View Full Version : Lombalgia
Boa tarde. Poderiam-me indicar escalar ou instrumentos de avaliação para usar nesta doença/sintoma?? Obrigado
Boa noite*
A escalas que conheço para lombalgia é a Quebec Back Pain Disability Scale (em ingles), Indice de Incapacidade Oswestry para a lombalgia (em portugues), The Roland-Morris Low Back Pain and Disability Questionnaire (em ingles) e a Aberdeen Low Back Pain Scale(em ingles). Podes utilizar tambem escalas para avaliar a qualidade de vida (Escala de Barthel por exemplo).
No entanto tens tambem um artigo "Instrumentos utilizados para avaliar o estado funcional das pessoas com dor lombar" que poderá ajudar, que deves conseguir tirar na tua faculdade. =)
Espero ter ajudado.
Boa noite*
A escalas que conheço para lombalgia é a Quebec Back Pain Disability Scale (em ingles), Indice de Incapacidade Oswestry para a lombalgia (em portugues), The Roland-Morris Low Back Pain and Disability Questionnaire (em ingles) e a Aberdeen Low Back Pain Scale(em ingles). Podes utilizar tambem escalas para avaliar a qualidade de vida (Escala de Barthel por exemplo).
No entanto tens tambem um artigo "Instrumentos utilizados para avaliar o estado funcional das pessoas com dor lombar" que poderá ajudar, que deves conseguir tirar na tua faculdade. =)
Espero ter ajudado.
Obrigado, valeu pela dica ;) Cumprimentos
Se precisares de alguma, di me. ;)
cumprimentos*
Se precisares de alguma, di me. ;)
cumprimentos*
Hum, sem querer abusar ;) sabes-me dizer se alguma dessas escalas está validada para Portugal??
Mercy ;)
Ola Tiago*
Das que referenciei so tenho uma em portugues. Se as outras estao validadas nao sei...desculpa. =x
vBulletin v4.1.9, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.