PDA

View Full Version : Lombalgia

Tiagomen
05-03-10, 17:12
Boa tarde. Poderiam-me indicar escalar ou instrumentos de avaliação para usar nesta doença/sintoma?? Obrigado

xonia
05-03-10, 19:10
Boa noite*

A escalas que conheço para lombalgia é a Quebec Back Pain Disability Scale (em ingles), Indice de Incapacidade Oswestry para a lombalgia (em portugues), The Roland-Morris Low Back Pain and Disability Questionnaire (em ingles) e a Aberdeen Low Back Pain Scale(em ingles). Podes utilizar tambem escalas para avaliar a qualidade de vida (Escala de Barthel por exemplo).
No entanto tens tambem um artigo "Instrumentos utilizados para avaliar o estado funcional das pessoas com dor lombar" que poderá ajudar, que deves conseguir tirar na tua faculdade. =)

Espero ter ajudado.

Tiagomen
05-03-10, 21:14
Boa noite*

A escalas que conheço para lombalgia é a Quebec Back Pain Disability Scale (em ingles), Indice de Incapacidade Oswestry para a lombalgia (em portugues), The Roland-Morris Low Back Pain and Disability Questionnaire (em ingles) e a Aberdeen Low Back Pain Scale(em ingles). Podes utilizar tambem escalas para avaliar a qualidade de vida (Escala de Barthel por exemplo).
No entanto tens tambem um artigo "Instrumentos utilizados para avaliar o estado funcional das pessoas com dor lombar" que poderá ajudar, que deves conseguir tirar na tua faculdade. =)

Espero ter ajudado.

Obrigado, valeu pela dica ;) Cumprimentos

xonia
05-03-10, 22:59
Se precisares de alguma, di me. ;)

cumprimentos*

Tiagomen
06-03-10, 12:30
Se precisares de alguma, di me. ;)

cumprimentos*

Hum, sem querer abusar ;) sabes-me dizer se alguma dessas escalas está validada para Portugal??

Mercy ;)

xonia
10-03-10, 13:01
Ola Tiago*

Das que referenciei so tenho uma em portugues. Se as outras estao validadas nao sei...desculpa. =x