca,logo e denunciado!!!
Mas eu não falei de auxiliares de fisio, falei em técnicos de exercício físico e reabilitação com reconhecimento a nível europeu, onde inclusivamente se encontra a França, certo..
Anda existe outro curso que vai tirar os fisios das termas, que são os técnicos de termalismo, também com reconhecimento a nível europeu, incluindo a França.....
kallizinha
10-01-11, 21:00
Boa noite,
Amanha vou ter uma entrevista pelo messenger com uma responsavel da agencia mobilité europe. Alguem ja fez a mesma entrevista? em que consiste a entrevista?
Obrigada,
Ana
anaferreira
11-01-11, 10:01
ola;
eu fiz a entrevista;
nao t preocupes,nao e nada de especial;
sao so questoes simples para definirem o teu perfil k vao enviar as entidades empregadoras;
coisas do tipo:qual e a tua experiencia proffissional,quais as tuas perspectivas para trabalhar em franca,se te adaptas facilmente,para verem o teu nivel de frances,e algumas outras coisas;
BOA SORTE
kallizinha
11-01-11, 15:45
Obrigado ;)
kallizinha
01-04-11, 11:02
Bom dia!
Ja enviei os papeis para França para me darem autorização para la trabalhar, mas mandaram-me uma carta a pedir:
une copie des attestations des autorités ayant délivré le titre de formation, spécifiant le niveau de la formation et, année par année, le détail et le volume horaire des enseignments suivis.
Os detalhes que eles pedem são mesmo precisos? A minha Universidade mandou-me um bloco enorme de folhas (2 folhas por cada disciplina que tive) que tem realmente o nome da disciplina, semestre, nº de horas por semana e os objectivos, conteudos, metodologia de aprendizagem, metodos de avaliação , bibliografia e docentes.....mas sao mais de mil folhas!
Como será este documento que eles pedem que eu ainda não percebi? é mesmo estas folhas todas da Universidade?
Se alguem me puder esclarecer agradecia... Obrigado
Suponho que seja mesmo necessário essa carrada de folhas. A minha escola emitiu um folha (frente e verso) com o nome das cadeiras todas, horas, creditos tudo...Enviei por email para a DRJSCS e eles disseram que não era suficientemente detalhado, que era necessário mesmo os conteudos de cada disciplina. Eu tenho 92 folhas xD Para traduzir é que gasta uma grande nota preta...Mas pronto quando se quer mesmo trabalhar!!
kallizinha
02-04-11, 01:03
Bah...
Eu também ja lhes tinha enviado uma folha com as cadeiras todas, notas, créditos e isso...só nao tinha o numero de horas..... tava com esperanças que so quisessem as horas e não quisessem a porcaria dos conteudos :(
Obrigado *
Bom dia!
Ja enviei os papeis para França para me darem autorização para la trabalhar, mas mandaram-me uma carta a pedir:
une copie des attestations des autorités ayant délivré le titre de formation, spécifiant le niveau de la formation et, année par année, le détail et le volume horaire des enseignments suivis.
Os detalhes que eles pedem são mesmo precisos? A minha Universidade mandou-me um bloco enorme de folhas (2 folhas por cada disciplina que tive) que tem realmente o nome da disciplina, semestre, nº de horas por semana e os objectivos, conteudos, metodologia de aprendizagem, metodos de avaliação , bibliografia e docentes.....mas sao mais de mil folhas!
Como será este documento que eles pedem que eu ainda não percebi? é mesmo estas folhas todas da Universidade?
Se alguem me puder esclarecer agradecia... Obrigado
Boa noite!
Eu também recebi essa carta de França a pedir mais informações sobre estágios, disciplinas etc e vou enviar na próxima semana alguns documentos para completar o dossier. Esses documentos são o decreto lei onde refere o numero de horas, disciplinas semestrais etc etc...
Agora quando vi os vossos testemunhos fiquei assustado...é preciso isso tudo? isso em traduções deve ser uma pequena fortuna...alguem ja traduziu essas folhas todas e sabe dar um valor por alto?
Vocês enviaram os vossos documentos para qual região?
