PDA

View Full Version : fractura perónio, tíbia e maléolo

paulof
19-02-10, 01:44
Boa noite,

No dia 12 de Dezembro de 2009 fui atropelado, fracturei o perónio, a tíbia e o maléolo da perna esquerda.
Fui operado dia 24 Dez, foi feita osteossintese, encavilhamento da tibia, colocados 3 parafusos na mesma, e 1 no maléolo. No primeiro raio-x feito depois da operação verifiquei que efectivamente não colocaram qualquer material para alinhar o perónio, ficando este desalinhado. As fracturas tanto da tibia como do perónio foram feitas + ou - a meio destes.
Necessito pedido de esclarecimento acerca desta situação, se poderei fazer qualquer tipo de exercicio sem limitações (praticava BTT, jogava à bola), se não há qualquer transtorno perante o perónio estar desalinhado, e o que acharem por bem informar. Outra questão que coloco: Aonde poderei pedir uma opinião de algum ortopedista credivel antes de ir novamente ao Hospital aonde fui operado. Agradeço resposta de quem possa ajudar-me no meu problema.

Cumprimentos

paulof

Bibiana
20-02-10, 00:52
Não sou ortopedista mas da minha experiência em casos do género, nenhum ortopedista mexe no perónio. Alinha e coloca material de osteossintese e deixa o peronio assim... Ao questionar o porquê, foi-me dito que o procedimento é assim pois o perónio é um osso acessório logo não necessita de alinhamento. Consolida assim mesmo! Quanto ao futuro, em principio, estará apto para realizar todo o tipo de exercicio fisico.
As melhoras e muita paciência :)!

paulof
22-02-10, 13:41
Não sou ortopedista mas da minha experiência em casos do género, nenhum ortopedista mexe no perónio. Alinha e coloca material de osteossintese e deixa o peronio assim... Ao questionar o porquê, foi-me dito que o procedimento é assim pois o perónio é um osso acessório logo não necessita de alinhamento. Consolida assim mesmo! Quanto ao futuro, em principio, estará apto para realizar todo o tipo de exercicio fisico.
As melhoras e muita paciência :)!

Bibiana,

Agradeço a informação prestada, ontem também li nalguns posts noutros sites que em poucos casos colocam material no perónio, a não ser se a fractura for mais abaixo junto ao tornozelo.
Sendo assim fico mais descansado, pois infelizmente tenho ouvido muitas noticias sobre procedimentos menos correctos a nível de cirurgias, mas mesmo assim há que confiar no trabalho dos Médicos.

Cumprimentos

Paulof

17475
08-03-10, 13:26
eu a meio de novembro fraturei o peronio a meio com 1 ligeiro desvio,nem sequer fui engessado.apos 3 meses e meio ja consigo jogar á bola mas com uma pequena dor que há-de desaperecer com o exercicio segundo dizem os entendidos. as melhoras

jaison
09-06-10, 03:14
Meu api sofreu um acidente e teve uma fratura exposta na perna esquerda do joelho p/baixo, ja fez mais de 12 cirugia.. aultima essa semana fez incherto no osso da perna, foi preciso faser uma raspagem do osso da bacia.. agora ele nao esta sentindo a coxa e consegue movimentar somente os dedos do pé.. o que pode ter acontecido??

joaosilvasaude
19-09-10, 20:10
Olá Bibiana!
A minha mãe sofreu uma queda com fractura dos pratos tibiais, do membro inferior direito, tendo sido efectuada osteossíntese com 2 parafusos canulados. Teve igualmente fractura do perónio e bimaleolar, tendo sido feita encavilhamento do mesmo com alguns parafusos.
A minha questão é a seguinte:
- que movimentos efectuar além de dorsiflexão, gelo local e deambulação com apoio do andarilho?
Uma vez que ainda não foi avaliada pela fisiatra, que posso fazer para fortalecer o membro afectado?
E mais, poderá ela dentro em breve efectuara ciclostático, passadas 8 - 12 semanas?

Obrigado pela atenção,
joaosilvasaude

OsteoMig
20-09-10, 19:51
Olá João, pelo que descreve foi um traumatismo e pêras! A flexão do joelho não ficou muito limitada? Penso que será o joelho a sua maior preocupação!

nisilva
16-03-11, 15:12
Boa tarde!
Enquanto procura informação sobre o meu caso, tive conhecimento deste forum para troca de experiências, e ajuda de quem entende.
Em Julho de 2010 tive uma fractura trimaleolar do tornozelo direito, fui operada, e colocaram-me na parte esquerda do tornozelo direito 2 parafusos, e na parte direita 9 parafusos e uma placa. Estive imobilizada tempo demais (cerca de 2 meses), o que dificultou a fisioterapia (ganho de força/massa muscular). Hoje já faço uma vida quase normal, pois sinto que o material condiciona-me a restante mobilidade. Nomeadamente descer escadas, baixar-me, ou correr...
Em Julho de 2011 (este ano), vou ser novamente operada para retirar todo o material.
A minha questão foca-se no tempo que precisa para recuperar (baixa), de uma cirurgia para retirar material. E se irá ser novamente preciso fazer fisioterapia.
Disseram-me que o processo é rápido, 2 dias no máximo de internamento. 15dias após, tirar os pontos... e a seguir é uma dúvida para mim... Podem dar-me algum esclarecimento?
Muito obrigada!

joaomoreira
17-03-11, 16:39
O processo de recuperação pós retirada do material cirúrgico será bastante mais rápida embora tenha de usar canadianas durante algum tempo, pergunte ao seu ortopedista, para assim guiar a sua reabilitação.