View Full Version : Equipa Basquetebol !!
Caros Colegas !!
Fui recentemente convidado para prestar apoio a uma equipa juvenil de basquetebol. Como os meus conhecimentos na área de desporto são um pouco reduzidos, gostaria que partilhassem a vossa experiência, como quais as patologias mais frequentes, quais os factores mais importantes, etc. Digam de vossa justiça.
Abraço.
Da minha experiência como ex-jogadora de basquetebol e da experiência (pouca) que tenho da Ft no desporto, as lesões mais frequentes são lesões ligamentares de tíbio-társica e joelho, bem como dos dedos da mão e tendinite do rotuliano (jumper knee). Ainda que menos frequentes, também ocorrem algumas contusões, com maior incidência na mão e dedos e quadricípete.
Espero que ajude! Saudações,
Ft. Mónica Rosa
Vitor Santos
06-07-06, 19:29
Trabalhamos há 6 anos com o basquetebol ( Portugal Telecom, Basket Almada ,Atlético Clube e Sport Algés e Dafundo). Além disso temos um excelente relacionamento e discussão de problemática das lesões com o meu colega Geirinhas( Preparador fisico do Futebol Clube do Porto). Pessoalmente estive em Maio a fazer um mini estágio de 1 semana com os New Jersey Nets mas aí as lesões são vistas de outra forma.
A juntar às lesões descritas pela colega Mónica Rosa poderia juntar as fracturas dos ossos da face malar, maxilar sup. e mandíbula ( + luxações).
Quanto a trabalhar com Basquetebol acho que é bastante fácil pois ainda não apanhei casos graves, o que é preciso é ser célere a resolver os problemas que aparecem.
Vitor Santos
E nos treinos?! Quais as principais incidências do fisio?! OS atletas costumam solicitar a sua ajuda para preparação?! Aquecimento?! Alongamentos?! Ou só em caso de lesão é que somos procurados?!
Sei que isto pode ser muito "caso-a-caso", mas agradecia a vossa experiência.
Abraço.
Ismaelsilva
06-07-06, 22:51
Penso que no Basquetbol, as Ligaduras Funcionais podem ser umas das grandes armas, na prevençao de lesões, nomeadamente da TT.
Nao tenho muita experiencia com equipas, mas ja apanhei casos de seguros e grande maioria TT e lesoes das capsulas articulares dos dedos.
Abraço
Vitor Santos
07-07-06, 02:24
A intervenção do ft será muito caso a caso. Ma Marinha dizem " cada barco cada marinha" com as equipas passa-se o mesmo. A minha intervenção como ft de uma equipa tem-se pautado pelo respeito elo jogador e não por impôr os meus skills como técnico de saúde, ou seja mesmo que eu sinta que a lesão possa ser agravada é o respeito pela decisão do jogador que deve prevalecer.
Não a minha não a do treinador mas a do jogador.
Ex. um jogador de uma equipa que nós seguimos fez o ano passado os 4 últimos jogos com uma lesão meniscal porque ele quis. Há que olhar para ele como o tal ser bio psico social de que tanto se fala mas poucas vezes se cumpre.
Além do mais temos de ver que não dominamos os factores intra competitivos ou seja ele entra com um menisco fracturado à esquerda e pode partir um braço ou a perna direita.
Com pacientes extra competição dominamos todas as componentes e +podemos ser mais directivos.
Concordo plenamente com o colega Vitor Santos, desde que as decisões tomadas pelo atleta sejam tomadas após a informação do mesmo sobre os problemas que poderão daí advir.. Eu própria fiz isso imensas vezes, ao jogar no dia seguinte a fazer luxação da rótula, apesar de ser um caso diferente visto que não éramos acompanhadas por nenhum fisioterapeuta nem qualquer elemento médico..
Mas estou de acordo quando diz que a decisão deve ser do atleta, podemos dar a nossa opinião, mas a última palavra deve ser sempre deste. Quanto ao treinador, existe sempre a possibilidade de este não o colocar a jogar se não concordar com a sua decisão...