Cumprimentos
Boa noite caros colegas,
Estou também a pensar seriamente sair do país, tendo França como primeira alternativa. Têm mais informação em relação aos documentos necessários para obter a autorização do min. da saúde francês? Há uns meses atrás, depois de contactar a AgenceMobilité fui informado que apenas seriam necessários os seguintes documentos e respectivas traduções: Le diplôme; le relevé de notes; le certificat de stages; l'acreditation du diplome selon la directive 2005/36/CE; l'extrait de casier judiciaire.
Esta informação estará desactualizada? As exigencias mudaram?
cumprimentos
Bom dia,
olha também pensava que era só isso, mas quando enviei um email ao departamento de saúde da zona para onde quero ir, para além disso também pedem o programa e carga horária de todas as disciplinas da faculdade, traduzido por uma entidade reconhecida
Olá
sou tecnica de radiologia e gostaria de saber se sabem como se encontra o mercado de trabalho em frança? pelo que verifico é necessario a aprovação do curso em frança pelo ministerio da saude em frança, é necessario faze-lo em frança ou podemos enviar a documentação por correio/e-mail e depois eles fazem essa aprovação?
Alguem conhece algum tecnico de radiologia que esteja a trabalhar em frança que me possa ajudar?
TitaValente
10-05-11, 15:03
Ola,
Desculpa a pergunta , mas creio que me poderás dar uma ajuda preciosa....
Pretendo candidatar-me às termas, por acaso poderás adianar endereços para eu envar a minha candidatura ?
Fico-te agradecida.
Good luck
Tita Valente (Lisboa - rs.lis.lis@gmail.com)
Bom dia,
olha também pensava que era só isso, mas quando enviei um email ao departamento de saúde da zona para onde quero ir, para além disso também pedem o programa e carga horária de todas as disciplinas da faculdade, traduzido por uma entidade reconhecida
Obrigado pela resposta. mas fiquei com um dúvida, imaginemos que depois de obteres a autorização queres mudar de zona, precisas repetir todo o processo para esta nova zona? Ou uma vez obtida a autorização esta é válida para todo o país?
Mafal - Ora bem, a minha irmã acaba este ano o curso de radiologia, e caso ela não encontre nada por Portugal vou tentar trazê-la para cá. Não sei muito bem como está o mercado na vossa área, mas creio que o processo será em quase tudo idêntico (pedir autorização de exercício em frança, ....) só não sei se também terão uma ordem como nós onde terão que fazer exame. Assim que encontrar algo digo-te e agradecia que caso fosse o contrário também me comunicasses.
Tita - Para termas eu acho que continua a ser melhor ires por intermédio de uma agência, contudo se preferires enviar emails para todos os estabelecimentos termais há um link que te pode ajudar no processo.
http://www.france-thermale.org/ - clicas na região francesa que pretendes e encontrarás todas as termas existentes nessa mesma região. Para cada um delas encontras um email para onde poderás enviar a tua candidatura. Na altura fiz este processo mas digo-te já que as respostas por vezes são bastante demoradas.
cmqr - pelo que percebo que acontece este ano é que tu pedes a autorização para exercer em França a uma determinada região para não sobrecarregar paris (que foi para onde eu enviei quando vim), contudo a autorização é válida para todo o país.
Espero que assim seja... Obrigado ;)
Olá
Anita3
pelo que pude verificar e atraves da informação que me foi transmitida por algumas agencias é o seguinte: obter a homologação pelo ministerio da saude é muito complicado, por isso é que as agencias só recrutam enfermeiros e fisioterapeuticas visto que neste momento existe uma enorme falta destes profissioanis neste pais, os restantes profissionais de saude é um processo muito lento e pode nunca se vir a concretizar.
Elizafisio
23-05-11, 11:29
Bom dia,
Sou Fisioterapeuta brasileira e moro atualmente no porto, sabe como posso fazer para pedir a minha equivalência em França. Outra dúvida, faço membro da familia europeia mas ainda não tenho BI, será que posso exercer minha profissão em França.
Se puder me ajudar de alguma forma agradeço....
