View Full Version : Número máximo de doentes por dia
Ana Margarida
23-04-10, 18:49
Olá caros colegas,
tenho uma questão para vos colocar. Existe algum decreto de lei que defina o número máximo de doentes que um Fisioterapeuta tem que tratar por dia??Eu trabalho numa clínica em que eu estou a tempo inteiro e uma colega a tempo parcial. A minha colega saiu, e agora o meu patrão quer que eu trate todos os doentes sozinha, com uma auxiliar!Nós temos por volta de 80 doentes por dia!É óbvio que me vou negar a tratá-los!!Se alguém me souber dizer qualquer coisa,eu ficaria muito grata!
Obrigada!
Ana Margarida
Olá Ana
Bem, não é de forma alguma uma situação fácil de resolver. Há a questão de "carga de trabalho", mas também há a questão deontológica. Se você não tratar os pacientes excedentes, quem é que os trata?... a auxiliar?...Pois é...eles não vâo interromper os tratamentos porque falta uma fisio.
O meu conselho é que tente chegar a uma boa plataforma de diálogo com o director clinico da clinica.
Há muitos anos, também passei por uma situação idêntica e o resultado não foi nada positivo para o meu lado.
Um Abraço
Boa tarde,
Relativamente a essa questão resolvi colocar a mesma ao sindicato cuja resposta foi:
não existe um documento oficial/formal que vincule todos os tipos de estabelecimentos de saúde, relativamente ao nº de utentes a serem tratados; existe uma circular com alguns anos do Ministério da Saúde, onde se encontram referidos o nº de utentes média a serem tratados em unidades hospitalares, esta circular foi elaborada a partir da tese de mestrado da Terapeuta Souza Guerra, Presidente da APF.
Penso que, com todo o valor que a tese possa ter, não é suficiente e mais uma vez não estamos defendidos relativamente a uma questão muito importante como esta.
Não penso que não tratar doentes excedentes seja sequer uma questão deontológica porque muitas vezes andarmos a correr de um lado para o outro e estar menos de 5 minutos com um doente, faz de nós tudo menos fisioterapeutas preocupados com a dita deontologia.
Actualmente não tenho orgulho nenhum em ser fisioterapeuta e infelizmente o admito e penso que muitos de nós se sentem assim.
Quando coloquei a questão, fi-lo na esperança de ter um documento para dar a reflectir a alguém que por questões muito menos importantes (que em nada tocam os doentes) faz circulares internas... e mais uma vez me sinto de mãos a abanar.
A questão/ discussão entre fisioterapeutas e técnicos auxiliares só serve para ir distraindo os valores importantes da nossa profissão e estamos cada vez mais a ser prejudicados portanto, humildemente peço... lutem pela vossa profissão.
Há questões básicas como esta que pensei sinceramente que estava definida, a serem urgentemente esclarecidas.
Precisamos de Fisioterapia e de Fisioterapeutas orgulhosos daquilo que fazem. Vamos centrar-nos no que realmente importa e seguir em frente, todos focados num só objectivo.
Chegou a altura de nos preocuparmos connosco FISIOTERAPEUTAS, só depois as outras questões serão a seu tempo defendidas.
FORÇA, VAMOS CONTRIBUIR E DEFENDER ESTA NOSSA CAUSA.
Cumprimentos
Olá!
Realmente este é um assunto preocupante, pois muitos dos nossos utentes não têm noção do que é a Fisioterapia devido a estas clínicas que se aproveitam da nossa necessidade de trabalhar e da necessidade deles...
Há uns anos, quando trabalhava numa clínica, no início da sua actividade, em conjunto com os patrões estivemos a verificar a legislação sobre o número de utentes. Referem o número de utentes que os fisios deveriam tratar por hora para ARS, diferenciando musculoesqueéticos dos neurológicos, mas não como imposição, apenas como orientação.
Não tenho a lei nem sei em que diário saiu, ou mesmo se mudou entretanto, mas existe algo. Na altura eram 3/4 neurológicos e 4/6 musculoesqueléticos...mas ninguém verifica isso, apenas o número de fisios pelo número de utentes diários com auxiliares...
Lamento não ajudar muito mais, mas tenta falar com moderação com os patrões e trazer à razão com sabedoria, na altura consegui, mas foi uma luta!
Boa sorte,
Ana Santos
vBulletin v4.1.9, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.