Saudações,
Mónica Rosa
Agradeço todas as vossas opiniões, amanhã terei a minha primeira experiência, e assim que puder, também a partilharei.
Obrigado.
Abraço.
Caros colegas!!
Já passou algum tempo desde a minha experiência, e por isso peço desculpa, mas realmente o tempo não tem sido muito.
5* é o tenho a dizer...Foi muito gratificante o trabalho, apesar das condições, que não eram muitas, mas as suficientes para realizar um bom trabalho. Embora em algumas situações os episódios de "MacGyver" tivessem dado imenso jeito.
Realmente entorses de T.T. era o pão de cada dia, mas ainda houve lugar para deslocações do ilíacos, contusões, luxações da rótula, quebras de tensão, dores musculares, etc, etc...Mas gratificante ver como encarregaram o Fisio pelos alongamentos antes do treino e pelo relaxamento depois, e como os atletas sabem, respeitam e reconhecem a sorte que têm ao ter um Fisio ao seu serviço. Não sabia ao que ia, mas fiquei viciado em Fisioterapia no Desporto.
Abraço
Jose Rocha
19-07-06, 19:43
Muito bem Fportela ...bom inicio...basquetebol...mas atenção é bom passar por todas as modalidades pois cada uma tem as caracteristicas próprias...lesões desportivas...é muito importante fazer o acompanhamento longitudinal da equipa, selecção e não ter uma pequena experiência de 1 ou 2 anos e depois dizer-se Fisioterapeuta do Desporto.
Será que me faço entender?
Antes de mais sou Fisioterapeuta, que por acaso gosta de desporto...
Também já tenho alguma experiência em Futsal, e ando neste momento a mexer cordelinhos para tentar assistir uma equipa de andebol. Espero que corra bem e horário ajude.
Abraço
Jose Rocha
20-07-06, 13:53
Aho muito bem que gostes de desporto, mas prepara-te que disponibilidade não pode faltar.
Boa tarde.
Durante este ano acompanhei uma equipa
Boa tarde.
Durante este ano acompanhei uma equipa de basket da liga feminina ( CAB madeira).Foi uma experiência rica, em termos de professional de 1ºcontacto. No inicio estava apreensivo, no entanto, pesquisei artigos que permitiram conhecer bem a modalidade. Num encontro para treinadores de basquetebol, apresentei um trabalho "Da prevenção á intervenção precoce". Fiz formação aos atletas da formação, sobre a intervenção precoce em lesões musculo-esqueleticas, NOS QUAIS TIVE BONS RESULTADOA( INFELIZMENTE NÃO MEDI O IMPACTO:( Deixo alguns artigos que julgo importantes para compreender melhor a modalidade
DEIXO AQUI OUTRO ARTIGO. APRENDI MUITO SOBRE O BASKET COM ELE.Nomeadamente quais as condições mais frequentes, quais aquelas que implicam maior paragem desportiva, a posição mais predisposta a lesões, etc...
Também o que os colegas disseram sobre disponibilidade é verdade. No desporto temos de estar sempre prontos para trabalhar em fins de semana feriados , durante as viagens, noite. Mas na realidade compensa se realmente gostarmos, e já agora ganhar titulos tambem dá uma ajudinha:lol:
Saudações
Maurílio Gouveia
Caro colega
Obrigado pelos artigos, e pela força =)
Abraço
TobiasLangohr
17-12-07, 16:56
Com certeza a reabilitacao, tratamento e prevencao em qualquer modalidade esportiva requer conhecimento especifico nesta área, grandes resultados se optem pelo treinamento sensomotorico ( parte deste: a propriocepcao), e logico que em equipes internacionais o proseguimento na reabilitacao através de protocol é imprecendível, vc poderá encontrar estes online (FIMS), conhecimentos na aplicacao de Tape (clássico) sao de grande importância nesta área de atuacao!
vBulletin v4.1.9, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.