PDA

View Full Version : Dúvida-Ambu em NM

exhale
20-07-08, 23:14
Olá a todos, a ver se alguém me pode ajudar:

Tenho um paciente de 20 anos com uma doença neuromuscular congénita.

O miúdo tem uma severa deformação torácica decorrente da patologia que tem comportando-se como um sindrome restritivo severo.
Numa descrição muito "imaginativa" do caso, digamos que as vértebras torácicas se empilham de forma helicoidal. O hemitorax direito encontra-se rodado anteriormente com as costelas situando-se praticamente no plano sagital enquanto o hemitorax esquerdo se encontra quase suprimido de tal forma que no espaço intercostal entre a 6º e 7ª costela se consegue sentir perfeitamento o ritmo cardíaco.

Na auscultação anterior do topo detecto numa primeira avaliação aquilo que eu interpreto como um duplo tempo inspiratório à esquerda o que me parece indicar que existem regiões pulmonares a "encher" tardiamente devido a alterações na sua compliance induzidas pelas alterações da morfologia torácica.

Tenho bastante vontade de dar ao ambu para reexpandir aquele pulmão e aumentar a eficácia da tosse... mas... parece-me um enorme risco...
Se de facto a compliance se encontra alterada em alguns segmentos pulmonares, meter volume lá para dentro não poderá provocar picos de pressão intraalveolar com provável lesão do parênquima, alterações da interdependência alveolar e maior tendência para o colapso?

Aquele torax é mesmo uma dor de cabeça...
Alguém pode ajudar?

danym
14-08-08, 00:16
Penso que nessa situação podes começar a dar Ambu pois a criança alguma coisa precisa de fazer de volumes....
Ela é colaborante? do tipo sabe dizer se está a doer?
Outra coisa se ela não gostar e sentir desconforto é certo que não te vai deixar fazer....
Começa com Ambu pediátrico e vai aumentando.
Já agora a Spo2 dele(a) varia entre sentado/deitado?
Peak Cough Flow (sentado/deitado; voluntário/assistido) é de quanto?

Cumprimentos respiratórios

Carlinha
07-10-08, 11:08
Exhale, este utente é realmente uma caixinha de pandora, e também um desafio para quem gosta de Fisioterapia Respiratória...
Visto que a biomecânica está perversamente alterada, tenho já agora umas perguntas.

Alguém conseguiu uma TAC torácica deste Utente? Há áreas colapsadas?
Colabora consigo?
Há via área artificial?

Este é o típico Utente para usar técnicas Reexpansivas e não expansivas.

Sugiro ainda mais treino muscular inspiratório para melhora do padrão de tosse.

Diga-me mais sobre este interessante Utente.