Bjim e boa sorte:razz:
JackieRangel
23-05-11, 19:21
Bom dia,
Sou Fisioterapeuta brasileira e moro atualmente no porto, sabe como posso fazer para pedir a minha equivalência em França. Outra dúvida, faço membro da familia europeia mas ainda não tenho BI, será que posso exercer minha profissão em França.
Se puder me ajudar de alguma forma agradeço....
Bjim e boa sorte:razz:
Eu tbm sou Fisioterapeuta, brasileira e vivo em Lisboa. Se vc tem nacionalidade européia, já facilita muito. Mas vc precisa ter um documento comprovativo, e o BI é um deles. Ou o passaporte do país membro da UE. Mas você precisa também ter o seu diploma de Fisio reconhecido em Portugal, ou então, terá que pedir o reconhecimento na França mesmo. Mas em França, você faz os exames em Frances, oral e escrito. Não sei seu nível de Francês, mas penso que o melhor é pedir sua equivalência, caso ainda não tenha, em Portugal mesmo.
Olá alguém já fez o estágio ou a prova para obter a autorização de exercício?
O meu curso já era adaptado a bolonha e eles disseram que o plano de estudos era diferente e que tinha de fazer um estágio ou uma prova de aptidão.
Digam coisas...
Obrigada
Boa tarde,
Para quem já está por França, poderá dizer qual ou quais as DRJSCS mais indicadas para se enviar os documentos para obtenção de autorização?
Obrigada...
Desde ja queria agradecer as pessoas que arriscaram e que agora nos iluminam o pouco o nosso caminho para que possamos tomar as melhor opcoes.. Ainda bem que no estrangeiro reconhecem o nosso trabalho...
Axas que daqui a 2 anos ainda vao precizar de kinés??
Estou super interesado em trabalhar em franca na zona de paris se possivel (visto os meus pais se encontrarem la)
lunetoelisa
19-07-11, 11:05
Ola
Nao sei se ja sabes mas nao ha exame algum para entrar na ordem
é so ir la e fazer a inscriçao ,podes mesmo fazer tudo por correio
recebes a carta profissional e é tudo
mas faz pois é importante para a profissao
lunetoelisa
19-07-11, 11:06
Ola
nao penso que as ofertas de trabalho vao diminuir pelo contrario havera sempre pois os kines aqui preferem trabalhar em liberal, e voce tambem quando estiver aqui depois de algum tempo vai pensar nisso pois os ganhos sao em muito diferentes
lunetoelisa
19-07-11, 11:08
Agora sao todas iguais
nao importal qual o processo sera o mesmo
manda para a regiao em que pensar ir
Olá Ana!!!
Gostaria de saber sua opinião em relação ao mercado de fisioterapia na Belgica, estou pensando em ir para lá, mas não sei como é o mercado por la, me formo agora e no ano que vem penso em ir para la para fazer uma especialização e procurar um emprego na área, vc acha que o mercado lá é promissor????
Ola a todos
Alguem me sabe dizer o mail da context medical? ja tentei enviar mas da sempre erro.
obrigadoooooo
decidi deixar aki esta mensagem para todos os fisioterapeutas que gostariam de ir trabalhar para o estrangeiro e que tem medo de nao se adaptar ou de que alguma coisa corra mal;
eu estou a trabalhar em franca num hospital publico desde novembro de 2009, e estou realmente contente de ter decidido arriscar;
aqui temos condicoes de trabalho,muitas ferias,muita oferta de trabalho e um contrato por tempo indeterminado o k nos da muita seguranca a todos os niveis;
trabalhar nos hospitais nao e tao bem pago como nas termas mas o trabalho tambem nao e tao pesado e tem-se bastantes ferias e a formacao continua e toda paga pelo hospital;
eu vim pela agence Mobilite,mas tambem ha a seleuropa, sao agencias de confianca k ajudam em tudo: papeis,integracao e sao pagas pelos empregadores e nao por nos;
espero ter ajudado alguns k estajam a procura de uma oportunidade fora de portugal...
se souber de algum trabalo pra me me avisa,to louca pra sair daqui do brasil .
vBulletin v4.1.9, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.